Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

II Open de Plastimodelismo de Sorocaba : 23/05/2026 a 24/05/2026          XVII Open de Plastimodelismo Superkits : 06/06/2026 a 07/06/2026          29º Open GPC : 15/08/2026 a 16/08/2026          Open Recife : 10/10/2026 a 11/10/2026          VII Xtreme Modeling Latin America : 24/10/2026 a 25/10/2026          1º Open de Plastimodelismo de Santa Maria : 14/11/2026 a 15/11/2026          

Messerchmitt Me 262 A-1a . Revell . 1/72

Moderador: Moderadores GT

Correia
Super Membro
Nome: Ronaldo Magalhães
Agradeceu: 13 vezes
Curtiram: 92 vezes

Messerchmitt Me 262 A-1a . Revell . 1/72

Mensagem por Correia »

HISTÓRICO

Imagem

O Messerschmitt Me 262 "Schwalbe" (Andorinha) não foi apenas um avião; foi o presságio de uma nova era. Enquanto o mundo ainda lutava com o som vibrante dos motores a pistão e hélices, este caça alemão rasgou os céus da Europa em 1944 com o rugido sinistro de seus dois motores de fluxo axial Jumo 004. Ele detém o título histórico de primeiro caça a jato operacional do mundo, superando o britânico Gloster Meteor ao entrar em combate meses antes.

A superioridade tecnológica do Me 262 era assombrosa para a época. Sua inovação mais visível era a asa enflechada, um design crucial para manter a estabilidade em velocidades que beiravam os 900 km/h — marca inalcançável para os caças aliados da época. Além disso, ostentava um poder de fogo devastador com quatro canhões de 30 mm, capazes de estraçalhar bombardeiros pesados com poucos disparos.

Apesar de ser tecnicamente superior, o Me 262 chegou tarde demais e em números insuficientes para alterar o desfecho do conflito. Problemas de confiabilidade nos motores e a escassez de combustíveis exóticos limitaram seu impacto, mas seu legado é eterno: quase todos os caças modernos que vemos hoje carregam em seu DNA as inovações testadas por este pioneiro de metal.

Caracteríticas Técnicas
- Ano: 1943
- Pais de Origem: Alemanha
- Função: Caça intercetor
- Variante: A-1a
- Tripulação: 1
- Motor: 2 × turbojatos Junkers Jumo 004 B-1
- Peso (Kg)
- Vazio: 3795
- Máximo: 7130

Dimensões (m)
- Comprimento: 10,60
- Envergadura: 12,60
- Altura: 3,50

Performance (Km)
- Velocidade Máxima: 900
- Teto Máximo: 11.450
- Raio de ação: 1.050

Armamento
- 4 × canhões MK 108 cannon de 30 mm (a variante A-2a tinha apenas 2 canhões)
- 24 × foguetes R4M rockets de 55 mm
- 2 × 250 kg ou 2 × 500 kg de bombas (variante A-2a )

A comparação entre o Me 262 e o Gloster Meteor é o "duelo que nunca aconteceu".

Embora ambos tenham operado simultaneamente em 1944, eles jamais se enfrentaram em combate direto. As filosofias de projeto eram opostas: a Alemanha buscava uma "arma milagrosa" radical, enquanto a Grã-Bretanha focava em uma plataforma confiável e evolutiva.

Aqui estão os pontos principais desse embate técnico:

1. Desempenho e Aerodinâmica
Característica................Messerschmitt Me 262.......................Gloster Meteor (Mk. I/III)
Velocidade....................Máxima~870 km/h (Superior).................~670 - 790 km/h
Design de Asa.................Enflechada (Alta velocidade).................Reta (Convencional/Estável)
Motor..........................Junkers Jumo 004 (Fluxo Axial).................Rolls-Royce Welland/Derwent (Centrífugo)
Teto de Serviço.....................................11.450 m...................13.400 m (Superior)

Imagem

Abaixo: O britânico Gloster Meteor F.4
Imagem

2. Armamento: O "Derrubador" vs. O "Caçador"
Me 262: Equipado com 4 canhões de 30 mm. Era uma bateria aérea projetada para destruir bombardeiros B-17 com poucos impactos. O recuo era forte e a cadência menor, focando em dano explosivo.

Meteor: Utilizava 4 canhões de 20 mm. Tinha uma cadência de tiro mais alta e era mais adequado para o combate entre caças (dogfight), embora fosse menos letal contra alvos pesados.

3. Confiabilidade vs. Inovação
Este é o ponto onde o Meteor vencia de longe.

O Motor Alemão: O motor de fluxo axial do Me 262 era revolucionário (mais fino e aerodinâmico), mas durava apenas 10 a 25 horas de voo antes de precisar de uma revisão completa.

