SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  Encouraçado Yamato - Tamiya 1/350

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8490
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan МиГ-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: Encouraçado Yamato - Tamiya 1/350

Mensagem por Galttar »

Caramba! :wtf:
Ele é grande!
Avatar do usuário
denis bonetti
Super Membro
Mensagens: 11206
Registrado em: 06 Ago 2013, 19:38
Nome: denis pace bonetti
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Encouraçado Yamato - Tamiya 1/350

Mensagem por denis bonetti »

Cheguei para acompanhar.

Gostei muito dos textos; está tudo muito bem explicado.

Dá gosto de ver uma coisa assim, parabéns.

E boa montagem!

Abraços
Avatar do usuário
Clonycommander
Membro
Mensagens: 76
Registrado em: 05 Mar 2015, 23:13
Nome: Fábio Lopes
Localização: Fortaleza, Ceará
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Encouraçado Yamato - Tamiya 1/350

Mensagem por Clonycommander »

Cavalheiros! Chegou a hora de vocês me ajudarem. Para adiantar o serviço, antes do update de hoje, estou colocando a cartilha de cores recomendada pela Tamiya (só nomes e códigos. Sorry :/ ). Se vocês conhecerem algum fornecedor nacional confiável, bem como alguma outra tinta de outra marca que possa substituir pra quebrar um galho, por favor postem aqui. Quanto mais rápido me ajudarem nessa parte, mais rápido eu encomendo e recebo. Isso pode encurtar o prazo de montagem dos 3 meses que eu tinha planejado para apenas alguns dias. GO,GO,GO!

Cimento:
Putty- Já encontrado
Superthin (pras peças minúsculas, apesar de que o bonder de ciano acrilato tá se saindo bem)

Primer:
Qualquer primer de camada fina, que não obscureça os detalhes em relevo.

Tintas:
TS-33 - Dull red (Casco inferior e quilha)
TS-66 - I.J.N. Gray (Kure Arsenal) (Casco superior)
TS-68 - Wooden deck tan (convés de madeira)
X-2-White - (pouquíssimos detalhes)
X-5 - Já encontrada
X-7 - Red (alguns marcadores)
X-10 - Já encontrada
X-11 - Chrome silver (eixos dos rotores e holofotes)
X-12 - Gold Leaf (Crisântemo e hélices dos rotores)
XF-1 - Já encontrada
XF-2 - Flat white (pouquíssimos detalhes)
XF-10 - Já encontrada
XF-11 - J.N. Green (para o corpo das aeronaves)
XF-12 - J.N. Gray (pouquíssimos detalhes das aeronaves)
XF-55 - Deck tan (alguns detalhes e as capas dos canhões)
XF-59 - Já encontrada
XF-63 - Já encontrada

Muitas dessas tintas já são em sprays, então se alguém conhece qualquer substituto que possa ser usado em aerógrafo e pincel, será muito bem vindo. Só reforço a necessidade da loja ser nacional pois os embargos (e o preço) de produtos importados são deveras abusivos. Descontos e pacotes também vem a calhar.
Conto com vocês! :D
"Ainda que eu ande no vale das sombras da morte, nada tenho a temer, pois estou à 80.000 pés e subindo." Piloto desconhecido de SR-71 Blackbird.
Avatar do usuário
Clonycommander
Membro
Mensagens: 76
Registrado em: 05 Mar 2015, 23:13
Nome: Fábio Lopes
Localização: Fortaleza, Ceará
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Encouraçado Yamato - Tamiya 1/350

Mensagem por Clonycommander »

Se alguém viu meu post de algumas horas atrás, peço que o ignorem. Vou tentar, inclusive para aumentar o fator "artesanato", preparar as minhas próprias misturas à partir de tinta acrílica, que é mais barata, simples de preparar e fácil de remover se acontecer algum "problema".
"Ainda que eu ande no vale das sombras da morte, nada tenho a temer, pois estou à 80.000 pés e subindo." Piloto desconhecido de SR-71 Blackbird.
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Encouraçado Yamato - Tamiya 1/350

Mensagem por Hartmann »

Pô, Fábio...
Você mal chegou no Plastibrasil e já foi assim... partindo pra ignorância... :lol:
Esse kit é uma coisa animal, rapaz! :o
Eu fico imaginando a versão do Yamato na escala 1:200, da mesma Tamiya... :agitado:
Arrumei um lugarzinho aqui, para acompanhar essa montagem.
Uma coisa que me assustou foi você dizer que iria usar Bonder (Cianoacrilato) para colar peças grandes. Eu não recomendaria, pois com o tempo a cola CA torna-se quebradiça. Eu a uso apenas para partes em Photo-Etch e peças muito pequenas e delicadas.
Eu não sei também como é o seu ambiente de trabalho, pois vi seu post sobre a questão das tintas.
Como achei as tintas acrílicas ruins de se trabalhar, eu usava somente tintas Enamel (esmalte sintético) Humbrol, Testors e ModelMaster. Mas eu tenho usado cada vez mais as tintas Duco (automotivas) da MdK (Mania de Kit, de Recife), que têm um bom sortimento e custam apenas R$ 8 o potinho com 60ml. Ela é diluída com thinner (uso o Luksnova 237 ou o Anjo 2600). O problema é ter que usar uma máscara para vapores orgânicos. Mas o acabamento é muito bom, pois a tinta é muito fina e, mesmo com várias camadas, não encobre detalhes.
Mas eu não dispenso também o uso de seladora para plástico e primer, para garantir a maior aderência possível da tinta, uma vez que, de início, tive problemas com arrancamento da tinta, ao retirar a fita de mascaramento (Tamiya).
Boa montagem! :thumbup:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
Kakadu
Membro
Mensagens: 999
Registrado em: 06 Abr 2015, 16:37
Nome: Flávio Pedroza
Localização: Pernambuco
Agradeceu: 69 vezes
Curtiram: 28 vezes

