Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Ajuda com pintura

Fórum dedicado ao compartilhamento do conhecimento de técnicas e materiais.
Poderemos usar esse fórum para:
- Descrever técnicas utilizadas em forma de tutoriais
- Apresentar dicas de materiais, técnicas, fontes de consultas externas, etc;
- Retirar dúvidas de uma técnica. material, kits, etc.
Avatar do usuário
Michel Oliveira
Acabei de Chegar
Mensagens: 4
Registrado em: 23 Jan 2019, 20:34
Nome: michel oliveira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Ajuda com pintura

Mensagem por Michel Oliveira »

Oi Pessoal, boa noite. Sou novo no forum e no modelismo, então já peço desculpas de antemão se estou postando no lugar errado

bom, como disse antes, sou novo no modelismo e estou tento bastante dificuldade com a pintura

comprei a tinta acrilica da revell, que li em algum lugar que precisa diluir com agua antes pra pintar. Mas quando diluo, ela mal pega no plástico. Tem algum problema de pintar sem diluir?

Outra coisa, tentei usar fita crepe pra tampar as partes do meu a320 (tbm da revell) que eu nao queria pintar... mas a tinta escorreu pra debaixo da fita. Alguma dica nesse sentido?
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Ajuda com pintura

Mensagem por anghinoni »

Oi michel. voce esta pintando com pincel ou aerógrafo?
Avatar do usuário
Michel Oliveira
Acabei de Chegar
Mensagens: 4
Registrado em: 23 Jan 2019, 20:34
Nome: michel oliveira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ajuda com pintura

Mensagem por Michel Oliveira »

anghinoni escreveu:Oi michel. voce esta pintando com pincel ou aerógrafo?
Com pincel!! Aerografo por enquanto ta fora dos planos..
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Ajuda com pintura

Mensagem por anghinoni »

bem, eu uso aerografo desde o começo, vamos esperar a galera do pincel aparecer.
Avatar do usuário
Corbini
Membro
Mensagens: 294
Registrado em: 23 Out 2012, 12:28
Nome: Lucas Stenico Corbini
Localização: Limeira-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ajuda com pintura

Mensagem por Corbini »

Fala Michel, beleza?

Seja bem-vindo :thumbup:

Cara, eu uso pouco pincel, quando comecei no hobby iniciei no pincel também, pelo que você falou deve ser algo relacionado a proporção de diluição, você deve estar diluindo muito a tinta e ela deve ter ficado bem rala, por isso não pega no plástico ou escorre por dentro da fita.

Pode ser isso, a proporção exata da diluição para pincel eu não sei te dizer, mas deve ser algo em torno de 1:1 ou até menos :pensando: :pensando: :pensando:

Uma dica é você testar nos sprues primeiro antes de pintar a peça, ai você vai acertando a diluição.

Vamos ver o que o pessoal do pincel tem a dizer... :thumbup:

Abraço!
Lucas S. Corbini
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ajuda com pintura

Mensagem por Tiago Guilger »

Fala Michel!

primeiramente, seja bem vindo!

Eu gosto de pintar com pincel, e as tintas acrílicas puras (revell, humbrol, acrilex) são minhas favoritas!
Mas vamos aos problemas: a tinta acrílica direto no plástico, não tem praticamente ancoragem nenhuma (digo praticamente, porque isso muda de cor para cor, cada pigmento tem uma característica), e isso pode ser resolvido de duas maneiras:

primeiro: usando um primer antes da pintura. O primer tem a função de isolar o plástico, realçar defeitos e melhorar a fixação da tinta. Eu gosto e uso bastante o primer da acrilex, é bom, barato e sem cheiro. Mas as vezes, sem se atentar ao segundo item que vou citar, mesmo o primer pode ter dificuldade de "grudar" no plastico.

segundo: o plastico dos kits em geral vem bem brilhante e bonito, mas isso é um inimigo da pintura. Quanto mais brilhante, mas liso é, e mais difícil da tinta ancorar... mas, é fácil de resolver! Antes de tudo, é bom dar uma boa lavada no kit com água e sabão neutro para tirar algum resíduo de desmoldante, gorduras e etc (eu as vezes eu pulo essa parte, porque fazendo a etapa seguinte, praticamente você resolve ela também), mas você também pode passar uma lixa de grão bem fininho, 1200 ou 2500, (eu faço assim) ou uma esponja abrasiva de grão micro também, com cuidado pra não matar os detalhes, até tirar o brilho do plástico. Fazendo isso, e aplicando o primer, nunca mais vai ter problema (com nenhum tipo de tinta).

Vamos ao segundo problema, da tinta entrando por baixo da fita:

100% relacionado a diluição. A tinta quando vamos diluir pro aerógrafo, costumamos diluir até o o que chamamos de "ponto de leite", que nada mais é do que diluir a tinta até ficar com a mesma "textura" do leite. Como vemos isso? Pegue um copo de leite, e veja como ele escorre pelo vidro do copo... a tinta tem que escorrer igual. Simples assim!

