Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Expositor]  Valkyrie VF-1A 1/100 ARII

Fórum dedicado aos modelos de Ficção Científica e Espaço que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Ficção Científica

vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Valkyrie VF-1A 1/100 ARII

Mensagem por vistuba »

rmozeto, uso tintas acrílicas, então é difícil eu te afirmar que não deixa cheiro.
A única coisa mais "cheirosa" que usei foi removedor de esmalte pra limpar o aerógrafo. Com o aerógrafo, sempre fica aquela névoa, e usando a cabine quase nem senti o cheiro do removedor.
Como minha esposa é bem sensível com odores fortes, eu reluto em usar outros tipos de tintas.

Muito bacana o VF-1A transformável!!!!! E adorei o tom do azul no outro!

Obrigado por acompanhar!
vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Valkyrie VF-1A 1/100 ARII

Mensagem por vistuba »

Pra movimentar um pouco o tópico com o andamento dos trabalhos.

Pintei a arma, os pés e parte da articulação do joelho com um grafite metálico, terminei a primeira parte do verniz e comecei a fazer o wash.

Imagem

Imagem

Tentei fazer wash com tinta prata, mas não ficou como eu queria.
Sem falar no problema que surgiu: estou usando tintas acrílicas, com verniz acrílico, e wash com a mesma tinta, bem diluída e acrescida de detergente. Até aqui tudo bem.
Na hora que fui passar o cotonete umedecido, o verniz saiu como uma película em uma das peças. Não é a primeira vez que isso acontece.
Aconteceu no SV-51, mas nele eu estava usando água quente/morna, e pensei que fosse isso o problema.

Pelo menos consegui achar cera líquida! Nos testes que fiz em sucata, gostei do resultado!
Só não sei quanto tempo devo deixar entre as camadas. Na embalagem diz que, no piso, tem que esperar 24h. Será que é isso mesmo?
Já dei uma mão nas peças das fotos acima. Acho que hoje eu consigo terminar de colar os braços para poder dar o acabamento no final de semana.
vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Valkyrie VF-1A 1/100 ARII

Mensagem por vistuba »

Pra não dizer que não fiz nada ontem, pintei alguns detalhes do troco do VF, ainda faltam umas coisinhas.
Tive preguiça de passar verniz ontem (na verdade já estava meio tarde) no resto das peças
Imagem

Aqui vou ter que refazer a pintura da articulação do joelho, e vamos ver se minha gambiarra dá certo:
Um braço já está colado, o outro só montado.
Imagem

Como o braço está pintado de branco, e o ombro e antebraços serão em azul, tentei mascarar o braço de um jeito que o azul não estrague o branco do braço e que seja fácil de tirar depois.
Mascarei as faces anterior e posterior com fita, e a lateral que fica por dentro do ombro e do antebraço, usei papel. O complicado é que é bem justa a folga entre eles, e não sei se vai ser fácil retirar depois.
Se tiver tempo, hoje eu lixo e pinto, amanhã passo verniz, e domingo retiro a máscara pra ver como vai ficar, se der certo, repito o procedimento no outro braço e pernas. Senão, vou ter que partir pro plano B.
vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Valkyrie VF-1A 1/100 ARII

Mensagem por vistuba »

Vamos às atualizações

Descobri uma baita impressão digital desse lado. :cry: Tirei um pouco da tinta, tentei repintar apenas essa parte, mas não deu, tirei quase tudo e vai pro primer novamente.
Imagem

Aqui eu tinha aproveitado o azul pra adiantar o serviço, mas mascarei mal, vai ter que ir pra repintura.
Imagem

Nesta foto achei que estava tudo certo pra o primer, porém a emenda abriu. :roll: Colei, esperei e fiz a funilaria depois. Também está pronto para o primer novamente.
Imagem

Depois que tive que colar e esperar a cura da cola, resolvi já fechar o outro braço e as pernas. Depois eu vejo se o mascaramento que fiz vai dar certo.
Nas fotos abaixo, uma delas já com a funilaria pronta.
Já terminei e estão prontas para o primer.
Imagem

Imagem

Isso foi o que deu pra fazer no final de semana.
Agora é primer, ver se o lixamento deu certo (espero que não tenha muito retoque) e partir pra pintura.

