SemperFi

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Expositor] BAe Hawk T.1 (T.Mk1) - Revell - 1/72

Fórum dedicado aos modelos de Aviação que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Aviação

Avatar do usuário
GPMendes
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 01 Jul 2022, 12:28
Nome: Glauco Pregnolatto Mendes
Agradeceu: 5 vezes
Curtiram: 1 vez

[Expositor] BAe Hawk T.1 (T.Mk1) - Revell - 1/72

Mensagem por GPMendes »

Olá pessoal! Tudo bem?

Gostaria de compartilhar com vocês a montagem dessa aeronave britânica, o BAe Hawk T.Mk1.

Imagem
Imagem

Sua produção começou em 1974, tendo seu primeiro vôo em 1976, desde então fazendo parte da Força Aérea Real - RAF como uma aeronave de treinamento avançado.
Além do uso para treinamento, essa aeronave foi conhecida também para apresentações acrobáticas, fazendo parte das esquadrilhas Red Arrows (RAF) e Midnight Hawks (Força Aérea Finlandesa), como também foi exportada para Forças Aéreas de outros países, para o uso de fato militar em batalhas como, por exemplo Índia, Indonésia, Zimbabwe e Malásia, em várias versões (T1A, 50, 60, 100 e outros).

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Atualmente, grande parte da frota de Hawks T Mk1 da RAF foi substituída pelo seu sucessor, o T Mk2 (Mk128), com os restantes fazendo parte do 208º Esquadrão, caracterizados pela pintura preta.

A versão apresentada pela Revell, que estou montando, é a versão comemorativa do centenário da RAF, com suas bandeiras na cor azul e amarela. Até onde pesquisei foram apenas dois aviões do esquadrão que receberam esta pintura, o de nº de Id. XX188, que é o do kit e o XX256.

Imagem
Imagem

O kit é simples e até relativamente fácil de montar, porém com bons e razoáveis detalhes, tirando alguns problemas que tive, que irei comentar mais a frente, está sendo bem divertido por sinal!

Montagem e pintura da cabine:

Imagem
(não reparem no pequeno incidente causado por um deslize na utilização do bisturi kkkkkkk)

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Preparo e pintura da parte interna da aeronave e da tubeira do jato:

Imagem
Imagem

Todas as tintas que estou usando são da Revell, Aqua Color. Diluídas pra aerógrafo com algumas gotas de Brilho Fácil, Revel Color Mix e água. A única excessão foram pros bancos e pro cinto de segurança, que usei a boa e velha acrilex diluída no Brilho Fácil, já que optei por deixar o canopy fechado e "lacrado". Dei umas duas demãos de verniz PU acetinado, também da Tom Colors, pra selar a pintura da cabine.
Ainda não me acertei com os primers... Porém, pra pintar essas peças usei o primer branco da Tom Colors pra uniformizar, seguido de primer Vallejo cinza (já que é impossível lixar ele sem arrancar, está me servindo perfeitamente apenas como base de aderência da pintura).

Encaixe da cabine e fechamento do corpo do avião:

Imagem

Para as luzes de navegação nas asas, estou fazendo um experimento que vi num tutorial postado aqui no fórum. No tutorial, a escala era um pouco maior, onde era encaixado um "palito" de sprue, pintado com as cores das lâmpadas. No meu, portanto adaptei a idéia e apenas pintei a parte interna das luzes pra poder preencher o espaço com cola CA e posteriormente lixar. Como no momento eu não tinha tinta verde, acabei usando canetas Stabilo Fine 0.4 coloridas mesmo, já que vai ficar tudo por baixo da cola seca mesmo...

Imagem
Imagem

Luzes prontas (não achei que ficou um primor, mas no fim até que deu certo, nada mal pra uma primeira tentativa):

Imagem
Imagem

Bom... como eu disse lá em cima, tive problemas apenas com algumas peças...
Não veio, no sprue, o pod do canhão 30mm ADEN, que em tese se encaixaria na parte de baixo do avião, mesmo constando no manual. Além disso, um dos tanques auxiliares de combustível veio praticamente dividido ao meio, formando um baita buraco na montagem, talvez por defeito de fabricação na injeção do plástico. Como eu quero muito botar esses tanques na minha montagem, tive que dar um jeito na raça mesmo, com Putty da Tamiya:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Deu certo kkkkkkk Ainda ficaram algumas imperfeições nesse tanque auxiliar, que pretendo corrigir.
Enfim... Caminhando pra finalização dos tanques e dos pods de foguetes Matra (que, por falta de pesquisa, fiz uma caca tampando a parte de trás de ambas por trauma dos tanques auxiliares, pq estava oco e eu achando que também foi defeito de fabricação e no fim não era kkkkkkkk na realidade esse modelo é aberto mesmo pra permitir o escape do jato dos foguetes :chorando: até poderia ter tampado pra não permitir ver até as aberturas de saída dos projéteis, mas que fosse um fechamento mais ao fundo deixando uma cavidade... e não literalmente uma tampa).

