HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  Yakovlev Yak-1b - Eduard/Accurate - 1/48

Moderadores: mvleonardo, Moderadores GT

LucasLL
Membro
Mensagens: 188
Registrado em: 08 Jul 2016, 09:51
Nome: Lucas Lopes Lanna
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Yakovlev Yak-1b - Eduard/Accurate - 1/48

Mensagem por LucasLL »

Pessoal, só pra testar o postimage:

Imagem
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: Yakovlev Yak-1b - Eduard/Accurate - 1/48

Mensagem por Thunderbolt »

Está aparecendo perfeitamente Lucas.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
LucasLL
Membro
Mensagens: 188
Registrado em: 08 Jul 2016, 09:51
Nome: Lucas Lopes Lanna
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Yakovlev Yak-1b - Eduard/Accurate - 1/48

Mensagem por LucasLL »

Ué, parece que o Postimage voltou a funcionar direito. Espero que não dê mais problemas. Bom, vou atualizar a montagem da forma tradicional e torcer pra dar tudo certo, caso dê algum problema a gente vê depois como resolver.

Na foto acima, eu pintei essa peça da hélice (que não sei o nome) de AK Xtreme Metal alumínio, para testar a técnica de chipping usando o AK Heavy Chipping. Apliquei com o aerógrafo, três camadas, deixando secar entre uma e outra. Depois de seca a última, apliquei nas peças umas quatro camadas de vermelho Gunze H3. Depois de secar, molhei com água e comecei os desgastes. Resultado, já montado:

Imagem
Foi bastante trabalho pra pouco resultado, mas gostei mesmo assim, pois essa técnica de dá mais controle do que tentar reproduzir o descascado com esponja ou pincel.

Depois foi a vez de pintar os pneus com Gunze H77 e uns 15 minutos depois, com uma lixa d'água 2000 molhada em água, retirar a tinta dos escritos:

Imagem

Daí foi a pintura do avião. Infelizmente esqueci de tirar as fotos por etapa, mas o ponto difícil da pintura foi a sugestão de cores que a Eduard forneceu, Gunze H317 para AMT-11 e Gunze H331 para AMT-12, além de H323 para AMT-7. O H323 eu não tenho, então tive que fazer meu próprio azul, como imagino que seria o AMT-7, mas os cinzas eu tenho. Acontece que o contraste entre os dois ficou muito ruim, como mostra a foto:

Imagem
Praticamente imperceptível.

Aliás, pra resolver o problema de como aplicar o decalque da faixa amarela, eu tive que escanear a folha de decalques para usar o decalque específico como molde para fazer a máscara, e assim eu poderia pintar de AMT-11, mascarar e depois pintar de AMT-12:

Imagem

Imagem

Voltando ao problema do AMT-11, procurei bastante na internet por uma forma de se chegar à essa cor, mas não existe um consenso, então resolvi fazer qualquer cor que achasse parecido ao contraste da foto original (não consigo postar ela aqui, mas quem tiver curiosidade, é só procurar no google Yak-1b pokrovkiy). Aí achei alguém que fez essa cor misturando cinco gotas de H32 com uma de H305. Achei muito escuro, então coloquei mais uma cor de H305. O azul eu fiz com 10 gotas de H67, três gotas de H1 e duas gotas de H5. O resultado final da pintura foi esse:

Imagem
Mascaramento para pintar faixa branca nos bordos de ataque.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois envernizei com duas camadas de AK Intermediate Gauzy Agent, ficando assim:

Imagem

Imagem

Então apliquei os decais:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
E a Eduard, junto com a Cartograf, nos trollou com essa falha, que eu corrigi cortando à mão-livre uma fita máscara e pintando com Gunze H24:

Imagem

Bem, por enquanto é isso, daqui pra frente é terminar algumas peças pequenas, e fazer o wash e o envelhecimento.
Até mais, galera!
LucasLL
Membro
Mensagens: 188
Registrado em: 08 Jul 2016, 09:51
Nome: Lucas Lopes Lanna
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Yakovlev Yak-1b - Eduard/Accurate - 1/48

Mensagem por LucasLL »

Pessoal, depois de meses afastado do hobby, resolvi voltar. Dessa vez não tive desculpas, me afastei por ter perdido um pouco do entusiasmo mesmo. Mas consegui recuperá-lo um pouco e dei continuidade ao nosso amigo aqui.

