Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  F-111 "AARDVARK" - Italeri - 1/72

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

F-111 "AARDVARK" - Italeri - 1/72

Mensagem por Thunderbolt »

Olá pessoal.
Começando este tópico com a apresentação do avião que irei montar, o General Dynamics F-111 "AARDVARK".
Kit da Italeri, baixo relevo, boa qualidade de detalhamento e injeção.
O kit vem com decais para opção de decoração de quatro aeronaves diferentes.

Um pouco de história

O F-111 foi um caça supersônico, de médio alcance e um avião de ataque tático que também preencheu os papéis de bombardeiro estratégico, reconhecimento aéreo e aeronave de guerra eletrônica em suas várias versões. Desenvolvido na década de 1960 pela General Dynamics, entrou em serviço em 1967 com a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). A Real Força Aérea Australiana (RAAF) também utilizou o avião e começou a operar o F-111C em 1973.

O F-111 foi pioneiro de várias tecnologias para a produção de aeronaves, incluindo asas de geometria variável, motores turbofan com afterburning, e radar automatizado que seguia o terreno para o voo de baixo nível de alta velocidade. O seu design influenciou mais tarde aeronaves de geometria variável, e alguns dos seus recursos avançados, desde então, tornaram-se comuns. Os F-111 sofreram uma variedade de problemas durante o desenvolvimento inicial. Vários de seus papéis destinados, como um interceptor naval com base em porta-aviões com o F-111B, não se concretizou.

Os variantes do F-111 da USAF foram retirados na década de 1990, com o F-111F em 1996 e EF-111 em 1998. O F-111 foi substituído em serviço na USAF pela F-15E Strike Eagle para missões de ataque de precisão de médio alcance, enquanto o papel bombardeiro supersônico foi assumida pelo Lancer B-1B. A RAAF foi o último operador do F-111, com a sua aeronave servindo até Dezembro de 2010.

Desenvolvimento

Requisitos Iniciais:
O incidente com o U-2 de maio de 1960, em que um avião espião U-2 da CIA foi abatido sobre a União Soviética, surpreendeu o governo dos Estados Unidos. Além de danificar enormemente as relações EUA/URSS, o incidente mostrou que a União Soviética tinha desenvolvido um míssil terra-ar que podia chegar até as aeronaves acima de 60.000 pés. Os planos do Comando Aéreo Estratégico dos Estados Unidos da Força Aérea (SAC) de enviar formações de bombardeiros subsônicos B-47, de alta altitude na URSS estavam agora muito menos viáveis.

Em 1960, o SAC tinha começado movendo-se para a penetração de baixo nível que reduziu distâncias de detecção de radar. Na época, SAMs foram ineficazes contra aeronaves voando baixo, e as aeronaves interceptadoras tinham menos vantagem de velocidade em altitudes de baixo nível. O Tactical Air Command da Força Aérea (TAC) ficou muito preocupado com as missões de caça-bombardeiro de interdição profunda. O TAC estava em processo de receber o seu mais recente projeto, o F-105 Thunderchief, que foi projetado para soltar armas nucleares rapidamente à longa distância, mas exigiia pistas longas. A configuração de geometria variável da asa mais simples com os pontos de articulação mais longe no centro da aeronave foi relatado pela NASA em 1958, o que fez as asas móveis tornarem-se viáveis. Isto levou líderes da Força Aérea à incentivar a sua utilização. Em junho de 1960, a USAF havia emitido especificação SOR 183 para uma aeronave de interdição de longo alcance/ataque capazes de penetrar as defesas aéreas soviéticas a altitudes muito baixas e altas velocidades. A especificação também mandava que a aeronave pudesse operar a partir de pistas de pouso curtas improvisadas.

