SemperFi

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Ajuda problema aerógrafo

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Chefter
Novato
Mensagens: 42
Registrado em: 28 Jul 2012, 05:32
Nome: Vincenzo Ramaciotti
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Ajuda problema aerógrafo

Mensagem por Chefter »

Fala pessoal beleza?

Estou passando por alguns problemas com meu aerógrafo e gostaria muito da ajuda de vocês para continuar a montar e pintar meus modelos.

Seguinte, hoje utilizo um compressor da Sagyma modelo ASW-18 sem reservatório e um aerógrafo da Western modelo AER-4.
Já que não possuo reservatório optei por utilizar uma mangueira maior e um filtro de entrada na base do aerógrafo, um próprio, vendido no site do Ebay.

Bem quando utilizo meu aerógrafo como todos sabem aperto o gatilho apenas para sair o ar e após puxo para expelir a quantidade de tinta que desejo, porem apenas apertando o gatilho e sem puxar para trás já começa a sair tinta no papel de teste, como se fosse um modelo de unica ação. Conforme fico segurando,essa tinta vai acabando até apenas sair o ar. Novamente quando inicio o mesmo processo tudo acontece da mesma forma.
Outro problema que encontro utilizando o aerógrafo é quando aperto e puxo o gatilho mais os menos para o meio, o ar sai em jatos intermitentes parecendo que o aerógrafo está entupido ficando assim até eu parar, porem fazendo o mesmo processo mas não parando no meio e indo até o final ele volta a soltar a tinta em um jato continuo, lembrando que com água eu não passo por esse problema, mas o difícil é pintar um modelo sem tinta :lol:
O mais estranho dessa história toda é que quando comprei o aerógrafo lembro que ele não dava todos esses problemas. Penso as vezes que ele deve estar sujo, mas a quantidade de vezes que já limpei e deixei em descanso afundado em acetona ou até mesmo thinner não foi brincadeira.

O que vcs me dizem? O aerógrafo não presta ? Existe algo que eu possa fazer ? Por favor me ajudem!!!!

