Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Mig-27 - Academy - 1/72

Fórum dedicado aos modelos de Aviação que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Aviação

Avatar do usuário
alferreira
Novato
Mensagens: 46
Registrado em: 16 Abr 2024, 19:59
Nome: Alberto Luiz Ferreira
Agradeceu: 29 vezes
Curtiram: 12 vezes

Re: Mig-27 - Academy - 1/72

Mensagem por alferreira »

Kakadu escreveu: 09 Mai 2024, 14:50 Eu montaria como está no manual mesmo. Não adiantaria pintar de todo modo essa parte, já que não ficaria visível.
Quando for pintar a camuflagem, deixe as asas totalmente abertas.
Obrigado, Kakadu.

Mas ficará visível sim: se as asas estão enflechadas, fica mais visível o bordo de ataque, perto da raiz das asas; se elas estão estendidas, fica mais visível o bordo de fuga perto da raiz das asas.
E vou deixa-las móveis.

Fico pensando que também dá para montar conforme instruções, aplicar prime com elas de um jeito, aguardar a secagem, e completar no pedaço que ficou sem; o mesmo com a pintura.
Avatar do usuário
alferreira
Novato
Mensagens: 46
Registrado em: 16 Abr 2024, 19:59
Nome: Alberto Luiz Ferreira
Agradeceu: 29 vezes
Curtiram: 12 vezes

Re: Mig-27 - Academy - 1/72 - começando montagem e pintura

Mensagem por alferreira »

Olá a todos.
Ontem, domingo, comecei a pintura de pequenas partes e colagem.

Apliquei o primer da Tom Colors que achei muito bom (apesar de não conhecer outros): espalhou bem, mesmo com pincel (testei com aerógrafo, dilui bem e deu certo também, em peça maior - asas). Depois, pintura a pincel (peças muito pequenas, creio que não vale a pena pintar com aerógrafo) e gostei do resultado. Tintas Mig e Tom Colors (a Mig é bem mais espessa, mais diluição, com diluente da mesma marca). E colagem. Essas peças sem guias, como o "bico" do modelo, não ficam 100% certinhas: vai precisar de um bom acabamento.

E por falar em primer, aplique nas bombas e no tanque central e, para meu espanto, ele revelou o quanto a "emenda", que eu achava que estava ótima, aparecia. Mais funilaria: super bonder, lixa, primer novamente e agora sim, ficou muito bom. Já tinha lido que isso aconteceria, mas ver na prática foi espantoso!

Imagem

Imagem
Estes usuários curtiram o post de alferreira:
RicardoScouts (13 Mai 2024, 15:15)
Avatar do usuário
Just Another Modeller
Novato
Mensagens: 36
Registrado em: 31 Jan 2024, 11:56
Nome: Enrique Cabelo
Localização: Morungaba - SP
Agradeceu: 5 vezes
Curtiram: 21 vezes
Contato:
 
GTs em Andamento:
GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju-87 B2/R2 Stuka - Italeri - 1/72
 

Re: Mig-27 - Academy - 1/72

Mensagem por Just Another Modeller »

Muito bom trabalho!!

Peças sem guias de encaixe realmente incomodam muito, e fatalmente requerem algum tipo de ajuste! Quanto ao primer, é realmente espantoso ver como ele denuncia qualquer mínimo detalhe que tenha ficado para trás, é incrível!

Continue mandando bala por ai que seguimos acompanhando por aqui!!
Avatar do usuário
alferreira
Novato
Mensagens: 46
Registrado em: 16 Abr 2024, 19:59
Nome: Alberto Luiz Ferreira
Agradeceu: 29 vezes
Curtiram: 12 vezes

Re: Mig-27 - Academy - 1/72 - continuando...

Mensagem por alferreira »

E dando sequência.
Eu até tenho muita coisa a fazer do lado de fora de casa, na rua. Mas hoje no litoral norte de SP estava muito, mas muito quente. Então, fiz uma parte das tarefas cotidianas e dediquei um tempo maior ao modelo (em intervalos).

Mísseis e bombas, 1a demão. As bombas já dei a segunda demão e mesmo a pincel ficaram excelentes.

Imagem

Cockpit montado. Tive que usar muito superbonder: ou eu alinhava em cima ou alinhava embaixo...

Imagem

Montagem da fuselagem: 1a etapa e 2a etapa. O estabilizador vertical ficava muito frouxo no encaixe, tive que colocar a fita para estabilizar na posição certa (muito ruim isto). E as asas, por serem moveis e uma parte ficar escondida, apliquei já o primer antes da montagem.

