Página 1 de 7

F-101 Voodoo - Revell - 1/48

Enviado: 01 Mar 2016, 09:59
por Wemerson_FF
Saudações caros amigos

Estou abrindo o post, para, dentro de algum tempo iniciar a montagem de mais um caça da série Century da USAF.
Abaixo, uma breve história do caça/bombardeiro e algumas fotos

O McDonnell F-101 Voodoo foi um interceptor supersônico, usado pela força aérea dos Estados Unidos da América durante a Guerra Fria. Concebido originalmente, no final do decênio dos quarenta, como caça de escolta e penetração a longo alcance, serviu brevemente com o Comando Aéreo Estratégico e foi utilizado, paradoxalmente, para defender a integridade estadunidense e como caça de reconhecimento.

Imagem

História

O desenvolvimento do Mcdonnell Voodoo foi particularmente longo e viu-se afetado por mais mudanças de política operativa que o de qualquer outro de seus contemporâneos da denominada "Série Century". Se a proposta inicial, do final dos anos 40, para uma caça de escolta e penetração tivesse prosperado, o Voodoo não tivesse podido pertencer a essa destacável coleção de caças conhecida como os "Century". Efetivamente, o que depois seria o Voodoo foi originalmente conhecido com a denominação XP-88, e em julho de 1946 a USAF encarregou dois protótipos do modelo.

Imagem

Mas já em uma etapa tão embrionária, o projeto esteve arquivado ao que parecia uma virtual incapacidade de concluir o desenho: de fato, o primeiro voo de um protótipo teve lugar seis meses mais tarde do previsto como resultado de diversas reformas introduzidas na asa e as tomadas de ar. Assim foi que o primeiro protótipo não esteve no ar para seu primeiro, e satisfatório, voo até o 20 de 1948. Mas passariam quase dois anos antes de que aparecesse uma segunda instância, conquanto dotado de prestações consideravelmente melhores graças à adoção de motores Westinghouse J43-WE-22 equipados com pós queimadores. Mas estes dois aparelhos desfrutariam de uma carreira especialmente breve, já que a totalidade do projeto ao ser cancelado em agosto de 1950, alegando-se um inadequado alcance operacional do avião e mudanças na política de defesa.

Imagem

Como medida de emergência, o Republic F-84E Thunderjet assumiu a responsabilidade das penetrações estratégicas, e se propôs substituir a este tipo com o Republic F-84F Thunderstreak de asas em seta. No entanto, o Comando Aéreo Estratégico (Strategic Air Command, ou SAC) seguiu fazendo questão de suas demandas por uma caça de alcance muito superior. Assim, em 12 de janeiro de 1951, o SAC deu a conhecer seus critérios sobre um caça de escolta bem mais capaz, de maneira que o quartel geral da USAF se dispôs a examinar várias propostas provenientes da indústria aeronáutica nacional e englobadas baixo o título coletivo de Requerimento Operacional Geral (General Operational Requirement) 101 ou GOR.101, que foi publicado a princípios de fevereiro de 1951.

Imagem

A resposta das diferentes indústrias foi ampla e consideravelmente rápida, recebendo até o mês de maio as propostas de Lockheed , McDonnell Aircraft Corporation, North American, Northrop e Republic Aviation. Mas foi o conceito de McDonnell, baseado no F-88, o que obteve o favor das autoridades, conquanto a USAF se tomou em alguns meses antes de proporcionar as primeiras partidas orçamentas para que se iniciassem os trabalhos, em outubro de 1951.

Desenho e desenvolvimento

Tratava-se de um monoplano com asas de implantação média/baixa e seta regressiva, com uma longa fuselagem para albergar o combustível necessário para conseguir a requerida autonomia e dois turbo reatores Westinghouse XJ34-WE-13 instalados na seção central baixa do fuselagem, de 1.361 kg de empuxo unitário. As provas demonstraram que o avião era excessivamente lento pelo que, atribuído o fato da falta de potência, o segundo protótipo XF-88A contava com turbo reatores XJ34-34-WE-22 com pós combustão. Tais motores incrementaram excessivamente o consumo de combustível pelo que apesar de que se ultrapassou Mach 1 em vôo picado e como a USAF carecia de suficientes fundos, o programa foi cancelado.