O Motor Britânico: O motor de fluxo centrífugo do Meteor era mais "gordo" e menos aerodinâmico, porém extremamente robusto, com vida útil de mais de 150 horas.

4. Papéis na Guerra
Me 262: Foi lançado desesperadamente no coração da Europa para interceptar as massas de bombardeiros aliados.

Meteor: Inicialmente, foi mantido sobre solo britânico para caçar as bombas voadoras V-1 (que ele conseguia interceptar graças à sua velocidade). O governo britânico proibiu que ele voasse sobre território inimigo por quase toda a guerra, temendo que um exemplar caísse nas mãos dos alemães e revelasse a tecnologia dos motores Rolls-Royce.

O Me 262 era o avião mais veloz do mundo era, simultaneamente, o mais vulnerável. O Me 262 era um predador nos céus, mas um "alvo fácil" durante a decolagem e o pouso. Isso acontecia porque os primeiros motores a jato tinham uma resposta de aceleração baixíssima. Se o piloto precisasse de potência imediata para arremeter ou fugir de um ataque surpresa na aproximação da pista, o motor Jumo 004 levava uma eternidade para ganhar rotação — e, se o acelerador fosse empurrado rápido demais, o motor simplesmente pegava fogo ou apagava.

A Solução: O "Esquadrão de Papagaio" (Platzschutzstaffel)
Para proteger seus jatos, a Luftwaffe criou unidades especializadas de defesa de aeródromos. A mais famosa foi a JV 44, liderada pelo lendário Adolf Galland. Eles utilizavam o Focke-Wulf Fw 190 D-9 (o "Nariz Longo"), um dos melhores caças a pistão da guerra, para patrulhar o perímetro da base.

As características dessa operação eram únicas:
Pintura Extravagante: Os Fw 190 de proteção tinham a barriga pintada de vermelho brilhante com listras brancas. O objetivo não era estético: era para que a artilharia antiaérea (Flak) alemã no chão não os confundisse com caças aliados e os derrubasse por engano.

O "Círculo de Proteção": Enquanto os Me 262 reduziam a velocidade para pousar, os Fw 190 circulavam a base em altitudes baixas e médias, prontos para interceptar os P-51 Mustangs e Spitfires que ficavam de tocaia (uma tática aliada conhecida como "Rat Catching" ou caça aos ratos).

O Calcanhar de Aquiles dos Jatos
Os Aliados rapidamente perceberam que não conseguiam vencer o Me 262 em velocidade pura, então passaram a atacar onde ele era fraco: as pistas de pouso. Eles mantinham patrulhas constantes sobre as bases de jatos alemãs, esperando o momento em que o combustível do Me 262 acabasse e ele fosse forçado a descer.

Sem o apoio dos caças a pistão e da densa cortina de Flak, o Me 262 teria sido dizimado ainda no solo.

Imagem
Estes usuários curtiram o post de Correia:
marcio bernardi (16 Fev 2026, 07:22)
Concluído fora de GT: Fokker D VII . Revell 1/72 | A caminho do Cairo | U-Bolt DKM Type IXC | Douglas TBD-1 Devastator
Review: Douglas TBD-1 Devastator Airfix 1:72 | Boeing 737-200 Revel 1:200 | Focke Wulf Fw 56 Stösser - Heller/kiko 1:72
henrikchaves
Novato
Nome: Henrik Chaves Gregorio
Agradeceu: 66 vezes
Curtiram: 17 vezes

Re: Messerchmitt Me 262 A-1a . Revell . 1/72

Mensagem por henrikchaves »

Acompanhando de perto. Esse é um que está na minha fila.
Correia
Super Membro

Mensagem por Correia »

henrikchaves escreveu: 15 Fev 2026, 23:31 Acompanhando de perto. Esse é um que está na minha fila.
Bem vindo, Henrik.
Concluído fora de GT: Fokker D VII . Revell 1/72 | A caminho do Cairo | U-Bolt DKM Type IXC | Douglas TBD-1 Devastator
Review: Douglas TBD-1 Devastator Airfix 1:72 | Boeing 737-200 Revel 1:200 | Focke Wulf Fw 56 Stösser - Heller/kiko 1:72
Correia
Super Membro

Mensagem por Correia »

Imagem

O kit é composto de uma árvore transparente com a capota da cabine e mais quayro árvores de plástico cinza claro injetado, sendo que três possuem as partes para montar o aparelho e mais uma com os casulos de foguetes. Uma folha de decais para duas versões diferentes e manual de instruções com seis folhas, sendo duas em branco, uma com o histórico do Me 262 em alemão e inglês. A sequência de montagem se dá em 19 passos. Duas folhas possuem o esquema de camuflagem está em duas páginas, um esquema em cada página. O manual é todo em preto e branco, o que dificulta um pouco a compreensão das cores na camuflagem.