Na década de 1950 a Marinha dos Estados Unidos procurava uma aeronave interceptadora de longo alcance, de alta resistência para proteger os seus porta aviões contra mísseis de longo alcance anti-navio lançados de bombardeiros a jato soviéticos e submarinos. A Marinha precisava de um caça de defesa aérea da frota (FAD) com um radar mais poderoso e mísseis de longo alcance que o do F-4 Phantom II para interceptar dois bombardeiros inimigos e mísseis.] Buscando um caça FAD, a Marinha começou com o avião subsônico, straight-alado, o Douglas F6D Missileer no final de 1950. O Missileer foi projetado para transportar seis mísseis de longo alcance e capaz de voar durante cinco horas, mas seria indefeso depois de disparar seus mísseis. O programa foi formalmente cancelado em 1961. A Marinha tinha tentado asas de geometria variável com o XF10F Jaguar, mas abandonou-a no início de 1950. Foi simplificação da NASA que fez as asas de geometria variável tornar-se prática. Em 1960, o aumentos do peso de aeronaves fez necessário um melhor dispositivos high-lift, como asas de geometria variável. Geometria variável oferecia capacidade de altas velocidades, e manobrabilidade com cargas mais pesadas, de longo alcance, e a capacidade de decolagem em terra em distâncias mais curtas.

Caça Tático Experimental (TFX)

A Força Aérea dos Estados Unidos e a Marinha foram ambos buscando novas aeronaves quando Robert McNamara foi nomeado secretário de Defesa dos Estados Unidos em janeiro de 1961. A aeronave procurada pelas duas forças armadas compartilhava a necessidade de transportar armamento pesado e cargas de combustível, e alta velocidade supersônica, com dois motores e dois lugares e, provavelmente, usar asas de geometria variável. Em 14 de Fevereiro de 1961, McNamara havia dirigido formalmente os serviços para estudar o desenvolvimento de uma única aeronave que iria satisfazer ambos os requisitos. Os primeiros estudos indicaram que a melhor opção era basear o projeto na exigência da Força Aérea, e usar uma versão modificada para a Marinha. Em junho de 1961, o secretário McNamara ordenou a ir em frente a construção de um caça tático Experimental (TFX), apesar da Força Aérea e os esforços da Marinha para manter seus programas em separado.

O assento lado à lado seria adotado no F-111

A Força Aérea e a Marinha poderia concordar apenas em um avião de geometria variável, de dois lugares, com características de design bimotores. A Força Aérea queria um avião para baixo nível de penetração de ataque ao solo, enquanto a Marinha queria um interceptador de alta altitude mais curto com assentos side-by-side com capacidade para permitir ao piloto e ao operador de radar compartilhar a tela do radar. Além disso, a Força Aérea queria a aeronave concebida para 7,33G com velocidade de Mach 2,5 em alta altitude e Mach 1.2 a baixo nível, com um comprimento aproximado de 70 pés (21,3 m). A Marinha tinha exigências menos extenuantes de 6G com Mach 2 de velocidade em altitude alta e velocidade subsônica (aprox. Mach 0,9) em nível baixo, com um comprimento de 56 pés (17,1 m). A Marinha também queria a aeronave com um nariz grande o suficiente para um prato de radar 48 (1,2 m) de diâmetro.

McNamara havia desenvolvido um conjunto básico de requisitos para TFX com base em grande parte os requisitos da Força Aérea e, em 1 de Setembro de 1961, ordenou à Força Aérea para desenvolvê-lo. A solicitação de propostas (RFP) para a TFX foi fornecido a indústria, em outubro de 1961. Em dezembro, as propostas foram recebidas da Boeing, General Dynamics, Lockheed, McDonnell, North American e Republic. O grupo de avaliação verificou todas as propostas feitas, mas a Boeing e a General Dynamics foram selecionados para apresentar projetos avançados. A proposta da Boeing foi recomendada pelo júri, em janeiro de 1962, com exceção do motor, o que não foi considerado aceitável. Mudar o projeto para uma cápsula de ejeção da tripulação, em vez de assentos ejetáveis e alterações no radar e armazenamento de mísseis também foram necessários. Ambas as empresas apresentaram propostas atualizados em abril de 1962. Colaboradores da Força Aérea favoreceu a oferta da Boeing, enquanto a Marinha encontrou esses dois fundamentos inaceitáveis para suas operações. Mais duas rodadas de alterações às propostas foram conduzidos, com a Boeing sendo escolhido pelo júri.

Em novembro de 1962, McNamara selecionou a proposta da General Dynamics, devido à sua maior semelhança entre as versões da Força Aérea e da Marinha. A Boeing partilhou menos de metade dos principais componentes estruturais. General Dynamics assinou o contrato TFX em dezembro de 1962. Uma investigação do Congresso seguiu-se, mas não conseguiu alterar a seleção.

