Master-Model

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Iluminação de bancada (dúvidas)

Fórum dedicado ao compartilhamento do conhecimento de técnicas e materiais.
Poderemos usar esse fórum para:
- Descrever técnicas utilizadas em forma de tutoriais
- Apresentar dicas de materiais, técnicas, fontes de consultas externas, etc;
- Retirar dúvidas de uma técnica. material, kits, etc.
Conan
Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 12 Mai 2020, 10:48
Nome: Adriano Thomaz
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Iluminação de bancada (dúvidas)

Mensagem por Conan »

Bom dia, sou novo aqui e estou com dúvidas em relação a iluminação da bancada. Estou querendo comprar uma iluminaria.
Essa estaria de bom tamanho ?
https://www.sevus.com.br/luminaria-pran ... ada-rf-271

E lâmpadas ?

http://www.lojaeletrica.com.br/lampada- ... ept,0.aspx

Duas dessas dariam conta ? Problema são os watts, a iluminaria aguenta 15 w em cada soquete, e a lâmpada são 20w.

Queria algumas dicas, pois monto mais a noite.
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Iluminação de bancada (dúvidas)

Mensagem por TioDrakul »

Eu tenho quase certeza de que você não vai consegui encaixar essa lâmpada que você selecionou nessa luminária, a não ser que a luminária seja maior do que a foto sugere (o design da luminária me sugere que ela assume o uso de lâmpadas estreitas). Eu procuraria uma luminária mais convencional aonde você aponta a lâmpada para o que você quer iluminar, como por exemplo a do link abaixo, que aí é mais fácil achar uma lâmpada que sirva

https://www.sevus.com.br/luminarias-pro ... el-ref-390

EDIT: Na questão do "se dá conta", depende... :mrgreen: Aqui eu exagerei um pouquinho instalando eu mesmo soquetes para lâmpadas em prateleiras que ficam sobre a bancada, mas depende da sua vista e das lâmpadas que você conseguir arrumar
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Iluminação de bancada (dúvidas)

Mensagem por TioDrakul »

A título de exemplo abaixo está a minha bancada com as luzes que eu fiz ligadas (o negócio que parece uma luminária no canto é na verdade uma lente de aumento gigante com luz), aonde as lâmpadas na foto são LEDs de 14W
Imagem
Mairton Melo - ToyHobby
Membro
Mensagens: 90
Registrado em: 26 Fev 2020, 22:06
Nome: Mairton Melo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Iluminação de bancada (dúvidas)

Mensagem por Mairton Melo - ToyHobby »

TioDrakul escreveu:A título de exemplo abaixo está a minha bancada com as luzes que eu fiz ligadas (o negócio que parece uma luminária no canto é na verdade uma lente de aumento gigante com luz), aonde as lâmpadas na foto são LEDs de 14W
Pô! Ficou massa hein :clap: :clap: :clap:

Eu uso iluminaria aqui como complemento a iluminação do quarto. Nela tem uma lâmpada led equivalente a uma de 60W comum. Ilumina horrores pois o vidro da mesa acaba refletindo boa parte da luz (apesar do fundo preto).

Eu costumo deixar ela voltada para cima, para dar uma "quebrada" na intensidade da luz e não atrapalhar as filmagens.


Imagem

Ah! Detalhe... a bancada é a mesmíssima mesa em que uso o computador. Quando vou montar algum kit, apenas jogo o monitor pro lado (que tem suporte móvel) e tiro o teclado e mouse de cima :mrgreen:
Imagem
Imagem https://www.youtube.com/c/toyhobby
Visite, se inscreva, curta, comente e compartilhe
Conan
Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 12 Mai 2020, 10:48
Nome: Adriano Thomaz
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Iluminação de bancada (dúvidas)

Mensagem por Conan »

Obrigado pelas dicas, na verdade vou melhorar a iluminação do meu quarto primeiramente. Após isso vou comprar uma lâmpada melhor para a minha luminária. ( tenho uma parecida com essa, apesar de ser mais simples https://www.sevus.com.br/luminarias-pro ... el-ref-390). Após isso verei se vou precisar de mais iluminação.

Estava prestando atenção na minha mesa de computador, tenho uma prateleira que dá para fazer um esquema semelhante ao do TioDrakul. vou testar nesse modo, quando for pintar eu tiro meu monitor para não ocorrer nenhum acidente.
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3382
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 92 vezes

Re: Iluminação de bancada (dúvidas)

Mensagem por Flying Pancake »

Minha bancada do plasti também é onde tem meu computador e onde faço home office.

Tenho 4 lâmpadas de led com defletor a.k.a. papel vegetal e canson para não fazer sombra nem ficar com a lâmpada na cara.