Ahnn, apenas lembrando que testei com tintas duco, esmalte da Humbrol e acrílicas da Decorfix e todas dão o mesmo problema.
Avatar do usuário
mvleonardo
Conselheiro
Mensagens: 5402
Registrado em: 08 Jun 2012, 23:18
Nome: Leo
Localização: Sorocaba - SP
Agradeceu: 13 vezes
Curtiram: 31 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: BF-109 G6 "White 1" Erich Hartmann - Academy - 1/48 GT 01 - Pole Position - Montagem: Mustang 64 Indianápolis Pace car - Monogram 1/24 GT 01 - Pole Position - Montagem: Williams FW14B - Fujimi 1/20 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4J -Jolly Rogers - Monogram 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4EJ "Vietnam" 1/48 Hasegawa GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Ferrari Testarossa 512 TR - Revell/Estrela - 1/24 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: M47 Patton "R.O.K. Marine Corps" - Academy - 1/35 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P51-D "Petie 2nd" - Tamiya - 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-40N - 4064 Esquadrilha Amarela - Hasegawa - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: Magnum, P.I.: "TC" Chopper 1/48 Academy GT 06 - Militaria "Buzão" - Montagem: "Fuchs" A6 ABC Revell 1/35 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Ghostbusters ECTO-1A - Amt 1/25 (2012) GT 08 - Trucks Militares - Montagem: Army Truck GAZ-66 - 1/35 - Eastern Express GT 09 - Century Series - Montagem: F-104 CF "Checkbird" Starfighter - Monogram - 1/48 GT 10 - Figuras - Montagem: U.S. Modern Army Infantry Tamiya 1/35 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Mig-3 Crash - Trumpeter - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: F-14A Tomcat "Jolly F* Rogers" - Hasegawa - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: US Infantry & Cleric Iraq 1/35 - Verlinder GT 14 - Artilharias - Montagem: Armata P. Panc "Bofors" WZ-36 - Mirage - 1/35 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: M47 Patton "R.O.K. Marine Corps" - Academy - 1/35 GT 17 - Ficção Científica - Montagem: Millenium Falcon Weathering Version - Papercraft GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: Merkava 1/48 Academy GT 22 - Helicópteros - Montagem: UH-1 "Huey Hog" - Revell - 1/72 GT 27 - Aviação Civil - Montagem: 500D - CHiPs Police Helicopter 1/48 Academy GT 29 - Bombardeiros - Montagem: A-10 “Thunderbolt” - HobbyBoss 1/48 GT 34 - Spitfire - Montagem: Spitfire FR Mk.XIVe - 1/48 Academy GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Hawker Harrier - Monogram - 1/48 GT 43 - Navio a Vela - Montagem: Navio Pirata Bravo do Santiago dos Mares - Scratch 1/Polly GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Sabre de Luz - Leia Organa 1/1 - Impresso 3D GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Sabre de Luz - Kanan Jarrus 1/1 - Impresso 3D GT 47 - Vietnam War - Montagem: Bell UH-1D “Black Ops” 1/48 - Italerii GT 50 - The Fifties - Montagem: Sabre F86-F Revell 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Acampamento Escoteiro - 1/35 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: A casa de Aldebaran GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: A taça do Carpinteiro - Santo Graal do Indiana Jones 1:1 GT 57 - BF-109 Aces - Montagem: Messerschmitt Bf 109E-4 - Galland 1/32 Trumpeter GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D Sundowners - Revell 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Die Jagd - “A Caçada” 1:32 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Sundown in Suwon - 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Tributo ao Águia de Aço - 1/48: "Road of the Gypsy" GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Iceman Hammerhead 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Viva Cuba - Quadro 3D 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Macross CATOBAR GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Bóris Pousando 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Trovão Azul 1/32 - Blue Thunder - Kitesh GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F16 A - Fighting Falcon "Bad Ass Iron Eagle" 1/48 Hasegawa GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: China Doll - Tiger Shark P-40B: Monogram 1/48 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: Mig-21R “Cuban Air Force 80/90ties” - Eduard 1/48 GT 68 - Marushio Desu - Montagem: “Goose Checklist” - F4-J Monogram 1/48 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: US Navy Carrier Deck Tractor 1/48 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Super Battroid Valkyrie - Macross Hasegawa GT 97 - SemperFi Hobbies - 10 anos - Montagem: Mig-28 Top Gun: Revell F15-F 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 68 - Marushio Desu - Montagem: Mustang 64 Wheels Pole Position - Monogram - 1/24 GT 92 - ThunderBolt (Guilherme Augusto Sorrenti) - Montagem: Jon Baker 1/48 Chip's GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F16C Fighting Falcon “Thunderbirds” 1/48 - Academy
 

Re: Ajuda problema aerógrafo

Mensagem por mvleonardo »

Tenho quase, mas quase certeza que o problema esta ou na diluição da tinta ou esta "empelotando" e formando uma "craca" a dentro.
Tente usar uma meia-calça para filtrar a tinta e/ou tente diluir mais a tinta.

Desmonte e limpe o nozzle e principalmente a parte entre o copinho e o nozzle com uma escovinha.
Experimente usar uma escovinha para limpar toda a parte interna do aerógrafo, pois pode estar entupindo a passagem da tinta.

Com certeza isso vai resolver; Como voce mesmo disse, com agua/alcool funciona, então o problema esta na tinta que é mais grossa!
Com certeza isso vai no mínimo melhorar muito !

Vamos ver o que o resto do pessoal diz, qualquer coisa estamos na area, é só chamar que a galera ajuda
Um abraço
Léo

Like that, he's gone! - Keyser Söze

Imagem
Avatar do usuário
Paulão - Tchwrma
Super Membro
Mensagens: 1757
Registrado em: 04 Jun 2012, 20:01
Nome: Paulo Ricardo Pereira
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ajuda problema aerógrafo

Mensagem por Paulão - Tchwrma »

Chefter escreveu:Fala pessoal beleza?

Estou passando por alguns problemas com meu aerógrafo e gostaria muito da ajuda de vocês para continuar a montar e pintar meus modelos.

