Página 1 de 22

Volkswagen Golf GTI - Revell - 1/24

Enviado: 10 Nov 2015, 17:43
por Thunderbolt
Olá pessoal.
Iniciando minha participação neste GT com uma coisa totalmente nova para mim que será montar um veículo civil.
Será minha estréia nesse segmento. Espero não fazer muitas burradas e conto com a ajuda dos "amigos do asfalto" para dar dicas, conselhos, pitacos e eventuais puxões de orelha.

A vítima, digo, o kit escolhido foi um Volkswagen Golf GTI (Mk.II - 1987), Revell, escala 1/24.
Não quis fazer minha estréia com nada muito difícil nem exótico optando assim por um carro mais "normalzinho" que não crie muitas expectativas e nem chame muito a atenção da galera.
O kit conforme disse é da Revell, apesar de não ter experiência com veículos civis me pareceu ser relativamente bem detalhado, possui motor, o capô abre e fecha (pelo menos à princípio), tem pneus de borracha, faróis e lanternas traseiras são transparentes ao invés de injetadas no kit.
O kit vem injetado em plástico vermelho o que não gostei. O plástico vermelho me parece ser mais mole do que os outros.
Mas vamos lá, kit comprado é kit montado.

Um pouco de história

VW Golf GTI MkII (1987)

O Golf MkI foi um hatchback de porte pequeno lançado em 1974 pela Volkswagen com a idéia de substituir o Fusca. Passou por várias modificações ao longo dos anos permanecendo em produção ininterrupta até hoje.
O Volkswagen Golf MkII foi um carro compacto, a segunda geração do Volkswagen Golf e o sucessor do Golf MkI. Foi vendedor de peso da Volkswagen a partir de 1983 e permaneceu em linha de produção (na Alemanha) até o final de 1992. A linha MkII foi maior do que o MkI. A sua distância entre eixos cresceu ligeiramente (+ 7,5 cm (3.0 in)), assim como dimensões exteriores (comprimento + 18,0 cm (7,1 in), largura + 5,5 cm (2.2 in), altura + 5,0 cm (0.2 in)). Peso foi aumentado em cerca de 120 kg (260 libras). Design exterior, desenvolvido internamente pelo diretor de design da VW Schäfer, manteve as linhas gerais de seu antecessor projetado por Giugiaro, mas foi um pouco mais arredondado. Ao todo, cerca de 6,3 milhões de Golfs de segunda geração foram construídos.

A segunda geração do Volkswagen Golf (também conhecido como Type 19E até o ano/modelo 1991 e Type 1G depois. Foi lançado na Europa no Frankfurt Motor Show em setembro de 1983, com as vendas a partir de sua terra natal e no mercado ocidental logo em seguida. Ele estreou em Março de 1984 sobre o mercado britânico, e foi introduzido como um modelo 1985 nos EUA. Ele apresentava uma carroceria maior, e uma ampla gama de opções de motor, incluindo um turbo diesel GTD (nos mercados europeus), mais tarde usando o motor diesel 1.6 (ECO) "Umwelt”, foram feitos uma versão DOHC 1.781 cc (1.8) de 16 válvulas do motor em linha reta e quatro cilindros GTI (bem como o experimentado e testado 1781cc (1.8) GTI 8v), a 8v supercharged "G60" e uma variante de corrida homologado a isso, o "Rallye Golf". Este modelo foi concebido para vir para os EUA, bem como o protótipo "GTI Rallye", mas isto não chegou a acontecer. A marca de proprietário de mais longa duração de um Golf MKII é detido por Alex Harper, que possuiu seu carro por quase 24 anos.

O original Golf MkI tinha sido um dos poucos hatchbacks de tração dianteira à venda quando foi lançado em 1974, mas dentro de uma década quase todos os principais fabricantes de automóveis lançaram um hatchback da família Golf-like. A Ford tinha mudado para o formato hatchback de tração dianteira seu Escort MkIII em 1980, logo após a General Motors tinha adaptado esse conceito para o seu mais recente Opel Kadett (Vauxhall Astra na Grã-Bretanha). A Austin Rover (antiga British Leyland) não entrou no mercado de pequenos hatchbacks até o lançamento do seu Maestro no início de 1983, apesar de ter lançado seu maior hatchback o Maxi já em 1969 e em 1976 tinha dado o passo, em seguida, incomum de o lançamento de uma carroçaria hatchback em um carro de luxo (o Rover SD1). A Peugeot não iria lançar o seu primeiro hatchback da classe do Golf (o 309) até o final de 1985, mas que tinha tomado posse da divisão europeia da Chrysler em 1978, logo após o lançamento do hatchback Chrysler / Simca Horizon. No entanto, a Fiat, Renault e Volvo tinham entrado no mercado de pequenos hatchbacks já no final da década de 1970. A carroceria hatchback também se tornou popular em carros produzidos fora da Europa, particularmente em modelos japoneses.

