SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

ISU-152 Soviet Tank Destroyer - Zvezda - 1:35

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

ISU-152 Soviet Tank Destroyer - Zvezda - 1:35

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Olá pessoal!

Iniciando a montagem desse “Assassino de Monstros / Beast Killer”!

Imagem

Pra começar, queria explicar sobre a escolha do kit: Estou começando a montar os kits do estoque que comprei há algum tempo. Na época, meu conhecimento era muito pouco sobre militaria. Fui aprendendo umas coisinhas nesses anos, mas a escolha pra compra foi bastante aleatória mesmo! :)

Estou achando interessante vivenciar isso… acontece com vocês também? Hoje em dia, eu não compraria esse kit! Mas na minha opinião, tá valendo a experiência!!!

O kit é simples ( o preço foi bom :)). Poucas árvores, apenas 01 (hum) decalque, sem nenhum adicional e o manual é muito, MUITO, simples!

Acho q isso é uma coisa boa, mas uma coisa ruim também. Mas como disse, a experiência está valendo! Vamo que vamo!

Um breve histórico:

O canhão auto-propulsado soviético ISU-152 foi desenvolvido com o intuito de enfrentar os tanques pesados alemães (Tigers, Panthers, etc) na Segunda Guerra Mundial.

Foi projetado no chassis dos tanques IS (sigla pra Joseph Stálin), a partir de janeiro de 1943.

Antes dele, seu sucessor, o SU-152, era o canhão de 152mm sobre o chassi dos tanques KV.

Devido ao seu sucesso em combate e à parada da produção dos tanques KV, passou-se a usar o chassis dos tanques IS.

O canhão de 152mm foi montado em uma casamata sobre o chassis. Desta forma, atingi-lo em combate em dificultoso.

Recebeu o apelido de Zveroboy (The Beast Killer), devido sua ação anti-tanque. Porém também desenvolvia ação de suporte a infantaria, muitas vezes.

Foi usado em combate por vários países após a Segunda Guerra, até meados de 1970.

Imagem

Imagem


Com o tempo, fui comprando uma adicionais pra montagem, porém, os PE que adquiri, foram pra outro blindado, o SU-152, o antecessor do ISU-152. Na época que comprei, não tinha as informações que tenho hoje! Vamos ver se uso ele em uma futura montagem do SU-152…

Comprei os cabos e uns troços de resina pra colocar em cima. Se der tudo certo, faço uma base e junto com o kit de cozinha de campo… vamos ver se sobra fôlego :)

Sobre a montagem:

Já iniciei. Montar o chassis foi chato. Também tem várias falhas entre peças e os encaixes não são muito legais. Tive que improvisar um peça que perdeu…


Imagem

Imagem


As esteiras são de vinil. Sei que não ficam tão realistas, mas, sinceramente, não vejo tanto problema pra montagem…

Imagem

Fiz uma pequena modificação na metralhadora.

Imagem

Imagem

Essa colagem das pares laterais do chassis foram bem
Chatas.
Aqui mostra bem uma falha grande, bem na frente. Fiz um remendo com muita Putty neste ponto e em outros.

Imagem

Imagem

Acrescentei mr Surfacer 500 com pincel de cerdas bem usadas pra dar uma textura em alguns pontos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Vou pintar o equipamento “stowage” separado.

Acrescentei os cabos e fiz umas mantas com papel “klennex” e cola branca.

Depois apliquei o primer.

Queria começar com primer preto e só tinha o da AK. Não gosto muito deste primer, mas quero usar até o final heheheh.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Vou usar um agulha de acupuntura como antena. Estou experimentando pela primeira vez esse Primer pra metal.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Vou ficar por aqui.

Devo começar a pintura do verde base.

Abraço a todos!
Estes usuários curtiram o post de C-A-F-Lobao:
spark (17 Fev 2024, 09:08)
Avatar do usuário
RicardoScouts
Membro
Mensagens: 495
Registrado em: 26 Abr 2021, 12:11
Nome: Ricardo Alexandre Duarte de Souza
Localização: Guaraí / TO / Brasil
Agradeceu: 109 vezes
Curtiram: 45 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: German Staff Car Type 82E - RFM 1/35 [FINALIZADO] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - Bergepanzer 2 - Takom - 1/35 [FINALIZADO] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - M3A1 Stuart - Academy - 1/35 - [Finalizado] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: Sd.Kfz. 161/2 Ausf. J Late - Border Model - 1/35 - Finalizado GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - Leopard 1A5BR - MENG - 1/35 [FINALIZADO] GT 97 - SemperFi Hobbies - 10 anos - Montagem: Sd.Kfz. 165 Hummel (initial version) - Dragon 1/35
 
GTs em Andamento:
GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-47D (D4 Senta a Púa) - Academy - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju 87 G-1 Stuka - Academy - 1/72 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: GT 91 - A saída é por aqui (Falaise Pocket 1944) GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: GT 72 - Sd.Kfz.234/3 Schwerer Panzerspähwagen - Dragon 1/35 GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - AAVP-7A1 w/EAAK - HobbyBoss - 1/35 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Mobelwagen 3.7cm Flak - Border - 1/35
 