Projeto

As variantes do F-111A e B utilizavam os mesmos componentes estruturais e motores turbofan Pratt & Whitney TF30-P-1. Eles contavam com assentos side-by-side em uma cápsula de escape, conforme exigido pela Marinha. O nariz do F-111B foi de 8,5 pés (2,59 m) mais curto, de modo a caber em plataformas elevadoras existentes nos porta aviões. A versão marinha levaria um radar Doppler AN/AWG-9 e mísseis AIM-54 Phoenix. A versão da Força Aérea iria levar o radar de ataque AN e AN/APQ-113 e o radar de segmento de terrenos AN e AN/APQ-110 e armamentos ar-terra. Uma equipe de engenheiros da General Dynamics foi liderada por Robert H. Widmer.

Na falta de experiência com caças baseados em porta aviões, a General Dynamics uniu com Grumman para a montagem e testes da aeronave F-111B. Além disso, a Grumman também iria construir a fuselagem traseira do F-111A e o trem de pouso. A equipe da General Dynamics e Grumman enfrentaram requisitos ambiciosos para o intervalo, carregamento de armas e peso da aeronave. O projeto F-111 também incluiu novos recursos em um avião militar de produção, tais como asas de geometria variável e pós-combustão turbofan.

O F-111A alcançou uma velocidade de Mach 1.3 em fevereiro de 1965 com um design ingestão intercalar. Foram descobertas rachaduras na asa do F-111 em alguns pontos em 1968 durante testes de fadiga no chão. Um F-111 caiu a No ano seguinte devido a este problema. Foi necessário anexar o redesenho da estrutura e testes necessários para assegurar o design e acabamento adequado. Os ensaios de voo do F-111A ocorreram em 1973.

O projeto do F-111B foi cancelado pela Marinha em 1968 devido a problemas de peso e desempenho, juntamente com a necessidade de requisitos de combate adicionais. O modelo F-111C foi desenvolvido para a Austrália. Posteriormente, a melhoria do F-111D, F-111E, modelos F-111F foram desenvolvidos para a Força Aérea dos EUA. O bombardeiro estratégico e as versões de guerra eletrônica EF-111 FB-111A e foram posteriormente desenvolvidas para a USAF. A produção terminou em 1976 após 563 aeronaves F-111 serem construídas.

Significado Histórico

O F-111 foi a primeira aeronave de asa de geometria variável a ser produzida. Vários outros tipos têm seguido com a configuração do balanço de asa semelhante, incluindo o Sukhoi soviético Su-17 "Fitter" (1965), o Mikoyan-Gurevich MiG-23 "Flogger" (1967), o Tupolev Tu-22M "Backfire" (1969), o Sukhoi Su-24 "Fencer" (1970) e o Tupolev Tu-160 "Blackjack" (1981); o bombardeiro americano B-1 Lancer (1974); e o Panavia Tornado Europeu (1974). O Sukhoi Su-24 era muito semelhante ao F-111. O papel do F-111B para a Marinha dos EUA foi preenchido por um outro projeto de geometria variável, o F-14 Tomcat.

História Operacional EUA

O primeiro de seis F-111 de produção inicial foi entregue em 17 de Julho 1967 ao esquadrão de caça no Base Aerea Nellis da UASF. Estes aviões foram utilizados para treinamento de tripulação. O 428º Tactical Fighter Squadron havia alcançado a capacidade operacional inicial em 28 de abril de 1968.

Após o teste anterior, um destacamento de seis aeronaves foram enviada em Março de 1968 para o Sudeste Asiático para testes em condições de combate reais no Vietnã. Em pouco mais de um mês, três aviões foram perdidos e os testes de combate foram interrompidos. Descobriu-se que todos os três tinham sido perdidos através de uma avaria no estabilizador horizontal, e não pela ação do inimigo. Isto provocou uma tempestade de críticas no EUA. Somente em 1971 que 474º TFW estava totalmente operacional.

