Master-Model

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Bancada]  Star Trek Space Ship Set - AMT

Fórum dedicado aos modelos de Ficção Científica e Espaço que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Ficção Científica

Avatar do usuário
cimmerian
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 29 Jun 2013, 23:58
Nome: Marcelo Duarte Ferrari
Localização: Ribeirão Preto, SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Star Trek Space Ship Set - AMT

Mensagem por cimmerian »

Imagem

Decidi começar com meu modelo mais vagabundo, o Star Trek Space Ship Set lançado pela AMT em 1989. É o menorzinho que eu tenho e, apesar de algumas pessoas o considerarem raro, é um kit de baixa qualidade que pode ser encontrado por US$ 12 por aí. Eu ganhei esse kit, já aberto, quando comprei a Deep Space Nine — veio dentro da caixa da DS9.

Como dá para ver na foto abaixo, o kit é composto de três naves da Série Clássica (ou TOS) de Jornada nas Estrelas: um Klingon Battle Cruiser (classe D-7), um Romulan Bird-of-Prey e uma classe Constitution (com decalques para fazer dela a Enterprise, Yorktown, Valiant, ou outras nove naves da classe). Eu comecei pelo D-7 e pretendo terminá-lo todo primeiro antes de sequer tocar nas outras naves.

Um pouco sobre o cruzador de batalha D-7
Com uma tripulação de aproximadamente 470 indivíduos, esta nave de aspecto predatório formava a parte principal da Frota Imperial Klingon em meados do século 23, com tamanho, volume equivalente à classe Consitution da Frota Estelar. Como é uma nave exclusivamente militar, porém, tem mais chances de vitória uma batalha um-a-um contra uma Constitution devido a seu maior poder de fogo e manobrabilidade superior em sub-luz.

Esta classe seria substituida pela K't'inga, uma classe de cruzador de batalha baseada no design da D-7, a partir da década de 2270 (a era dos filmes da TOS), que seria usada por, pelo menos, mais um século.
Background
A D-7 foi criada pela AMT em colaboração com Matt Jefferies (o designer da Enterprise) inicialmente como uma nave adversária à USS Enterprise que a empresa produzia e vendia para hobbistas, durante a produção da Série Clássica, nos anos 1960. Como nenhuma nave klingon havia aparecido até então no show, esse design foi escolhido para a produção do episódio Elaan of Troyius (apesar de ter aparecido no ar pela primeira vez em The Enterprise Incident, uma vez que a ordem de produção da TOS raramente correspondia à ordem de exibição). A AMT produziu dois modelos de grande tamanho para serem filmados, um com um esquema de cor verde acinzentado, e outro ligeiramente violeta. Acredita-se que apenas o modelo verde fora filmado, mas a qualidade da exibição na TV fez com que uma legião de fãs modelistas acreditasse que este cruzador era na verdade "off white". Alguns hobbistas pintam essa nave com um verde bem escuro. Não faço idéia do porquê da nave na foto da parte de trás da minha caixa está de verde-escuro.

Fontes:
• Memory Alpha
• Wikipedia
• Round 2 Models
Imagem
AMT Star Trek Space Ship Set (1989)

Imagem
Parte de trás

Imagem
Federation Constitution e Romulan Bird-of-Prey
Dá para ver que o dono anterior até começou a montar, mas desistiu. Algumas peças ainda estavam nos jitos e outras, praticamente unidas.

Imagem
Manual de instruções
Este é um kit "snap-fit", cujas partes se encaixam e teoricamente não precisa de cola :roll: Tá, até parece.

Imagem
Escala
Apesar de não estar discriminado no kit em si, a escala destas naves é 1:1600. Coloquei uma régua com centímetros e polegadas ali do lado para vocês terem uma noção de como este kit é pequenininho.

Imagem
Estilete em ação
Tive que cortar fora alguns pontos de injeção, pois estavam impedindo que as peças se encaixassem direito.

Imagem
Junções ruins
Esta foto mostra a baixa qualidade do kit. O "pescoço" entre as sessões de comando e engenharia do cruzador klingon ficou com uma junção bem óbvia. Nada que uma lixa bem suave não resolva.

Imagem
Mais junções ruins
A conexão da nacele com a asa revela que este kit provavelmente foi pensado para crianças: como é de encaixar e não colar, algumas conexões entre diferentes peças ficam parecendo "action figures". Corrigir isso requeriria as habilidades de um escultor. Mas este é o motivo de eu ter escolhido este modelo como minha primeira vítima, não vou derramar uma lágrima se o arruinar.

Imagem
Preenchimento de sulcos
Primeira vez na vida que eu preencho vãos entre peças, então ficou um trabalhinho de :palavrao: mas essa meleca provavelmente vai sumir depois do modelo pintado.

