Master-Model

Próximos Eventos Programados:

Open Recife : 10/10/2026 a 11/10/2026          VII Xtreme Modeling Latin America : 17/10/2026 a 18/10/2026          1º Open de Plastimodelismo de Santa Maria : 14/11/2026 a 15/11/2026          

Mirage IIIEBR - Modelsvit 1/72

Moderador: Moderadores GT

FastEagle102
Novato
Nome: Marcus Vinicius
Agradeceu: 11 vezes
Curtiram: 11 vezes

Mensagem por FastEagle102 »

Saudações amigos do Plastibrasil. Venho lhes trazer a montagem deste excelente kit da marca ucraniana Modelsvit na escala 1/72, o icônico Mirage IIIEBR, que defendeu os céus de nosso país por cerca de 33 anos até ser aposentado em 2005. Um verdadeiro ícone da aviação, que lutou em vários teatros de combate. Dos desertos do Sinai até o bushveld sul-africano, das montanhas indo-paquistanesas até os mares das Falklands, este caça é verdadeiramente um tesouro da aviação moderna. Estarei fazendo a versão que representaria um Mirage IIIEBR do final da carreira do mesmo, com mísseis Python 3 de fabricação israelense. Este kit foi lançado em 2020.

Imagem

Imagem

Imagem

Irei poupá-los da história completa desta aeronave, visto que muitos já o fizeram aqui no fórum.

Eis o kit:

Imagem

Imagem

O conteúdo do kit vem muito bem acondicionado em embalagem ziplock. Manual em cores.

Imagem

O kit vem com 6 possíveis esquemas de cor, com 3 da Argentina e 3 do Brasil.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Estarei utilizando este set da Duarte Models, de fabricação brasileira, com armamentos utilizados pela FAB. Este set inclui 2x Python 3 que serão utilizados na montagem. A versão antiga deste set era composta por peças em resina e PE, mas me surpreendi ao receber uma nova versão, esta impressa em 3D, com acabamento impecável as peças e sem a necessidade de colar PEs :thumbup: :

Imagem

Peças do kit, todas em baixo relevo e com acabamento surpreendente:

Imagem

Peças específicas para o Mirage IIIEBR, que inclui os canards (Glória a Deus, não vou precisar fazer os canards com cartão de crédito antigo :lol: muitos dos companheiros plastimodelistas aqui do fórum fizeram e fizeram muito bem feito, mas não acho que eu conseguiria!):

Imagem

Decais para as 6 versões:

Imagem

PEs, máscaras e partes em acrílico para o HUD:

Imagem

Imagem

:geek: Nota para o kit (antes de montado): 9/10.
É infinitamente superior a outros Mirages III da mesma escala. O já defasado Heller fica no chinelo e o raríssimo KP... é bem raro de se encontrar. Infelizmente este saiu bem carinho, cerca de 450 reais (com frete e taxação), porém acredito que comparado com os kits disponíveis no mercado, são 450 reais bem gastos. Já vem com os PEs necessários, máscaras e o HUD vem em uma pequena folha de acrílico. Um modelista profissional consegue transformar isto em uma verdadeira obra de arte. Ao final da montagem, darei outra nota, que será a nota de satisfação do modelista.

Enfim, este será meu primeiro kit com uso de PE. Espero poder fazer uma montagem segura e sem perda de peças (o que já me aconteceu no passado e tenho certeza que já aconteceu com vários). Estarei aberto a críticas, sugestões e auxílios. As cores da aeronave não tenho por padrão das instruções, mas visto que os Mirage IIIEBR no tom cinza-azulado possuíam variações na tonalidade e intensidade de weathering, estarei considerando misturar minha própria tinta (provavelmente um mix com Extra Dark Sea Gray e Medium Gunship Gray para a parte de cima, e RLM63 Hellgrau com uma pitada de Light Compass Ghost Grey e branco para a parte de baixo), mas farei alguns testes antes de pintar. O aerógrafo utilizado será um da Neoeco com mini compressor.

Em breve estarei iniciando a montagem. Pedi pelo Aliexpress uma base de corte A3, deve estar chegando em breve. Espero facilitar a visualização das peças. :bala: :bala: :bala:
Estes usuários curtiram o post de FastEagle102(total 2):
marcio bernardi (14 Ago 2026, 11:15) • Jetcommando (07 Set 2026, 03:11)
FastEagle102
Novato

Hoje foi o dia de montar o bendito assento ejetor!
Imagem

Imagem

Imagem

Após os dedos cheios de Bonder, aproveitei e pintei algumas peças que vão compor o cockpit e o porão dianteiro do trem de pouso. Peças pintadas com Revell Aqua Color 36302 preto fosco e Revell 99 alumínio (esmalte)

Imagem

Imagem

Por enquanto é só! Preciso ainda passar mais uma demão de tinta alumínio nas partes indicadas e só então começar a pensar em fazer o painel de instrumentos. Existem PEs e decais para o painel, vou tentar fazer uma mistura dos dois para maior realismo.
Estes usuários curtiram o post de FastEagle102:
Gylber Soares (16 Ago 2026, 00:38)
Gylber Soares
Super Membro
Nome: Gylber Cavalcanti
Agradeceu: 324 vezes
Curtiram: 135 vezes

Re: Mirage IIIEBR - Modelsvit 1/72

Mensagem por Gylber Soares »

Ótimo avanço!
Estes usuários curtiram o post de Gylber Soares:
FastEagle102 (19 Ago 2026, 20:50)
"Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam." Salmo 122:6
FastEagle102
Novato

Continuando...

