Master-Model

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Expositor]  Skyhawk A-4E/F Hot Rod- Italeri - 1:72

Fórum dedicado aos modelos de Aviação que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Aviação

Rogério de Almeida
Membro
Mensagens: 197
Registrado em: 31 Jul 2020, 19:07
Nome: Rogério de Almeida
Localização: Campinas, SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 10 vezes

Skyhawk A-4E/F Hot Rod- Italeri - 1:72

Mensagem por Rogério de Almeida »

Pessoal, tudo bem?

Depois de muito tempo eu estou voltando a bancada e resolvi montar o kit de um Skyhawk A-4E/F (vigésima segunda montagem). O A-4 é um dos aviões que eu curto muito.

O McDonnell Douglas A-4 Skyhawk é um avião de ataque naval especialmente desenvolvido para operar a partir de porta-aviões. Foi desenvolvido nos anos 1950 para a Marinha dos Estados Unidos. Em janeiro de 1952, foi apresentado para a Marinha dos Estados Unidos um projeto em resposta a uma requisição daquela força, que necessitava de uma aeronave de ataque com capacidade nuclear, baseada em porta-aviões, com raio de ação de 555 km, capaz de transportar 908 kg de armamento e atingir velocidades de 805 km/h, pesando até 13.600 kg e que não deveria custar mais de um milhão de por unidade. a "simplicidade" do projeto agradou à Marinha Americana que autorizou a fabricação de 2 protótipos. O modelo inicial tinha comprimento de 12,01 m, peso de 5.440 kg, velocidade superior à 950 km/h, carga de armas de 2.250 kg (incluindo artefatos nucleares) e uma envergadura de apenas 8,38 m, o que dispensava a necessidade de asas dobráveis para armazenamento em porta-aviões. O primeiro vôo da nova aeronave aconteceu em 22 de junho de 1954. As primeiras unidades começaram a ser entregas para a Marinha Americana em meados de 1956 e entraram em serviço ativo em outubro do mesmo ano. A produção foi mantida até fevereiro de 1979, totalizando 2.960 exemplares construídos em pelo menos 20 versões diferentes. A último versão produzida nova para os norte-americanos foi a A-4M, uma aeronave bastante sofisticada, usada principalmente pelos esquadrões do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos e o último modelo a sair da linha de montagem foi o A-4KU, uma série especial de 30 aeronaves (mais 6 bipostos TA-4KU) fornecidos para o Kuwait mas que atualmente servem à Marinha do Brasil. A produção foi mantida até fevereiro de 1979, totalizando 2.960 exemplares construídos em pelo menos 20 versões diferentes. A última versão produzida nova para os norte-americanos foi a A-4M, uma aeronave bastante sofisticada, usada principalmente pelos esquadrões do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos e o último modelo a sair da linha de montagem foi o A-4KU, uma série especial de 30 aeronaves (mais 6 bipostos TA-4KU) fornecidos para o Kuwait mas que atualmente servem à Marinha do Brasil. Mas o A-4 possuía outros apelidos, como bantam (o equivalente em inglês ao peso galo do boxe) e scooter (patinete), uma alusão à grande altura do trem de pouso. Devido ao apelido bantam, alguns pilotos se referiam (referem) ao Skyhawk como ''galinho-de-briga'' ou bombardeiro peso galo. O nome Skyhawk significa gavião do céu. A grande versatilidade do Skyhawk fez dele uma ótima opção para diversas forças aéreas ao redor do mundo, como: Argentina (Força Aérea e Marinha), Brasil (Marinha), Israel (Força Aérea), Kuwait (Força Aérea), Singapura (Força Aérea), Austrália (Marinha), Malásia (Força Aérea ), Nova Zelândia (Força Aérea) e EUA (Marinha e Corpo de Fuzileiros) (https://pt.wikipedia.org/wiki/McDonnell ... -4_Skyhawk).

O kit escolhido para a montagem foi de um Skyhawk A-4E/F Hot Rod da Italeri, na escala 1/72, número 181 de 1989 (um rebox).

Este kit eu comprei pelo Mercado Livre (ML), usado, pois eu queria a princípio montar um A-4 da Marinha Brasileira (MB). Como nosso Skyhawks são do modelo KU resolvi montar a aeronave na versão do kit mesmo (versão E/F). O kit veio com decais da MB além dos decais originais. Como os decais originais estavam amarelados, pedi para nosso amigo Abel (de Rio Claro, São Paulo) fazer novos decais na impressora laser. Esse novos decais eu já utilizei a um tempo em uma montagem de um outro A-4 E/F, mas da Hasegawa (viewtopic.php?f=19&t=13706). O kit também veio sem o manual original me montagem, pintura e aplicação de decais impressos, mas o vendedor enviou uma versão em PDF (não completa) que ajuda pelo menos na montagem e pintura das partes internas. Para a pintura externa e aplicação dos decais utilizei como referência uma parte de um manual do Skyhawk A-4E/F da Tamiya. Outra coisa, por ser um kit usado, as peças do kit vieram destacas das árvores com algumas já montadas e pintadas (que serão pintadas novamente).