Imagem
Tinta-base
Não usei primer como base para esta maquete. Ao invés, preparei uma cor-base com tinta acrílica fosca. Minhas tintas da Humbrol ainda não chegaram, então usei Decorfix para artesanato em geral. Já usei essa tinta em madeira e outros plásticos, e ela pegou bem. Só não mistura muito bem (ou seja, compor cor com ela é meio chato).

Imagem
Primeira demão pronta
Não dá para ver na foto acima, mas a camada-base da minha nave klingon é um branco puxado pro violeta. Essa é a cor-base de um dos dois cruzadores classe D-7 que a AMT fez para ser usado na série nos anos 1960. O outro cruzador, a AMT fez ligeiramente esverdeado, e esse foi o modelo filmado para a série. Eu irei homeagear ambos os modelos, fazendo o esquema de cor daqui e daqui.

Imagem
Com e sem primer
Esta foto, tirada quando só havia tinta no dorso da nave, revela um pouco o tom avioletado da cor-base: se você olhar a asa e a nacele que estão em primeiro plano, verão o tom original do plástico em contraste com o branco puxado pro violeta que fiz.

Por hoje é só. Amanhã viajo para a casa dos sogros e continuo o trabalho por lá. :tchau:
Editado pela última vez por cimmerian em 05 Jul 2013, 06:57, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Julio M
Membro
Mensagens: 177
Registrado em: 28 Jan 2013, 23:06
Nome: Julio Mira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Star Trek Space Ship Set - AMT

Mensagem por Julio M »

Opa.... primeiro na fila...

Apesar de não entender nada desses seriados, vou acompanhar pois acho que será uma montagem bem diferente das que estou acostumado.

:thumbup: :thumbup:
Avatar do usuário
Darth_Tyranus
Membro
Mensagens: 715
Registrado em: 13 Jan 2013, 03:07
Nome: André Marcuzzo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Star Trek Space Ship Set - AMT

Mensagem por Darth_Tyranus »

Fui eu quem disse que era raro :lol:

Os kits da AMT não são dos melhores, faltam detalhes, encaixes são ruins, manual é muito simples e a indicação de pintura é pobre.

Mas existem MUITOS kits de ficção científica nas mãos da AMT lançados principalmente nas décadas de 1980 e 1990, naves e figuras que só existem nesses kits antigos.

Claro que temos kits perfeitos do Star Wars FineMolds, bons na Revell, kits de babar do Star Trek da Polar Lights.

Mas um velho AMT é sempre legal...

Estou gostando da montagem, irei acompanhar.
Pausa para melhorar bancada.
Avatar do usuário
mvleonardo
Conselheiro
Mensagens: 5402
Registrado em: 08 Jun 2012, 23:18
Nome: Leo
Localização: Sorocaba - SP
Agradeceu: 13 vezes
Curtiram: 31 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: BF-109 G6 "White 1" Erich Hartmann - Academy - 1/48 GT 01 - Pole Position - Montagem: Mustang 64 Indianápolis Pace car - Monogram 1/24 GT 01 - Pole Position - Montagem: Williams FW14B - Fujimi 1/20 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4J -Jolly Rogers - Monogram 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4EJ "Vietnam" 1/48 Hasegawa GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Ferrari Testarossa 512 TR - Revell/Estrela - 1/24 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: M47 Patton "R.O.K. Marine Corps" - Academy - 1/35 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P51-D "Petie 2nd" - Tamiya - 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-40N - 4064 Esquadrilha Amarela - Hasegawa - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: Magnum, P.I.: "TC" Chopper 1/48 Academy GT 06 - Militaria "Buzão" - Montagem: "Fuchs" A6 ABC Revell 1/35 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Ghostbusters ECTO-1A - Amt 1/25 (2012) GT 08 - Trucks Militares - Montagem: Army Truck GAZ-66 - 1/35 - Eastern Express GT 09 - Century Series - Montagem: F-104 CF "Checkbird" Starfighter - Monogram - 1/48 GT 10 - Figuras - Montagem: U.S. Modern Army Infantry Tamiya 1/35 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Mig-3 Crash - Trumpeter - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: F-14A Tomcat "Jolly F* Rogers" - Hasegawa - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: US Infantry & Cleric Iraq 1/35 - Verlinder GT 14 - Artilharias - Montagem: Armata P. Panc "Bofors" WZ-36 - Mirage - 1/35 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: M47 Patton "R.O.K. Marine Corps" - Academy - 1/35 GT 17 - Ficção Científica - Montagem: Millenium Falcon Weathering Version - Papercraft GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: Merkava 1/48 Academy GT 22 - Helicópteros - Montagem: UH-1 "Huey Hog" - Revell - 1/72 GT 27 - Aviação Civil - Montagem: 500D - CHiPs Police Helicopter 1/48 Academy GT 29 - Bombardeiros - Montagem: A-10 “Thunderbolt” - HobbyBoss 1/48 GT 34 - Spitfire - Montagem: Spitfire FR Mk.XIVe - 1/48 Academy GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Hawker Harrier - Monogram - 1/48 GT 43 - Navio a Vela - Montagem: Navio Pirata Bravo do Santiago dos Mares - Scratch 1/Polly GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Sabre de Luz - Leia Organa 1/1 - Impresso 3D GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Sabre de Luz - Kanan Jarrus 1/1 - Impresso 3D GT 47 - Vietnam War - Montagem: Bell UH-1D “Black Ops” 1/48 - Italerii GT 50 - The Fifties - Montagem: Sabre F86-F Revell 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Acampamento Escoteiro - 1/35 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: A casa de Aldebaran GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: A taça do Carpinteiro - Santo Graal do Indiana Jones 1:1 GT 57 - BF-109 Aces - Montagem: Messerschmitt Bf 109E-4 - Galland 1/32 Trumpeter GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D Sundowners - Revell 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Die Jagd - “A Caçada” 1:32 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Sundown in Suwon - 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Tributo ao Águia de Aço - 1/48: "Road of the Gypsy" GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Iceman Hammerhead 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Viva Cuba - Quadro 3D 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Macross CATOBAR GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Bóris Pousando 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Trovão Azul 1/32 - Blue Thunder - Kitesh GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F16 A - Fighting Falcon "Bad Ass Iron Eagle" 1/48 Hasegawa GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: China Doll - Tiger Shark P-40B: Monogram 1/48 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: Mig-21R “Cuban Air Force 80/90ties” - Eduard 1/48 GT 68 - Marushio Desu - Montagem: “Goose Checklist” - F4-J Monogram 1/48 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: US Navy Carrier Deck Tractor 1/48 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Super Battroid Valkyrie - Macross Hasegawa GT 97 - SemperFi Hobbies - 10 anos - Montagem: Mig-28 Top Gun: Revell F15-F 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 68 - Marushio Desu - Montagem: Mustang 64 Wheels Pole Position - Monogram - 1/24 GT 92 - ThunderBolt (Guilherme Augusto Sorrenti) - Montagem: Jon Baker 1/48 Chip's GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F16C Fighting Falcon “Thunderbirds” 1/48 - Academy
 

