Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Posso utilizar tintas esmalte e acrílica no mesmo kit?

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
kleverton
Super Membro
Mensagens: 2559
Registrado em: 04 Jun 2012, 08:58
Nome: Kleverton Moises
Localização: Feira de Santana/BA
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Posso utilizar tintas esmalte e acrílica no mesmo kit?

Mensagem por kleverton »

Turma.

Tô me preparando para montar um novo kit. Tenho 80% das tintas esmalte.
Gostaria de pintar algumas peças com acrílica TAMIYA. Utilizar dois tipos de tinta no mesmo kit pode trazer algum prejuízo no acabamento?

A textura é semelhante?
FEB - E a cobra fumou!
Imagem
Avatar do usuário
Sekiji
Conselheiro
Mensagens: 6916
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:08
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 33 vezes
Curtiram: 31 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D) GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: Red Arrows Hawk T1A - Italeri - 1/48
 

Re: Posso utilizar tintas esmalte e acrílica no mesmo kit?

Mensagem por Sekiji »

kleverton, existem alguns pontos a se levantar:
Você quer passar o esmalte sobre a acrilica ou a acrilica sobre o esmalte? Pergunto isso por causa do solvente de cada uma delas... se vc pintar a base com esmalte, que usa aguarraz ou thinner como solvente, e sobre ela aplicar tinta acrilica, não vai ter problema. Agora se vc quiser fazer o inverso, a tinta esmalte pode reagir com a acrilica e estragar tudo rs.
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Avatar do usuário
kleverton
Super Membro
Mensagens: 2559
Registrado em: 04 Jun 2012, 08:58
Nome: Kleverton Moises
Localização: Feira de Santana/BA
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Posso utilizar tintas esmalte e acrílica no mesmo kit?

Mensagem por kleverton »

Sekiji escreveu:kleverton, existem alguns pontos a se levantar:
Você quer passar o esmalte sobre a acrilica ou a acrilica sobre o esmalte? Pergunto isso por causa do solvente de cada uma delas... se vc pintar a base com esmalte, que usa aguarraz ou thinner como solvente, e sobre ela aplicar tinta acrilica, não vai ter problema. Agora se vc quiser fazer o inverso, a tinta esmalte pode reagir com a acrilica e estragar tudo rs.
Sekiji.
Boa noite!

Na verdade, são peças independentes. Não pintarei uma tinta sobre outra.
A questão é em relação à aparência (textura). Será que poderá ter diferença visual? Por exemplo, o casco será esmalte, o deck será em acrílico. Como são próximas, poderá ser notado diferença no material?

O que acha?
FEB - E a cobra fumou!
Imagem
Avatar do usuário
Marushio
Super Membro
Mensagens: 2080
Registrado em: 04 Jun 2012, 19:46
Nome: Marushio Desu
Localização: São José dos Campos/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: VIVA A LIBERDADE - "best wishes" - 1/35 - bravo 6

Re: Posso utilizar tintas esmalte e acrílica no mesmo kit?

Mensagem por Marushio »

Kleverton, o grande lance seria tu testar numa garrafa pet. tanto pra ver a textura quanto se uma afeta a outra.

Acho que o teste, com fotos, até ajudaria a todos nós.

Que acha? :D
----–--------------------------->
Rock n roll \m/

Resgate do baleeiro
viewtopic.php?f=27&t=84
Avatar do usuário
BVila
Super Membro
Mensagens: 5725
Registrado em: 02 Jun 2012, 22:35
Nome: Bruno Vila
Localização: Votuoranga-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Posso utilizar tintas esmalte e acrílica no mesmo kit?

Mensagem por BVila »

Marushio escreveu:Kleverton, o grande lance seria tu testar numa garrafa pet. tanto pra ver a textura quanto se uma afeta a outra.

Acho que o teste, com fotos, até ajudaria a todos nós.

Que acha? :D
Tenho a mesma opinião meu amigo, teste antes!
Avatar do usuário
Motta
Conselheiro
Mensagens: 5686
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:17
Nome: José C. N. Motta Jr.
Localização: Brasília / DF
Agradeceu: 25 vezes
Curtiram: 7 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: EE Lightning - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: F-16I SUFA - Kinetic 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Comparação: MiG-21MF - Academy X MiG-21MT - Eduard - 1/48
 

Re: Posso utilizar tintas esmalte e acrílica no mesmo kit?

Mensagem por Motta »

Eu sinceramente acho que não vai ter porblema depois que vc aplicar um verniz por cima.
Já vi técnicas de pintura que o camarada aplicou acrílica sobre o esmalte e vice-versa.
Abraços e boa montagem,
Zeca Motta


Imagem
“The only thing necessary for the triumph of evil is for good men to do nothing” - Edmund Burke
Avatar do usuário
Marushio
Super Membro
Mensagens: 2080
Registrado em: 04 Jun 2012, 19:46
Nome: Marushio Desu
Localização: São José dos Campos/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: VIVA A LIBERDADE - "best wishes" - 1/35 - bravo 6

Re: Posso utilizar tintas esmalte e acrílica no mesmo kit?

Mensagem por Marushio »

no caso o verniz entre as duas tintas motta?
----–--------------------------->
Rock n roll \m/

Resgate do baleeiro
viewtopic.php?f=27&t=84
Avatar do usuário
Motta
Conselheiro
Mensagens: 5686
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:17
Nome: José C. N. Motta Jr.
Localização: Brasília / DF
Agradeceu: 25 vezes
Curtiram: 7 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: EE Lightning - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: F-16I SUFA - Kinetic 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Comparação: MiG-21MF - Academy X MiG-21MT - Eduard - 1/48
 

Re: Posso utilizar tintas esmalte e acrílica no mesmo kit?

Mensagem por Motta »

Se forem peças separas, que vc só vai colar depois de pintadas tanto faz, mas acredito ser melhor aplicar o verniz no conjunto pronto.
Se for pintar uma tinta sobre a outra, dependedo do que vc quer fazer, verniz entre as camadas.
Bom, é o que eu faria...
Abraços e boa montagem,
Zeca Motta


Imagem
“The only thing necessary for the triumph of evil is for good men to do nothing” - Edmund Burke
Avatar do usuário
Marushio
Super Membro
Mensagens: 2080
Registrado em: 04 Jun 2012, 19:46
Nome: Marushio Desu
Localização: São José dos Campos/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: VIVA A LIBERDADE - "best wishes" - 1/35 - bravo 6

Re: Posso utilizar tintas esmalte e acrílica no mesmo kit?

Mensagem por Marushio »

bacana. vou testar isso!
----–--------------------------->
Rock n roll \m/

Resgate do baleeiro
viewtopic.php?f=27&t=84
Avatar do usuário
kleverton
Super Membro
Mensagens: 2559
Registrado em: 04 Jun 2012, 08:58
Nome: Kleverton Moises
Localização: Feira de Santana/BA
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Posso utilizar tintas esmalte e acrílica no mesmo kit?

Mensagem por kleverton »

Vou arriscar!

Pintarei com dois tipos de tinta, as peças separadamente.

Valeu, turma. :clap:
FEB - E a cobra fumou!
Imagem
Responder

Voltar para “Dúvidas”