HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Ferramentas "importadas"

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8490
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan МиГ-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: Ferramentas "importadas"

Mensagem por Galttar »

Ótimo ter dentista por aqui... kkk
Fico aguardando fotos das ferramentas que citou.

Obrigado e seja bem-vindo.
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5080
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 44 vezes
Curtiram: 132 vezes

Re: Ferramentas "importadas"

Mensagem por Chicabum »

Grande Mestre Galtar!!! :saudacao:

Obrigado por sua mensagem. Geralmente as pessoas preferem dentistas assim, fora do consultório :D . Acompanho suas montagens e a de muitos outros desde o antigo fórum e espero humildemente contribuir com os amigos do plástico, em retribuição a tudo o que aprendi com vocês no retorno às montagens.

Tenho preferência por 4 instrumentais odontológicos quando vou montar. São instrumentais relativamente baratos pois são instrumentais de prótese ou de restaurações em amálgama, o que anda em desuso:

Discóide-Cleóide: Nome estranho, mas era utilizado para escultura de amálgama. Uso para refoçar sulcos dos modelos ou como raspador com a parte de ponta, ou assentar alguma peça ou mesmo como raspador na parte que parece um disco. A ponta do disco tem 1,5mm de diâmetro.
Imagem
ImagemImagem

Le Cron: utilizado em prótese para auxiliar com cera. Pode ser utilizado para corte na parte de faca, ou como o anterior, um raspador circular de 2,5mm
Imagem
Imagem
Imagem

Rollemback: Mais um de escultura de amálgama, a ponta ativa tem corte de ambos os lados, pode utilizar desde para fazer sulcos, quanto raspar, furar inserir e alisar a massa putty. Aliás eu lixo bem menos quando utilizo este instrumental para dar um acabamento inicial ou modelar mesmo a massa. Pessoalmente não gosto de grandes excessos de massa, um pouco sei que é necessário, mas eu procuro evitar a lambança.
Imagem
Imagem
Imagem

Espátula de cera: é igual ao já apresentado por Marcos Borges, multiutilidades desde assentar decais, fita de máscara até alisar a massa putty:
Imagem
Imagem
Imagem

Estes intrumentais medem cerca de 20 cm. Alguns destes instrumentais que fotografei estão meio gastos, mas é pelo uso na minha bancada de prótese do meu consultório e não da bancada do plástico da minha casa :lol:
Boas montagens e Abraços!!!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
Zanca
Acabei de Chegar
Mensagens: 9
Registrado em: 07 Ago 2013, 11:31
Nome: Eduardo Zancopé
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ferramentas "importadas"

Mensagem por Zanca »

Cara, a bancada de um dentista tem inúmeros instrumentais que podem ser usados em plasti. Como dentista sei bem isso.... 8-)
Mas outro dia tava com minha esposa em uma loja que vende materiais para manicures e fiquei impressionado com as coisas úteis que achei por lá. desde lixas, pincéis, instrumentos.....
Vale na verdade uma boa passeada e imaginação.
Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8490
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan МиГ-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: Ferramentas "importadas"

Mensagem por Galttar »

Ainda bem que ressaltou que estava acompanhando a esposa! Hehe

Fiz a mesma coisa em dezembro e realmente tem bastante coisa boa!

Abraço.

Enviado do meu Atari via RS232 a 9600bps
Avatar do usuário
Ironfox
Super Membro
Mensagens: 4641
Registrado em: 29 Mai 2013, 21:59
Nome: Roberto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ferramentas "importadas"

Mensagem por Ironfox »

Excelente dicas! Obrigado por compartilhar :thumbup:
Clear to engage!
Imagem
Avatar do usuário
Bozo
Membro
Mensagens: 880
Registrado em: 05 Jun 2012, 14:52
Nome: Adones Langaro
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Cord 812 Supercharged 1937 - Monogram - 1/72 GT 01 - Pole Position - Montagem: Chevy 55 Pro Sportsman - Revell 1/25 GT 01 - Pole Position - Montagem: Channellock Sprint Car - Revell 1/24 GT 01 - Pole Position - Montagem: Monster Jam - Teenage Mutant Ninja Turtle - AMT 1/25 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: Munsters Koach - 1/25 AMT GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: Le Sabertooth 5000 - Lindberg - 1/20 GT 18 - Carros de Filmes - Montagem: Drag-u-la  (The Munsters) - AMT - 1/25 GT 18 - Carros de Filmes - Montagem: Christine - Plymouth 1958 - AMT - 1/25 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Stutz Racer 1914 - Lindberg - 1/16
 