Tenho também um Ring Light que monto quando vou tirar fotos dos modelos e pintar figuras e pequenos detalhes


Imagem


Imagem
Conan
Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 12 Mai 2020, 10:48
Nome: Adriano Thomaz
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Iluminação de bancada (dúvidas)

Mensagem por Conan »

Algumas dúvidas: Tio drakul. Qual a espessura do fio que tu usou? . Mairton Melo, depois da pintura, não corre o risco de materiais no ar estragarem a tela do monitor? Logo após pintar você já usa ele ?.
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Iluminação de bancada (dúvidas)

Mensagem por TioDrakul »

Conan escreveu:Algumas dúvidas: Tio drakul. Qual a espessura do fio que tu usou? . Mairton Melo, depois da pintura, não corre o risco de materiais no ar estragarem a tela do monitor? Logo após pintar você já usa ele ?.
Nada impediria você de usar fio com seção de 1,5mm² (que é o normalmente usado quando a idéia é ligar apenas lâmpadas domésticas no circuito), mas no meu caso eu simplesmente usei o que eu tinha mais à mão hehe que era um rolo de cabo 2,5mm² (usado para circuitos domésticos envolvendo tomadas). Só não use mais fino do que 1,5mm por segurança.
Avatar do usuário
rmozeto
Super Membro
Mensagens: 1901
Registrado em: 23 Jun 2015, 00:35
Nome: Rafael Mozeto
Localização: São Carlos - SP
Agradeceu: 86 vezes
Curtiram: 17 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Ecto-1 - 1/25 - AMT GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: TARS - scratch - ~1/12 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: F/A-18E - Tamiya - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-29UB "Fulcrum" - Italeri - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Sukhoy SU-34 - Italeri - 1:72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MiG-31 - Revell - 1/72 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Jaguar GR Mk.1/A - Hasegawa 1/72 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: 1967 Shelby GT 350 - AMT/ERTL 1/25 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: 1963 Corvette Stingray - AMT - 1/25 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Resistance X-Wing Fighter - Revell - 1/? GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: Tornado F3 ADV - Revell - 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Spad XIII C-1 - Revell - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-11B Thunderbolt - Hasegawa 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-0D Phoenix - Hasegawa - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: EDF Patrol Ship - Bandai - N/D GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Sapristi! - impressão 3D resina - sem escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Aldebaram - Bandai - 1/700 GT 55 - Harrier - Montagem: FRS.1 Sea Harrier "Royal Navy" - Italeri - 1/72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: BK 117 ADAC - Revell - 1/72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5 Corsair - Revell - 1/72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Leopard 2A6/A6M - Revell - 1/72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M-1 Abrams - ARII - 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Mirage 2000N - Heller - 1/72 GT 70 - Star Trek Returns - Montagem: USS Enterprise ncc-1701 - Polar Lights - 1/2500 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Fennek - Revell - 1/72 GT 77 - F-15 Eagle - Montagem: F-15E Strike Eagle - Academy - 1/72 GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: BAE Hawk T.Mk 1- Revell - 1/72 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: MiG-3 - Trumpeter - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: JAS-39A Gripen - Tamiya - 1/72 GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: M2 Bradley IFV - Academy IFV - 1/35 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Porsche 917k 1971 Le Mans - Fujimi - 1/24 GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F/A-18A Hornet Blue Angels - Hobbyboss - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F-5E Tiger II Patrouille Suisse - Italeri - 1/72
 

Re: Iluminação de bancada (dúvidas)

Mensagem por rmozeto »

A minha bancada tem uma luminária que eu mandei fazer em MDF. Eu mesmo que desenhei e tem as corrediças de uma gaveta na parte de baixo da prateleira, ela faz com que a luminária venha pra frente, assim consigo mudar a posição da luz um pouco.
A lâmpada que está instalada na luminária é igual a essa que tem no teto.

Imagem

Não tenho certeza, acho que cada uma e de 30w e fria.
Rafael Mozeto

WIP: F-5E Patrouille Suisse | Corvette C7.R
Na caixa: F-22 Raptor - Revell 1/72
Finalizados: mozeto.com.br
ScaleMates | Instagram
giovaniveloso
Novato
Mensagens: 15
Registrado em: 05 Mai 2020, 12:09
Nome: Giovani Correa Veloso
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Iluminação de bancada (dúvidas)

Mensagem por giovaniveloso »

Meu amigo,
Tá aí uma preocupação q eu como iniciante vou ter tbm. Ainda não pensei.

Quanto ao esquema de potência, a luminária de prancheta deve sim receber as lâmpadas q vc mostrou.

Como engenheiros eu fico coçando nessas horas.

Cabo de 1.5mm de bitola suporta até 15amperes.
Lâmpada de 15w consome p=v.i, i=15w/127v = 0,12 amperes


Ou seja um cabo de 1,5mm suporta mais de 100 lâmpadas dessas....

Pode fazer a festa..

Ahhhh se sua tensão for 220, da pra colocar o dobro de lâmpadas!


Enviado de meu moto g(6) play usando o Tapatalk
Responder

Voltar para “Tutoriais, Dicas e Dúvidas”