Modelos (MkII)

Golf MkII
O Golf MkII estava disponível como um hatchback de 3 e 5 portas. As variantes sedan de 2 portas e 4 portas do Golf MkII eram comercializados sob o nome Volkswagen Jetta. Nenhuma versão cabriolet foi desenvolvido a partir da MkII; Em vez disso, o conversível baseado no Mk1 continuou a ser produzida, com pequenas alterações.

Golf GTI & GTI 16V
O grande sucesso Golf GTI (ou, nos EUA, simplesmente "GTI") foi continuado com o MkII como um desportivo de 3 ou 5 portas hatchback. Em 1986 (1987 para a América do Norte) um Golf GTI 16V foi introduzido com motor 1,8 litros de 139 cv. Ou 129 cv para a versão com catalisador. O modelo foi lançado no marcado com um discreto emblema “16V” vermelho e preto dianteiro e traseiro. OS GTI canadenses e dos EUA foram posteriormente equipado com motores 2.0 de 16 válvulas, disponíveis no Passat e Corrado fora da América do Norte. Em 1990, como o Golf, o GTI foi dado um facelift, e o "grande pára-choques" tornou-se padrão em todos os GTI. Este foi mantido pelo resto da era dos modelo MkII. Em 1990, o GTI G60 também foi introduzido com o motor de 8v 1.8 com um supercharged G60. Esta versão não é para ser confundida com o muito raro G60 Limited.

Golf Syncro
Em fevereiro de 1986, a Volkswagen apresentou o primeiro Golf com tração nas quatro rodas. Este Golf Syncro estava disponível primeiramente com o motor 1.8 de 89 hp, mais tarde com 97hp. Seu sistema 4WD tinha sido desenvolvido em colaboração com a Steyr-Daimler-Puch da Áustria, e contou com um acoplamento viscoso e divisória flexível de torque entre os eixos dianteiro e traseiro. Devido ao seu alto preço (em 1986, um Syncro custar cerca de 30% mais do que um modelo de tração dianteira equivalente), o modelo permaneceu raro e foi produzido de 1986 à 1989 totalizando apenas 26 mil Syncros construídos.

Golf Rallye
Em 1989, o Rallye Golf apareceu como um rallye de "homologação especial". Distinguíveis pelos seus arcos no para lamas (semelhante ao Audi quattro, BMW E30 M3 e Lancia Delta Integrale) e faróis de projetor retangulares, este modelo caracterizado pela tração integral como o Syncro. Um G-supercharger 1763 cc (menos do que o típico 1.8L 1781 cc para atender às normas de deslocamento do motor) versão do injetado motor de 8 válvula G60 de 1.8 litros e 161 HP.
Cinco mil carros foram construídos na fábrica da Volkswagen de Bruxelas, na Bélgica, ao preço de cerca de 50.000 DM cada (ou seja, aproximadamente o dobro do que uma versão básica do Golf nos EUA). Dois Golfs Rally foram enviados para testes nos EUA mas não chegaram a ser comercializados oficialmente no mercado americano.

Eventualmente, a Volkswagen of America decidiu que o Golf Rallye seria muito caro para oferecer para venda na América do Norte, onde a Volkswagen foi percebida como uma marca de baixo custo (GTI).

Golf Limited
Com base no Golf Rallye, existe uma edição muito limitada variante Golf Mk2, da combinação de todas as opções da linha alta (tais como interior de couro com assentos aquecidos e altura da parte dianteira ajustável, 4 vidros elétricos, espelhos elétricos, ABS, direção hidráulica e teto solar) disponível no momento. Projetado e construído à mão, pela divisão da Volkswagen Motorsport, apenas 71 dos modelos "Golf G60 Limited" foram produzidos. O pacote característica exclusiva incluiu uma versão do motor G60 de 16 válvulas supercharged, acoplado a uma transmissão esportiva e mecanismo Syncro de tração nas quatro rodas, todos os carros foram construídos na versão de cinco portas por causa da força de um chassi de 5 portas (mais ângulos), rodas BBS RM012 em 6.5Jx15 ", para-choques dos EUA, uma grade de dois farois lisos com um único detalhe azul, e um logotipo da VW Motorsport, preto, lanternas traseiras Hella matizado, emblemas do desporto motorizado e uma placa numerada especial. Em 1989, esses carros custam por volta de 68.500 DM cada e foram vendidos principalmente para executivos e gerenciamento de VAG . Estes carros produziam 210 cv e acelerou de 0-100 km/h (0-62 mph) em 7,2 segundos, tornando-o o mais poderoso VW Golf jamais produzido até que a VW lançou o Mk4 R32 com 238 hp em 2003.