Re: Star Trek Space Ship Set - AMT

Mensagem por mvleonardo »

Poxa, isso que é bela escolha para o GT00!
Megadeolho nisso!
Um abraço
Léo

Like that, he's gone! - Keyser Söze

Imagem
Avatar do usuário
cimmerian
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 29 Jun 2013, 23:58
Nome: Marcelo Duarte Ferrari
Localização: Ribeirão Preto, SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Star Trek Space Ship Set - AMT

Mensagem por cimmerian »

Valeu, galera.

Nao sei se vão rolar muitas fotos hoje. Estou preenchendo as junções ruins das peças e, vou te contar, que trabalhinho de presidiário. Acho que vou ficar a tarde inteira nisso. Não tem uma junção nessa nave que se encaixe perfeitamente! :lol: :chorando:
Avatar do usuário
cimmerian
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 29 Jun 2013, 23:58
Nome: Marcelo Duarte Ferrari
Localização: Ribeirão Preto, SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Star Trek Space Ship Set - AMT

Mensagem por cimmerian »

Pequena atualização:

Caras (e moças, não sei se há moças por aqui. Seria legal se houvesse) hoje meu respeito por vocês quadruplicou. Eu passei a tarde inteira passando massa e lixando, depois passando mais massa e lixando de novo, para remover as cristas que denunciavam junção nesta navezinha. Algumas fotos:

Imagem
Sumindo com as junções
Aqui, meu grande sucesso, Removi completamente a junção da bola que compõe o ventre da sessão de comando. Só dá para ver ali no começo do pescoço.

Imagem
Muito trabalho a fazer
Muito a se fazer aqui ainda. Meu trabalho com a pasta para modelagem não ficou muito bom, então terei que lixar e passar mais massa amanhã.

Imagem
Alguns erros
Esta foto denuncia meu grande fracasso. Lembram que disse que não iria tentar sumir com a junção tipo "action figure" entre as asas e as naceles? Pois é, façam o que eu falo, não façam o que eu faço. Tentei fazer a peça parecer uma só, e fiz essa meleca aí. Acho que foi uma tempestade perfeita entre o material errado e total falta de hábito da minha parte, Talvez pasta para modelagem não seja o ideal — segunda-feira comprarei gesso acrílico para testar — e está sendo um bom treino para minhas habilidades de modelar com espátula. Minha mulher moldou um pedaço de uma porta num negócio de madeira com essa pasta para modelagem e ficou ótimo. Então, apesar de semana que vem tentar com o gesso acrílico, a destruição desnudada na foto vou atribuir a inépcia do modelista aqui.

