Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Posso utilizar tintas esmalte e acrílica no mesmo kit?

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
kleverton
Super Membro
Mensagens: 2559
Registrado em: 04 Jun 2012, 08:58
Nome: Kleverton Moises
Localização: Feira de Santana/BA
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Posso utilizar tintas esmalte e acrílica no mesmo kit?

Mensagem por kleverton »

Pessoal.

Outra dúvida... eu pintando uma peça com tinta acrílica, poderei aplicar verniz brilhante acrilex solúvel em água? Não corre o risco de danificar a pintura?
FEB - E a cobra fumou!
Imagem
Avatar do usuário
Kyosanin
Super Membro
Mensagens: 4577
Registrado em: 02 Jun 2012, 21:54
Nome: Tanderson Morales
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 15 vezes
Curtiram: 12 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sherman M4A3 - Dragon - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: F-82G Twin Mustang - Monogram - 1/72 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage III EBR - HTC+Heller - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: KA-50 Black Shark - HobbyBoss - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: Mitsubishi A6M5 (ZERO Type 52) - HobbyBoss - 1/72 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: Sd.Kfz.182 KING TIGER - Dragon - 1/72 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Soviet Class S-51 - AMP - 1/350 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Lockheed F-104 Starfighter - FROG - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Sd.Kfz. 173 Jagdpanther - Revell - 1/76 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Polikarpov I-16 Type 17 - Hobbycraft - 1/48
 

Re: Posso utilizar tintas esmalte e acrílica no mesmo kit?

Mensagem por Kyosanin »

Hum.. quanto a isso não sei... mas te indicaria usar brilho fácil como verniz (sem diluir em nada) ou comprar o verniz da acrilex em latinha spry. Pra mim funciona bem mesmo.
Avatar do usuário
shepard
Super Membro
Mensagens: 2745
Registrado em: 07 Jun 2012, 18:47
Nome: shepard
Localização: space - final frontier
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 0

Re: Posso utilizar tintas esmalte e acrílica no mesmo kit?

Mensagem por shepard »

Saudações.. não sei se dá tempo ainda, mas aqui vai meu pitaco:

Independentemente das peças serem pintadas em separado, a finalização precisa ser coesa...
Por ser um modelo, basicamente réplica de algo que exista no mundo "real", deve-se tomar cuidado com a equalização e harmonia entre as cores e tintas utilizadas;

Sem levarmos em consideração qual tinta vai encima de qual e os danos que com certeza acontecerão, percebo que sua dúvida seria quanto ao aspecto final do modelo...

Vai haver diferenças?:

Sim eu lhe respondo, com certeza e, sem medo de errar, mesmo a acrilica utilizada sendo fina e bem aplicada, será mais granulada do que uma a base de thinner ou qq outro diluente...

Solução : VERNIZ

Vc pode lixar a superficie e, na camada final do verniz igualar, pois, o verniz final será o mesmo e, no caso, acrílico seria o ideal ou mesmo BF ( brilho facil) ou o popular e multi uso FUTURE....

O melhor é testar antes, numa pet como o pessoal falou, mas lembre-se de fazer TODAS as etapas também na garrafa pet na mesma sequencia, para assim ter a resposta de como estará quando finalizado...


[]s

Shep
”..Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.”

"AMS: Advanced Modeller's Syndrom. Between 'hobby' and 'mental illness'....or some place like it
Avatar do usuário
kleverton
Super Membro
Mensagens: 2559
Registrado em: 04 Jun 2012, 08:58
Nome: Kleverton Moises
Localização: Feira de Santana/BA
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Posso utilizar tintas esmalte e acrílica no mesmo kit?

Mensagem por kleverton »

shepard escreveu:Saudações.. não sei se dá tempo ainda, mas aqui vai meu pitaco:

Independentemente das peças serem pintadas em separado, a finalização precisa ser coesa...
Por ser um modelo, basicamente réplica de algo que exista no mundo "real", deve-se tomar cuidado com a equalização e harmonia entre as cores e tintas utilizadas;

Sem levarmos em consideração qual tinta vai encima de qual e os danos que com certeza acontecerão, percebo que sua dúvida seria quanto ao aspecto final do modelo...

Vai haver diferenças?:

Sim eu lhe respondo, com certeza e, sem medo de errar, mesmo a acrilica utilizada sendo fina e bem aplicada, será mais granulada do que uma a base de thinner ou qq outro diluente...

Solução : VERNIZ

Vc pode lixar a superficie e, na camada final do verniz igualar, pois, o verniz final será o mesmo e, no caso, acrílico seria o ideal ou mesmo BF ( brilho facil) ou o popular e multi uso FUTURE....

O melhor é testar antes, numa pet como o pessoal falou, mas lembre-se de fazer TODAS as etapas também na garrafa pet na mesma sequencia, para assim ter a resposta de como estará quando finalizado...


[]s

Shep
Shepard.
Muito obrigado por seu auxílio!!

Na verdade, ontem eu acabei encontrando as tintas esmalte de que necessitava.
Ainda bem, pois provavelmente eu teria algum dissabor ao combinar peças com tintas diferentes, mesmo pintadas separadamente.

Agora, eu fiquei curioso em relação ao verniz. Seria assim caso fosse uma tinta sobre a outra:
1. pintura esmalte;
2. verniz;
3. pintura acrílica.

Isto?

Abraço.
FEB - E a cobra fumou!
Imagem
Avatar do usuário
philip
Conselheiro
Mensagens: 1644
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:58
Nome: Luiz Felipe Mattos
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Posso utilizar tintas esmalte e acrílica no mesmo kit?

Mensagem por philip »

Opa! vai aqui minha experiência!

olha só:

Imagem
na lateral da fuselagem a tinta mais clara é Esmalte(academy) e a mais escura é acrílica(tamiya)

Imagem

Aqui também tem tinta acrílica misturada com esmalte, mas o resultado não ficou bom. na foto como uma é brilhante e outra fosca, quase não dá para ver a diferença de tonalidade entre as duas.

eu não gostei do resultado, mas aplicando as duas brilhante acredito que possa ter um resultado satisfatório. meus únicos problemas foram o da tonalidade muito parecido e da questão de um ser brilhante e outro ser fosco. ;)
Avatar do usuário
kleverton
Super Membro
Mensagens: 2559
Registrado em: 04 Jun 2012, 08:58
Nome: Kleverton Moises
Localização: Feira de Santana/BA
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Posso utilizar tintas esmalte e acrílica no mesmo kit?

Mensagem por kleverton »

philip escreveu:Opa! vai aqui minha experiência!

olha só:

Imagem
na lateral da fuselagem a tinta mais clara é Esmalte(academy) e a mais escura é acrílica(tamiya)

Imagem

Aqui também tem tinta acrílica misturada com esmalte, mas o resultado não ficou bom. na foto como uma é brilhante e outra fosca, quase não dá para ver a diferença de tonalidade entre as duas.

eu não gostei do resultado, mas aplicando as duas brilhante acredito que possa ter um resultado satisfatório. meus únicos problemas foram o da tonalidade muito parecido e da questão de um ser brilhante e outro ser fosco. ;)
Philip.

Respondido e tirado a prova dos nove!!
Grato por sua contribuição. :clap: :clap:
FEB - E a cobra fumou!
Imagem
Responder

Voltar para “Dúvidas”