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Nessa montagem optei pela aeronave de matrícula 304. Como já tinha comentado na montagem que Skyhawk A-4E/F da Hasegawa, durante minhas pesquisas sobre a aeronave observei que o A-4 de matrícula 304 é referenciado como da versão F, similar a versão E com pequenas mudanças (assento ejetor, etc.).

O Skyhawk A-4F 304 pertenceu ao Esquadrão de Ataque 212 (VA-212), apelidado de Rampant Raiders, uma unidade de aviação da Marinha dos Estados Unidos, estabelecido como Esquadrão de Caça 212 (VF-212) em 20 de junho de 1955, e redesignado como VA-212 em 1 de abril de 1956, sendo descomissionado em 12 de dezembro de 1975 (https://en.wikipedia.org/wiki/VA-212_(U.S._Navy)).

Na sequencia seguem algumas fotos que consegui na minha pesquisa sobre essa aeronave. Observem que o 304 aparece em algumas fotos com e sem referências na "corcova" do porta aviões USS Hancok.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Não registrei a sequencia dessa montagem, pois ela foi bem básica sem fazer nada de diferente do manual.

Assim, para contribuir com os colegas iniciantes no hobby - como eu - deixo a lista de alguns materiais utilizados, especificações das tintas utilizadas e alguns detalhes que podem ajudar.

Todo material que utilizei é comprado aqui no Brasil em lojas especializadas direto no site ou pelo ML.

Para não dizer que não fiz nada no kit, fiz o tudo de pitot no nariz da aeronave com um pedacinho de uma chapa de poliestireno (PS) branca de 0,5mm que comprei no ML.

1. Montagem e funilaria
  • Utilizei as colas Tamiya Extra Thin Cement Quick-Setting e a tradicional Super Bonder. Para afunilaria em alguns pontos usei massa putty da Tamiya na cor cinza e, em outras partes, usei Super Bonder. Para o trabalho de lixa, usei uma lixa d´água número 600.
2. Pintura
  • Toda pintura foi feita com tinta acrílica diluída em álcool isopropílico para aplicação com aerógrafo. O aerógrafo utilizado foi um Steula BC-61 de 2mm com um compressor mini da OneTools.

    Para o mascaramento da pintura eu utilizei as fitas (masking tape) da Mig Ammo by Jimenez.
2.1 Cockpit
  • Flat Dark Gray 4754AP FS 26173 da Italeri;
    Olive Drab FS 34087 H304 da Hobby Color;
    XF-1 Flat Black da Tamiya; e
    XF-16 Fllat Aluminium da Tamiya (para fazer o dry-brush no painel de instrumentos)
2.1. Aeronave (fuselagem, asas, bocal da turbina, etc.). Todas as tintas da Tamiya:
  • XF-19 Sky Grey;
    XF-1 Flat Black;
    X-2 White;
    XF-24 Dark Grey;
    X-10 Gum Metal;
    X-7 Red;
    X-4 Blue; e
    XF-85 Rubber Black.

    Pelas fotos observei que as partes internas das portas dos trens de pouso são brancas, mas usei o vermelho seguindo as poucas informações de pintura do manual.
3. Verniz e decais
  • Depois da aeronave pintada, eu apliquei o verniz acrílico brilhante da Tom Colors.

    Na sequencia apliquei os decais fixando-os com o Decal Adhesive Softener Type da Tamiya (que fixa e amacia) para depois aplicar mais uma dem"ao do verniz acrílico brilhante da Tom Colors. Desta forma, tentei minimizar o silvering dos decais.

    Decais aplicados e protegidos com algumas camadas de verniz, eu fiz o olimento da aeronave usando o tradicional filtro de papel para cafeteira elétrica. procurando deixar a superfície mais lisa.
4. Wash e Weathering
  • O kit em grande parte é em alto relevo. Fiz o wash nos detalhes em baixo relevo, para isso usei a tinta óleo Terra Sobra Natural da Gato Preto diluída em Aguarrás Mineral da Acrilex.

    Depois do wash, apliquei algumas camadas de verniz acetinado da Tom Colors.

    Para finalizar, fiz um pouco de chipping nas asas, radome, sonda de reabastecimento e entradas de ar da turnina com as tintas Yellow Green e XF-16 Flat Aluminium, ambas da Tamiya, usando a técnica da esponja.

    Fiz também um dry-brush com a XF-1 Flat Black da Tamiya nos porões dos trens de pouso para dar um ar de sujeira e destacar os detalhes em alto relevo.
Enfim, na sequencia seguem as fotos de nosso Skyhawk A-4F. Acho que ficou mediano, pois ainda tenho dificuldade para fazer um bom wash e um bom weathering. Não sei, mas sempre acho que sujei demais a aeronave!