Em setembro 1972 o F-111 viu-se de volta ao Sudeste Asiático, estacionado na Base Aérea de Takhli, Tailândia. Os F-111A de Nellis AFB participaram no último mês da Operação Linebacker e mais tarde na ofensiva aérea Operação Linebacker II contra os norte-vietnamitas. As missões do F-111 não exigia reabastecimento ou suporte ECM, e eles poderiam operar em condições atmosféricas que não seria possível à maioria das outras aeronaves. Um F-111 pode transportar a carga de bombas de quatro McDonnell Douglas F-4 Phantom II. O valor da nova aeronave estava começando a mostrar compensar. Os F-111 voaram mais de 4.000 missões de combate no Vietnã, com apenas seis perdas em combate.

A partir de 30 de Julho de 1973 os F-111A do 347th Tactical Fighter Wing (TFW 347) estavam estacionados na Base Aérea de Takhli. O TFW 347th havia conduzido missões de bombardeio no Camboja em apoio a forças da República Khmer até 15 de agosto 1973, quando o apoio dos EUA de combate cessou de acordo com a Emenda Case-Church. O TFW 347th estava estacionado em Korat, base da Força Aérea Real Tailandesa desde 12 de Julho 1974 até 30 de Junho de 1975. Em Maio de 1975, os F-111 da 347th TFW haviam fornecido apoio aéreo durante o incidente Mayaguez.

O F-111 participou na Guerra do Golfo (Operação Tempestade no Deserto) em 1991. Durante a Tempestade no Deserto, F-111F concluía 3,2 sucesso missões de ataque para cada uma mal sucedida, melhor do que qualquer outra aeronave de ataque norte-americano usado na operação. Um grupo de 66 F-111F despejou quase 80% das bombas guiadas a laser da guerra, incluindo a GBU-15 e o penetrante GBU-28 Bunker Buster. Dezoito F-111E também foram implantadas durante a operação. Os F-111s foram creditados com a destruição de mais de 1.500 tanques iraquianos e veículos blindados. A sua utilização no papel anti-blindados foi apelidado de "plinking tank".

O F-111 [N 1] esteve em serviço na USAF desde 1967 até 1998. O Comando Aéreo Estratégico teve os FB-111 em serviço de 1969 a 1992. Em uma cerimônia que marcou a aposentadoria do F-111 na USAF, em 27 de julho de 1996, foi oficialmente nomeado Aardvark, seu nome não oficial de longa data. A USAF aposentou o EF-111 Raven, variante de guerra eletrônica em 1998.

Especificações:

Tripulação: 02 (piloto e Oficial de Sistemas de Armas)
Comprimento: 22,4m
Envergadura: 19,2m (aberto), 9,75m (enflechado)
Altura: 5,22m
Peso Vazio: 21400Kg
Peso carregado: 37600Kg
Peso máximo na decolagem: 45300Kg
Motor: 02x Turbinas Pratt & Whitney TF30-P-100 com 17900 lbf
Velocidade máxima: Mach 2,5 (2655 Km/h), Mach 1,2 (1473 Km/h) ao nível do mar
Autonomia: 5950 Km com tanques externos
Razão de subida: 131,5 m/s
Armamento: 01x canhão Vulcan M61A1 Gattlin de 6 canos
09x pontos fixos permitindo uma combinação de carga de 14300Kg de carga
Mísseis: AGM-69 SRAM ar-terra Termo-Nucleares
AGM-130 Stand-Off Bomb
Bombas: Mk-82/227Kg, Mk-83/454Kg, Mk-117/340Kg de queda livre
Cluster Bombs BLU-109/907Kg, BLU-107 Durandal runway-cratering, GBU-15 Electro Optical, Paveway Laser-Guied Bombs, GBU-28 Penetration Bomb e B61 ou B43 Nucleares.

Imagens de referência:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O kit:

Imagem

O manual:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E a Cartela de decais:

Imagem

Por enquanto é só.
Breve novidades.
Até +...
Editado pela última vez por Thunderbolt em 07 Jul 2017, 00:32, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Marcos Kamiya
Super Membro
Mensagens: 1619
Registrado em: 18 Jun 2012, 21:18
Nome: Marcos Kamiya
Localização: Moka City - Japan
Agradeceu: 0
Curtiram: 37 vezes

Re: F-111 "AARDVARK" - Italeri - 1/72

Mensagem por Marcos Kamiya »

Opa, também pretendo montar um F-111 aqui neste GT!
Por enquanto acompanho sua montagem!
Abraço.
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: F-111 "AARDVARK" - Italeri - 1/72

Mensagem por Thunderbolt »