Golf Country
Houve também uma versão chamada Golf Country (3000 carros), co-produzido pela Steyr-Daimler-Puch na Áustria, projetado para condução média de off-road. Ele tinha mais o curso de suspensão, sisrema Syncro de tração nas quatro rodas, melhorou a altura do solo para 21 centímetros, bullbars à frente e atrás (geralmente através de uma única grade de farol), uma placa de deslizamento para proteger a área do motor, placa de aço para proteger o diferencial Syncro traseira e propshaft e uma roda sobressalente montada externamente em um quadro triangular swing-afastado na parte traseira.
Na Europa, foi oferecido com o 98 HP, motor 1.8 8v à gasolina. Havia também: 1500 "Country Allround" concebido para apelar a um público mais vasto, feito sem os luxos elétricos como elétricos e aquecidos espelhos, volante de couro e bullbar sem grades farol, em relação a uma faixa de preço mais acessível; 558 "Country - Chrompaket" com bullbars cromados, Teto solar e interior de couro bege e 50 "País GTI" com motor à gasolina 1.8 do GTI com 114CV, feita apenas para o projeto Golf Country VW-Team. O Golf Country foi particularmente popular nas regiões alpinas da Europa Central.

Golf City-Stromer
Em 1984 a Volkswagen, em cooperação com a RWE, lançou a segunda geração 'Gold city-stromer, uma versão elétrica do Golf Mk2. Foi a primeira linha Volkswagen elétrica para entrar em produção em série sendo que o city-stromer MkI foi apenas um protótipo de veículo. O Mk2 city-stromer teve uma autonomia de aproximadamente 31 milhas (50 km) e utilizava 16 baterias de eletrólito gel montados sob a área de carga e assentos traseiros. Apenas a 100 city-stromers MkII foram produzidos e vendidos à 45.000,00 DM (+/- US$ 34.000,00) até que a produção cessou em 1985. O nome city-stromer foi continuada em modelos posteriores; o Jetta city-stromer e o Golf MkIII city-stromer.

Ficha Técnica

Nome: Golf GTI (MkII)
Fabricante: Volkswagen
País de Origem: Alemanha
Quantidade produzida (MkII): 6,3 Milhões de Unidades de 1983/92
Categoria: Hatchback 3 ou 5 portas
Motor (GTI): Frontal EA827, 1.8 (1781 cc), 89 HP/5200 RPM
Velocidade Máxima: 179 Km/h
Aceleração 0/100 Km/h: 10,2 seg.
Transmissão: 4/5 Marchas (manual) ou 3 Marchas (Automático)
Plataforma: Volkswagen A2
Modelos Relacionados: VW Jetta, VW Corrado
Dimensões:
Comprimento: 4,05m
Largura: 1,70m
Altura: 1,41m
Distância Entre-Eixos: 2,47m
Predecessor: Golf MkI
Sucessor: Golf MkIII

Imagens para referência:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O kit:
Imagem

O manual:
Imagem

O tradicional manual da Revell que mais parece um jornal:
Imagem

Cores necessárias e sprues:
Imagem

As primeiras nove partes da montagem:
Imagem

Agora da décima à décima-nona etapas:
Imagem

E as últimas sete partes da montagem:
Imagem

Cartela de decais com "trocentas" opções de placas:
Imagem

Re: Volkswagen Golf GTI - Revell - 1/24

Enviado: 10 Nov 2015, 17:50
por Thunderbolt
Olá pessoal.
Dando início aos trabalhos no Golf.
Como sabem montarei um Golf mas não duvido que com a minha falta de experiência em veículos civis acabe saindo um Gol F.
Pra começar teremos a marca do kit para lixar:
Imagem

Há também marcas de injeção em alguns pontos do chassi:
Imagem

Lixei o escapamento:
Imagem

Lixei as quatro partes que formam a suspensão dianteira:
Imagem

As três partes da suspensão traseira também já foi lixada:
Imagem

Colei as duas metades do bloco do motor e lixei todas as peças que farão parte dele:
Imagem

Lixei o volante:
Imagem

Passei um Bom Bril de leve para tirar aquele aspecto oleoso que ele vem de fábrica:
Imagem

E lixei as "bonitas" rodas de ferro originais de 1987:
Imagem

Por hora é isso.
Logo mais novidades. Até +...