Seguinte, hoje utilizo um compressor da Sagyma modelo ASW-18 sem reservatório e um aerógrafo da Western modelo AER-4.
Já que não possuo reservatório optei por utilizar uma mangueira maior e um filtro de entrada na base do aerógrafo, um próprio, vendido no site do Ebay.

Bem quando utilizo meu aerógrafo como todos sabem aperto o gatilho apenas para sair o ar e após puxo para expelir a quantidade de tinta que desejo, porem apenas apertando o gatilho e sem puxar para trás já começa a sair tinta no papel de teste, como se fosse um modelo de unica ação. Conforme fico segurando,essa tinta vai acabando até apenas sair o ar. Novamente quando inicio o mesmo processo tudo acontece da mesma forma.
Outro problema que encontro utilizando o aerógrafo é quando aperto e puxo o gatilho mais os menos para o meio, o ar sai em jatos intermitentes parecendo que o aerógrafo está entupido ficando assim até eu parar, porem fazendo o mesmo processo mas não parando no meio e indo até o final ele volta a soltar a tinta em um jato continuo, lembrando que com água eu não passo por esse problema, mas o difícil é pintar um modelo sem tinta :lol:
O mais estranho dessa história toda é que quando comprei o aerógrafo lembro que ele não dava todos esses problemas. Penso as vezes que ele deve estar sujo, mas a quantidade de vezes que já limpei e deixei em descanso afundado em acetona ou até mesmo thinner não foi brincadeira.

O que vcs me dizem? O aerógrafo não presta ? Existe algo que eu possa fazer ? Por favor me ajudem!!!!

Ahnn, apenas lembrando que testei com tintas duco, esmalte da Humbrol e acrílicas da Decorfix e todas dão o mesmo problema.

Vamos por partes.

O fato de sair tinta logo no abrir o ar, significa que a agulha está ajustada para trás da posição correta, liberando tinta mesmo sem apertar o gatilho. Tente afrouxar a porca de ajuste e empurrar ela mais pra frente. Fora isso, a única coisa que pode estar acontecendo é alguma bolinha de tinta seca dentro do nozzle, o bico do aerógrafo, em latão. Pra limpar só com uma agulha bem fininha, ou com um kit de impeza de nozzle. Em hipótese alguma tente fazer a limpeza com a própria agulha do aerógrafo, por que ela vai entortar e ficar danificada.

Quanto ao segundo problema, parece indicar um entupimento parcial. Tente desmontar todo o aerógrafo e limpe cada peça por dentro com algodão e um diluente. o corpo do mesmo deve ser limpo com um pouquinho de algodão, tanto no furo da tinta quanto no furo do ar.

Verifique se quando o aerógrafo falha sai ar/tinta por trás do aerógrafo. Se sair, é um problema com a borracha de vedação da agulha, que fica bemonde ela entra no aerógrafo. Ela pode estar danificada, suja ou apensa frouxa. Geralmente existe um parafuso furado atrás dessa borrachinha, exatamente onde a agulha entra, por tras. Se apertar o parafuso aumenta a pressão da vedação sobre a agulha, mas deixa o retorno dela mais duro. Tente achar um meio termo.

Outra coisa que causa muitos problemas em aerógrafos é a posição da ponta do nozzle em relacão ao bico frontal do aerógrafo. O correto é o bico do nozzle passar pelo furo e ficar um pouquinho pra fora. Se ficar pra dentro, volta ar pro copo e/ou falha o jato de tinta, as vezes até com empelotamento da tinta( O aerógrafo cospe bolas de tinta, ao invés de pintar.

É importante experimentar a diluição da tinta, pois quanto mais diluída, mais fácil fica de pintar. O ponto correto é quando a tinta flui bem para fora do aerógrafo e dá uma cobertura razoável. Claro que isso varia muito de tinta pra tinta. Tem que experimentar.

Espero que seja o suficiente, mas esteja à vontade para perguntar o que precisar.
abraços,
Paulão.
------------------------------
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" - Emmanuel
Chefter
Novato
Mensagens: 42
Registrado em: 28 Jul 2012, 05:32
Nome: Vincenzo Ramaciotti
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ajuda problema aerógrafo

Mensagem por Chefter »

Fala pessoal,

Valeu pelas respostas rápidas!!!