Re: ISU-152 Soviet Tank Destroyer - Zvezda - 1:35

Mensagem por RicardoScouts »

Chegando para acompanhar!
Diz uma coisa... Você aplicou a textura batendo o pincel ou passando aleatóriamente?
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: ISU-152 Soviet Tank Destroyer - Zvezda - 1:35

Mensagem por C-A-F-Lobao »

RicardoScouts escreveu:Chegando para acompanhar!
Diz uma coisa... Você aplicou a textura batendo o pincel ou passando aleatóriamente?
Olá Ricardo.

Batidas leves. Depois lixei. Também fiz uns scratches com mini-retifica e broca pequena

No Tiger usei Putty. Nessa montagem, usei o Mr Surfacer 500 ( o mais grosso deles). A Putty fica mais evidente, um efeito mais grosseiro. Queria testar ambos pra tirar minhas conclusões.

Acho q pros blindados soviéticos dessa época, a Putty ficaria melhor. Daria mais o efeito grosseiro da fundição da época. Não tenho maior conhecimento desses tipos de fundições, mas acredito que seja por aí.

Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Estes usuários curtiram o post de C-A-F-Lobao:
RicardoScouts (17 Fev 2024, 12:18)
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: ISU-152 Soviet Tank Destroyer - Zvezda - 1:35

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Olá pessoal! Continuando o ISU-152!

A cor base foi o Green 4BO. Fui deixando as reentrâncias mais pretas, usando o primer preto que apliquei previamente. Usei um tom de amarelo ocre da Vallejo em proporções cada vez maiores com o verde, pra fazer as luzes.

Minha ideia foi dar o efeito de luz e sombras desta forma.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Esse verde 4BO e o washable white que vou usar depois são de um set da AK interactive.

Geralmente não gosto dessas 3gen da AK pra usar no aerógrafo. Mas tenho feito a diluição delas caprichada, em um copinho fora do aerógrafo, e depois despejo no copo do aerógrafo. Melhorou bastante.

Apesar de que acho que ainda prefiro outras acrílicas pra aerógrafo…

As rodas usei o mesmo verde. Depois mascarei e pintei o preto ao redor delas.

Usei o cromo para o holofote. Fica muito brilhante!

Pintei a metralhadora de gunship metal e usei o pannel linear da Tamiya.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Também pintei os escapamentos com a cor Rust metálica. Não gostei e pintei em cima com rust mate.

Alguns outros detalhes, pintei com acrílicas.

Também já pintei as coisas pra colocar em cima e uma plaquinha que o Yuri Urbanovicius fez pra mim.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A seguir foi a hora do verniz brilhoso pra proteção e selar a pintura. Nessa hora não abro mão do veniz da Tom Colors. Acho que ele segura muito bem pra selar.

Depois foi a vez dos decais e verniz de novo pra selar tudo novamente.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Já andei um pouco mais na montagem. Mas vou preparar as fotos e mando depois.

Abraços a todos e até a próxima!
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: ISU-152 Soviet Tank Destroyer - Zvezda - 1:35

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Olá a todos!

Continuando a apresentação da montagem, pintei as lagartas. O primer foi o preto seguido de Gunmetal.
Depois washes e a seguir pigmentos:

Imagem

Imagem

Imagem

O próximo passo foi aplicar a camuflagem de inverno. Optei por fazer ela com a tinta Washable White do set da AK que citei anteriormente.

Confesso que achei q seria mais fácil!

Eu não queria deixar o veículo mais pro branco… queria que aparecesse mais o verde.

Mas, certamente, é mais difícil fazer isso.

A próxima camuflagem de inverno que eu fizer, deixarei mais branco mesmo. Achei q é bem mais difícil querer o melhor dos dois mundos!


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Acima foram as fases iniciais da aplicação da camuflagem de inverno. A aplicação com aerógrafo e depois comecei a tirar com pincel velho/endurecido.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Não tava gostando do resultado. Apliquei mais a tinta washable white bem diluida e tirei mais do branco da camuflagem em algumas áreas novamente, como acima.

Depois apliquei verniz brilhoso e comecei os washes.

Imagem

Primeiro apliquei um wash ferrugem mais claro. O que tinha em casa era o acrílico, então foi o que usei. Ruim do acrílico é que depois que seca é mais difícil “modular” o efeito. Tenho conseguido fazer isso com o Thinner acrílico.

Imagem

Depois apliquei um wash mais escuro, o que tinha aqui em casa eram os Pannel Linner. Também fiz uns “streakings” com o Rust Effect da Ammo. E abaixo o resultado após os washes ferrugem e streakings:

Imagem

Imagem


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Nesse momento já tava claro pra mim que eu tava pesando a mão mais q gostaria no weathering.