Marcos Kamiya escreveu:Opa, também pretendo montar um F-111 aqui neste GT!
Por enquanto acompanho sua montagem!
Abraço.
Valeu Marcos.
Seja bem vindo e obrigado pela companhia.
:saudacao: :saudacao: :saudacao:
Avatar do usuário
leaopersico
Super Membro
Mensagens: 16202
Registrado em: 27 Set 2014, 06:07
Nome: Lenilson Leão
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: MiG-29 "The Swifts" - 1:144 - Revell GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4E Phantom II - Academy - 1/144 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4E Phantom II - Academy - 1/144 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: U.S. Navy LST Landing Craft - Testors - 1:613 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Resgate no Paredão Noroeste - 1/35 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Porta aviões - Revell - 1/700 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: F117 A Stealth Fighter - Revell - 1/144 GT 06 - Militaria "Buzão" - Montagem: Monty's Caravan - Revell - 1:76 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Panzer II Ausf B - Dragon 1/144 (2014) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Panzer III Ausf. E - Dragon 1/144 (2014) GT 08 - Trucks Militares - Montagem: Pak 40 75mm Anti-tank Gun & Truck - Airfix - 1/76 GT 10 - Figuras - Montagem: North American Black Bear & Cubs - Atlantis - 1/12 GT 10 - Figuras - Montagem: Avanço Lento - Figura Genérica - 1/35 GT 10 - Figuras - Montagem: Destruidor - Impressão 3D - sem escala GT 10 - Figuras - Montagem: Estátua Feminina - Impressão 3D - Sem escala GT 10 - Figuras - Montagem: Estátua Leão (Musei Capitolini) - Impressão 3D - Sem escala GT 10 - Figuras - Montagem: Estátua Leão (Kerepesi Cemetery) - Impressão 3D - Sem escala GT 10 - Figuras - Montagem: Agnes - Impressão 3D - Sem escala GT 10 - Figuras - Montagem: Hulk - Impressão 3D - Sem escala GT 10 - Figuras - Montagem: American Eagle - Lindberg - 1/6 GT 10 - Figuras - Montagem: The Batman (Busto) - 1/4 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Suchoj S-37 Berkut - Revell - 1/144 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: F4U-1A Corsair - Revell - 1/72 GT 14 - Artilharias - Montagem: 105mm Howitzer - Testors/Italeri - 1/35 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: USS Balao SS-285 - Hobby Boss - 1/700 GT 17 - Ficção Científica - Montagem: Baby Groot - scratch building - 1/1 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: US 1/4 ton 4x4 M38A1C - Skybow - 1/35 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Lotus 79 - Nitto - 1/28 GT 27 - Aviação Civil - Montagem: Boeing 737-200 British Airways - Revell - 1/200 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Horten Go 229 - Revell 1/72 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: B-25G Mitchell - Academy - 1/144 GT 32 - Tornado - Montagem: Tornado ECR TigerMeet - Revell - 1/144 GT 36 - Marines - Montagem: F/A-18C Hornet - Revell - 1/144 GT 37 - USAF - Montagem: F-15 Eagle - Academy - 1/144 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: F-104 G Starfighter - Revell - 1/144 GT 39 - Protótipos - Montagem: Salt Flat Racers Turbo Go - Testors - 1/32 GT 39 - Protótipos - Montagem: SpaceShipTwo & WhiteKnightTwo - Revell - 1/144 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: Sting Ray III - Revell - 1/25 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: Chevy Corvette Coupe 2012 - AMT - 1/25 GT 43 - Navio a Vela - Montagem: Optimist Sailboat - Scratchbuilding - 1/25 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: R2-D2 - Metal Earth - 1/12 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: X-Wing - sem escala - Brinde Genérico GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Jedi Starfighter - Bandai - sem escala GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Star Wars First Order TIE Fighter Set - Bandai - sem escala GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: White Half-track M3A1 & 1 Ton trailer - Airfix - 1/76 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: EA-6B Prowler - Hasegawa - 1/72 GT 47 - Vietnam War - Montagem: Mig-21 Fishbed - Academy - 1/72 GT 48 - Carros Europeus - Montagem: Ferrari 360 Modena Spyder - Revell - 1/24 GT 49 - Pinturas e Camuflagens 'What if?' - Montagem: Mistel 5 - He162-A2 w/Arado E377-a - Dragon - 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Nieuport N.28 C-1 - Revell - 1/72 GT 50 - The Fifties - Montagem: Fiat G.91R - Airfix - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Sabriali Interceptor Mk I - Scratch - 1:72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Ferrari 360 Modena Spyder (Autobot) - Revell - 1/24 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Mjölnir - Papercraft e Scratchbuilding - s/ escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Drone - Scratchbuilding - 1/1 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Lightsaber Mestre Jedi Niellos - scratchbuilding - 1/4 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Lightsaber