Bom analisando oq vcs me disseram pude observar que em relação ao aerógrafo o nozzle está sim passando um pouquinho do bico frontal sendo assim conforme o Tchurma esta tudo OK!.

Outra coisa em relação ao que o Tchurma falou é sobre se a tinta está voltando até o meio do aerógrafo. Pude observar desmontando ele por completo que tem tinta até no gatilho, digo no pino que existe no gatilho que encaixa no aerógrafo, então sim, está voltando ar/tinta do aerógrafo. Não sei se existe relação mas quando tenho qualquer substância dentro do copinho e aperto o gatilho apenas para sair ar, ocorrem bolhinhas de ar no copinho, como se estivesse voltando ar para o copinho, da mesma forma como quando tapamos com o dedo a ponta do aerógrafo e borbulhamos o copinho em nosso processo de limpeza só que lógico, muito mais fraco.

Tchurma, você poderia me explicar melhor sobre o parafuso que você disse? Observando o aerógrafo existe um parafuso na parte externa e inferior do aerógrafo, lembro de uma vez te-lo ajustado, acredito que posso ter errado em algo.

Em relação a diluição, estou diluindo a tinta com seu respectivo diluente até o ponto ideal, o chamado ponto de leite.

Obrigado
Avatar do usuário
Paulão - Tchwrma
Super Membro
Mensagens: 1757
Registrado em: 04 Jun 2012, 20:01
Nome: Paulo Ricardo Pereira
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ajuda problema aerógrafo

Mensagem por Paulão - Tchwrma »

O parafuso de ajuste da pressão da vedação é o 7, na imagem a seguir.

Imagem

Pela descrição do seu problema, o seu aerógrafo está com entupimentos causados por tinta seca. Limpe bem o corpo do aerógrafo e especialmente o nozzle, esse com uma agulha bem fininha. Aí verifique a vedação da agulha (peça 6) e ajuste a pressão da vedação. Deve resolver tudo.
abraços,
Paulão.
------------------------------
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" - Emmanuel
Avatar do usuário
Sormani
Membro
Mensagens: 446
Registrado em: 22 Nov 2012, 14:53
Nome: Sormani Faria
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ajuda problema aerógrafo

Mensagem por Sormani »

eu tive um destes e funciona muito bem apesar de ser ching ling. Concordo que seja questao de limpesa do aerografo mas, recordo que ele tem um retorno de tinta para o corpo do aerografo e é importante voce limpar ele bem porque é um dos principais motivos de segurar a agulha no retorno e deixar ela meio recuada e assim saindo tinta sem puxar o gatilho pra tras.

Eu limpava o meu com thinner 2002. deixava só o corpo e as peças 3 e 14 mergulhadas de um dia para o outro.

Espero ter colaborado !

boa sorte !!!
Somos responsável por aquilo que fazemos, o que não fazemos e o que impedimos de ser feito
Chefter
Novato
Mensagens: 42
Registrado em: 28 Jul 2012, 05:32
Nome: Vincenzo Ramaciotti
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ajuda problema aerógrafo

Mensagem por Chefter »

Obrigado pelo ajuda de vocês!!

Vou então tentar limpar o melhor que posso o aerógrafo, e depois posto aqui o resultado.

Abraço
Chefter
Novato
Mensagens: 42
Registrado em: 28 Jul 2012, 05:32
Nome: Vincenzo Ramaciotti
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ajuda problema aerógrafo

Mensagem por Chefter »

Fala pessoal,

Em meu processo de limpeza aqui, encontrei um problema e gostaria da ajuda de vocês.

Imagem

Tenho duas dúvidas. A primeira, seria possível retirar está ponta dourada ou rosqueamos o nozzle do aerógrafo? Olhando pelo manual me parece que esta peça é fixa. (western AER-4)

A outra é que não estou conseguindo encontrar uma maneira de limpar a "câmara" entre o bico onde se rosqueia o nozzle e a entrada onde se rosqueia do copinho. O acesso é muito difícil !!! Vocês tem alguma dica ?