Imagem

Até o momento portanto, a montagem encontra-se em andamento, comigo trabalhando duro na funilaria geral...

quando tirei essas fotos, eu ainda estava trabahando no "correputty" que salvou e mto a minha vida kkkkkk

Imagem
Imagem

Peças do canopy lixadas com lixas 400, 800, 1500, 2000 e 2500, polidas com pasta de dente (é a 1ª vez que faço isso e fiquei MUITO surpreso com o resultado kkkkkkk) e banhadas no Brilho Fácil (vi que banhar na Future/Pledge é o recomendado, mas nossa... pagar mais de 100 pila num potinho no ML ou importar pelo eBay é "mta falta de sacanagem" e está meio fora de mão agora)

Imagem
Imagem
Imagem

Bom... esse é o ponto que parei hoje na montagem, vou postando aqui conforme vou avançando kkkkk nesse meio tempo chegaram as Mr. Surfacers que investi e, pelo pouco que já usei, pelamordedels, são milagrosas! :saudacao: :saudacao: :saudacao:

Colei o canopy com cola CA (esperando uns minutos antes de aplicar pra sair o vapor e não estragar a transparência) e a Extra Thin da Ammo. Trabalhei as juntas com os Surfacers 500 e 1500, passando papel toalha levemente embebido com thinner Anjo 2900 Eco pra tirar excessos e suavizar.

Imagem
Imagem

(RECOMENDO: O pote de 40mL de Mr. Surfacer 1500 cinza achei no Aliexpress por R$78, frete grátis e nada além daqueles R$15 que os correios cobram pra entregar, na loja Magic Power Toy&Hobby. Chegou em 2 semanas, super rápido kkkkkkk agora como o Mr. Levelling Thinner está ainda a caminho, vindo pelo eBay, vou me virando na manha com o Anjo 2900 Eco pra diluição)

...Meu primeiro post mostrando meus trabalhos kkkkkkk espero que gostem :D
Editado pela última vez por GPMendes em 03 Out 2022, 13:16, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
massruha
Membro
Mensagens: 635
Registrado em: 01 Jul 2013, 00:29
Nome: César Vinicíus
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: [Bancada] BAe Hawk T.1 (T.Mk1) - Revell - 1/72

Mensagem por massruha »

isso ai, manda brasa!!!
Imagem
Avatar do usuário
GPMendes
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 01 Jul 2022, 12:28
Nome: Glauco Pregnolatto Mendes
Agradeceu: 5 vezes
Curtiram: 1 vez

Re: [Bancada] BAe Hawk T.1 (T.Mk1) - Revell - 1/72

Mensagem por GPMendes »

Boa tarde pessoal!

Mais uma atualização do andamento da montagem...

Nesses últimos dias, apliquei surfacer nas juntas das peças e nos encaixes pra suavizar, assim como já apliquei o primer surfacer 1500 diluído pra preparar a pintura geral.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Após a secagem do primer, poli a superfície com lixas 2000 e 2500 e já parti pra pintura. Deixei as áreas internas dos trens de pouso, canopy, freio aerodinâmico na parte traseira e da tubeira do jato mascaradas.

Tintas pretas são ótimas! Kkkkkkkk diluí utilizando Brilho Fácil, Revell Acqua Mix e umas gotas de água, duas demãos no aerógrafo 0.4mm e já deu uma cobertura perfeita.

Imagem

Porém tive um problemão que, de verdade não sei se eu arrisco pra resolver ou se deixo quieto e tomo como aprendizado...
No começo tive dificuldades pra encaixar a parte frontal do canopy. A superfície interna do canopy ficou pegando na cobertura do painel de instrumentos, que ficou muito elevada na montagem... A caca começou na colagem dela que, na tentativa de fixar melhor o canopy, usei a cola líquida extra thin da Ammo Mig.

A cola de fato pode ser utilizada com segurança em peças transparentes, mas errei ao forçar um pouco mais da conta a peça contra o painel interno, que fez com que a cola subisse por ela, agindo com tudo que estava no caminho.

Como o canopy estava mascarado com a fita, a caca só foi revelada agora na hr de tirar tudo...

Imagem

Imagem

Estou quase arrancando esse canopy no bisturi e tentar consertar... Além de consertar outras coisas que também não ficaram legais no resto do canopy :chorando:
Avatar do usuário
Tchefred
Novato
Mensagens: 47
Registrado em: 23 Mar 2013, 23:09
Nome: Alfredo Fonseca
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: [Bancada] BAe Hawk T.1 (T.Mk1) - Revell - 1/72

Mensagem por Tchefred »

Já danifiquei canopy com super bonder e desde então só uso cola branca (tenaz) que além de dar uma ótima fixação não prejudica a peça por que ao secar fica completamente transparente. Exceção feita ao canopy com abertura lateral, como o Hawk, neste caso utilizo duas pequenas chapas de alumínio dobradas a 90 graus simulando dobradiças e então coladas com super bonder no canopy e na borda do cockpit.
Sayeddaniel
Membro
Mensagens: 648
Registrado em: 23 Fev 2015, 09:00
Nome: daniel andrade
Localização: São Paulo / SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 9 vezes

Re: [Bancada] BAe Hawk T.1 (T.Mk1) - Revell - 1/72

Mensagem por Sayeddaniel »