Imagem

Imagem
Estes usuários curtiram o post de alferreira:
RicardoScouts (14 Mai 2024, 07:43)
Avatar do usuário
alferreira
Novato
Mensagens: 46
Registrado em: 16 Abr 2024, 19:59
Nome: Alberto Luiz Ferreira
Agradeceu: 29 vezes
Curtiram: 12 vezes

Mig-27 - Academy - 1/72 - Fendas

Mensagem por alferreira »

Olá a todos.

Continuando...

Terminei a funilaria do "bico" do modelo: não ficou 100% mas, como dizia minha avó, "diabo tanto coçou o olho do filho que furou" (ditado espanhol), melhor deixar assim do que mexer mais e piorar.

As estradas de ar ficaram muito ruins, verdadeiras fendas. Por mais que eu removesse excesso com o bisturi, ajeitava de um lado, desajeitava de outro. Isso acontece com frequência? Ou é exagero meu e isso é normal? Acho que nem super bonder aí né, massa Putty mesmo?

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Just Another Modeller
Novato
Mensagens: 36
Registrado em: 31 Jan 2024, 11:56
Nome: Enrique Cabelo
Localização: Morungaba - SP
Agradeceu: 5 vezes
Curtiram: 21 vezes
Contato:
 
GTs em Andamento:
GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju-87 B2/R2 Stuka - Italeri - 1/72
 

Re: Mig-27 - Academy - 1/72

Mensagem por Just Another Modeller »

Belo progresso até aqui!!
Sim, infelizmente é mais normal do que gostaríamos que algumas fendas se formem, principalmente em kits mais antigos. Foi o que acho que aconteceu aqui e, nesses casos, da-lhe massa e lixa...

Vai fundo que o trabalho tá ficando bacana até aqui!!
Estes usuários curtiram o post de Just Another Modeller:
alferreira (20 Mai 2024, 22:16)
Avatar do usuário
Kakadu
Super Membro
Mensagens: 1008
Registrado em: 06 Abr 2015, 16:37
Nome: Flávio Pedroza
Localização: Pernambuco
Agradeceu: 72 vezes
Curtiram: 35 vezes

Re: Mig-27 - Academy - 1/72

Mensagem por Kakadu »

Quando a fenda é muito grande eu gosto de fechar assim:
Imagem

Pedaços da árvore do kit, lixado para a espessura adequada:
Imagem

Depois de cortado e lixado:
Imagem

Outras vezes eu uso essa técnica aqui:
http://www.spmodelismo.com.br/material/putty.php
Avatar do usuário
alferreira
Novato
Mensagens: 46
Registrado em: 16 Abr 2024, 19:59
Nome: Alberto Luiz Ferreira
Agradeceu: 29 vezes
Curtiram: 12 vezes

Re: Mig-27 - Academy - 1/72

Mensagem por alferreira »

Kakadu escreveu: 26 Mai 2024, 10:25 Quando a fenda é muito grande eu gosto de fechar assim:
...
Obrigado, Kakadu.

Eu tinha visto em um vídeo de uma montagem de um Mig-25 1/48 e achei estranho. Agora entendi melhor. Essas marcações da lixa (arranhões) não aparecem no primer ou teve mais lixa (mais finas) ali?

No link que você postou, vi no final que após o putty passa-se um cotonete com água+acetona. Não sabia disso (mais um obrigado) e quando apliquei o putty tamiya ficou bem áspero, grosseiro, necessitando muita lixa. Acetona, ainda que na proporção 1 para 5 de água, não estraga o plástico ou cola?
Avatar do usuário
Kakadu
Super Membro
Mensagens: 1008
Registrado em: 06 Abr 2015, 16:37
Nome: Flávio Pedroza
Localização: Pernambuco
Agradeceu: 72 vezes
Curtiram: 35 vezes

Re: Mig-27 - Academy - 1/72

Mensagem por Kakadu »

alferreira escreveu: 26 Mai 2024, 11:02 Obrigado, Kakadu.
Eu tinha visto em um vídeo de uma montagem de um Mig-25 1/48 e achei estranho. Agora entendi melhor. Essas marcações da lixa (arranhões) não aparecem no primer ou teve mais lixa (mais finas) ali?
Sim, foi feito acabmento com lixa fina
alferreira escreveu: 26 Mai 2024, 11:02 No link que você postou, vi no final que após o putty passa-se um cotonete com água+acetona. Não sabia disso (mais um obrigado) e quando apliquei o putty tamiya ficou bem áspero, grosseiro, necessitando muita lixa. Acetona, ainda que na proporção 1 para 5 de água, não estraga o plástico ou cola?
Na verdade eu uso REMOVEDOR DE ESMALTE sem acetona, nem precisa diliuir com água, pode usar direto do frasco e não vai estragar o plástico.
Estes usuários curtiram o post de Kakadu:
alferreira (26 Mai 2024, 12:07)
Responder

Voltar para “Aviação”