Depois de aplicado o decalque, foi a vez do wash, mas antes, tive um pequeno contratempo com a pintura de um pequeno painel cinza:

Imagem
Essa lambança foi corrigida com pincel.

Imagem

Imagem


Me desculpem, mas as fotos das laterais da fuselagem ficaram muito escuras e não puderam ser aproveitadas aqui. Depois do wash, eu selei novamente o Yak com Ak Gauzy Agent pra proteger pra próxima etapa, que foi sujar o avião. Comecei por tentar recriar manchas de terra na parte de baixo,nas áreas onde era mais provável que os pneus jogassem terra. Para isso, comecei usando tintas à óleo Acrilex de diversos tons de marrom e preto, misturadas sem diluição, passadas com um pincel, e espalhadas com guardanapo e cotonets. Fiz isso com bastante calma, com a intenção de deixar o mais natural possível:

Imagem

Imagem
Aqui, o excesso da tinta foi removida com guardanapo e cotonets.

Esse processo foi repetido mais algumas vezes, acredito que mais umas três. Além disso, sujei outras partes do avião, tanto de terra, onde a tripulação acabava pisando, quanto de uma cor mais escura, tentando recriar uma sujeira mais "química" como óleo e graxa, por exemplo perto dos radiadores, e na junção de painéis, por exemplo, perto do motor. Reproduzi também respingos de lama na parte de baixo, diluindo bem a tinta à óleo em terebentina e "espirrando" a tinta com um pincel auxiliado por um palito de dentes. Fiz o descascado da tinta com Gunze H8 (alumínio) com um pincel bem fino e também com palito de dentes. A fuligem do escape foi feita com pigmento da Parabellum. Me desculpem por não ter foto etapa por etapa de cada técnica, mas às vezes, num ritmo mais acelerado, acabo me esquecendo de tirar fotos, e à vezes eu até tiro, mas como sou péssimo em fotografia, as fotos acabam ficando imprestáveis :oops: :oops: . Mil perdões. Prometo que vou continuar tentando melhorar esse defeito meu, pra tentar fazer um GT mais digno da companhia de vcs ;) .

Imagem
Tenho essa foto do meio do processo. Aqui, sujeira foi adicionada onde a tripulação andava para abastecer os tanques nas asas. Manchas de combustível foram feitas usando Ak Interactive Kerosene Leaks and Stains.

Imagem
Outra foto. Essa mostra mais sujeira, os respingos de lama e também os descascados.