GTs em Andamento:
GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Tijuana Taxi - 1/24 Monogram (2013)
 

Re: Ferramentas "importadas"

Mensagem por Bozo »

galttar escreveu:Ainda bem que ressaltou que estava acompanhando a esposa! Hehe

Fiz a mesma coisa em dezembro e realmente tem bastante coisa boa!

Abraço.

Enviado do meu Atari via RS232 a 9600bps
:pensando: :pensando: :pensando:

Galttar,
Você não disse que também estava acompanhando a esposa!

:rolando: :rir_muito: :rolando: :rir_muito: :rolando:

:mrgreen:
Abraxx
Adones
Imagem

"Eu faço o que eu gosto e não o que os outros gostariam que eu fizesse."
Oscar Niemeyer
Avatar do usuário
Lessa
Super Membro
Mensagens: 5344
Registrado em: 26 Mar 2013, 10:25
Nome: Fabio Lessa
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51B - Academy - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: F101B Voodoo - Revell - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F4U-1A Corsair - Tamiya - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: P-51D - Academy - 1/72 GT 24 - Batalha da Inglaterra - Montagem: Bf 109E-4 "Adolf Galland" - Airfix - 1/48

Re: Ferramentas "importadas"

Mensagem por Lessa »

Que coisa! Tenho todas estas ferramentas de dentista e não fazia ideia do nome delas. :lol:

Bacana por parte da sua esposa em te acompanhar na loja de manicure. :rir_muito:
Possunt quia posse videntur.
http://modelismoblog.com

Imagem
Avatar do usuário
Clovis
Membro
Mensagens: 517
Registrado em: 29 Mar 2013, 18:57
Nome: Clovis Bianchini
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ferramentas "importadas"

Mensagem por Clovis »

Pessoal, vou dar meu comentario a respeito desses instrumentos odontologicos.
Meu dentista já plasti quando moleque e conversando com ele encomendei 2 instrumentos, porque achei a maioria salgada. Ele me mostrou a NF, portanto não me enganou no custo
Em sugestão de outro site de plasti, fui nas lojas de ourives/fornitura aqui no centro de SP, proxima a Praça da Se, especialmente na Rua Barão de Paranapiacaba. Nessa rua existem muitas lojas que vendem ouro, relogios, joias e alianças (quem é de Sampa e vai casar ou já casou conhece!). Algumas lojas ficam em predios em varios andares. Não tive saco pra ficar procurando cada uma delas.Mas existem pelo menos umas 3 lojas que vendem ferramentas de ourives e consertos de relogio que ficam na rua mesmo. Numa delas (não sei o nome) encontrei pinças importadas, lupas de mesa (com ou sem luz), brocas de varios tamanhos, mandril e esses mesmos instrumentos que estamos falando. Tem tambem mini furadeiras de pedal. Loja muito legal para conhecer. O mais atrativo: um custo bem menor. Comprei brocas por 1 real (isso mesmo 1 real). E um desses instrumentos que não sei o nome por 15 reais. Acredito que esses instrumentos possa ser até de segunda linha, mas tem ajudado muito as minhas montagens e não deixam nada a desejar comparado com os que comprei com o meu dentista.
Enfim, recomendo esse passeio em SP. Não tem o que errar: bem proximo do metro Praça da Sé, e esse loja é muito boa (fica no meio do quarteirão da Rua Barão de Paranapiacaba a direita de quem vem da Praça da Sé. Tem um vitrine externa com varias ferramentas para conserto de relogios).
Prometo que da proxima vez que eu for, pego o cartão da loja e publico os nome e endereço correto.

Abraços
Clovis
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”