Re: Volkswagen Golf GTI - Revell - 1/24

Enviado: 11 Nov 2015, 07:06
por leaopersico
Chegando!
Cara, o inicio está ótimo!
O esquema do bombril no pneu foi ótimo! Anotado!
Aliás os pneus com relevo no nome são muito bonitos!
Tenho certeza de que o modelo vai ficar lindo!

Re: Volkswagen Golf GTI - Revell - 1/24

Enviado: 11 Nov 2015, 07:26
por Thunderbolt
leaopersico escreveu:Chegando!
Cara, o inicio está ótimo!
O esquema do bombril no pneu foi ótimo! Anotado!
Aliás os pneus com relevo no nome são muito bonitos!
Tenho certeza de que o modelo vai ficar lindo!
Valeu mesmo Leão.
Estou esperançoso de fazer um trabalho apresentável.
Mas se tudo der errado ele vira um Gol F.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk

Re: Volkswagen Golf GTI - Revell - 1/24

Enviado: 11 Nov 2015, 07:40
por NightRider
Estou por aqui também ! E duvido que vai sair errado... Um abraço !

Re: Volkswagen Golf GTI - Revell - 1/24

Enviado: 11 Nov 2015, 07:43
por Thunderbolt
NightRider escreveu:Estou por aqui também ! E duvido que vai sair errado... Um abraço !
Bem vindo NightRider. Não deixe que eu faça muita burrada.
Fique à vontade para dar dicas e pitacos.
Obrigado pela companhia.
Abraço.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk

Re: Volkswagen Golf GTI - Revell - 1/24

Enviado: 11 Nov 2015, 07:51
por NightRider
Fica tranqüilo. Daqui há pouco aparece um pessoal como o Silas, o Henricão, o JP e outros que ajudam sempre e você vai ver como esse Golf vai ficar bacana.

Re: Volkswagen Golf GTI - Revell - 1/24

Enviado: 11 Nov 2015, 09:33
por Onildo Junior
Já estacionei e desliguei o motor :thumbup:

Re: Volkswagen Golf GTI - Revell - 1/24

Enviado: 11 Nov 2015, 09:48
por Thunderbolt
Onildo Junior escreveu:Já estacionei e desliguei o motor :thumbup:
Bem vindo Onildo. Sinta-se em casa.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk

Re: Volkswagen Golf GTI - Revell - 1/24

Enviado: 11 Nov 2015, 11:49
por silasaria
Fala Guilherme!

Baita prazer ver um "super-membro" do fórum montando um "carrinho"!!!

Tenho certeza que o resultado vai ser incrível.

O que sempre digo quando me perguntam por que monto carros, é porque acho mais fácil, pois carros podem ser personalizados "ao gosto do freguês", ou seja, se quiser fazer um carro original beleza, se quiser um low rider beleza também, se quiser só dar uma rebaixada, beleza . . . e assim vai . . .

Respeito e admiro muito o pessoal que monta réplicas exatas e que tem todo um trabalho incrível de pesquisa, etc. mas gosto da liberdade que os autos me dá . . . embora possa ter esta impressão apenas por desconhecimento das outras vertentes do plasti . . . o engraçado que meu primeiro kit foi um avião Ipanema, montei e aí na loja quando fui comprar outro resolvi experimentar um carro e nunca mais montei outra coisa . . . rsrsrsrs

Mas sobre a sua montagem, o negócio é este mesmo, verificar as marcas de injeção e ver se após a montagem elas apareceriam, fazer uma pré para ver se tudo se encaixa, principalmente capô que volta e meia vem empenado, parachoques. Aprofundar as linhas de baixo relevo das portas, para depois fazer um wash e preparar bem a carroceria para pintura, para que se o carro for ser "Novinho" tenha um bom brilho.

Tenho certeza que vamos aprender mais do que ensinar . . . só a dica de passar o bom bril já valeu . . . eu apenas lixo a banda de rodagem, para dar uma aparência mais realista e retirar marcas de injeção.

Grande abraço Guilherme e bora montar e nos divertir!!!