Mestre Jedi Sim-1 - scratchbuilding - 1/4 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Halo Commander Sarah Palmer - Bandai - Sem Escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Sv-262Hs Draken III - Bandai - 1/144 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-31J Siegfried - Bandai - 1/144 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Grogu - Impressão 3D - Sem Escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Iron Man Helmet - Impressão 3D - Sem Escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: SVD Rifle (Dragunov) - Platz - 1/12 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Howa Type 89 Rifle - Platz - 1/12 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: M4A1 Rifle - Platz - 1/12 GT 53 - Pacific - Montagem: F4U-1 - Academy - 1/72 GT 54 - RAAF - Royal Australian Air Force - Montagem: BAE Hawk Series Mk. 100 - Italeri - 1/72 GT 55 - Harrier - Montagem: AV-8B Harrier II Plus - Revell - 1/144 GT 58 - Aces High - Montagem: Yak 1 (Lydia Litvyak) - ZTS - 1/72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: A-109 K2 Rega - Revell - 1/72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: Resgate no Paredão Noroeste - Diorama - 1/35 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: Brincadeira ou Diversão - Diorama - 1/35 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: Us-2 - Platz - 1/300 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: Us-1/1a - Platz - 1/300 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: Silverado CK 99 - Revell - 1/25 GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari 512 S - Union - 1/24 GT 63 - Porta Aviões - Montagem: Shinano - Revell - 1/1200 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 - Academy - 1/144 GT 67 - Grandes Modelos - Montagem: Samurai Sword - Doyusha - 1/3 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Em Busca de Sombra e Água Fresca -  Sem escala GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: O Homem Que Puxava o Gatilho - 1/35 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Supermarine Spitfire Mk XVI E - Heller - 1/72 GT 71 - Carros alemães - Montagem: VW Buggy - Revell - 1/32 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: M998 Desert Patrol - Italeri - 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Daimler Dingo Scout Car - Revell - 1/76 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Sd.Kfz.234/2 "Puma" - Roden - 1/72 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Autoblinda AB 43 - Italeri - 1/72 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 Fighting Falcon - Academy - 1/144 GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Vespa Futurista P.Mk1 - Scratchbuilding - S/escala GT 75 - Embarcações - Montagem: JMSDF Harushio Class - Hobby Boss - 1/700 GT 75 - Embarcações - Montagem: Jangada - "Gravetobuilding" - Sem escala GT 75 - Embarcações - Montagem: Ship in The Bottle (Goleta) - Madeira Balsa - Sem Escala GT 75 - Embarcações - Montagem: Arca de Noé - Madeira Balsa - 1/500 GT 75 - Embarcações - Montagem: USS Balao SS-285 - Hobby Boss - 1/700 GT 75 - Embarcações - Montagem: Longboard - scratch building - S/escala GT 75 - Embarcações - Montagem: PLA Navy Type 039A - Hobby Boss - 1/700 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Lexus Zent Cerumo – Bandai – 1/43 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Mobil 1 SC - Bandai - 1/43 GT 77 - F-15 Eagle - Montagem: F-15 Eagle - Academy - 1/144 GT 78 - Corvette - Montagem: Chevy Corvette Coupe 2012 - AMT - 1/25 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: Aichi M6A1-K Nanzan (Seiran Kai) - Tamiya - 1/72 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Aero L-29 Delfin - Egito - Mark I Models - 1/144 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Mig-21 - Czech Air Force - Eduard - 1/144 GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: Zlín Z-42M - HobbyBoss - 1/72 GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: Folland Gnat T.1 - Airfix - 1/72 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Bedford QLT - Airfix - 1:76 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Bedford QLD - Airfix - 1:76 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Bike Tuk Tuk - Scratchbuilding - 1/76 GT 83 - Art Attack - Acrilex Challenge - Montagem: F-15 Eagle Strike - Revell - 1/144 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: Mig-15 - Eduard - 1/72 GT 85 - Guerra das Falklands/Malvinas - Montagem: LWB Landrover and Trailer - Airfix - 1/76 GT 87 - Força Aérea Italiana - Montagem: Macchi MC.200 - Sweet - 1/144 (373ª Esquadrilha; 153 grupo 1941) GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: Pz. IV Ausf.F2 - Dragon - 1/144 GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: Hornisse - Dragon - 1/144 GT 92 - ThunderBolt (Guilherme Augusto Sorrenti) - Montagem: A-10 Thunderbolt II - Revell - 1/144 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Pz. IV Ausf.F2 + Hornisse - Dragon - 1/144 [Mini Diorama]