Stay tuned!
vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Valkyrie VF-1A 1/100 ARII

Mensagem por vistuba »

Depois de alguns problemas com os braços (os dois descolaram e tive que refazer tudo, putty, lixa, primer), finalmente consegui terminar o primer!
Espero que agora ande mais rápido!
Imagem

Amanhã vou pintar o branco das pernas.
No outro dia vem o azul.
E no outro verniz.

Stay tuned!
Avatar do usuário
Hary
Super Membro
Mensagens: 4724
Registrado em: 12 Jul 2013, 21:38
Nome: Hary Herbert
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Curtiss R3C-2 Racer - Hawk - 1/72 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Ford F100 1956 - Mira - 1/18 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51D Mustang "Red Baron" - Unimax - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51D Mustang - Revell - 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-40E - Academy - 1/72 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Junkers Ju88P-1 Tankbuster  Dragon  1/48 (2013) Concluído GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Albatros DIII (OAW) - Roden - 1/32 (2014) Concluído GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: YAK-7B - ICM - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: Chance Vought F4U-1 Corsair - Heller - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: Grumman F4F-4 Wildcat - Tamiya - 1/48 GT 21 - Capturados - Montagem: Luftwaffe P-47D Thunderbolt Razorback - Academy - 1/72 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Jordan 191 - Tamiya - 1/20 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: PZL-37-LÓS - Plastik - 1/72 GT 31 - Armas do Sol Nascente - Montagem: Aichi E13A1 Type-Zero " JAKE " - Hasegawa - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Albatros D.III  - Eduard -1:48 (Hans Fischer) GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju-87B Stuka - Revell - 1/32 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: SE.5a Hisso - Wingnut Wings - 1/32 GT 43 - Navio a Vela - Montagem: Cutty Sark - Academy - 1/350 CONCLUÍDO GT 49 - Pinturas e Camuflagens 'What if?' - Montagem: Hawker Typhoon( GULF Porsche) -Academy - 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Fokker DR.1 (Red Baron) - Revell - 1/28 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Albatros D.V "Blitz" von Hippel Jasta 5  - Eduard - 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Eagle 1 transporter - Space 1999 - MPC - 1/72 GT 56 - Pick up´s e Caminhões - Montagem: 1950 Pick up Chevrolet 3100 - AMT - 1/25 GT 58 - Aces High - Montagem: Fokker D.VII ( Carl Degelow ) - Roden - 1/48 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Shelby Cobra 427 S/C - Revell - 1/24 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota Tom's 84C - Tamiya - 1/24 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota Taka-Q 88C-V - Tamiya - 1/24
 
GTs em Andamento:
GT 71 - Carros alemães - Montagem: Porsche 917k 1970 - 1/24 - Fujimi GT 78 - Corvette - Montagem: Corvette C7.R - Revell - 1/25
 

Re: Valkyrie VF-1A 1/100 ARII

Mensagem por Hary »

Bom trabalho até agora! :thumbup:
Na bancada
Imagem
vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Valkyrie VF-1A 1/100 ARII

Mensagem por vistuba »

Valeu Hary!

Os trabalhos continuam.
O que tinha que ser pintado de branco, foi pintado ontem.
Hoje mascarei o que deve ser pintado de azul. Como já passavam das 22h, e a cabine faz barulho, resolvi deixar pra pintar amanhã.
Imagem
vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Valkyrie VF-1A 1/100 ARII

Mensagem por vistuba »

Continuando o modelo, acabei esquecendo de fotografar a pintura de azul.
Abaixo já está com o wash em grafite (ficou melhor que com o prata).
Agora é aplicar mais uma mão de brilho fácil, depois ver como ficou o mascaramento!

