Phoenix

Próximos Eventos Programados:

Open Recife : 10/10/2026 a 11/10/2026          VII Xtreme Modeling Latin America : 17/10/2026 a 18/10/2026          1º Open de Plastimodelismo de Santa Maria : 14/11/2026 a 15/11/2026          

Mirage IIIEBR - Modelsvit 1/72

Moderador: Moderadores GT

FastEagle102
Novato
Nome: Marcus Vinicius
Agradeceu: 11 vezes
Curtiram: 11 vezes

Re: Mirage IIIEBR - Modelsvit 1/72

Mensagem por FastEagle102 »

Um pequeno passo para o modelista, um grande passo para o Mirage... Ou algo do tipo.

Comecei a construir a fuselagem do avião. As entradas de arsão divididas em 2 peças: o cone de choque para diminuir a velocidade do ar, e a fuselagem em si. Porém algo me chamou a atenção durante a montagem: a lateral da fuselagem não tem o resto das entradas de ar, cabendo o restante a ser afixado na peça que compõe a fuselagem inferior e asa delta do avião. Honestamente, foi um processo muito demorado, e que agora deixou algumas frestas no meio da entrada de ar em si. Acredito que a Modelsvit poderia ter simplificado essa entrada de ar.

Imagem

Imagem

Montei a fuselagem do avião e colei as asas no lugar delas.
Coloquei o canopy e estava pronto para juntar ambas as partes da aeronave, que necessitam de uma pequena peça no topo aonde vai a parte da aviônica do caça. Esta peça compõe o resto da "espinha" da aeronave.

Imagem

Imagem

Infelizmente, os problemas com o nariz do caça voltaram para me assombrar. A transparência não cabia no cockpit, parecia que ela era meio pequena, mesmo ela se assentando perfeitamente em um encaixe na parte superior. Colei com Extra Thin e nas laterais ficaram algumas frestas. Como o interior do cockpit é preto, eu tive uma ideia: taquei tinta preta Revell sem diluir, para formar uma espécie de "massa putty preta", depois com um palito de dente, arranhei todo o excesso até ficar no plástico lisinho. Funcionou. Depois vou passar correputty para deixar tudo liso do lado de fora da aeronave.

Imagem

E olha que legal: toda aquela montagem de ambos os compartimentos do trem de pouso ficou show de bola quando o topo das asas foi fechado:

Imagem

Eis o estado atual do modelo:

Imagem

Imagem

O que será feito, se possível, no próximo post:
- preencher as frestas nas asas e nas entradas de ar
- mascarar o cockpit usando as máscaras providenciadas pelo kit
- montar os flaps, que permitem posicionamento, mas deixarei em posição padrão sem estarem abaixados
- montar a asa vertical e os canards.

Agora que percebi que não coloquei a peça em acrílico do HUD da aeronave... Eita, Marcus... :palavrao:

Por enquanto é isso!! Podem me mandar dúvidas e críticas à vontade.
Rafael Guerra
Super Membro
Nome: Rafael Guerra
Agradeceu: 14 vezes
Curtiram: 95 vezes

Mensagem por Rafael Guerra »

Cara, eu ja soltei o canopy depois de colado e pintado umas duas vezes. Nas duas passei uma gilette devegar na junção e soltou com facilidade.
Avalia tentar isso...
Rafael Guerra
FastEagle102
Novato

Rafael Guerra escreveu: ↑31 Ago 2026, 18:06 Cara, eu ja soltei o canopy depois de colado e pintado umas duas vezes. Nas duas passei uma gilette devegar na junção e soltou com facilidade.
Avalia tentar isso...
Rapaz, não é que deu certo mesmo? Fiz a remoção do canopy original em peça única e consegui colar o HUD. Foi nessa hora que eu percebi que usei extra thin demais, e o canopy foi arruinado quando um pedaço dele com cola interagiu com a carenagem superior do console. Porém, a Modelsvit também oferece a opção de cockpit aberto, mas as peças se encaixam perfeitamente na posição fechada. Colei com cola branca desta vez. A peça frontal se encontra meio fosca pois já comecei a mascarar tudo para a pintura.

Imagem

Também já colei a asa vertical traseira e os flaps, com os devidos preenchimentos em correputty:

Imagem

Me senti um pouco atrevido e decidi fazer os furos dos bocais dos canhões. Um detalhe tão pequeno mas que adiciona tanto para o resultado final...

Imagem

Por enquanto é só!
Jetcommando
Membro
Nome: Volmir da Rosa Batista
Agradeceu: 74 vezes
Curtiram: 23 vezes

Mensagem por Jetcommando »

Mas que beleza... o Jet vai acompanhar !

