Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

T-6 Esquadrilha da Fumaça 1/144

Fórum dedicado aos modelos de Aviação que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Aviação

FabioRJ
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 12 Set 2022, 11:38
Nome: Fabio Coelho
Agradeceu: 30 vezes
Curtiram: 6 vezes

T-6 Esquadrilha da Fumaça 1/144

Mensagem por FabioRJ »

Prezados!

Sou mais um curioso que um modelista, seja pela falta de talento, paciência, mão firme e sem investir em materiais e ferramentas mais nobres.

Mas aqui vai minha contribuição para o fórum.

O modelo: É um T-6, da Valom, vem num kit duplo, ou seja, vêm dois aviões iguais para montar. pouquíssimas peças e dentro do meu "objetivo" de montar somente pequenos kits 1/144 que em tese dá p deixar na prateleira di meu quarto de trabalho...

O desafio: O modelo vem numa pintura simples de amarelo e decalques das forças aéreas americanas, israelenses ou alemãs para escolher. Mas...por acaso achei no ML , decalques artesanais da versão brasileira da Esquadrilha da Fumaça e num gesto de ousadia, resolvi arriscar...

Segue a aqui a montagem e os desafio que passei, onde aprendi muitas coisas, a principal delas é que é PRECISO PACIÊNCIA...kkkkkk.

Vou dividir a sequência em partes para facilitar.

Foto do Kit. Comprei no Ebay, cento e poucas pilas.
Na esquerda os decalques artesanais que achei no ML.

Imagem
Editado pela última vez por FabioRJ em 24 Nov 2022, 15:29, em um total de 1 vez.
FabioRJ
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 12 Set 2022, 11:38
Nome: Fabio Coelho
Agradeceu: 30 vezes
Curtiram: 6 vezes

Re: T-6 Esquadrilha da Fumaça 1/144

Mensagem por FabioRJ »

Montagem e primer:

Imagem

Imagem
FabioRJ
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 12 Set 2022, 11:38
Nome: Fabio Coelho
Agradeceu: 30 vezes
Curtiram: 6 vezes

Re: T-6 Esquadrilha da Fumaça 1/144

Mensagem por FabioRJ »

Pintura do branco com o aerógrafo tabajara da foto:

Imagem

Máscara para o vermelho. Todas as tintas Acrilex acrílica e diluídas com água...

Imagem

Depois fiz a máscara para o azul e veio o primeiro grande problema: a infiltração da tinta...usei fita da Revell, mas acho que o problema é a água da tinta...ela desgruda a máscara. Se fosse com thinner acho que ficaria melhor.

Imagem

aqui a tentativa de limpar a infiltração ,com cotonete e agua:

Imagem
FabioRJ
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 12 Set 2022, 11:38
Nome: Fabio Coelho
Agradeceu: 30 vezes
Curtiram: 6 vezes

Re: T-6 Esquadrilha da Fumaça 1/144

Mensagem por FabioRJ »

Carlinga: Haja visão, paciência e estilete!!!


Imagem

Imagem
FabioRJ
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 12 Set 2022, 11:38
Nome: Fabio Coelho
Agradeceu: 30 vezes
Curtiram: 6 vezes

Re: T-6 Esquadrilha da Fumaça 1/144

Mensagem por FabioRJ »

Decalques: Muita dificuldade. Era artesanal e impresso numa folha de fundo branco. A diagramação apertada. Haja visão estilete e paciência. Extremamente frágeis e fiz o que me foi possivel com minhas habilidades.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
FabioRJ
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 12 Set 2022, 11:38
Nome: Fabio Coelho
Agradeceu: 30 vezes
Curtiram: 6 vezes

Re: T-6 Esquadrilha da Fumaça 1/144

Mensagem por FabioRJ »

Decalques e retoques: Retocar com pincel 000...mesmo assim deixou a pintura grossa. Preciso aprender a diluir...ou usar thinner invés de água.
Depois dos decalques e retoques, passei um verniz acrilex fosco e "sujei" com uma tinta preta super aguada (ficou manchado..).

