SemperFi

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Cilindro de Mergulho como Fonte de Ar

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Rodrigo Stulzer
Membro
Mensagens: 204
Registrado em: 18 Mar 2014, 12:03
Nome: Rodrigo Stulzer
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Cilindro de Mergulho como Fonte de Ar

Mensagem por Rodrigo Stulzer »

Olá pessoal!

Comprei um aerógrafo (que está para chegar) e estou vendo as soluções para que o mesmo funcione.

Independente de qual é melhor ou pior, quero algo que seja econômico, pela simples razão que estou retomando o hobby. Eu montava quando criança e ainda não sei se o vício vai me pegar. Não quero comprar algo que me arrependa depois de deixar encostado em algum canto de casa. Odeio pagar por algo e não usar.

Falado isso, já pesquisei bastante e vi as várias opções, como aquele compressorzinho de 100 e poucos da wimpel, compressores maiores, aqueles feitos com motores de geladeira, que o Vinicius fabrica, etc.

Uma solução que achei interessante também é o uso de extintores de incêndio sendo usados como fonte de ar. Neste caso eles são enchidos com nitrogênio ou gás carbônico (que daí não tem mais o problema da umidade).

Achei esta solução interessante por não ser tão cara, por não ter o problema da umidade e por não gerar barulho algum. Se você tiver um extintor daí fica muito mais barato, porque só precisa comprar pouca coisa para ter a solução funcional. O único inconveniente me parece ser ter que recarregar ele de tempos em tempos. Mas pelo relatos de pessoas que conversei, um extintor de 6kg dura uns 6 meses. Então estaria muito bom, pelo menos para mim.

Daí que entra a pergunta do cilindro de mergulho para usar, ao invés do extintor de incêndio. Meu cunhado tem uma escola de mergulho e poderia me ceder um cilindro de uns 10kg sem custo algum.

Alguém já usou esta solução? Sabem o que difere da solução com o extintor?

Pelo pouco que entendi, o cilindro de mergulho tem um regulador (que ele me cederia também), que baixa a pressão altíssima que tem no cilindro para algo em torno de 40 libras (pelos meus cálculos). E pelo que ele falou isso seria fixo, pois este regulador não dá para ficar mexendo para variar a pressão.

Por acaso daria para colocar outro regulador depois deste regulador, para daí sim controlar a pressão nos patamares mais usados no aerógrafo? Pelo que vi é algo entro 15 e 35/40 libras?

Toda ajuda e palpites serão bem-vindos!

Obrigado!!
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Cilindro de Mergulho como Fonte de Ar

Mensagem por Roland »

Rodrigo

Velo visto uma parte do sistema vc ja quase conseguiu, o cilindro.
Mas... e o que vc usaria como motor??

Usar o filtro regulador após o regulador do cilindro seria possível, sim. Porque não usar apenas o filtro regulador de pressão direto no cilindro?

Caso queira uma dica, veja esta imagem:

Imagem

É um extintor de incêndio ja com as conexões ideais para usar como reservatório.

Aqui o mesmo reservatório ja com as conexões testadas e a fixação lateral ja soldada para prende-lo à estrutura do conjunto compressor:

Imagem

Aqui são 6 litros.

Muito embora eu te indique o uso deste vaso como reservatório:

Imagem

São 10 litros
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Cilindro de Mergulho como Fonte de Ar

Mensagem por Roland »

Caso queira, posso te passar as diretrizes para vc fazer seu compressor de forma econômica, não usando estrutura, sendo parcimonioso no uso do seu rico dinheirinho.

:thumbup:


Não cobro muito caro por estas informações, apenas 3 kits escala 1/32 Tamiya, Hasegawa ou Eduard, não tem problema, eu faço um sacrifício e aceito estas marcas.
:rolando: :rolando:
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”