Mas e no pincel? Bom, eu sempre diluo a olho, não tenho uma receita certa, porque mesmo tintas de mesma marca, mudam de textura de cor pra cor, exigindo mais ou menos diluente (água mesmo, no caso das acrílicas, mas pode ser usando vidrex - limpa vidros, ou cera brilho fácil incolor)... tente ir fazendo testes, mas no geral eu deixo um pouco mais "grossa" do que deixaria pro aero, e já resolve. Dica importante: mais vale pintar com várias demãos finas do que com uma grossa, o acabamento fica muuuuito melhor!!

E sobre vazar na fita? Pincel muito carregado de tinta muito diluída! Pra não acontecer, passe o pincel quase seco quando chegar perto das máscaras, evitando pintar no sentido contra a fita, pra não empurrar a tinta pra baixo...

Se tiver mais alguma dúvida (ou se eu deixei alguma dúvida), é só falar!

E abra um tópico com a montagem e poste fotos do andamento, é mais fácil pra tirar alguma dúvida se surgir, e o pessoal ir ajudando.

Abraços!!
Avatar do usuário
cesar2b
Super Membro
Mensagens: 2311
Registrado em: 29 Nov 2012, 08:47
Nome: Cesar Vieceli
Localização: Porto Alegre RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ajuda com pintura

Mensagem por cesar2b »

Opa seja bem vindo!
Em relação a tinta, nosso amigo ja explicou.

Sobre mascarar, pintar areas mascaradas é meio chatinho no pincel, mas segue algumas dicas:
O ideal é utilizar uma fita especial para mascaramento, pois a crepe pode danificar a pintura de baixo o ideal seria aquela fita amarela ou automotiva que sao especiais para isso. Voce pode até usar aquela azul para construção (eu uso)as se for mascarar partes pintadas com ela, da uma "desgastada" na cola dela colando ela em alguns lugares.
Se nao conseguir comprar a azul ou as outras, da uma desgastada na cola da fita crepe!
Para evitar borrar com pincel, o certo e que voce nunca pinte na direção da fita e sempre comece a pintar da fita para o meio do modelo, pois se voce pintar na direção da fita voce acaba "empurrando" tinta para baixo dela.

Uma outra dica que dou caso continue nao conseguindo um bom resultado é utilizar tinta em spray, pois o acabamento é melhor

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk
Avatar do usuário
Michel Oliveira
Acabei de Chegar
Mensagens: 4
Registrado em: 23 Jan 2019, 20:34
Nome: michel oliveira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ajuda com pintura

Mensagem por Michel Oliveira »

Pessoal, bom dia e muito obrigado pelas boas vindas!

muitíssimo obrigado a todos pelas dicas, anotei todas e vou testar no fim de semana.

Thiago, sobre o primer, seria esse que vc está falando?

https://acrilex.com.br/produtos/linha-b ... t-e-vidro/

ou seria esse aqui:

https://www.google.com/shopping/product ... Ar8Q8gIIbQ
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ajuda com pintura

Mensagem por Tiago Guilger »

Michel Oliveira escreveu:Pessoal, bom dia e muito obrigado pelas boas vindas!

muitíssimo obrigado a todos pelas dicas, anotei todas e vou testar no fim de semana.

Thiago, sobre o primer, seria esse que vc está falando?

https://acrilex.com.br/produtos/linha-b ... t-e-vidro/

ou seria esse aqui:

https://www.google.com/shopping/product ... Ar8Q8gIIbQ
é esse mesmo :thumbup:

Imagem

existem muitos tipos de primers, de marcas proprias para o hobby, automotivos, e etc, que são inclusive melhores do que esse aí da acrilex... mas pra começar, é ótimo (tanto que comprei esse pra começar e uso até hoje :lol: :lol: :lol: )
Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8490
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan МиГ-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: RE: Re: Ajuda com pintura

Mensagem por Galttar »

Tiago Guilger escreveu:
Michel Oliveira escreveu:Pessoal, bom dia e muito obrigado pelas boas vindas!

muitíssimo obrigado a todos pelas dicas, anotei todas e vou testar no fim de semana.

Thiago, sobre o primer, seria esse que vc está falando?

https://acrilex.com.br/produtos/linha-b ... t-e-vidro/

ou seria esse aqui:

https://www.google.com/shopping/product ... Ar8Q8gIIbQ
é esse mesmo Imagem

Imagem

existem muitos tipos de primers, de marcas proprias para o hobby, automotivos, e etc, que são inclusive melhores do que esse aí da acrilex... mas pra começar, é ótimo (tanto que comprei esse pra começar e uso até hoje Imagem Imagem Imagem )
Lembrando que para atingir o objetivo do Primer, não é necessário deixar extremamente branco, vai aplicando pequenas demãos até clarear o plástico, assim que notar a cobertura foi feita, pode passar para a pintura.

---

Instagram: artur.galttar
YouTube: galttar
Responder

Voltar para “Tutoriais, Dicas e Dúvidas”