HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Decalques caseiros

Fórum dedicado a disponiblização e troca de informações sobre técnicas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Bruno
Membro
Mensagens: 765
Registrado em: 18 Jun 2012, 23:45
Nome: Bruno Portela
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Decalques caseiros

Mensagem por Bruno »

Salve pessoal!

Trazendo aqui, minhas experiencias com decalques caseiros, como alguns sabem, os decalques que vieram com o meu Gloster estavam inutilizados, então tive que encontrar uma alternativa, como não existem sets de decalques para esse kit sem ser o da própria Tamiya, tive que improvisar, fazendo meus próprios decalques

Quem quiser acompanhar a montagem, está aqui
http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=101&t=899

Para começar, tive que procurar os papeis decalque, acabei me deparando com a Sirap, uma fabricante nacional, encomendei 5 folhas, 3 transparentes e 2 com fundo branco, recebi na mesma semana 6 folhas!

Imagem

Depois disso, tive que escanear e vetorizar a folha de decalques antiga, a vetorização foi feita no Corel Draw X5, para encontrar o tamanho certo, eu escaneei a folha de decalques antiga com uma régua ao lado, assim eu consigo saber o tamanho exato que eu tenho que deixar o desenho no Corel

Imagem

Imagem

Enfim, os testes de impressão, o scanner que eu usei não é dos melhores, então ele deixou as cores erradas, eu descobri no primeiro teste de impressão, logo depois, fui na internet e busquei o RGB das cores da RAF na epoca da WWII, e assim consegui me aproximar mais das cores originais, apesar da minha impressora não colaborar, ficou bem próximo, e tambem ter impresso em um sulfite, o que absorve um pouco as cores, estava bem melhor que antes

Em ordem, 1º teste, 2º teste com as cores corrigidas, original
Imagem

Feita a impressão, as marcações foram feitas no papel de fundo branco e os textos e marcações pretas no papel transparente
Imagem

Para fixar a tinta no papel, já que minha impressora é jato de tinta e a tinta de impressora é a base de agua, a Sirap recomenda usar o verniz da Acrilex, então comprei essa lata ai, gostei muito do produto, vou tirar da lata e usar depois, faz uma cobertura muito boa
Imagem

Verniz aplicado, tem 3 folhas de marcações, so 1 delas é boa, as outras minha impressora fez questão de manchar :raiva:
Imagem

Testes:

Depois de secar o verniz, fui fazer os testes, primeiro, testei o incolor

Cortei próximo do desenho com um estilete, e coloquei na água, esperei o tempo de ele soltar, e apliquei no local, como todos já conhecem, apliquei um pouco de Micro Set em cima dele para dissolver um pouco do filme, que é um pouco grosso, não tive problemas

Imagem
Imagem
Imagem

O com fundo branco é muito mais trabalhoso, já que tem que cortar muito próximo do desenho, já que o mesmo não possuí um filme transparente, com a aplicação, as bordas tiveram alguns pequenos defeitos, que fizeram com que o fundo aparecesse, mas ele reagiu bem com o Micro Set, se adaptando aos relevos, nos próximos devo ter mais cuidado ao cortar

Ficou um pouco feio, vou tentar disfarçar com alguma tinta, se eu conseguir chegar na cor
Imagem
Imagem
Imagem

É isso pessoal, o processo é demorado e chato, mas pra quem quer reformar um kit, ou teve problemas com os originais, ou queiram fazer algo personalizado, o processo basicamente é esse, pode alterar uma coisa ali outra aqui, mas a ideia é essa

Quem quiser perguntar alguma coisa, fique a vontade!

:saudacao: :tchau:
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
magnetorj
Super Membro
Mensagens: 12727
Registrado em: 09 Jun 2012, 16:14
Nome: romilson
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Decalques caseiros

Mensagem por magnetorj »

gostei do tutorial bruno bem objetivo e simples parabens pela iniciativa de compaartilhar conosco :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Imagem
Avatar do usuário
peterthomasu
Membro
Mensagens: 168
Registrado em: 07 Ago 2012, 23:24
Nome: Peter Thomas Uebelhart Bresser
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Decalques caseiros

Mensagem por peterthomasu »

Beleza eim!! Comprei uns papeis desse na micromark para fazer um avião p/ o meu pai, ele checou PP e eu queria presentea-lo com uma replica do avião usado no curso! Vou seguir as dicas.!
Abraçãoo!
Avatar do usuário
Sekiji
Conselheiro
Mensagens: 6905
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:08
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 32 vezes
Curtiram: 29 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D) GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: Red Arrows Hawk T1A - Italeri - 1/48
 

Re: Decalques caseiros

Mensagem por Sekiji »