Imagem

O Scalemates indica que o kit é um molde novo de 1997, código 04166. Essas informações batem com as indicações da caixa, inclusive com a data na folha de decais. O kit foi relançado nove vezes, inclusive pela Pro Modeler no mesmo ano. A última edição foi um combo duplo com o P-51 em 2020. Porém, a caixa que tenho comigo é da primeira edição de 1997. Um kit de 29 anos em aparente perfeito estado.

Imagem

O kit é todo em baixo relevo, com algumas poucas rebarbas na ponta das asas. Um detalhe que me chamou a atenção é o detalhamento por baixo da cabine do piloto. Esse detalhamento ocorre tanto na "canoa" da cabine quanto nas laterais da fuselagem. Seria um detalhamento interessante se ele não ficasse oculto quando asa for colada, já que os porões de roda são fechados. Pesquisando, observei que na versão 1/32 os porões de roda são abertos abertos e esse detalhamento, que ocorre também nessa escala, fica aparente. Não fiz uma comparação, mas a versão 1/72 pode ser uma reescalamento do projeto do molde na 1/32. Isso explicaria esse trabalho inútil de detalhamento oculto.

Imagem

No geral o kit parece ser bem injetado, com sulcos (baixo relevo) nos painéis.

Imagem

Imagem

Imagem

O kit permite montar o aparelho desarmado, armado com dois casulos de foguetes no nariz ou tanques de combustível extra na mesma posição.

Para as marcações temos duas versões: WGr. 21 der III./JG 7 Lechfeld im März, 1945 e III./Erprobunsgsjadgruppe 2 Lechfeld, dezembro de 1944, cada uma com um esquema de camuflagem diferente. A folha de decais não possui as cruzes do partido, omissão também presente na ilustração caixa.

Imagem

Rebarba na ponta da asa.
Imagem

Detalhamento do interior que ficará oculto depois de fechado o kit.
Imagem
Editado pela última vez por Correia em 16 Fev 2026, 19:28, em um total de 8 vezes.
marcio bernardi (17 Fev 2026, 06:50)
marcio bernardi
Super Membro
Nome: marcio bernardi
Agradeceu: 551 vezes
Curtiram: 248 vezes

Mensagem por marcio bernardi »

já montei quatro destes, é um kit relativamente tranquilo de montar sendo que os maiores problemas são a nacele do motor, porão de rodas e canopy que é ruim.

acompanhando :thumbup:
Correia
Super Membro

Mensagem por Correia »

marcio bernardi escreveu:já montei quatro destes, é um kit relativamente tranquilo de montar sendo que os maiores problemas são a nacele do motor, porão de rodas e canopy que é ruim.

acompanhando Imagem
Oi, Márcio. Pelo que já avancei, o kit monta bem, do com alguns ajustes psra o encaixe perfeito.

Ainda não montei o motor, mas o detalhamento que fica oculto é uma pena. O porão de todas podia ser aberto. Pensei em serrar. O fundo, mas iria complicar a fixação do trem de pouso e acabei desistindo.

O canopy é bem ruim mesmo. A estrutura é bem rasa, quase impersseptivel, o que dificulta o mascaramento.

Enviado de meu SM-S711B usando o Tapatalk

marcio bernardi (18 Fev 2026, 06:59)
Correia
Super Membro

Mensagem por Correia »

Avanços.

Comecei pela cabine de pilotagem.

Imagem

Imagem

Imagem

Como já mencionei, todo o detalhamento do interior do porão ficará oculto só se ficar a asas.

Imagem

O manual pede 20g de peso no nariz. Na minha avaliação, não cabe, mesmo usando pesos pequenos e no final um maior. Ficou pesado, mas se for necessário, acrescento na parte frontal dos motores.

Imagem

Imagem

marcio bernardi (18 Fev 2026, 06:59)
marcio bernardi
Super Membro
Nome: marcio bernardi
Agradeceu: 551 vezes
Curtiram: 248 vezes

Mensagem por marcio bernardi »

a fixação do trem de pouso não era problema pois ele fica na lateral, mas tranquilo, a maioria dos modelistas que montaram este kit deixaram fechado.

a minha montagem esta aqui mas perdeu as fotos e preciso repor, ficou assim seguindo fotos da aeronave.

Imagem

:thumbup:
henrikchaves
Novato
Nome: Henrik Chaves Gregorio
Agradeceu: 66 vezes
Curtiram: 17 vezes

Mensagem por henrikchaves »

Super acho que vale abrir essa parte para exibir o detalhamento. Quando for montar o meu pretendo fazer assim.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Correia
Super Membro

Mensagem por Correia »

Ficou bom mesmo e exibe um detalhamento que do contrário fica oculto.

marcio bernardi (19 Fev 2026, 11:19)
Responder

Voltar para “GT 38 - Luftwaffe”