Re: F-111 "AARDVARK" - Italeri - 1/72

Mensagem por leaopersico »

Chegando aqui!
O pássaro é lindo!
Sempre aprendendo...
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: RE: Re: F-111 "AARDVARK" - Italeri - 1/72

Mensagem por Thunderbolt »

leaopersico escreveu:Chegando aqui!
O pássaro é lindo!
Valeu mesmo Leão.
Bom contar com sua companhia.
Bem vindo amigão.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
Avatar do usuário
alvarenga
Super Membro
Mensagens: 3066
Registrado em: 08 Mai 2015, 10:55
Nome: Marco Aurélio Alvarenga Garcia
Localização: Niterói - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 80 vezes

Re: F-111 "AARDVARK" - Italeri - 1/72

Mensagem por alvarenga »

Thunderbolt,
Escolheu muito bem, parabéns.
O 111 é muito bonito.
Acompanhando por aqui.
Abraços
NA BANCADA
USS TICONDEROGA CV-14 1/350
viewtopic.php?t=10464

NA BANCADA
USS ARIZONA BB-39 1/200
viewtopic.php?f=227&t=14878&p=451860#p451860
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: RE: Re: F-111 "AARDVARK" - Italeri - 1/72

Mensagem por Thunderbolt »

alvarenga escreveu:Thunderbolt,
Escolheu muito bem, parabéns.
O 111 é muito bonito.
Acompanhando por aqui.
Abraços
Muito obrigado Alvarenga.
Realmente é um belo avião.
Seja bem vindo. Espero que goste da montagem.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Rafael Guerra
Super Membro
Mensagens: 5275
Registrado em: 14 Abr 2013, 19:54
Nome: Rafael Guerra
Agradeceu: 11 vezes
Curtiram: 73 vezes

Re: F-111 "AARDVARK" - Italeri - 1/72

Mensagem por Rafael Guerra »

Fala Thunder!
Montei um desses na adolescência, sem pintar nem nada.
Acho um avião muito bonito. Por incrível que pareça a parte dele que eu mais gosto é do trem de pouso principal, pela mecânica interessante.
Acompanhando aqui!
Abraço!
Rafael Guerra
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: RE: Re: F-111 "AARDVARK" - Italeri - 1/72

Mensagem por Thunderbolt »

Rafael Guerra escreveu:Fala Thunder!
Montei um desses na adolescência, sem pintar nem nada.
Acho um avião muito bonito. Por incrível que pareça a parte dele que eu mais gosto é do trem de pouso principal, pela mecânica interessante.
Acompanhando aqui!
Abraço!
Fala Rafael!
Seja bem vindo. Fique à vontade.
Realmente é um avião muito legal.
O meu já está na fila há quase 4 anos.
Veremos o que vem por aí.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
Avatar do usuário
zelaorainmaker
Super Membro
Mensagens: 6389
Registrado em: 26 Jun 2012, 18:40
Nome: José Eduardo
Localização: Atibaia-SP
Agradeceu: 21 vezes
Curtiram: 31 vezes

Re: F-111 "AARDVARK" - Italeri - 1/72

Mensagem por zelaorainmaker »

Fala Thunder!!!!
Vou acompanhar com certeza!!!!
Tenho um da AMT que tô querendo montar no GT Guerra ao Terror, mas a bancada está muito cheia ainda kkkkk
Boa montagem!!!

Abraço!!!
Responder

Voltar para “GT 47 - Vietnam War”