SemperFi

Próximos Eventos Programados:

Open Recife : 10/10/2026 a 11/10/2026          VII Xtreme Modeling Latin America : 17/10/2026 a 18/10/2026          1º Open de Plastimodelismo de Santa Maria : 14/11/2026 a 15/11/2026          

ATOM + Diluente

Fórum dedicado ao compartilhamento do conhecimento de técnicas e materiais.
Poderemos usar esse fórum para:
- Descrever técnicas utilizadas em forma de tutoriais
- Apresentar dicas de materiais, técnicas, fontes de consultas externas, etc;
- Retirar dúvidas de uma técnica. material, kits, etc.
marcio bernardi
Super Membro
Nome: marcio bernardi
Agradeceu: 589 vezes
Curtiram: 258 vezes

ATOM + Diluente

Mensagem por marcio bernardi »

Comprei umas tintas ATOM e estou com problema com a diluição com o ATOM-20501 THINNER AND CLEANER with RETADER, ele esta talhando a tinta, pode?, thinner próprio fazer isso?
No pincel vai de boa mas quando vai diluir para o aerógrafo da kaka.
Alguém esta usando estas tintas e tem alguma dica?
Estes usuários curtiram o post de marcio bernardi:
FastEagle102 (04 Set 2026, 12:44)
FastEagle102
Novato
Nome: Marcus Vinicius
Agradeceu: 11 vezes
Curtiram: 11 vezes

Re: ATOM + Diluente

Mensagem por FastEagle102 »

Cara, eu tenho o Thinner and Cleaner apenas (não tenho o com Retarder), nunca vi ele talhar nem a tinta normal AMMO, nem as ATOM e também funcionava bem com outras tintas de outras marcas que podem ser diluídas com este produto, mas honestamente, eu geralmente prefiro diluir com álcool isopropílico 99%. Acho que o álcool providencia um meio melhor para a tinta se afixar no modelo. Prefiro guardar este Cleaner para fazer a limpeza do aerógrafo.
Estes usuários curtiram o post de FastEagle102:
marcio bernardi (05 Set 2026, 09:41)
alferreira
Membro
Nome: Alberto Luiz Ferreira
Agradeceu: 113 vezes
Curtiram: 113 vezes

Mensagem por alferreira »

Marcio:

Quando uso AtOM ou Ammo uso o diluente da Ammo, sem retarder, e nunca talhou.
E FasrEagle102: vou testar o álcool isopropílico puro para testar, pois esses diluentes (Ammo, Tom Colors, Tamiya) são caros...
Estes usuários curtiram o post de alferreira:
marcio bernardi (05 Set 2026, 09:41)
marcio bernardi
Super Membro
Nome: marcio bernardi
Agradeceu: 589 vezes
Curtiram: 258 vezes

Mensagem por marcio bernardi »

alferreira escreveu: ↑04 Set 2026, 15:37 Marcio:

E FasrEagle102: vou testar o álcool isopropílico puro para testar, pois esses diluentes (Ammo, Tom Colors, Tamiya) são caros...
FastEagle102 escreveu: ↑04 Set 2026, 12:47 Cara, eu tenho o Thinner and Cleaner apenas (não tenho o com Retarder), nunca vi ele talhar nem a tinta normal AMMO, nem as ATOM e também funcionava bem com outras tintas de outras marcas que podem ser diluídas com este produto, mas honestamente, eu geralmente prefiro diluir com álcool isopropílico 99%. Acho que o álcool providencia um meio melhor para a tinta se afixar no modelo. Prefiro guardar este Cleaner para fazer a limpeza do aerógrafo.
pois é, o que me leva a crer que é o retardante, todas as cores que testei aconteceu o mesmo, então não é uma tinta especifica.

vou testar com álcool isopropílico.

obrigado :thumbup:
Estes usuários curtiram o post de marcio bernardi:
FastEagle102 (05 Set 2026, 12:08)
FastEagle102
Novato

marcio bernardi escreveu: ↑05 Set 2026, 09:44

FastEagle102 escreveu: ↑04 Set 2026, 12:47 Cara, eu tenho o Thinner and Cleaner apenas (não tenho o com Retarder), nunca vi ele talhar nem a tinta normal AMMO, nem as ATOM e também funcionava bem com outras tintas de outras marcas que podem ser diluídas com este produto, mas honestamente, eu geralmente prefiro diluir com álcool isopropílico 99%. Acho que o álcool providencia um meio melhor para a tinta se afixar no modelo. Prefiro guardar este Cleaner para fazer a limpeza do aerógrafo.
pois é, o que me leva a crer que é o retardante, todas as cores que testei aconteceu o mesmo, então não é uma tinta especifica.

vou testar com álcool isopropílico.

obrigado :thumbup:
Marcio, eu tenho um retarder da Ammo que é da linha Figures (código A-500). Ele funciona muito bem, mas você tem que adicionar separado. Não é igual aquele que vem Thinner, Cleaner e Retarder em um só. Não uso toda vez, apenas quando o dia está bem quente. Mas dou uma dica: no canal do Plasmo Models no Youtube, ele tem um vídeo que explica alguns "hacks" de modelismo, e que inclusive ele disse que usar glicerina funciona como retarder. Mas tem que ver o vídeo certinho para ver como que usa, apenas lembro dessa informação. Sei que a dica de usar fluido de isqueiro como thinner para tinta esmalte e óleo foi perfeita. Eu tinha muito problema para fazer wash com óleo e Ecosolv. Mesmo com uma ou duas camadas de verniz Humbrol brilhante, o troço grudava de um jeito que não saía nem a pau. Agora meus wash ficaram ótimos.

Espero ter ajudado, Marcio. Se precisar, mande mais perguntas.
Editado pela última vez por FastEagle102 em 05 Set 2026, 12:25, em um total de 1 vez.
marcio bernardi (05 Set 2026, 12:32)
FastEagle102
Novato

Sim. Acho um absurdo de caro esses diluentes específicos para tintas. Tem algumas que realmente não dão certo com álcool isopropílico (Revell Aqua Colors talha na hora, Acrilex talha também), mas por exemplo, eu nunca esperei na minha vida que seria o diluente perfeito para aquela linha Mr Hobby Aqueous (que não dá para passar com pincel de jeito nenhum, mesmo sendo "acrílica"). No aerógrafo passa tão bem que chega dar vontade de chorar de alegria kkk
marcio bernardi (05 Set 2026, 12:34)
Responder

Voltar para “Tutoriais, Dicas e Dúvidas”