Imagem

Com o estado da guerra da Coreia o US Air Force enfrentou-se com a necessidade urgente de uma caça de escolta de maior capacidade, descobrindo-se muito rapidamente que os aviões disponíveis com a autonomia adequada não podiam combater em termos de igualdade com o MiG-15 das forças aéreas norte coreanas e chinesas que os que podiam se enfrentar com eles careciam de alcance suficiente.

Pediu-se então uma versão melhorada do XF-88 como F-101 Voodoo, para proporcionar ao Strategic Air Command (SAC) os escoltas de longo alcance que precisava para seus bombardeiros Convair B-36, e apesar de que o alcance potencial do F-101 era bastante inadequado para a tarefa, a USAF parecia achar que este problema poderia resolver com o tempo.

Imagem

Quando se demonstrou que este pensamento era incorreto, cancelou-se o F-101 para o SAC. Decidiu-se então que, submetido a avaliação satisfatória o tipo poderia ser fabricado em série com destino Ao Tactical Air Command (TAC).
O 29 de setembro de 1954 efetuou seu primeiro voo o primeiro F-101A, demonstrando já este voo capacidade supersônica e começando a entrar em serviço a princípios de 1957, com entregas iniciais à 27.ª Asa de caça tática da USAF.

Imagem

Como o McDonnell F3H Demon, o Voodoo chegou demasiado tarde para o conflito coreano e as versões de caça táctica tiveram só um breve período de utilização em primeira linha. As versões de reconhecimento demonstraram no entanto, ser de grande valor durante as operações sobre Vietnam do Norte e, depois de ser substituídas pelos McDonnell Douglas RF-4C Phantom, continuaram prestando serviço com a Air National Guard até mediados dos setenta.

Aviões RF-101A e RF-101C transferidos das forças aéreas de Chinesa Nacionalista (Taiwan) permaneceram em serviço em alguns anos e os CF-101B e CF-101F de caça entraram em serviço com a Royal Canadian Air Force no final de 1961. Dez anos depois os Voodoo canadenses sobreviventes foram trocados por aviões revisados e quatro esquadrões das Canadian Armed Forces continuavam utilizando CF-101 no final dos 80; sendo substituídos por McDonnell Douglas CF-18 Hornet.

Imagem

Em breve.

Abraços

Re: F-101 Voodoo - Revell - 1/48

Enviado: 01 Mar 2016, 10:08
por newtoncw
Primeiro na fila pra acompanhar

Re: F-101 Voodoo - Revell - 1/48

Enviado: 01 Mar 2016, 10:54
por Wemerson_FF
Valeu Newton, vai demorar um pouco pra começar mas vai valer a pena.

Abraço.

Re: F-101 Voodoo - Revell - 1/48

Enviado: 01 Mar 2016, 21:33
por leaopersico
Emblemático e de linhas muito bonitas.
Acompanhando na primeira fila!

Re: F-101 Voodoo - Revell - 1/48

Enviado: 05 Mar 2016, 11:58
por Nerum
Chegando para acompanhar ... :thumbup:

Re: F-101 Voodoo - Revell - 1/48

Enviado: 07 Mar 2016, 23:27
por Rafael Guerra
Chegando agora para acompanhar!

Re: F-101 Voodoo - Revell - 1/48

Enviado: 08 Mar 2016, 08:09
por Wemerson_FF
Obrigado pela presença amigos
Não vai demora muito não, em menos de trinta dias eu começo a montagem do Voodoo.

Abraços

Re: F-101 Voodoo - Revell - 1/48

Enviado: 09 Mar 2016, 16:53
por Mazzutti
Legal esse avião, parece um protótipo do Phantom :thumbup:

Re: F-101 Voodoo - Revell - 1/48

Enviado: 09 Mar 2016, 16:56
por Rafael Guerra
Mazzutti escreveu:Legal esse avião, parece um protótipo do Phantom :thumbup:
Não foi um protótipo mas de fato foi um precursor do Phantom. Abs!

Re: F-101 Voodoo - Revell - 1/48

Enviado: 09 Mar 2016, 16:57
por Wemerson_FF
E aí Mazzutti

Lembra um pouco o Phanton mesmo, especialmente as saídas dos motores.
Vai ser uma montagem bem divertida.

Abraço.