Phoenix

Próximos Eventos Programados:

Open Recife : 10/10/2026 a 11/10/2026          VII Xtreme Modeling Latin America : 17/10/2026 a 18/10/2026          1º Open de Plastimodelismo de Santa Maria : 14/11/2026 a 15/11/2026          

[Expositor]  T-6 Texan - Academy 1/72

Fórum dedicado aos modelos de Aviação que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Aviação

Rogério de Almeida
Membro
Nome: Rogério de Almeida
Agradeceu: 0
Curtiram: 22 vezes

T-6 Texan - Academy 1/72

Mensagem por Rogério de Almeida »

Pessoal, tudo bem?

Sou novo no hobby e resolvi compartilhar minha primeira montagem com todos, pois considero este fórum uma ótima fonte de consulta.

Iniciei com um kit do T-6 Texan da Academy na escala 1/72, em baixo relevo, edição especial com 3 versões de decais da Força Área Brasileira (FAB), comprado mo Mercado Livre da Lima Hobby.

Imagem

Fiz um teste de encaixe e vi que poucos ajustes seriam necessários.

Imagem

Optei somente por tintas acrílicas para fazer a pintura do kit, diluídas no álcool isopropílico para aplicação com aerógrafo.

Iniciei a montagem pelo cockpit, pintando o mesmo com o Flat Interior Green da Italeri (4736AP). O painel de instrumentos pintei com o Flat Black da Tamiya (XF-1). Aproveitei o Flat Interior Green da Italeri e pintei outras partes da aeronave. Como foi minha primeira montagem, não quis arriscar fazer o dry brush no painel de instrumentos, que é em auto relevo. Também não fiz os cintos de segurança dos assentos.

Imagem

Imagem

Imagem

Aproveitei para fazer a colagem das asas e também pintar as parte do motor com o Gun Metal da Tamiya (X-10).

Imagem

Imagem

Na sequencia, parti para a montagem da fuselagem e asas e aplicação de massa putty da Tamiya. Realmente, o kit necessitou de pouca massa.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Após trabalho de lixa, colei alguns acessórios (tubo de pitot, mecanismo de acionamento dos ailerons e entradas de ar) e os estabilizadores.

Imagem

Imagem

Imagem

Agora o canopi, usando fita da Tamiya para fazer o mascaramento e definir os frames (muitos frames). Também aproveitei para pintar de Flat Black da Tamiya (XF-1) a parte de cima do painel de instrumentos. Também fiz a colagem do canopi. Usei colar lavável da Pritt.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Aplicação do primer. Antes de aplicar o primer fiz o mascaramento dos alçapões dos trens de pouco com guardanapo de papel. O primer utilizado foi da Tamiya na cor branca. O primer foi diluído com terebentina da Acrilex para aplicação com aerográfo.

Imagem

Imagem

Antes de iniciar a pintura arrisquei fazer um pré-shading com o Flat Black da Tamiya (XF-1), mas não ficou muito bom. Pré-shading é bem difícil.

Imagem

Iniciando a pintura. A opção escolhida para o kit foi a camuflagem verde e marrom do Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque (ERA) 31. As cores utilizadas foram a J.A. Green (XF-13) e Flat Earth (XF-52). Para fazer os contornos da camuflagem usei a massa multi tack da Pritt.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fazendo o mascaramento da aeronave para a pintura de sua parte inferior com a tinta Flat Dark Ghost Gray da Italeri (4761AP).

Imagem

Imagem

Pintura de peças menores, hélice e spinner, estrutura dos trens de pouco, antena e portas dos alçapões dos trens de pouso. As tintas usada nessa etapa foram Flat Black (XF-1), Flat Yellow (XF-3), Flat Aluminium (XF-16), J.A. Green (XF-13) da Tamiya e a Flat Dark Ghost Gray da Italeri (4761AP).

Imagem

Imagem

Imagem

Após a pintura das peças pequenas, apliquei o verniz Clear (X-22) da Tamiya, e me esqueci de fazer as faixas pretas nas asas. As faixas pretas pintei com o Flat Black da Tamiya (XF-1).

Imagem

Imagem

Montagem do motor, da hélice, das peças de acrílico nas asas (luzes) e aplicação dos decais. Também já retirei o mascaramento do canopi, pois decidi não aplicar uma ultima camada de verniz. Fiquei com receio de dar algum problema do verniz com os decais. Para os decais usei Decal Adhesive da Tamiya que fixa e amacia.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Parti para a pintura dos pneus e bequilha. Os pneus pintei com Flat Black da Tamiya (XF-1) eu usei a massa multi tack Pritt para fazer a mascara e pintas as calotas. A bequila foi pintada a mão. As calotas usaram a tinta Flat Dark Ghost Gray da Italeri (4761AP).

Imagem

Imagem

Imagem

O aerógrafo utilizado na pintura foi da Steula, o BC 61 de 3 mm.

Imagem

Enfim, modelo finalizado.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
raleite
Acabei de Chegar
Nome: Roberto A Leite
Curtiram: 0

Re: T-6 Texan - Academy 1/72

Mensagem por raleite »

Muito legal o trabalho e documentação, bem útil!!
MVTB
Super Membro
Nome: Marcus Vinicius Teixeira Borges
Agradeceu: 139 vezes
Curtiram: 119 vezes

Mensagem por MVTB »

Muito bacana,esse kit é uma tetéia!

Parabéns!
Buscar a Deus,sempre...
Rogério de Almeida
Membro

Valeu pessoal, obrigado.
Fernando Manfio
Super Membro
Nome: Fernando José Manfio
Curtiram: 13 vezes

Mensagem por Fernando Manfio »

Ficou muito legal! :thumbup:
Flying Pancake
Conselheiro
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 165 vezes

Mensagem por Flying Pancake »

Mandou bem! Ficou ótimo esse Texan, esse kit é uma belezinha.

Se me permite, gostaria de dar uma sugestão: se for do seu agrado, faça um wash nesse kit, vai destacar bem os detalhes :thumbup:

Abs
Rogério de Almeida
Membro

YuriUB escreveu:Mandou bem! Ficou ótimo esse Texan, esse kit é uma belezinha.

Se me permite, gostaria de dar uma sugestão: se for do seu agrado, faça um wash nesse kit, vai destacar bem os detalhes :thumbup:

Abs
Obrigado Yuri, para a primeira montagem eu até que fiquei feliz.

Sobre o wash, eu curto, acho demais, mas ainda tenho receio. Mas vou me arriscar logo logo. Fiz 3 montagens até agora, essa do T-6, a de um P47D da FAB que postei ontem, e uma de um P40M também da FAB. Nessas ainda não me aventurei no wash, mas na próxima montagem em baixo relevo vou tentar a técnica.

Valeu pelo elogio e dica.

Abs.
Sayeddaniel
Membro
Nome: daniel andrade
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 39 vezes

Mensagem por Sayeddaniel »

Lindo seu Texan da FAB-ERA, também já montei esse mesmo modelo:

https://forum.plastibrasil.com/viewtopic.php?t=12940

Abraço