Imagem

Tive alguns problemas ao mascarar o azul nas pernas. O abaulamento é muito sutil, aí ao fazer o wash percebi que o azul deveria ter ido um pouco mais pra baixo. Pra não ficar muito na vista, acabei limpando o wash dessas partes.
O mascaramento também não ficou muito reto. Tive que retocar à mão várias partes.

Entendi porque tanta gente não gosta de usar acrílicas acrilex (e variantes): cada cor tem uma diluição e uma forma de aplicar. Apanhei bastante para pintar esse azul. Não ficou perfeito, mas acho que está aceitável.

Outra coisa, fui aplicar uma segunda mão de brilho fácil e não ficou uniforme, ficou cheio de gotinhas. É assim mesmo?
vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Valkyrie VF-1A 1/100 ARII

Mensagem por vistuba »

Resolvi o problema do brilho fácil: estou aplicando no pincel!!
Está ficando muito bom!!!
Fiquei tão empolgado, que acabei esquecendo de tirar mais fotos. :roll:
Apliquei em todas as peças e esperei meio dia pra mexer nelas.

No outro dia, tirei o mascaramento dos braços e pernas e ficou 90% bom!
Os 10% faltantes referem-se a um dos pedaços de papel que usei que parece que umedeceu e acabou danificando um pouco a pintura da parte do braço. Não sei se dá pra ver direito, mas dá pra notar que a pintura não está uniforme.
Como não vou mexer nessa parte, vou deixá-la para dentro (os braços são iguais)
Imagem

Aí, embalado pelo sucesso do mascaramento, comecei a aplicar os decais.
Imagem

Terminada essa fase, mais uma mão de BF no pincel e colei as mãos nos braços, a cabeça no tronco, e encaixei o "quadril".
Imagem

Estava todo feliz e contente com o quase término da montagem, acabei lembrando que tenho que pintar o visor de verde! :|
Na foto acima já está com o fundo branco pra receber o verde depois.

*Interessante: nos "quadris" apliquei tinta nas linhas por cima do wash prata que tinha feito anteriormente com uma caneta chamada Pigma Micron (005). Isso já faz alguns dias (4 ou 5). Quando passei o BR com o pincel ontem, reagiu e meio que diluiu a tinta da caneta. Tive que usar um papel toalha pra sugar o BF escuro da peça. Porém, no rifle não aconteceu nada, e fiz os detalhes com essa caneta no mesmo dia que os dos quadris.
Achei que essa tinta já tinha secado. Vou aplicar essa caneta nos pés do modelo depois que o BF curar e ver no que dá.
vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Valkyrie VF-1A 1/100 ARII

Mensagem por vistuba »

Bom pessoal, fico feliz em lhes apresentar minha homenagem ao Max Jenius do Robotech, anime que fez parte da minha infância!
Os decais não foram feitos para esse esquema de cores, então dêem um desconto ;)

Gostei da proporção do battleroid! Pelos achados pela internet, alguns tinham umas dimensões estranhas, e mesmo no manual não dá pra ter tanta noção de como iria ficar.

Sobrou muitos decais. O lado bom é que posso usar em outros modelos, como o VF-1D (próximo na bancada) que vou pintar nas cores escolhidas pela esposa!

Seguem as fotos!
Imagem

Imagem

Imagem

Tentativa lastimável de tentar fazer uma pose.
Imagem

Imagem

Esse vou deixar no verniz brilhante como acabamento. Talvez o próximo também, mas vai depender daquela que manda (e é lógico que eu obedeço!) :mrgreen:

obs: passei a caneta pigma micron nas partes em grafite e não reagiu. Já fazem mais de 12h. Vou deixar assim.

Até a próxima!
Responder

Voltar para “Ficção Científica e Espaço”