Por enquanto é isso. Espero terminá-lo ainda nessa semana. Abraços!
Avatar do usuário
leaopersico
Super Membro
Mensagens: 16202
Registrado em: 27 Set 2014, 06:07
Nome: Lenilson Leão
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: MiG-29 "The Swifts" - 1:144 - Revell GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4E Phantom II - Academy - 1/144 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4E Phantom II - Academy - 1/144 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: U.S. Navy LST Landing Craft - Testors - 1:613 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Resgate no Paredão Noroeste - 1/35 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Porta aviões - Revell - 1/700 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: F117 A Stealth Fighter - Revell - 1/144 GT 06 - Militaria "Buzão" - Montagem: Monty's Caravan - Revell - 1:76 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Panzer II Ausf B - Dragon 1/144 (2014) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Panzer III Ausf. E - Dragon 1/144 (2014) GT 08 - Trucks Militares - Montagem: Pak 40 75mm Anti-tank Gun & Truck - Airfix - 1/76 GT 10 - Figuras - Montagem: North American Black Bear & Cubs - Atlantis - 1/12 GT 10 - Figuras - Montagem: Avanço Lento - Figura Genérica - 1/35 GT 10 - Figuras - Montagem: Destruidor - Impressão 3D - sem escala GT 10 - Figuras - Montagem: Estátua Feminina - Impressão 3D - Sem escala GT 10 - Figuras - Montagem: Estátua Leão (Musei Capitolini) - Impressão 3D - Sem escala GT 10 - Figuras - Montagem: Estátua Leão (Kerepesi Cemetery) - Impressão 3D - Sem escala GT 10 - Figuras - Montagem: Agnes - Impressão 3D - Sem escala GT 10 - Figuras - Montagem: Hulk - Impressão 3D - Sem escala GT 10 - Figuras - Montagem: American Eagle - Lindberg - 1/6 GT 10 - Figuras - Montagem: The Batman (Busto) - 1/4 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Suchoj S-37 Berkut - Revell - 1/144 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: F4U-1A Corsair - Revell - 1/72 GT 14 - Artilharias - Montagem: 105mm Howitzer - Testors/Italeri - 1/35 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: USS Balao SS-285 - Hobby Boss - 1/700 GT 17 - Ficção Científica - Montagem: Baby Groot - scratch building - 1/1 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: US 1/4 ton 4x4 M38A1C - Skybow - 1/35 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Lotus 79 - Nitto - 1/28 GT 27 - Aviação Civil - Montagem: Boeing 737-200 British Airways - Revell - 1/200 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Horten Go 229 - Revell 1/72 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: B-25G Mitchell - Academy - 1/144 GT 32 - Tornado - Montagem: Tornado ECR TigerMeet - Revell - 1/144 GT 36 - Marines - Montagem: F/A-18C Hornet - Revell - 1/144 GT 37 - USAF - Montagem: F-15 Eagle - Academy - 1/144 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: F-104 G Starfighter - Revell - 1/144 GT 39 - Protótipos - Montagem: Salt Flat Racers Turbo Go - Testors - 1/32 GT 39 - Protótipos - Montagem: SpaceShipTwo & WhiteKnightTwo - Revell - 1/144 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: Sting Ray III - Revell - 1/25 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: Chevy Corvette Coupe 2012 - AMT - 1/25 GT 43 - Navio a Vela - Montagem: Optimist Sailboat - Scratchbuilding - 1/25 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: R2-D2 - Metal Earth - 1/12 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: X-Wing - sem escala - Brinde Genérico GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Jedi Starfighter - Bandai - sem escala GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Star Wars First Order TIE Fighter Set - Bandai - sem escala GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: White Half-track M3A1 & 1 Ton trailer - Airfix - 1/76 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: EA-6B Prowler - Hasegawa - 1/72 GT 47 - Vietnam War - Montagem: Mig-21 Fishbed - Academy - 1/72 GT 48 - Carros Europeus - Montagem: Ferrari 360 Modena Spyder - Revell - 1/24 GT 49 - Pinturas e Camuflagens 'What if?' - Montagem: Mistel 5 - He162-A2 w/Arado E377-a - Dragon - 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Nieuport N.28 C-1 - Revell - 1/72 GT 50 - The Fifties - Montagem: Fiat G.91R - Airfix - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Sabriali Interceptor Mk I - Scratch - 1:72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Ferrari 360 Modena Spyder (Autobot) - Revell - 1/24 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Mjölnir - Papercraft e Scratchbuilding - s/ escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Drone - Scratchbuilding - 1/1 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Lightsaber Mestre Jedi Niellos - scratchbuilding - 1/4 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Lightsaber Mestre Jedi Sim-1 - scratchbuilding - 1/4 