Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[FAÇA VOCÊ MESMO] Estufa de secagem improvisada

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Dolence
Conselheiro
Mensagens: 1707
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:58
Nome: Willian Dolence Ribeiro
Localização: Pinhais, PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

[FAÇA VOCÊ MESMO] Estufa de secagem improvisada

Mensagem por Dolence »

Tudo bem pessoal?

Esses dias ganhei um retroprojetor 3M e na hora vi a oportunidade de usar o bicho para fazer uma estufa de secagem para meus futuros modelos. Como estou iniciando no hobby, o Pz I vai ser o cobaia!

O projetor montado era assim. Como só fiz fotos dele pronto, essa encontrei pesquisando pelo modelo/fabricante:
Imagem

Eu removi a lente fresnel deixando apenas o vidro transparente. Também removi a lente de aumento com o espelho e o braço (peça preta).
Depois adicionei papelão perfurado para servir de suporte para os modelos. Por traz do papelão, reforcei com chapas metalicas finas porém bem resistentes.
Agora só falta adicionar um dimmer de uns 400 W ou mais para ajustar a intensidade. Essas lâmpadas halógenas de 300 W aquecem MUITO e podem derreter o modelo, queimar o papelão, iniciar um incêndio e matar o modelista. True history!
Minha idéia era usar um microcontrolador para ajustar o nivel de intensidade por PWM em incrementos de 5% e colocar um display de LCD de 2 linhas x 16 caracteres mostrando a leitura da temperatura de um sensor DS1820. Ou melhor ainda, poderia ajustar a temperatura e o tempo e o software ajustaria a intensidade da lâmpada para manter a temperatura constante até o final do processo de secagem, desligando automaticamente o aparelho ao encerrar. Assim que sobrar tempo juuro que faço estas melhorias! Primeiro preciso ver se funciona...

O legal que a lente ainda vou poder aproveitar na minha bancada! :dance-cpatch:

Vamos as fotos:
Interna, a peça preta a esquerda é uma espécie de cooler para refrigerar a lâmpada.
Imagem

Tinha um bracinho aqui também que limitava a abertura da tampa que teve que ser removido.
Imagem

Papelão que servirá de berço para os modelos.
Imagem
No lugar...
Imagem

E... Fiat lux!
Imagem


Junto ainda vieram duas lâmpadas sobressalentes. Uma vou guardar para reposição e a outra disponibilizo para quem quiser se aventurar na construção da sua própria estufa (por disponibilizo quero dizer ***sem custo*** NÃO estou fazendo propaganda, nem comércio).
Imagem

Abraço!
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█░░░░░░░░▀█▄▀▄▀██████░▀█▄▀▄▀██████
░░░░ ░░░░░░░▀█▄█▄███▀░░░ ▀█▄█▄███
NilsonFM
Membro
Mensagens: 779
Registrado em: 03 Jun 2012, 08:59
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: [FAÇA VOCÊ MESMO] Estufa de secagem improvisada

Mensagem por NilsonFM »

Eu já tinha visto no outro forum. Muito bem bolado.
Trabalhos realizados
Imagem

Imagem
Campanha de conscientização para evitar o OFF TOPIC em tópicos de pedidos de ajuda e dúvidas.
Avatar do usuário
Kyosanin
Super Membro
Mensagens: 4577
Registrado em: 02 Jun 2012, 21:54
Nome: Tanderson Morales
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 15 vezes
Curtiram: 12 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sherman M4A3 - Dragon - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: F-82G Twin Mustang - Monogram - 1/72 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage III EBR - HTC+Heller - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: KA-50 Black Shark - HobbyBoss - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: Mitsubishi A6M5 (ZERO Type 52) - HobbyBoss - 1/72 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: Sd.Kfz.182 KING TIGER - Dragon - 1/72 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Soviet Class S-51 - AMP - 1/350 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Lockheed F-104 Starfighter - FROG - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Sd.Kfz. 173 Jagdpanther - Revell - 1/76 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Polikarpov I-16 Type 17 - Hobbycraft - 1/48
 

Re: [FAÇA VOCÊ MESMO] Estufa de secagem improvisada

Mensagem por Kyosanin »

Realmente parabéns pela iniciativa mano Dolence!
Avatar do usuário
shepard
Super Membro
Mensagens: 2745
Registrado em: 07 Jun 2012, 18:47
Nome: shepard
Localização: space - final frontier
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 0

Re: [FAÇA VOCÊ MESMO] Estufa de secagem improvisada

Mensagem por shepard »

:shock: :shock: :shock:
”..Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.”

"AMS: Advanced Modeller's Syndrom. Between 'hobby' and 'mental illness'....or some place like it
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”