SemperFi

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Dica amaciante de Decais - Metanol/Etanol

Fórum dedicado ao compartilhamento do conhecimento de técnicas e materiais.
Poderemos usar esse fórum para:
- Descrever técnicas utilizadas em forma de tutoriais
- Apresentar dicas de materiais, técnicas, fontes de consultas externas, etc;
- Retirar dúvidas de uma técnica. material, kits, etc.
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Dica amaciante de Decais - Metanol/Etanol

Mensagem por pabloaantunes »

Amigos!

Saiu no site da Hiro umas dicas sobre aplicação de decais. Fiz a tradução pelo google mesmo:

"Dicas extras:

1) use água fervente (90 a 100 graus Celsius) para remover o decalque da folha de suporte. Isso não apenas suaviza os decalques, como também dificulta a quebra dos decalques.

2) existem vários amaciadores de decalques no mercado, mas sua força varia dependendo do fabricante. Recomendamos o uso de álcool combustível (como metanol / etanol etc.) em nossos decalques - observe que existem vários produtos com álcool combustível no mercado e diferem bastante na concentração. Teste primeiro com decalques desnecessários para ver se o álcool funciona com os decalques - se forte demais, o álcool queima através dos decalques.

3) o adesivo suavizará lentamente à medida que você passa álcool nele. Demora algum tempo para os resultados aparecerem.

4) depois de escovar completamente o decalque, deixe-o em paz por 2 a 3 minutos. Os adesivos diminuem à medida que o álcool é evaporado e removem as rugas do adesivo ao mesmo tempo.

5) use um pano limpo embebido em um pouco de água morna e ajuste o decalque conforme necessário. Use leve pressão."

Agua quente já tinha ouvido, mas etanol nunca!!!! Bora comprar meio litro no posto da esquina?

No link abaixo tem a página e um vídeo do cara aplicando

http://www.modelfactoryhiro.com/new/en/archives/33160
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8438
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 31 vezes

Re: Dica amaciante de Decais - Metanol/Etanol

Mensagem por NightRider »

Isso para mim é novidade. Quem será o primeiro a experimentar ?

Um abraço !
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Dica amaciante de Decais - Metanol/Etanol

Mensagem por pabloaantunes »

NightRider escreveu:Isso para mim é novidade. Quem será o primeiro a experimentar ?

Um abraço !
Tô me coçando aqui para testar rss...

Bom nessas coisas é o Anghinoni. Logo ele deve ler e comentar algo aqui.

Abs
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3382
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 93 vezes

Re: Dica amaciante de Decais - Metanol/Etanol

Mensagem por Flying Pancake »

Eita, essa é diferente mesmo.

De olho aqui pra saber se da certo :thumbup:
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Dica amaciante de Decais - Metanol/Etanol

Mensagem por anghinoni »

isso do alcool combustivel nao sabia e nem recomendaria porque é altamente cancerigeno. Eu duvido que tenha metanol nos amaciantes de decal. o que eu tenho certeza que tem é acido acetico (vinagre)pelo cheiro e porque ja me falaram que o amaciante mais forte que existe é o vinagre puro.
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Dica amaciante de Decais - Metanol/Etanol

Mensagem por pabloaantunes »

anghinoni escreveu:isso do alcool combustivel nao sabia e nem recomendaria porque é altamente cancerigeno. Eu duvido que tenha metanol nos amaciantes de decal. o que eu tenho certeza que tem é acido acetico (vinagre)pelo cheiro e porque ja me falaram que o amaciante mais forte que existe é o vinagre puro.
E aí...acabou de sair uma alteração na redação no site deles:

"existem vários amaciadores de decalques no mercado para remover rugas dos decalques, mas sua força varia de acordo com o fabricante. No vídeo, usamos álcool combustível (álcool usado como combustível de lâmpada com uma mistura de 95% de metanol e 5% de etanol) - observe que vários produtos alcoólicos existem no mercado e diferem bastante em concentração e diluição. Teste primeiro com decalques desnecessários para ver se o álcool funciona com os decalques - se forte demais, o álcool queima através dos decalques. Observe que não é absolutamente necessário o uso de álcool, a menos que os decalques não estejam se ajustando bem, ou se os amaciadores de decalques de terceiros não estiverem funcionando bem - experimente vários produtos do mercado e encontre o que melhor lhe convier.
Avatar do usuário
Kakadu
Super Membro
Mensagens: 1008
Registrado em: 06 Abr 2015, 16:37
Nome: Flávio Pedroza
Localização: Pernambuco
Agradeceu: 72 vezes
Curtiram: 35 vezes

Re: Dica amaciante de Decais - Metanol/Etanol

Mensagem por Kakadu »

Acredito que o uso deste tipo de alcool poderá prejudicar a pintura na qual o decal está sendo aplicado sobre.
Responder

Voltar para “Tutoriais, Dicas e Dúvidas”