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Halo Commander Sarah Palmer - Bandai - Sem Escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Sv-262Hs Draken III - Bandai - 1/144 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-31J Siegfried - Bandai - 1/144 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Grogu - Impressão 3D - Sem Escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Iron Man Helmet - Impressão 3D - Sem Escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: SVD Rifle (Dragunov) - Platz - 1/12 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Howa Type 89 Rifle - Platz - 1/12 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: M4A1 Rifle - Platz - 1/12 GT 53 - Pacific - Montagem: F4U-1 - Academy - 1/72 GT 54 - RAAF - Royal Australian Air Force - Montagem: BAE Hawk Series Mk. 100 - Italeri - 1/72 GT 55 - Harrier - Montagem: AV-8B Harrier II Plus - Revell - 1/144 GT 58 - Aces High - Montagem: Yak 1 (Lydia Litvyak) - ZTS - 1/72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: A-109 K2 Rega - Revell - 1/72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: Resgate no Paredão Noroeste - Diorama - 1/35 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: Brincadeira ou Diversão - Diorama - 1/35 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: Us-2 - Platz - 1/300 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: Us-1/1a - Platz - 1/300 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: Silverado CK 99 - Revell - 1/25 GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari 512 S - Union - 1/24 GT 63 - Porta Aviões - Montagem: Shinano - Revell - 1/1200 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 - Academy - 1/144 GT 67 - Grandes Modelos - Montagem: Samurai Sword - Doyusha - 1/3 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Em Busca de Sombra e Água Fresca -  Sem escala GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: O Homem Que Puxava o Gatilho - 1/35 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Supermarine Spitfire Mk XVI E - Heller - 1/72 GT 71 - Carros alemães - Montagem: VW Buggy - Revell - 1/32 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: M998 Desert Patrol - Italeri - 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Daimler Dingo Scout Car - Revell - 1/76 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Sd.Kfz.234/2 "Puma" - Roden - 1/72 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Autoblinda AB 43 - Italeri - 1/72 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 Fighting Falcon - Academy - 1/144 GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Vespa Futurista P.Mk1 - Scratchbuilding - S/escala GT 75 - Embarcações - Montagem: JMSDF Harushio Class - Hobby Boss - 1/700 GT 75 - Embarcações - Montagem: Jangada - "Gravetobuilding" - Sem escala GT 75 - Embarcações - Montagem: Ship in The Bottle (Goleta) - Madeira Balsa - Sem Escala GT 75 - Embarcações - Montagem: Arca de Noé - Madeira Balsa - 1/500 GT 75 - Embarcações - Montagem: USS Balao SS-285 - Hobby Boss - 1/700 GT 75 - Embarcações - Montagem: Longboard - scratch building - S/escala GT 75 - Embarcações - Montagem: PLA Navy Type 039A - Hobby Boss - 1/700 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Lexus Zent Cerumo – Bandai – 1/43 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Mobil 1 SC - Bandai - 1/43 GT 77 - F-15 Eagle - Montagem: F-15 Eagle - Academy - 1/144 GT 78 - Corvette - Montagem: Chevy Corvette Coupe 2012 - AMT - 1/25 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: Aichi M6A1-K Nanzan (Seiran Kai) - Tamiya - 1/72 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Aero L-29 Delfin - Egito - Mark I Models - 1/144 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Mig-21 - Czech Air Force - Eduard - 1/144 GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: Zlín Z-42M - HobbyBoss - 1/72 GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: Folland Gnat T.1 - Airfix - 1/72 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Bedford QLT - Airfix - 1:76 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Bedford QLD - Airfix - 1:76 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Bike Tuk Tuk - Scratchbuilding - 1/76 GT 83 - Art Attack - Acrilex Challenge - Montagem: F-15 Eagle Strike - Revell - 1/144 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: Mig-15 - Eduard - 1/72 GT 85 - Guerra das Falklands/Malvinas - Montagem: LWB Landrover and Trailer - Airfix - 1/76 GT 87 - Força Aérea Italiana - Montagem: Macchi MC.200 - Sweet - 1/144 (373ª Esquadrilha; 153 grupo 1941) GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: Pz. IV Ausf.F2 - Dragon - 1/144 GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: Hornisse - Dragon - 1/144 GT 92 - ThunderBolt (Guilherme Augusto Sorrenti) - Montagem: A-10 Thunderbolt II - Revell - 1/144 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Pz. IV Ausf.F2 + Hornisse - Dragon - 1/144 [Mini Diorama]