Se me permite uma sugestão, evite utilizar meramente a tinta como "putty"... a chance de dar problema é relativamente alta... por mais viscosa que esteja a tinta, ela pode demorar muito para secar totalmente, escorrer cockpit à dentro e se depositar sobre os consoles laterais. Ou pior: escorrer para o canopy quando eventualmente você manipular o kit virado no dorso... prefira misturar a tinta que você quer usar a um pouco de massa putty, tingindo-a.

Abraço do Jet ! 8-)
Estes usuários curtiram o post de Jetcommando:
FastEagle102 (08 Set 2026, 17:28)
FastEagle102
Novato

Jetcommando escreveu: ↑07 Set 2026, 03:30 Mas que beleza... o Jet vai acompanhar !

Se me permite uma sugestão, evite utilizar meramente a tinta como "putty"... a chance de dar problema é relativamente alta... por mais viscosa que esteja a tinta, ela pode demorar muito para secar totalmente, escorrer cockpit à dentro e se depositar sobre os consoles laterais. Ou pior: escorrer para o canopy quando eventualmente você manipular o kit virado no dorso... prefira misturar a tinta que você quer usar a um pouco de massa putty, tingindo-a.

Abraço do Jet ! 8-)
Valeu Jet! Estou feliz que está acompanhando. Mais novidades em breve.
FastEagle102
Novato

Como vão as coisas? Pronto para mais algumas fotos?

Colei estas barbatanas na parte de baixo da aeronave. Na realidade você precisa escolher entre duas triangulares, ou uma triangular e a outra em formato de trapézio, esta que permite a instalação dos cabides dos mísseis:

Imagem

Aqui com ambos os lados colados, aproveitei e fiz também o cabide do míssil Matra R530:

Imagem

Colei os canards, e devo dizer que esta foi a parte mais satisfatória até agora. Mirage III com canards é simplesmente ANIMAL.

Imagem

Olha só essa visão:

Imagem

Colei estas... BENDITAS aletas na parte de cima da asa vertical (acredito fazer parte do receptor de alertas de radar (RWR) da aeronave) com Bonder. Era o que tinha, e esses negócios se descolaram tantas vezes que eu vou ter que ver depois do primer se ficou borrão de bonder, que eu vou ter que lixar. Alguma dica para colar PE sem passar raiva aí? :palavrao:

Imagem

Colei estas minúsculas antenas na parte de cima e embaixo da aeronave, e por incrível que pareça, a peça da parte superior está errada, devendo ela ter um formato diferente na versão brasileira:

Imagem

Imagem

Este é o formato que deveria ter:

Imagem

Procurei o kit inteiro, incluindo o layout de todas as peças na 2ª página, esta peça simplesmente não existe. Não irei criar outra, pois não tenho plasticard disponível. Acredito que não vai interferir em nada com o modelo final. Sei lá, visto que essa peça só se encontra no modelo argentino... Talvez meu Mirage agora faça gol de mão pelo Brasil. :lol:

Míssil Matra R530 e os dois Python 3 do set da Duarte Models prontos para a pintura!

Imagem

Por enquanto é só! Planejo apenas pintar o interior do cockpit de preto (por fora, como se fosse a primeira camada por fora que dará efeito de pintado por dentro) e passar o primer! Mas antes, preciso confeccionar as peças do trem de pouso que serão montadas após o primer. Pretendo também pintar o interior do porão de trem de pouso traseiro com tinta alumínio Revell esmalte e depois de seca e curada, estufar os espaços com bastante papel higiênico + cola PVA, formando uma espécie de máscara improvisada.

Ouvidos abertos a sugestões.
FastEagle102
Novato

Notei que as imagens do post sumiram... Estranho. Iria postar mais, só que pelo jeito vou ter que achar outro método
Kakadu
Super Membro
Nome: Flávio Pedroza
Agradeceu: 221 vezes
Curtiram: 119 vezes

Mensagem por Kakadu »

FastEagle102 escreveu: ↑11 Set 2026, 00:05
Colei estas... BENDITAS aletas na parte de cima da asa vertical (acredito fazer parte do receptor de alertas de radar (RWR) da aeronave) com Bonder. Era o que tinha, e esses negócios se descolaram tantas vezes que eu vou ter que ver depois do primer se ficou borrão de bonder, que eu vou ter que lixar. Alguma dica para colar PE sem passar raiva aí? :palavrao:

tenho usado esse produto e gostei bastante, especialmente em relação à resistência:
https://www.youtube.com/watch?v=Sgtlg3cIlBs&t=11s
Responder

Voltar para “GT 00 - Viva a Liberdade”