O próximo passo foram os pigmentos. Essa é a fase que tenho mais dificuldade. Acho difícil controlar os efeitos quando se tenta fixar os pigmentos.

Só aplicar eles, ok. Acho mais fácil o controle. Mas quando tento fixar, o que sempre almejo fazer, tenho muita dificuldade em ter um resultado mais “sútil”.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Depois disso aí… passei pro “chipping”. Essa fase eu segurei mais a mão… ou tentei :))

Na próxima postagem mando os finalmentes.

Abraços a todos!

Mandem dicas e críticas ai!!! 👍🏻👍🏻👍🏻
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: ISU-152 Soviet Tank Destroyer - Zvezda - 1:35

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Chegando para acompanhar (meio atrasado, eu sei).

O ISU-152 está ficando bem detalhado.
Você está usando uma série de técnicas e materiais. Muito legal isso.
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Um abraço!
Avatar do usuário
RicardoScouts
Membro
Mensagens: 495
Registrado em: 26 Abr 2021, 12:11
Nome: Ricardo Alexandre Duarte de Souza
Localização: Guaraí / TO / Brasil
Agradeceu: 109 vezes
Curtiram: 45 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: German Staff Car Type 82E - RFM 1/35 [FINALIZADO] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - Bergepanzer 2 - Takom - 1/35 [FINALIZADO] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - M3A1 Stuart - Academy - 1/35 - [Finalizado] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: Sd.Kfz. 161/2 Ausf. J Late - Border Model - 1/35 - Finalizado GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - Leopard 1A5BR - MENG - 1/35 [FINALIZADO] GT 97 - SemperFi Hobbies - 10 anos - Montagem: Sd.Kfz. 165 Hummel (initial version) - Dragon 1/35
 
GTs em Andamento:
GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-47D (D4 Senta a Púa) - Academy - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju 87 G-1 Stuka - Academy - 1/72 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: GT 91 - A saída é por aqui (Falaise Pocket 1944) GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: GT 72 - Sd.Kfz.234/3 Schwerer Panzerspähwagen - Dragon 1/35 GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - AAVP-7A1 w/EAAK - HobbyBoss - 1/35 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Mobelwagen 3.7cm Flak - Border - 1/35
 

Re: ISU-152 Soviet Tank Destroyer - Zvezda - 1:35

Mensagem por RicardoScouts »

Acompanhando aqui...
Eu faço invertido, primeiro o chipping, depois ferrugem e por último sujo tudo. Gosta mais dessa sequencia. Não que seja proibido fazer chipping depois, eu só acho que fica mais "natural" para mim... mas quem sou eu na fila do pão... é uma sequencia que funciona pra mim.
Igual a algumas pessoas que montam as rodas e depois pintam tudo no lugar, pra mim não funciona, já tentei e não gostei do resultado.
Modelismo é assim mesmo, pega uma técnica aqui, outra ali e vai juntando o que fica melhor ou mais fácil pra você
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: ISU-152 Soviet Tank Destroyer - Zvezda - 1:35

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Valeu Rogério
Valeu Ricardo

Suas dicas e feedbacks são bem importantes!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Estes usuários curtiram o post de C-A-F-Lobao:
RicardoScouts (11 Mar 2024, 07:49)
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: ISU-152 Soviet Tank Destroyer - Zvezda - 1:35

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Olá a todos!

Usei acrílicas pra fazer o chipping, com pincel fino.
Tem um livrinho nesse set de pintura da AK que sugere mistura de Dunkelgrau com Chocolate pra chipping de Verde 4BO.


Imagem

Imagem

Imagem

Abaixo o resultado do chipping. Eu gostei. Acho q foi um dos melhores que já fiz. Tentando seguir ao máximo a velha máxima: MENOS É MAIS.

Ainda acho que eu deveria ter segurado mais a mão no weathering incial… mas nesse projeto o fato de usar a camuflagem de inverno adicionou mais uma dificuldade pra mim.

Mas tá ótimo! Tudo é aprendizado, não é mesmo?!

Depois selei tudo com verniz ultra fosco da AMMO.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Usei uma figura que tinha aqui de um “tanquista” soviético:


Imagem

Imagem

Imagem

E coloquei as lagartas, a metralhadora e a antena. E terminei uns ajustes finais.

Abaixo segue as fotos finais do ISU-152 montado:



Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Muito obrigado por acompanharem até aqui!

Tem o kit da cozinha de campo soviética que estou montando, com mais figuras, pra fazer uma vinheta.

Então não vou encerrar o tópico.

Daí aproveito e mando as fotos do ISU-152 já na vinheta.

Grande abraço a todos!
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: ISU-152 Soviet Tank Destroyer - Zvezda - 1:35

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Excelente trabalho, Carlos!
O ISU-152 e a figura ficaram muito bem trabalhados!
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Um abraço!

AÇO!!!!!!
Responder

Voltar para “GT 90 - Blindados sobre lagartas”