HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

II Open de Plastimodelismo de Sorocaba : 23/05/2026 a 24/05/2026          XVII Open de Plastimodelismo Superkits : 06/06/2026 a 07/06/2026          29º Open GPC : 15/08/2026 a 16/08/2026          Open Recife : 10/10/2026 a 11/10/2026          VII Xtreme Modeling Latin America : 24/10/2026 a 25/10/2026          1º Open de Plastimodelismo de Santa Maria : 14/11/2026 a 15/11/2026          

Gloster Javelin - MisterCraft - 1/72

Fórum dedicado aos modelos de Aviação que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Aviação

alferreira
Membro
Nome: Alberto Luiz Ferreira
Agradeceu: 104 vezes
Curtiram: 104 vezes

Gloster Javelin - MisterCraft - 1/72

Mensagem por alferreira »

Olá a todos.
Inspirado pelo zelaorainmaker, no post sobre o Pucara, resolvi abrir mais de uma "linha de montagem". Como fico em duas casas toda a semana, deixo um modelo em cada uma e transporto todo o equipamento (tintas, ferramentas, etc) em um grande box de plástico. Só vou comprar mais um suporte porque ele é frágil de transportar. Vamos ver se vai dar certo.
O modelo que iniciei a segunda linha de montagem é o Gloster Javelin FAW. Este avião, inglês, foi o sucessor do Gloster Meteor e o antecessor do English Electric Lightning. Foi criado para ser um interceptador para todo tempo - daí a sigla FAW, de Fighter All-Weather. A despeito do que se pode encontrar na internet, alguns poucos ex-pilotos elogiavam bastante este caça, que durou pouco na RAF, cerca de 10 anos, e somente a mesma o utilizou.
O modelo é de um fabricante polonês, MisterCraft, e achei muito ruim em termos de acabamento, sprues grosseiros, grande falta de detalhamento (nada de cockipt, a não ser os assentos e uma divisão, nem decalques vieram para painéis). As instruções estão com números de peças errados, esquema de pintura incorreto e o que é pior: na caixa fala na versão Mk.7, mas vem peças para montar a versão Mk.9 e Mk.9R. Explicando: a Mk 9 tinha melhores propulsores e a Mk 9R tinha a sonda de reabastecimento (que fica do lado direito da fuselagem, não na asa nem na ponta do cone) e tanques de combustível subalares. No princípio fiquei meio duvidoso quanto à existência da versão 9R com sonda e tanques, mas consegui encontrar um foto de uma aeronave nesta configuração. Dos cerca de 435 construídos, apenas 44 foram no padrão 9R. Pelo menos, os decalques e cores estão corretos no kit: dá para montar em 4 versões, sendo duas de estabelecimentos de testes e outras duas de esquadrões, do 64º e do 23º, sendo que ambos usaram a versão Mk 9R.

O original:

Imagem

Vou montar no esquema do esquadrão 64º (o da foto), na versão 9R, com misseis Firestreak (vieram 4 misseis no kit, para montar a versão 7 ou 9) nos cabides externos e os tanques nos cabides internos. Só os números que não batem com o da foto.

Vamos as imagens.

Caixa:
Imagem

O péssimo manual de instruções:
Imagem

Os esquemas de pintura e decalques (esse, menos mal):
Imagem

Decalques (as tiras em preto em vou ter que cortar em vários pedaços, pois vieram inteiras e em todos os esquemas de pinturas, são segmentadas formando trilhas):
Imagem

Os sprues (que vieram em dois tons, branco e cinza, sem motivo):
Imagem

Creio que a montagem será rápida, mas vai depender de duas cores que terei que pedir: Tamiya XF-81 - o verde da RAF na década de 1950/60 - e Medium Grey para a parte inferior - o outro cinza já tenho.
alferreira
Membro

Gloster Javelin - MisterCraft - 1/72 - Iniciando a montagem

Dando início.

Comecei a colar as partes mais básicas: uma boa chumbada no nariz, porque o profundor traseiro é grande e pesado:
Imagem

Aqui, só testando para ver os "canions" entre as partes:
Imagem

Imagem
Imagem
Imagem

Tudo vai precisar de uma boa funilaria. Estou utilizando massa putty (nas fendas mais profundas), super bonder e corretor (nas menores). A fuselagem veio até com buracos (defeitos da injeção de plástico).
Imagem
pgplasti
Super Membro
Nome: Flavio Berghahn
Agradeceu: 0
Curtiram: 51 vezes

Re: Gloster Javelin - MisterCraft - 1/72

Mensagem por pgplasti »

Nada como ferramentas tecnológicas na montagem
Prendedores
Que seja justo e perfeito
alferreira
Membro

pgplasti escreveu: 11 Fev 2026, 09:16 Nada como ferramentas tecnológicas na montagem
Prendedores
Pior que comprei 8 clips da Revell e esqueci de levar para onde estou montando.
alferreira
Membro

Re: Gloster Javelin - MisterCraft - 1/72 - Lixando e primer

E toca a lixar, corrigir, mais "superbonder", mais putty, mais lixa...

Imagem
Imagem

Me achando o master-blaster-mega-plus-diamond da funilaria em plastimodelismo... até o 1o primer:

Imagem
Imagem

Não é possível: ou eu não sei lixar, ou preciso aumentar o grau do óculos ou nem lixei... caramba!!!

Agora, trabalhar e na folga, mais lixa, lixa e primer de novo...
Correia
Super Membro
Nome: Ronaldo Magalhães
Agradeceu: 13 vezes
Curtiram: 92 vezes

Mensagem por Correia »

Essa Mister Craft é pavorosa.

