Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Expositor]  Russian Tank T-55A / Revell / 1:72

Fórum dedicado aos modelos de Militaria que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Militaria

Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Russian Tank T-55A / Revell / 1:72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Olá,

Esse é o primeiro blindado que monto. Estou começando no hobby e não tenho bagagem e conhecimento técnico sobre veículos militares. Estou no hobby pelo prazer da montagem em si. Me desculpem quaisquer impropriedades técnicas ou pela falta de conhecimento militar heheheheh

Não sei se esta é a forma certa de fazer, mas minha idéia é expor aqui a montagem pra receber as críticas, dividir minhas dificuldades, tentar sanar algumas dúvidas que tive e aprender mais sobre o hobby.

Então, lá vai:

Apesar da minha pouca experiência, o kit me pareceu bem ok. Não tinha quase nada de rebarbas, as instruções são suficientes pra assegurar a montagem tranquila, sem problema de encaixes e tem uns detalhes que achei bem legais.

O kit tem opção de 4 modelos. Escolhi o da 6th Guards Tank Division, 78th Guards Tank Regimento, Group Of Soviet Forces in Germany.

A pintura foi feita com pincel, com tinta acrílica Revell Aqua, Olivgrun no “corpo” do tanque e Anthrazit nas esteiras, não usei primer.

Imagem


Imagem
Imagem

Usei Brilho Fácil no pincel como verniz, pois é o que tenho, estou fazendo 6 demão pra garantir uma selagem adequada. Porém não estou muito satisfeito. Aceitaria sugestões do que usar, já que não uso aerógrafo.


Imagem
ImagemImagem

Depois apliquei os decalques e usei Mr. Marker Softer e depois mais 6 demão no pincel de Brilho Fácil ( tenho q mudar isso! Heheheheh aceito muito sugestões! ). Será que posso usar menos demãos sem botar a pintura em risco pro wash?

Em seguida, fiz um Dry Brush nas esteiras com cor weissaluminum ( tinta enamel war scenic ) e depois um wash com tinta óleo Acrilex Preto com Terra de Siena Queimada e Ecosolv. Limpei o wash 1-2 horas depois com cotonete seco.

Depois do wash ficou uma marca feia perto das bordas. Depois sumiu com o verniz fosco, mas não sei se era normal aquilo! Seria assim mesmo?

Imagem
Imagem
Imagem

Nesse momento da montagem aconteceu algo terrível! Terrível! Minha secretária limpou a mesa e jogou fora a metralhadora e algumas pequenas partes q soltaram e eu ia colar depois!

Então, a partir de agora, e deixo como sugestão, cuidado máximo nesse momento tenso da limpeza da mesa. :)

Depois fiz um chipping com Revell Aqua acrílica Panzergrau e weissaluminum enamel War Scenic. Tive dificuldade nessa fase, preciso melhorar a técnica. Usei pincel e esponja.

A seguir, apliquei giz de cera escolar Faber Castel raspado ( dos filhos Imagem), preto e marrom, Imagem
pra imitar sujeira nas rodas, esteiras e etc e depois verniz fosco da Acrilex.

Imagem
Imagem
Imagem


É isso pessoal! Claro que tem muito improviso na montagem, o que pretendo ir aperfeiçoando com o tempo e com a aquisição dos materiais. Me diverti muito.

Na minha cidade, Belém, não temos loja especializada. Mas devagar pretendo continuar e ir evoluindo.

Aproveito pra dizer que tenho aprendido muito aqui no fórum e pretendo continuar seguindo e acompanhando.

Abraços.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Helinho Correa
Membro
Mensagens: 52
Registrado em: 29 Jun 2020, 12:51
Nome: Helinho Correa
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Russian Tank T-55A / Revell / 1:72

Mensagem por Helinho Correa »

Gostei da pintura, não ficaram as marcas de pincel. Qto ao wash, lavado, utilize o marrom escuro com um pouco de preto, o dry brusch faça no tanque inteiro subindo um tom no verde aplicado. O wash é realmente para ficar sujo nos cantos e frestas. Nas esteiras faça um wash (bem diluído) com Raw Umber, imita a ferrugem e tb as pinte de cinza escuro e não preto. Qto a alumínio, muito cuidado ao utilizar, pois a superfície tem que ter um atrito constante, o ideal é a utilização de gun metal e grafite, ou cinza e depois grafite (ponta de lápis em ambos os casos). . Para sujeira, opte por giz pastel, basta ralá-lo em uma pequena tela de metal, raspá-lo ou utilizar uma lixa, pode ser misturado para se obter vários tons.
Ficou muito bom para seu primeiro modelo, gostei do resultado.
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: Russian Tank T-55A / Revell / 1:72

Mensagem por pgplasti »

Ficou bom mesmo
Qto ao BF e isso mesmo tem de passar bastante
Eu recentemente dei apenas 2 demãos com aerógrafo e deu problema
Vou fazer um teste com verniz acrílico da Dryco p substituição do BF mas vc pode utilizar o verniz da Acrilex também que é fácil de achar em qualquer cidade
Opte pelo da lata
Parabéns
Que seja justo e perfeito
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Russian Tank T-55A / Revell / 1:72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Helinho Correa escreveu:Gostei da pintura, não ficaram as marcas de pincel. Qto ao wash, lavado, utilize o marrom escuro com um pouco de preto, o dry brusch faça no tanque inteiro subindo um tom no verde aplicado. O wash é realmente para ficar sujo nos cantos e frestas. Nas esteiras faça um wash (bem diluído) com Raw Umber, imita a ferrugem e tb as pinte de cinza escuro e não preto. Qto a alumínio, muito cuidado ao utilizar, pois a superfície tem que ter um atrito constante, o ideal é a utilização de gun metal e grafite, ou cinza e depois grafite (ponta de lápis em ambos os casos). . Para sujeira, opte por giz pastel, basta ralá-lo em uma pequena tela de metal, raspá-lo ou utilizar uma lixa, pode ser misturado para se obter vários tons.
Ficou muito bom para seu primeiro modelo, gostei do resultado.
Olá Helinho!

Muito obrigado pelas considerações!

Todas devidamente anotadas.

No próximo já uso elas.

Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Russian Tank T-55A / Revell / 1:72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

pgplasti escreveu:Ficou bom mesmo
Qto ao BF e isso mesmo tem de passar bastante
Eu recentemente dei apenas 2 demãos com aerógrafo e deu problema
Vou fazer um teste com verniz acrílico da Dryco p substituição do BF mas vc pode utilizar o verniz da Acrilex também que é fácil de achar em qualquer cidade
Opte pelo da lata
Parabéns
Valeu!

Li algo aqui no fórum sobre as tintas da Dryco poderem ser usadas com pincel.

Se o verniz seguir o mesmo raciocínio é uma boa! Importante o fato de ser material nacional, também.

O brilhoso da Acrilex estou com receio de tentar e dar problema Imagem Vou criar coragem uma hora dessas e comprar.


Obrigado mais uma vez pelas considerações .


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: Russian Tank T-55A / Revell / 1:72

Mensagem por Thunderbolt »

É impressão minha ou tem dois tópicos abertos para a mesma montagem?
Seja como for, está uma beleza :thumbup:
Responder

Voltar para “Militaria”