Estou fechando a oficina por hoje. Amanhã volto para Ribeirão Preto, então talvez não tenha tempo de fazer mais nada. Mas segunda-feira eu não trabalho, então ficarei neste Pequeno Cruzador Que Podia o dia todo, após cumprir minhas obrigações domésticas! :tchau:
adolfocaetanonetto
Super Membro
Mensagens: 1035
Registrado em: 13 Jul 2012, 00:25
Nome: Adolfo Caetano Netto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Star Trek Space Ship Set - AMT

Mensagem por adolfocaetanonetto »

Tenho as três em scratch, 1/100. Levei elas pra Curitiba, no Superkits! :thumbup:
Não gostou...? Azar o seu 8-) !
Avatar do usuário
Lessa
Super Membro
Mensagens: 5344
Registrado em: 26 Mar 2013, 10:25
Nome: Fabio Lessa
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51B - Academy - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: F101B Voodoo - Revell - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F4U-1A Corsair - Tamiya - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: P-51D - Academy - 1/72 GT 24 - Batalha da Inglaterra - Montagem: Bf 109E-4 "Adolf Galland" - Airfix - 1/48

Re: Star Trek Space Ship Set - AMT

Mensagem por Lessa »

cimmerian escreveu:Esta foto denuncia meu grande fracasso. Lembram que disse que não iria tentar sumir com a junção tipo "action figure" entre as asas e as naceles? Pois é, façam o que eu falo, não façam o que eu faço. Tentei fazer a peça parecer uma só, e fiz essa meleca aí. Acho que foi uma tempestade perfeita entre o material errado e total falta de hábito da minha parte, Talvez pasta para modelagem não seja o ideal — segunda-feira comprarei gesso acrílico para testar — e está sendo um bom treino para minhas habilidades de modelar com espátula. Minha mulher moldou um pedaço de uma porta num negócio de madeira com essa pasta para modelagem e ficou ótimo. Então, apesar de semana que vem tentar com o gesso acrílico, a destruição desnudada na foto vou atribuir a inépcia do modelista aqui.:
Só erra quem tenta Marcelo! Cheguei pra acompanhar também :thumbup:
Possunt quia posse videntur.
http://modelismoblog.com

Imagem
Avatar do usuário
cimmerian
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 29 Jun 2013, 23:58
Nome: Marcelo Duarte Ferrari
Localização: Ribeirão Preto, SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Star Trek Space Ship Set - AMT

Mensagem por cimmerian »

Obrigado pela audiência, pessoal! Ter de tirar essas fotos está me fazendo tratar essa maquete com maior esmero, e ter de escrever explicações sobre as fotos está me forçando a ser mais analítico com meu trabalho e entender melhor todo o processo.

Adolfo, o que é scratch?

Lessa, a idéia é essa mesmo. Está sendo bom para eu desencanar e aprender que erros acontecem.

Acabou que tive tempo de fazer alguma coisa hoje. E também aprendi a limpar o aerógrafo!

Imagem
Luz e sombra - Um pouco de tinta mais escura em algumas partes da nave para ajudar a dar um pouco de realismo (geralmente luz natural não faz uma sombra muito realista em modelos muito pequenos).

Imagem
Junções desaparecendo - Consegui sumir com várias junções e fendas das peças. Nesta foto, a junção entre ventre e dorso bem em frente àquela grade desapareceu por completo depois de muita massa e muita lixa.

Imagem
Meleca escondida - Desisti de suavizar a aplicação de massa na parte ventral das naceles. Como eu não cortei o ponto de contato entre as pecinhas (aquele tubo ali) ficou uma região muito difícil de lixar. Mas, depois de montado no "stand", essa parte não poderá ser vista, então que se dane.

Imagem
Quase lá - Depois de mais algumas aplicações de massa para modelagem e paciência com a lixa (depois da massa bem seca) a junção da asa com a nacele está quase desaparecendo.

Hora de pegar a estrada. Amanhã eu continuo esta operação militar Klingon.
adolfocaetanonetto
Super Membro
Mensagens: 1035
Registrado em: 13 Jul 2012, 00:25
Nome: Adolfo Caetano Netto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Star Trek Space Ship Set - AMT

Mensagem por adolfocaetanonetto »

cimmerian escreveu: Adolfo, o que é scratch?
Cimmerian, scratchbuilding é a técnica onde o modelista constrói o modelo usando os mais diversos materiais, sem ter um kit. Olha um link duas das minhas montagens! Um avião e um curzador klingon D-7, exatamente esse que você tá montando! :thumbup:
http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=107&t=982

http://www.plastibrasil.com/viewtopic.p ... it=klingon
Não gostou...? Azar o seu 8-) !
Responder

Voltar para “Ficção Científica e Espaço”