Eu tenho um UH-1. O manual manda fazer algumas peças como scracht, como os bancos de passageiros. A instrução indica peças que não tem na árvore e no manual, a peça é um número e na árvore é outro.

Tem também essa diferença de cor nas árvores. Parece que juntou de kits diferentes .

Força aí. Vou ver o que me espera na minha vez de montar o meu UH-1

Enviado de meu SM-S711B usando o Tapatalk

Estes usuários curtiram o post de Correia:
alferreira (19 Fev 2026, 16:04)
Concluído fora de GT: Fokker D VII . Revell 1/72 | A caminho do Cairo | U-Bolt DKM Type IXC | Douglas TBD-1 Devastator
Review: Douglas TBD-1 Devastator Airfix 1:72 | Boeing 737-200 Revel 1:200 | Focke Wulf Fw 56 Stösser - Heller/kiko 1:72
alferreira
Membro

Re: Gloster Javelin - MisterCraft - 1/72 - Ideias ruins

Olá pessoal.

Retornando de uma pausa.
Tive algumas ideias ruins, que vão me dar muito trabalho...
A aplicação de primer, feita em um dia de sol, ficou ótima, bem como o cinza médio da RAF da década de 1950-60 (Medium Grey da Tamyia).

Imagem

Depois, nesse final de semana, com tempo bom, sol sem muito calor, mas sem umidade, pintei o cinza superior: escolhi um cinza da Tom Colors o mais próximo do tom sugerido: usei FS36152 quando as instruções indicam FS36178. Mas ficou bom:

Imagem

Aí, na segunda, comecei a errar feio:
1º erro: estava chovendo, bem úmido e um pouco frio, o que eu nunca achei ideal para pintar. Resolvi mesmo assim;
2º erro: como não desenhei as máscaras da camuflagem na escala e recortei a fita de mascaramento usando esses moldes, resolvi usar massa putty (tiras) cobrindo as áreas com produto para mascaramento nacional que não lembro o nome (um látex, que até achava bom de usar);
3º erro: o látex tinha endurecido; tentei amolecer com água de uma vasilha que estava perto, mas ela tinha um pouco de thinner, pois tinha limpado o aerógrafo e acabei contaminando-a; não dei conta disso e apliquei o mascaramento, ficando com uma aparência horrível;

Apliquei o verde da RAF (Tamiya) que ficou muito bom (o verde):

Imagem

Quando tirei tudo, a evidência do desastre: o pouco de thinner detonou com a pintura cinza...

Tentei dar retoques, mas ficou muito ruim, além de não ter gostado do contorno das cores (ficou bem leve, não delineado):

Imagem

Agora, esperar tempo bom, pintar todo o cinza novamente, imprimir as máscaras, recortar, colar, pintar o verde...
Pensei em meter o kit no fluído de freio, mas o primer e a barriga ficaram bons.
alferreira
Membro

Re: Gloster Javelin - MisterCraft - 1/72 - Repintando

Olá pessoal. Dei um avanço.

Depois de retirar todo o primer e tinta com uma noite de água + sabão em pó e esponja, o modelo ficou com 98% sem tinta:

Imagem

Ontem e hoje o tempo ficou excelente. No domingo apliquei o primer, no fim da tarde o cinza claro na barriga e hoje pela manhã o verde oliva da RAF anos 60. Ficou muito bom, me surpreendi. A combinação tempo seco, quente e tintas da Tamyia deu um excelente resultado.
Dá vontade de deixar a aeronave toda em verde oliva, mas sou daqueles que prezam a autenticidade o quanto pode.

Imagem

Imagem

Aproveitar e fazer as máscaras para aplicar o cinza. Se der, hoje a tarde lanço o cinza.
alferreira
Membro

Re: Gloster Javelin - MisterCraft - 1/72 - Pintado

Atualizando.

A técnica que utilizei para pintar a camuflagem:
- procurei na internet imagens das 3 vistas do Javelin;
- Ampliei (usando o Paint do Windows mesmo) até ficar no tamanho do modelo (no olhômetro, em 3 tentativas);
- Imprimi algumas cópias.
- Recortei máscaras para o verde (deixar o cinza a ser pintado);
- Fiz o contorno usando a máscara por cima da fita de pintura azul da 3M;
- Cortei a fita com estilete, colei umas 3 vezes nas costas da mão (para perder um pouco do poder de cola) e apliquei no modelo;
- Alguns trechos tive que usar o contorno com massa Pritt mesmo.

Imagem
Imagem

O resultado ficou excelente: não vazou, não pegou partes indevidas e, ao retirar massa e fita, só descascaram 3 pontinhos muito pequenos de fácil retoque, que ficaram imperceptíveis.

Imagem
Imagem

Agora, falta o preto do radome, "cockpit" e entradas de ar e o alumínio de "porões" (entre aspas devido a ausência total de detalhes desses locais) e saída dos motores. Depois, verniz brilhante, decalques e verniz fosco. Creio que no próximo fim de semana termine ou adiante muito.
alferreira
Membro

Re: Gloster Javelin - MisterCraft - 1/72 - Decalques

Porcaria de decalques!
Horríveis!

- Demoraram mais de 2 minutos para amolecer;
- Quando saem, quebram;
- Não deslizam na folha;
- Depois de colocados, mais parecem adesivos grosseiros do que decalques;
- O Mark Softer da Mr. Hobby não fez nenhum efeito...

E não aparentam estarem velhos: mas quando peguei a folha de decalques, já percebi que o produto não era de boa qualidade...

Não sei se o verniz fosco por cima vai ajudar na aparência ao final...

Grande decepção.

Imagem
Responder

Voltar para “Aviação”