Tive pouco progresso hoje. Passei primer spray no assento e comecei a pintar.

Imagem

Montei e pintei o cockpit, lembrando que esse conjunto também faz o porão do trem de pouso.

Imagem

Imagem

Coloquei os decalques no painel (optei por não utilizar as peças em PE do painel, apenas as dos consoles laterais do cockpit) e pintei o assento. Coloquei os decalques por cima do próprio PE e honestamente gostei.

Imagem

Imagem

Infelizmente minha montagem segue um tanto quanto devagar, estou com alguns problemas na família e trabalho exaustivo. Espero poder acelerar a montagem, mas como dizem, a pressa é inimiga da perfeição! :agitado: :agitado: :agitado:
Estes usuários curtiram o post de FastEagle102:
Gylber Soares (19 Ago 2026, 23:28)
FastEagle102
Novato

Continuando a montagem neste final de semana:
Fiz um drybrush com tinta branca Mr. Hobby Aqueous e logo coloquei a chumbada no nariz com cola branca:

Imagem

Imagem

E aqui meu primeiro momento de frustração com o modelo. O nariz era basicamente impossível de fechar sem deixar frestas na parte de baixo. Devido ao design do conjunto porão dianteiro + cockpit, este conjunto não se fechava direito com o resto das peças. Tive que colocar muita força para tentar "sanduichar" tudo e deixar as menores frestas possíveis, que eu fechei com Bonder e depois lixei. A peça com a protuberância do radome doppler debaixo do nariz foi a pior parte, parecia que a peça havia sido moldada em uma escala menor comparada ao buraco que sobrou do pastel entre as laterais do cockpit e o cockpit em si. :palavrao: :palavrao: :palavrao:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Tive que fazer uso de força, Bonder e corretivo (o famoso correputty), depois lixar tudo para ficar aceitável. Quero ver como vai ficar depois do primer, mas infelizmente, acredito que vou perder algumas linhas de painel nessa área. Não acho que isso seja um problema do kit, eu posso ter montado alguma coisa errado, mas vou dar meu veredito final após a montagem. Enfim, são os problemas típicos de kits short run. :cry:

Outro problema que esse kit tem também são os famosos "butt joints", aonde as peças são coladas apenas com faces umas contra as outras. Elas possuem sulcos para os encaixes, mas esses sulcos não são o suficiente e podem falhar em manter a simetria do kit.
FastEagle102
Novato

O trabalho recentemente ficou paralisado por conta de uma gripe que pegou todos em casa de surpresa. Zero condições de mexer no Mirage por muito tempo. Hoje, o que consegui fazer foi montar a parte do motor, que foi pintado em Gun Metal Ammo, com highlights de Jet Exhaust Burnt Iron Ammo:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Foi tranquilo, mas o cabeça oca aqui não prestou atenção nas instruções e colou a peça da pós combustão lá dentro, sendo que tinha que colar o anel de PE na peça e a peça nos encaixes próprios para tal... Ah, acho que ninguém vai fiscalizar meu Mirage, né? :? (Por que não prestei atenção nas instruções??? :chorando: :chorando:)

Chega de pecinhas miúdas um pouco! A próxima foi bem legal de se montar: o porão do trem de pouso traseiro. A Modelsvit desenhou o kit de um jeito aonde é necessário montar o porão de trem de pouso usando peças que fazem as anteparas do mesmo. Pode parecer complicado, mas isto permite que a empresa consiga moldar detalhes complicados em peças que normalmente são simplificadas, como no caso de kits da Italeri e Hasegawa. Lembrando que este é um kit short-run, então podem ter erros de cálculos nas peças (como a minha suspeita do porão do trem de pouso dianteiro + cockpit, que foi um sacrifício absurdo para fechar tudo, e mesmo assim precisou de Bonder e correputty):

Imagem

Imagem

Imagem

Por enquanto é só! Pelo que vi das instruções, está chegando perto de fechar o pastel. :aeee:
Kakadu
Super Membro
Nome: Flávio Pedroza
Agradeceu: 221 vezes
Curtiram: 119 vezes

Mensagem por Kakadu »

Belo avanço, adoro essa aeronave. A configuração delta wing sem cauda é a mais bela na minha opnião.
Estes usuários curtiram o post de Kakadu:
FastEagle102 (28 Ago 2026, 16:22)
FastEagle102
Novato

Kakadu escreveu: ↑27 Ago 2026, 16:04 Belo avanço, adoro essa aeronave. A configuração delta wing sem cauda é a mais bela na minha opnião.
Obrigado Kakadu. Esta aeronave realmente é magnífica, só perde para o J35 Draken na minha opinião. Trarei novas atualizações em breve. :agitado:
Rafael Guerra
Super Membro
Nome: Rafael Guerra
Agradeceu: 14 vezes
Curtiram: 95 vezes

Mensagem por Rafael Guerra »

Fala Marcus! Chegando agora para acompanhar.
Estes usuários curtiram o post de Rafael Guerra:
FastEagle102 (31 Ago 2026, 16:32)
Rafael Guerra
FastEagle102
Novato

Rafael Guerra escreveu: ↑31 Ago 2026, 16:14 Fala Marcus! Chegando agora para acompanhar.
Opa! Chegou na hora certa então!
Responder

Voltar para “GT 00 - Viva a Liberdade”