Próximos Eventos Programados:
Decalques caseiros
Moderador: Moderadores Tecnicas
- Bruno
- Membro
- Nome: Bruno Portela
- Agradeceu: 0
- Curtiram: 0
Decalques caseiros
Salve pessoal!
Trazendo aqui, minhas experiencias com decalques caseiros, como alguns sabem, os decalques que vieram com o meu Gloster estavam inutilizados, então tive que encontrar uma alternativa, como não existem sets de decalques para esse kit sem ser o da própria Tamiya, tive que improvisar, fazendo meus próprios decalques
Quem quiser acompanhar a montagem, está aqui
http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=101&t=899
Para começar, tive que procurar os papeis decalque, acabei me deparando com a Sirap, uma fabricante nacional, encomendei 5 folhas, 3 transparentes e 2 com fundo branco, recebi na mesma semana 6 folhas!
Depois disso, tive que escanear e vetorizar a folha de decalques antiga, a vetorização foi feita no Corel Draw X5, para encontrar o tamanho certo, eu escaneei a folha de decalques antiga com uma régua ao lado, assim eu consigo saber o tamanho exato que eu tenho que deixar o desenho no Corel
Enfim, os testes de impressão, o scanner que eu usei não é dos melhores, então ele deixou as cores erradas, eu descobri no primeiro teste de impressão, logo depois, fui na internet e busquei o RGB das cores da RAF na epoca da WWII, e assim consegui me aproximar mais das cores originais, apesar da minha impressora não colaborar, ficou bem próximo, e tambem ter impresso em um sulfite, o que absorve um pouco as cores, estava bem melhor que antes
Em ordem, 1º teste, 2º teste com as cores corrigidas, original
Feita a impressão, as marcações foram feitas no papel de fundo branco e os textos e marcações pretas no papel transparente
Para fixar a tinta no papel, já que minha impressora é jato de tinta e a tinta de impressora é a base de agua, a Sirap recomenda usar o verniz da Acrilex, então comprei essa lata ai, gostei muito do produto, vou tirar da lata e usar depois, faz uma cobertura muito boa
Verniz aplicado, tem 3 folhas de marcações, so 1 delas é boa, as outras minha impressora fez questão de manchar
Testes:
Depois de secar o verniz, fui fazer os testes, primeiro, testei o incolor
Cortei próximo do desenho com um estilete, e coloquei na água, esperei o tempo de ele soltar, e apliquei no local, como todos já conhecem, apliquei um pouco de Micro Set em cima dele para dissolver um pouco do filme, que é um pouco grosso, não tive problemas
O com fundo branco é muito mais trabalhoso, já que tem que cortar muito próximo do desenho, já que o mesmo não possuí um filme transparente, com a aplicação, as bordas tiveram alguns pequenos defeitos, que fizeram com que o fundo aparecesse, mas ele reagiu bem com o Micro Set, se adaptando aos relevos, nos próximos devo ter mais cuidado ao cortar
Ficou um pouco feio, vou tentar disfarçar com alguma tinta, se eu conseguir chegar na cor
É isso pessoal, o processo é demorado e chato, mas pra quem quer reformar um kit, ou teve problemas com os originais, ou queiram fazer algo personalizado, o processo basicamente é esse, pode alterar uma coisa ali outra aqui, mas a ideia é essa
Quem quiser perguntar alguma coisa, fique a vontade!
Trazendo aqui, minhas experiencias com decalques caseiros, como alguns sabem, os decalques que vieram com o meu Gloster estavam inutilizados, então tive que encontrar uma alternativa, como não existem sets de decalques para esse kit sem ser o da própria Tamiya, tive que improvisar, fazendo meus próprios decalques
Quem quiser acompanhar a montagem, está aqui
http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=101&t=899
Para começar, tive que procurar os papeis decalque, acabei me deparando com a Sirap, uma fabricante nacional, encomendei 5 folhas, 3 transparentes e 2 com fundo branco, recebi na mesma semana 6 folhas!
Depois disso, tive que escanear e vetorizar a folha de decalques antiga, a vetorização foi feita no Corel Draw X5, para encontrar o tamanho certo, eu escaneei a folha de decalques antiga com uma régua ao lado, assim eu consigo saber o tamanho exato que eu tenho que deixar o desenho no Corel
Enfim, os testes de impressão, o scanner que eu usei não é dos melhores, então ele deixou as cores erradas, eu descobri no primeiro teste de impressão, logo depois, fui na internet e busquei o RGB das cores da RAF na epoca da WWII, e assim consegui me aproximar mais das cores originais, apesar da minha impressora não colaborar, ficou bem próximo, e tambem ter impresso em um sulfite, o que absorve um pouco as cores, estava bem melhor que antes
Em ordem, 1º teste, 2º teste com as cores corrigidas, original
Feita a impressão, as marcações foram feitas no papel de fundo branco e os textos e marcações pretas no papel transparente
Para fixar a tinta no papel, já que minha impressora é jato de tinta e a tinta de impressora é a base de agua, a Sirap recomenda usar o verniz da Acrilex, então comprei essa lata ai, gostei muito do produto, vou tirar da lata e usar depois, faz uma cobertura muito boa
Verniz aplicado, tem 3 folhas de marcações, so 1 delas é boa, as outras minha impressora fez questão de manchar
Testes:
Depois de secar o verniz, fui fazer os testes, primeiro, testei o incolor
Cortei próximo do desenho com um estilete, e coloquei na água, esperei o tempo de ele soltar, e apliquei no local, como todos já conhecem, apliquei um pouco de Micro Set em cima dele para dissolver um pouco do filme, que é um pouco grosso, não tive problemas
O com fundo branco é muito mais trabalhoso, já que tem que cortar muito próximo do desenho, já que o mesmo não possuí um filme transparente, com a aplicação, as bordas tiveram alguns pequenos defeitos, que fizeram com que o fundo aparecesse, mas ele reagiu bem com o Micro Set, se adaptando aos relevos, nos próximos devo ter mais cuidado ao cortar
Ficou um pouco feio, vou tentar disfarçar com alguma tinta, se eu conseguir chegar na cor
É isso pessoal, o processo é demorado e chato, mas pra quem quer reformar um kit, ou teve problemas com os originais, ou queiram fazer algo personalizado, o processo basicamente é esse, pode alterar uma coisa ali outra aqui, mas a ideia é essa
Quem quiser perguntar alguma coisa, fique a vontade!