Abraço a todos
Chefter
Novato
Mensagens: 42
Registrado em: 28 Jul 2012, 05:32
Nome: Vincenzo Ramaciotti
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ajuda problema aerógrafo

Mensagem por Chefter »

Bom pessoal, acabei descobrindo da pior maneira porque meu aerógrafo está tão ruim.

Nos testes que fiz aqui descobri que a tinta que uso, no caso decorfix empelota com acetona, thinner e álcool 92,8. Infelizmente eu usada principalmente o thinner para limpar meu aerógrafo... eu achando que estava limpando pelo contrário, só estava piorando a situação.

Outra coisa que descobri foi que quando ligo o compressor, simplesmente sem tocar no aerógrafo da para escutar que ele está vazando. Alem de ouvir o ar vazando pelo copinho, meu compressor tem a função do auto start, ou seja de uns 15 a 20 segundos ele liga para restabelecer a pressão desejada. Acredito que seja os o'rings.

Bom, de tudo isso aprendi muita lição que vai me ajudar futuramente.

Pretendo comprar um outro aerógrafo, mas gostaria muito da opinião de vocês sobre qual comprar, qual modelo especificamente.

Abraços
Avatar do usuário
Paulão - Tchwrma
Super Membro
Mensagens: 1757
Registrado em: 04 Jun 2012, 20:01
Nome: Paulo Ricardo Pereira
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ajuda problema aerógrafo

Mensagem por Paulão - Tchwrma »

Chefter escreveu:Fala pessoal,

Em meu processo de limpeza aqui, encontrei um problema e gostaria da ajuda de vocês.

Imagem

Tenho duas dúvidas. A primeira, seria possível retirar está ponta dourada ou rosqueamos o nozzle do aerógrafo? Olhando pelo manual me parece que esta peça é fixa. (western AER-4)

A outra é que não estou conseguindo encontrar uma maneira de limpar a "câmara" entre o bico onde se rosqueia o nozzle e a entrada onde se rosqueia do copinho. O acesso é muito difícil !!! Vocês tem alguma dica ?

Abraço a todos

Essa ponta dourada, realmente não sai. é colocada sob pressãon a confeccção do aerógrafo. O que eu faço pra limpar esse duto é utilizar um fio de algodão feito enrolando um pedacinho de algodão enquanto estica. Ou pegue um cotonete e já molhado em veja multiuso(o produto que uso pra limpar o aerógrafo) e puxa o algodãopara a frente girando o cotonete. aí é só enfiar o algodão no tubo e puxar pelo outro lado. Existe um conjunto de escovas vendidas lá fora que serve exatamente para isso.
Chefter escreveu:Bom pessoal, acabei descobrindo da pior maneira porque meu aerógrafo está tão ruim.

Nos testes que fiz aqui descobri que a tinta que uso, no caso decorfix empelota com acetona, thinner e álcool 92,8. Infelizmente eu usada principalmente o thinner para limpar meu aerógrafo... eu achando que estava limpando pelo contrário, só estava piorando a situação.

Outra coisa que descobri foi que quando ligo o compressor, simplesmente sem tocar no aerógrafo da para escutar que ele está vazando. Alem de ouvir o ar vazando pelo copinho, meu compressor tem a função do auto start, ou seja de uns 15 a 20 segundos ele liga para restabelecer a pressão desejada. Acredito que seja os o'rings.

Bom, de tudo isso aprendi muita lição que vai me ajudar futuramente.

Pretendo comprar um outro aerógrafo, mas gostaria muito da opinião de vocês sobre qual comprar, qual modelo especificamente.

Abraços
Dá uma verificada nos o'rings, mas não esquente muito com eles. Se desentupir o aerógrafo o único que importa é o traseiro, o que te falei no outro post. os outros, dá pra substituir, caso rasgados, por fita veda rosca enrolada.

O ar vazando pelo aerógrafo é causado pelo compressoar sem reservatório. A pressão que ele joga no coitado rebenta os o'rings. Cogite um reservatório para o compressor. Ou deixe ele desligado, só ligando quando estiver pintando.

Para diluir Acrilex ou decorfix brilhante dá pra usar álcool. Para as foscas use veja vidrex sem álcool.
abraços,
Paulão.
------------------------------
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" - Emmanuel
Responder

Voltar para “Dúvidas”