É o relatório. Muitas lições, mas não pretendo investir muito em ferramentas ou tintas. Quero tudo muito simples para poder fazer na minha mesa de trabalho mesmo e me divertir.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Imagem
Estes usuários curtiram o post de FabioRJ:
cesar ernani (05 Dez 2022, 15:47)
Avatar do usuário
Rafael Guerra
Super Membro
Mensagens: 5275
Registrado em: 14 Abr 2013, 19:54
Nome: Rafael Guerra
Agradeceu: 11 vezes
Curtiram: 73 vezes

Re: T-6 Esquadrilha da Fumaça 1/144

Mensagem por Rafael Guerra »

Fala Fábio!
apesar dos percalços até que ficou maneirinho.
Achei estranho esse problema que você teve com a pintura. Que tinta da Revell é essa que você usou? Pintou com aerógrafo ou com pincel?
abraço!
Estes usuários curtiram o post de Rafael Guerra(total 2):
FabioRJ (24 Nov 2022, 18:20) • cesar ernani (05 Dez 2022, 15:47)
Rafael Guerra
FabioRJ
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 12 Set 2022, 11:38
Nome: Fabio Coelho
Agradeceu: 30 vezes
Curtiram: 6 vezes

Re: T-6 Esquadrilha da Fumaça 1/144

Mensagem por FabioRJ »

Rafael Guerra escreveu: 24 Nov 2022, 18:10 Fala Fábio!
apesar dos percalços até que ficou maneirinho.
Achei estranho esse problema que você teve com a pintura. Que tinta da Revell é essa que você usou? Pintou com aerógrafo ou com pincel?
abraço!
Tintas Acrilex acrílica fosca. Diluídas com água. Pintei c aerógrafo, mas são tantos retoques com pincel (000) e o modelo tão pequeno que fica zoado.

Mesmo o aerógrafo, eu tenho muito que pegar da manha e ter mais paciencia para ir pintando devagar. eu acabo "molhando" o modelo, querendo cobrir perfeitamente logo...Realmente é preciso ter paciência e pegar a manha do troço. Umas da razões de mohar tb é usar agua...eu tinha é toamr vergonha e usar um vidrex, thinner que evaporam rápido.

Tb cometi um erro bobo. Esqueci de cobrir a carlinga antes de envernizar...aí embaçou o vidro... :(
Estes usuários curtiram o post de FabioRJ:
cesar ernani (05 Dez 2022, 15:48)
Avatar do usuário
Rafael Guerra
Super Membro
Mensagens: 5275
Registrado em: 14 Abr 2013, 19:54
Nome: Rafael Guerra
Agradeceu: 11 vezes
Curtiram: 73 vezes

Re: T-6 Esquadrilha da Fumaça 1/144

Mensagem por Rafael Guerra »

FabioRJ escreveu: 24 Nov 2022, 18:20
Rafael Guerra escreveu: 24 Nov 2022, 18:10 Fala Fábio!
apesar dos percalços até que ficou maneirinho.
Achei estranho esse problema que você teve com a pintura. Que tinta da Revell é essa que você usou? Pintou com aerógrafo ou com pincel?
abraço!
Tintas Acrilex acrílica fosca. Diluídas com água. Pintei c aerógrafo, mas são tantos retoques com pincel (000) e o modelo tão pequeno que fica zoado.

Mesmo o aerógrafo, eu tenho muito que pegar da manha e ter mais paciencia para ir pintando devagar. eu acabo "molhando" o modelo, querendo cobrir perfeitamente logo...Realmente é preciso ter paciência e pegar a manha do troço. Umas da razões de mohar tb é usar agua...eu tinha é toamr vergonha e usar um vidrex, thinner que evaporam rápido.

Tb cometi um erro bobo. Esqueci de cobrir a carlinga antes de envernizar...aí embaçou o vidro... :(
Conheço modelistas que fazem bons trabalhos com as acrilex. No entanto, não é um material tão fácil de usar quanto as tintas "específicas" para o hobby. Eu experimentaria trocar o fabricante das tintas principalmente porque, pelo que eu entendi, você está começando ou retomando o hobby...
Estes usuários curtiram o post de Rafael Guerra(total 2):
FabioRJ (25 Nov 2022, 08:28) • cesar ernani (05 Dez 2022, 15:48)
Rafael Guerra
FabioRJ
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 12 Set 2022, 11:38
Nome: Fabio Coelho
Agradeceu: 30 vezes
Curtiram: 6 vezes

Re: T-6 Esquadrilha da Fumaça 1/144

Mensagem por FabioRJ »

Eu sou só um entusiasta que resolveu montar uns kits. É divertido, mas tento não sair dos "limites" de pouquíssimo investimento e simplicidade total. Mas..talvez meu próximo passo seja usar vidrex ou thinner no lugar da água...
Estes usuários curtiram o post de FabioRJ(total 2):
Rafael Guerra (26 Nov 2022, 12:49) • cesar ernani (05 Dez 2022, 15:48)
Responder

Voltar para “Aviação”