Oi Glauco, também fico muito frustrado quando algo dá errado, mas não desiste do Falcão, bola pra frente.
Abraço
Avatar do usuário
GPMendes
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 01 Jul 2022, 12:28
Nome: Glauco Pregnolatto Mendes
Agradeceu: 5 vezes
Curtiram: 1 vez

Re: [Bancada] BAe Hawk T.1 (T.Mk1) - Revell - 1/72

Mensagem por GPMendes »

Tchefred escreveu: 18 Set 2022, 17:00 Já danifiquei canopy com super bonder e desde então só uso cola branca (tenaz) que além de dar uma ótima fixação não prejudica a peça por que ao secar fica completamente transparente. Exceção feita ao canopy com abertura lateral, como o Hawk, neste caso utilizo duas pequenas chapas de alumínio dobradas a 90 graus simulando dobradiças e então coladas com super bonder no canopy e na borda do cockpit.
Pior que é, pra usar super bonder tem que tomar mó cuidado... Em outro avião que montei, pinguei super bonder numa tampinha e esperei uns minutos pro vapor do cianoacrilato evaporar. Aí deu super certo, fiz todas as janelas dele sem problemas kkkkkk mas vou começar a usar mais cola branca pra canopy e deixar quieto a história da extra thin.

Sayeddaniel escreveu: 20 Set 2022, 13:41 Oi Glauco, também fico muito frustrado quando algo dá errado, mas não desiste do Falcão, bola pra frente.
Abraço
Opa! Valeu pela força Daniel! Inclusive eu fui em frente pra consertar :D

No fim acabei tirando o canopy inteiro na manha, raspei a parte zoada com bisturi bem afiado, lixei progredindo da lixa 400 pra 2500, poli com pasta de dente e finalizei com um banho de BF.
O bom é que ainda deu pra dar umas corrigidas na pintura das partes internas, principalmente da divisória transparente que tem entre os pilotos.
Deu certo kkkkkk

Seguem umas fotos do antes...

Imagem

Imagem

...e do depois.

Imagem

Imagem

Imagem

Aí nesses últimos dias já consegui avançar bastante e finalizar a colocação dos decalques, ainda falta selar todo mundo kkkkk

As últimas fotos

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Trens de pouso, antenas e partes mais frágeis já feitas, aguardando a finalização do corpo do Hawk pra poderem serem coladas.

Imagem

Imagem

Detalhe do bico do Hawk

Imagem
Avatar do usuário
GPMendes
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 01 Jul 2022, 12:28
Nome: Glauco Pregnolatto Mendes
Agradeceu: 5 vezes
Curtiram: 1 vez

Re: [Bancada] BAe Hawk T.1 (T.Mk1) - Revell - 1/72

Mensagem por GPMendes »

Eae pessoal!

Depois de uma finalização tranquila no Hawk, fazendo alguns efeitos com wash nos compartimentos internos dos trens de pouso, um weathering de leve nos pods Matra a colagem das peças frágeis.

Para o wash, usei tinta a óleo da Corfix, misturando Marrom Van Dyck com um pouco apenas de Gris Neutro e diluindo com Aguarrás Mineral Spirits da Acrilex.

Imagem

Para o weathering nos pods, usei o pigmento Dark Brown, do kit de weathering da Revell... Gostei... aproveitei... e dei uma sujada a mais nos compartimentos de trem de pouso com esses pigmentos :D

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

(Depois de mta pesquisa e tutoriais no youtube, acho que ficou um bom resultado por ser o primeiro wash/weathering que faço na vida kkkkk :aeee: )
Avatar do usuário
GPMendes
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 01 Jul 2022, 12:28
Nome: Glauco Pregnolatto Mendes
Agradeceu: 5 vezes
Curtiram: 1 vez

Re: [Bancada] BAe Hawk T.1 (T.Mk1) - Revell - 1/72

Mensagem por GPMendes »

Bom... Pra complementar o avanço que fiz no Hawk nestes últimos dias, finalizei ele de fato :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Apresento-lhes imagens do BAe Hawk T.Mk1 devidamente finalizado:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Espero que tenham curtido o resultado :)
Estes usuários curtiram o post de GPMendes:
MVTB (04 Out 2022, 11:56)
Avatar do usuário
Pacheco
Super Membro
Mensagens: 2399
Registrado em: 12 Dez 2012, 00:35
Nome: Pacheco
Agradeceu: 0
Curtiram: 50 vezes

Re: [Expositor] BAe Hawk T.1 (T.Mk1) - Revell - 1/72

Mensagem por Pacheco »

Belo trabalho!
Avatar do usuário
LHC
Membro
Mensagens: 703
Registrado em: 11 Jul 2019, 13:47
Nome: Luis Henrique
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 24 vezes
Curtiram: 24 vezes

Re: [Expositor] BAe Hawk T.1 (T.Mk1) - Revell - 1/72

Mensagem por LHC »

Parabéns pelo trabalho e pela persistência, @GPMendes! Seu modelo ficou muito bonito e será referência para seus trabalhos futuros. Abraço!
LHC
Responder

Voltar para “Aviação”