Re: Yakovlev Yak-1b - Eduard/Accurate - 1/48

Mensagem por leaopersico »

Que trabalho lindo!
Parabéns!
Sempre aprendendo...
LucasLL
Membro
Mensagens: 188
Registrado em: 08 Jul 2016, 09:51
Nome: Lucas Lopes Lanna
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Yakovlev Yak-1b - Eduard/Accurate - 1/48

Mensagem por LucasLL »

leaopersico escreveu:Que trabalho lindo!
Parabéns!
:bow: :bow:
Muito obrigado :thumbup: !
LucasLL
Membro
Mensagens: 188
Registrado em: 08 Jul 2016, 09:51
Nome: Lucas Lopes Lanna
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Yakovlev Yak-1b - Eduard/Accurate - 1/48

Mensagem por LucasLL »

Depois da última postagem, foi só envernizar com Ak Sattin Varnish, sujar um pouco mais, principalmente com AK Aircraft Engine Oil e montar as peças soltas. Finalmente, o menino ficou pronto:

Como sempre, me desculpem pelas fotos de má qualidade. Vou ter que acabar investindo em alguma câmera fotográfica, pra melhorar a qualidade por aqui :pensando:. Mas talvez só falte talento a este que vos escreve :rir_muito: .

Imagem
Credo! Só percebi essa fenda na hora de descascar, quando já tava tudo pintado, com os decalques aplicados, enfim, tive medo de consertar.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Detalhes do trem de pouso.

Imagem

Imagem
Um zoom na sujeira.

Imagem
Essas fotos do cockpit ficaram meio zoadas, mas tive que acender a luminária para realçar os detalhes.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Compartimento do rádio.

Imagem
Esse fio da antena deu um bom trabalho, mas acho que compensou.

Imagem
Para comparação. Ele quase é esmagado pelo P-47 e pelo Ju-87. Bem pequeno, o garoto.


Terminado mais esse GT, agradeço enormemente a companhia de todos vocês, dos que subscreveram ao GT, aos que só passaram para dar uma olhada e também aos que comentaram e me ajudaram nessa montagem. Gostei do resultado, e acho que dei um pequeno passo na arte do modelismo depois dessa montagem, que curti bastante. Como dizem o Leão e alguns outros, "sempre aprendendo", recuperei bastante o gosto que momentaneamente tinha perdido pelo modelismo. Espero ver vocês novamente nos próximos GTs. Abraços, e minhas eternas saudações :saudacao: :saudacao: :saudacao: !

Ilustríssimos Senhores Moderadores, favor fechar a conta. :tchau:
Avatar do usuário
Heitor
Conselheiro
Mensagens: 1270
Registrado em: 30 Mai 2013, 19:31
Nome: Heitor Antunes
Localização: Pelotas - RS
Agradeceu: 10 vezes
Curtiram: 19 vezes

Re: Yakovlev Yak-1b - Eduard/Accurate - 1/48

Mensagem por Heitor »

Muito bom, parabéns!!! A fenda não atrapalha em nada a maestria da montagem!! Nota 10!
Avatar do usuário
Fernando Manfio
Super Membro
Mensagens: 1237
Registrado em: 26 Fev 2016, 16:55
Nome: Fernando José Manfio
Localização: Assis - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 3 vezes

Re: Yakovlev Yak-1b - Eduard/Accurate - 1/48

Mensagem por Fernando Manfio »

Belíssimo trabalho! :clap:
Avatar do usuário
denis bonetti
Super Membro
Mensagens: 11206
Registrado em: 06 Ago 2013, 19:38
Nome: denis pace bonetti
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Yakovlev Yak-1b - Eduard/Accurate - 1/48

Mensagem por denis bonetti »

Um excelente trabalho nesse pequeno, especialmente pelos efeitos de desgaste e envelhecimento, que ficaram ótimos. Parabéns.

Abraços
Responder

Voltar para “GT 11 - Maquinas Voadoras Russas”