Bruno, excelente o Tutorial! Vendo o PaP parece até facil fazer os decalques. Eu achei que ficaram excelentes, ainda mais por ter sido impressa em jato de tinta, não deixa a desejar a decalques "industriais". Essa Sirap eu já tinho ouvido falar bem deles, sairam muito caros os papeis Bruno? Esse verniz que você passou sobre é o fosco ou o brilhante?
:star: :star: :star: :star: :star: :clap: :clap:
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Avatar do usuário
Bruno
Membro
Mensagens: 765
Registrado em: 18 Jun 2012, 23:45
Nome: Bruno Portela
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Decalques caseiros

Mensagem por Bruno »

magnetorj escreveu:gostei do tutorial bruno bem objetivo e simples parabens pela iniciativa de compaartilhar conosco :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Como sempre diz o ET Resende, Compartilhe o Conhecimento
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Bruno
Membro
Mensagens: 765
Registrado em: 18 Jun 2012, 23:45
Nome: Bruno Portela
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Decalques caseiros

Mensagem por Bruno »

peterthomasu escreveu:Beleza eim!! Comprei uns papeis desse na micromark para fazer um avião p/ o meu pai, ele checou PP e eu queria presentea-lo com uma replica do avião usado no curso! Vou seguir as dicas.!
Abraçãoo!
Eu ia comprar na Micromark, mas ia ficar muito caro no fim das contas
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Bruno
Membro
Mensagens: 765
Registrado em: 18 Jun 2012, 23:45
Nome: Bruno Portela
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Decalques caseiros

Mensagem por Bruno »

Sekiji escreveu:Bruno, excelente o Tutorial! Vendo o PaP parece até facil fazer os decalques. Eu achei que ficaram excelentes, ainda mais por ter sido impressa em jato de tinta, não deixa a desejar a decalques "industriais". Essa Sirap eu já tinho ouvido falar bem deles, sairam muito caros os papeis Bruno? Esse verniz que você passou sobre é o fosco ou o brilhante?
:star: :star: :star: :star: :star: :clap: :clap:
Foram 5 reais cada + o frete, o verniz é semibrilho, mas qualquer um serve
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Paulão - Tchwrma
Super Membro
Mensagens: 1757
Registrado em: 04 Jun 2012, 20:01
Nome: Paulo Ricardo Pereira
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Decalques caseiros

Mensagem por Paulão - Tchwrma »

Beleza de tutorial, Bruno! Claro e preciso! :clap:

Com a sua permissão, algumas sugestões pra melhorar os resultados:

1- Se puder use o Decal-Film da Microsol no lugar do verniz, que aí a decal fica mais fininha.

2-Não use papel branco, a não ser em objetos fáceis de recortar, pra não dar aquele defeito. é bem mais eficiente mascarar o kit e pintar o fundo de onde vai ser aplicada a decal de branco. Basta pintar um pedaço um pouco menor que a decal, que a borda da decal cobre as pontas do branco. Aí não precisa acertar milimétricamente o corte. E a tinta é muito mais fina que a decal.

3-Cuidado com o vermelho e o amarelo. Ao imprimir em uma folha transparente, a cor fica mais clara. Aí é só escurecer um pouco no original, pra compensar.
abraços,
Paulão.
------------------------------
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" - Emmanuel
Avatar do usuário
ALEXANDRE REZENDE
Super Membro
Mensagens: 1800
Registrado em: 16 Jul 2012, 14:08
Nome: Alexandre Almeida Rezende
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Decalques caseiros

Mensagem por ALEXANDRE REZENDE »

Paulão - Tchwrma escreveu:Beleza de tutorial, Bruno! Claro e preciso! :clap:

Com a sua permissão, algumas sugestões pra melhorar os resultados:

1- Se puder use o Decal-Film da Microsol no lugar do verniz, que aí a decal fica mais fininha.

2-Não use papel branco, a não ser em objetos fáceis de recortar, pra não dar aquele defeito. é bem mais eficiente mascarar o kit e pintar o fundo de onde vai ser aplicada a decal de branco. Basta pintar um pedaço um pouco menor que a decal, que a borda da decal cobre as pontas do branco. Aí não precisa acertar milimétricamente o corte. E a tinta é muito mais fina que a decal.

3-Cuidado com o vermelho e o amarelo. Ao imprimir em uma folha transparente, a cor fica mais clara. Aí é só escurecer um pouco no original, pra compensar.
Ótimas dicas! Principalmente a terceira!
Parabéns ao Bruno pelo tutorial!

[]s :tchau:
Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8490
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan МиГ-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: Decalques caseiros

Mensagem por Galttar »

Que beleza em Bruno.
A acrilex tem esse verniz em pote.

Abraço.

Enviado de meu Galaxy Nexus usando o Tapatalk 2
Responder

Voltar para “Como Fazer”