Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Ajuda com pintura

Fórum dedicado ao compartilhamento do conhecimento de técnicas e materiais.
Poderemos usar esse fórum para:
- Descrever técnicas utilizadas em forma de tutoriais
- Apresentar dicas de materiais, técnicas, fontes de consultas externas, etc;
- Retirar dúvidas de uma técnica. material, kits, etc.
Avatar do usuário
Michel Oliveira
Acabei de Chegar
Mensagens: 4
Registrado em: 23 Jan 2019, 20:34
Nome: michel oliveira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: Ajuda com pintura

Mensagem por Michel Oliveira »

Galttar escreveu:
Tiago Guilger escreveu:
Michel Oliveira escreveu:Pessoal, bom dia e muito obrigado pelas boas vindas!

muitíssimo obrigado a todos pelas dicas, anotei todas e vou testar no fim de semana.

Thiago, sobre o primer, seria esse que vc está falando?

https://acrilex.com.br/produtos/linha-b ... t-e-vidro/

ou seria esse aqui:

https://www.google.com/shopping/product ... Ar8Q8gIIbQ
é esse mesmo Imagem

Imagem

existem muitos tipos de primers, de marcas proprias para o hobby, automotivos, e etc, que são inclusive melhores do que esse aí da acrilex... mas pra começar, é ótimo (tanto que comprei esse pra começar e uso até hoje Imagem Imagem Imagem )
Lembrando que para atingir o objetivo do Primer, não é necessário deixar extremamente branco, vai aplicando pequenas demãos até clarear o plástico, assim que notar a cobertura foi feita, pode passar para a pintura.

---

Instagram: artur.galttar
YouTube: galttar
Obrigado pela dica, amigo!

Eu recebi sua mensagem sobre ter movido o tópico, mas, acredite se quiser, não achei o botão de responder :lol:

peço desculpas pela postagem no lugar errado e agradeço pela dica! Abraços
Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8490
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan МиГ-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: Ajuda com pintura

Mensagem por Galttar »

Sem problema Michel, com o tempo vai conhecendo o fórum.

Sobre a resposta, só depois de algumas postagens que você terá permissão para enviar mensagens privadas (MP).

Forte abraço.

---

Instagram: artur.galttar
YouTube: galttar
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Ajuda com pintura

Mensagem por TioDrakul »

Se você está pintando no pincel eu sugeriria que você tente usar tintas da Humbrol (parece tinta esmalte) ou talvez tinta decorfix (acrílica) diluída em um pouco de cera líquida incolor, no meu caso foram as que prestaram mais quando tenho que pintar com pincel.

E o quanto diluir? Depende do tipo de tinta, da cor usada (branco vai mais diluente do que preto e isso para o exato mesmo fabricante de tinta), superfície, etc. Eu recomendo que você pegue um pedaço de plástico (uma garrafa plástica, uma peça do kit que não irá ser usada, etc) e experimente pintar primeiro nela experimentando com várias diluições até você encontrar o "ponto" que servir melhor para o seu caso (que vai ser quando a tinta se espalhar de forma uniforme, grudar no plástico e se possível não deixar marcas de pincel).
Avatar do usuário
Caiokk
Novato
Mensagens: 15
Registrado em: 14 Jan 2013, 09:32
Nome: Caiokk
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ajuda com pintura

Mensagem por Caiokk »

Amigo, eu pinto apenas no pincel e ja testei Vallejo, tamyia, revell, nenhuma delas consegui algo tão satisfatório quando as tintas acrílicas da Model Master/Testors

Imagem

O resultado não fica igual ao de um aerógrafo, mas fica muito satisfatório. Segue imagens dos meus últimos tanques:

Imagem
Imagem
Posicionando certinho contra a luz até da pra ver as marcas do pincel, mas no geral o resultado com as tintas da model master no pincel são ótimos

Não faço diluição nenhuma e também não lavo o kit e nem uso primer, coloco a tinta praticamente direto do vidrinho pro kit (coloco em um outro recipiente antes pra tinta do vidro não ficar muito tempo em contato com o ar). Geralmente umas duas ou três demãos de tinta dão conta do negócio. O segredo é você saber usar a quantidade certa de tinta no pincel. Muita tinta fará um "calombo" no kit, a tinta ficará acumulada. Pouca tinta fará com que as marcas do pincel se destaquem. Use uma quantidade mediana, preferivelmente mais molhado do que seco, de modo que o pincel deslize suavemente cobrindo o que você quer pintar, sem que você ouça o barulho do pincel arrastando. Outro detalhe importante é não ficar passando o pincel muita vezes no mesmo lugar. Como não uso diluição, a tinta, após aplicada, tende a ter uma secagem inicial bem rápida e qualquer pincelada que você depois sem mais tinta vai deixar marcas no kit. O ideal é acertar bem a quantidade de tinta e, se possível, passar apenas uma vez o pincel, aí as chances de deixar marcas de cerdas serão mínimas.
Responder

Voltar para “Tutoriais, Dicas e Dúvidas”