- magnetorj
- Super Membro
- Nome: romilson
Re: Decalques caseiros
gostei do tutorial bruno bem objetivo e simples parabens pela iniciativa de compaartilhar conosco
- peterthomasu
- Membro
- Nome: Peter Thomas Uebelhart Bresser
Beleza eim!! Comprei uns papeis desse na micromark para fazer um avião p/ o meu pai, ele checou PP e eu queria presentea-lo com uma replica do avião usado no curso! Vou seguir as dicas.!
Abraçãoo!
Abraçãoo!
- Sekiji
- Conselheiro
- Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
- Agradeceu: 49 vezes
- Curtiram: 37 vezes
-
Contato:
- Troféus:
- GTs em Andamento:
Bruno, excelente o Tutorial! Vendo o PaP parece até facil fazer os decalques. Eu achei que ficaram excelentes, ainda mais por ter sido impressa em jato de tinta, não deixa a desejar a decalques "industriais". Essa Sirap eu já tinho ouvido falar bem deles, sairam muito caros os papeis Bruno? Esse verniz que você passou sobre é o fosco ou o brilhante?
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
- Bruno
- Membro
Como sempre diz o ET Resende, Compartilhe o Conhecimentomagnetorj escreveu:gostei do tutorial bruno bem objetivo e simples parabens pela iniciativa de compaartilhar conosco
- Bruno
- Membro
Eu ia comprar na Micromark, mas ia ficar muito caro no fim das contaspeterthomasu escreveu:Beleza eim!! Comprei uns papeis desse na micromark para fazer um avião p/ o meu pai, ele checou PP e eu queria presentea-lo com uma replica do avião usado no curso! Vou seguir as dicas.!
Abraçãoo!
- Bruno
- Membro
Foram 5 reais cada + o frete, o verniz é semibrilho, mas qualquer um serveSekiji escreveu:Bruno, excelente o Tutorial! Vendo o PaP parece até facil fazer os decalques. Eu achei que ficaram excelentes, ainda mais por ter sido impressa em jato de tinta, não deixa a desejar a decalques "industriais". Essa Sirap eu já tinho ouvido falar bem deles, sairam muito caros os papeis Bruno? Esse verniz que você passou sobre é o fosco ou o brilhante?
- Paulão - Tchwrma
- Super Membro
- Nome: Paulo Ricardo Pereira
Beleza de tutorial, Bruno! Claro e preciso!
Com a sua permissão, algumas sugestões pra melhorar os resultados:
1- Se puder use o Decal-Film da Microsol no lugar do verniz, que aí a decal fica mais fininha.
2-Não use papel branco, a não ser em objetos fáceis de recortar, pra não dar aquele defeito. é bem mais eficiente mascarar o kit e pintar o fundo de onde vai ser aplicada a decal de branco. Basta pintar um pedaço um pouco menor que a decal, que a borda da decal cobre as pontas do branco. Aí não precisa acertar milimétricamente o corte. E a tinta é muito mais fina que a decal.
3-Cuidado com o vermelho e o amarelo. Ao imprimir em uma folha transparente, a cor fica mais clara. Aí é só escurecer um pouco no original, pra compensar.
1- Se puder use o Decal-Film da Microsol no lugar do verniz, que aí a decal fica mais fininha.
2-Não use papel branco, a não ser em objetos fáceis de recortar, pra não dar aquele defeito. é bem mais eficiente mascarar o kit e pintar o fundo de onde vai ser aplicada a decal de branco. Basta pintar um pedaço um pouco menor que a decal, que a borda da decal cobre as pontas do branco. Aí não precisa acertar milimétricamente o corte. E a tinta é muito mais fina que a decal.
3-Cuidado com o vermelho e o amarelo. Ao imprimir em uma folha transparente, a cor fica mais clara. Aí é só escurecer um pouco no original, pra compensar.
abraços,
Paulão.
------------------------------
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" - Emmanuel
Paulão.
------------------------------
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" - Emmanuel
- ALEXANDRE REZENDE
- Super Membro
- Nome: Alexandre Almeida Rezende
- Curtiram: 7 vezes
Ótimas dicas! Principalmente a terceira!Paulão - Tchwrma escreveu:Beleza de tutorial, Bruno! Claro e preciso!
Parabéns ao Bruno pelo tutorial!
[]s
Alexandre Rezende
Compartilhe o Conhecimento!
Mais Montagens? Veja aqui:
Bell UH-1B - Monogram - 1/48
Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48
Mil Mi-24 “Hind” – Revell – 1:48
Hughes OH6-A “CAYUSE” – Academy – 1/48
Compartilhe o Conhecimento!
Mais Montagens? Veja aqui:
Bell UH-1B - Monogram - 1/48