Bem, essa é minha ultima montagem deste ano. Aproveito para desejar a todos e familiares um Feliz e Próspero 2022. Um grande abraço a todos. Agradeço pelos comentários e dicas que vocês fizeram em minhas outras montagens.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Henricão
Super Membro
Mensagens: 3442
Registrado em: 13 Jan 2013, 11:13
Nome: Henrique Afonso Rodrigues
Localização: Telêmaco Borba - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 47 vezes

Re: Skyhawk A-4E/F Hot Rod- Italeri - 1:72

Mensagem por Henricão »

Fala, Rogerio!!!
Ficou muito bonito, amigo!
Parabéns mais uma vez! :clap: :clap: :clap:
Avatar do usuário
jose pedro
Membro
Mensagens: 67
Registrado em: 02 Abr 2017, 15:27
Nome: José Pedro Leonardo Pires
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Skyhawk A-4E/F Hot Rod- Italeri - 1:72

Mensagem por jose pedro »

Bem fixe!
Esse foi o primeiro kit de um avião a jato que montei, faz talvez uns 25 anos!
Muito obrigado pela partilha.
Avatar do usuário
Pacheco
Super Membro
Mensagens: 2399
Registrado em: 12 Dez 2012, 00:35
Nome: Pacheco
Agradeceu: 0
Curtiram: 50 vezes

Re: Skyhawk A-4E/F Hot Rod- Italeri - 1:72

Mensagem por Pacheco »

Muito legal este modelo.
Tenho dois destes.
Abraços.
Rogério de Almeida
Membro
Mensagens: 197
Registrado em: 31 Jul 2020, 19:07
Nome: Rogério de Almeida
Localização: Campinas, SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 10 vezes

Re: Skyhawk A-4E/F Hot Rod- Italeri - 1:72

Mensagem por Rogério de Almeida »

Henricão escreveu:Fala, Rogerio!!!
Ficou muito bonito, amigo!
Parabéns mais uma vez! :clap: :clap: :clap:
Valeu Henrique :thumbup: muito obrigado pelo comentário.

Abraços.
Rogério de Almeida
Membro
Mensagens: 197
Registrado em: 31 Jul 2020, 19:07
Nome: Rogério de Almeida
Localização: Campinas, SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 10 vezes

Re: Skyhawk A-4E/F Hot Rod- Italeri - 1:72

Mensagem por Rogério de Almeida »

jose pedro escreveu:Bem fixe!
Esse foi o primeiro kit de um avião a jato que montei, faz talvez uns 25 anos!
Muito obrigado pela partilha.
Muito obrigado José Pedro. Legal saber que esse foi seu primeiro kit. Adoro os A-4. Que massa!

Valeu pelo comentário :thumbup:

Abraços
Rogério de Almeida
Membro
Mensagens: 197
Registrado em: 31 Jul 2020, 19:07
Nome: Rogério de Almeida
Localização: Campinas, SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 10 vezes

Re: Skyhawk A-4E/F Hot Rod- Italeri - 1:72

Mensagem por Rogério de Almeida »

Pacheco escreveu:Muito legal este modelo.
Tenho dois destes.
Abraços.
Obrigado pela mensagem Pacheco :thumbup:

Você tem dois desses?! Que legal. Eu achei um kit simples, mas com um pouco de dedicação, dá para fazer uma montagem legal ... mas ainda estou tentado acertar a mão no wash e no weathering.

Comprei esse kit usado no Mercado Livre para montar um A-4 da nossa marinha, mas resolvi montar uma das versões no kit original.

Agora tenho dois kits de A-4 aqui, um da Airfix e outro da Lindberg com danos de batalha. Mas ficam para 2022.

Valeu.

Abraços.
Avatar do usuário
Jetcommando
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: 31 Ago 2021, 12:20
Nome: Volmir da Rosa Batista
Localização: Esteio/RS
Agradeceu: 6 vezes
Curtiram: 4 vezes

Re: Skyhawk A-4E/F Hot Rod- Italeri - 1:72

Mensagem por Jetcommando »

Opa ! Montei esse kit também...

Imagem

Acho que fizeste bem em usar um decal "aftermarket"; tenho a impressão que alguns decais do kit estavam super dimensionados :( ... mas o resultado final dá um bom caldo :mrgreen:

Abraço do Jet 8-)
Sayeddaniel
Membro
Mensagens: 648
Registrado em: 23 Fev 2015, 09:00
Nome: daniel andrade
Localização: São Paulo / SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 9 vezes

Re: Skyhawk A-4E/F Hot Rod- Italeri - 1:72

Mensagem por Sayeddaniel »

Parabéns pela 22ª montagem, ficou 10 o Skyhawk. Também já montei esse kit, quando relançado pela Tamiya: viewtopic.php?p=406063&hilit=skyhawk#p406063
Abraço.
Rogério de Almeida
Membro
Mensagens: 197
Registrado em: 31 Jul 2020, 19:07
Nome: Rogério de Almeida
Localização: Campinas, SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 10 vezes

Re: Skyhawk A-4E/F Hot Rod- Italeri - 1:72

Mensagem por Rogério de Almeida »

Sayeddaniel escreveu: 20 Set 2022, 14:14 Parabéns pela 22ª montagem, ficou 10 o Skyhawk. Também já montei esse kit, quando relançado pela Tamiya: viewtopic.php?p=406063&hilit=skyhawk#p406063
Abraço.
Obrigado Daniel. Valeu mesmo.

Caraca, sua montagem ficou lindona.

Abraçcos.
Responder

Voltar para “Aviação”