Re: Encouraçado Yamato - Tamiya 1/350

Mensagem por Kakadu »

Hartmann escreveu:Pô, Fábio...
Você mal chegou no Plastibrasil e já foi assim... partindo pra ignorância... :lol:
Esse kit é uma coisa animal, rapaz! :o
Eu fico imaginando a versão do Yamato na escala 1:200, da mesma Tamiya... :agitado:
Arrumei um lugarzinho aqui, para acompanhar essa montagem.
Uma coisa que me assustou foi você dizer que iria usar Bonder (Cianoacrilato) para colar peças grandes. Eu não recomendaria, pois com o tempo a cola CA torna-se quebradiça. Eu a uso apenas para partes em Photo-Etch e peças muito pequenas e delicadas.
Eu não sei também como é o seu ambiente de trabalho, pois vi seu post sobre a questão das tintas.
Como achei as tintas acrílicas ruins de se trabalhar, eu usava somente tintas Enamel (esmalte sintético) Humbrol, Testors e ModelMaster. Mas eu tenho usado cada vez mais as tintas Duco (automotivas) da MdK (Mania de Kit, de Recife), que têm um bom sortimento e custam apenas R$ 8 o potinho com 60ml. Ela é diluída com thinner (uso o Luksnova 237 ou o Anjo 2600). O problema é ter que usar uma máscara para vapores orgânicos. Mas o acabamento é muito bom, pois a tinta é muito fina e, mesmo com várias camadas, não encobre detalhes.
Mas eu não dispenso também o uso de seladora para plástico e primer, para garantir a maior aderência possível da tinta, uma vez que, de início, tive problemas com arrancamento da tinta, ao retirar a fita de mascaramento (Tamiya).
Boa montagem! :thumbup:
Boa tarde amigo, eu também uso as tintas MDK. Vc poderia informa que tipo de seladora e primer vc usa para garantir a aderência da tinta no plástico? Grato.
Avatar do usuário
Danieltandrade
Membro
Mensagens: 507
Registrado em: 17 Nov 2013, 21:19
Nome: Daniel Torres de Andrade
Localização: Uberlândia-MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Encouraçado Yamato - Tamiya 1/350

Mensagem por Danieltandrade »

Esse Yamato está ficando muito bom!!!
Chegando pra acompanhar...
Avatar do usuário
Clonycommander
Membro
Mensagens: 76
Registrado em: 05 Mar 2015, 23:13
Nome: Fábio Lopes
Localização: Fortaleza, Ceará
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Encouraçado Yamato - Tamiya 1/350

Mensagem por Clonycommander »

Minha maior dificuldade com enamel é a dificuldade de obter na minha região. Sempre tenho que encomendar de outro estado, a preços altos, e a tamiya tem uma seleção raríssima de cores. Ainda não achei uma loja sequer que tivesse as cores bases do casco, muito menos as específicas como dos reconhecedores. Eu fiz um teste com acrílica no aerógrafo. Aqui está o resultado:

Imagem

Ps: foram simplesmente 3 horas de trabalho só nesse miudinho ai, e ainda falta um set de decals nele.

Amanhã (ou hoje, no caso) eu vou postar meu status atual. Tá bastante adiantado, com algum probleminhas, mas adiantado.
"Ainda que eu ande no vale das sombras da morte, nada tenho a temer, pois estou à 80.000 pés e subindo." Piloto desconhecido de SR-71 Blackbird.
Avatar do usuário
Clonycommander
Membro
Mensagens: 76
Registrado em: 05 Mar 2015, 23:13
Nome: Fábio Lopes
Localização: Fortaleza, Ceará
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Encouraçado Yamato - Tamiya 1/350

Mensagem por Clonycommander »

Update 3 - Dia 21/4

Boa noite, cavalheiros! Esse update levou um tempinho. Muito trabalho pra poucas peças. Fora que a universidade está me drenando demais. Mas deu pra fazer um progresso legal.

Imagem

A ponte de comando finalmente ta quase finalizada. Uma porçãozinha de detalhes e ta pronta.

Imagem

A chaminé, praticamente finalizada. Algumas horas depois eu adicionei os detalhes finais, sendo a maior peça que já tá concluída em questão de montagem.

Imagem

A marca registrada do Yamato, o mastro principal em três pontas. As pontas deves ser pintadas em preto e ele é muito frágil, então vai ser uma das peças colocadas por último. Acho que vou colar umas agulhas nele aonde os fios devem encaixar, pra aumentar a resistência.

Imagem

Aeronave de reconhecimento longo Aichi E13A "Jake", ja colorido, envernizado e aguardando apenas alguns ajustes. A tinta acrílica pegou muito melhor que o esperado. O único problema é acertar a pincelada corretamente. XD

Imagem

A proa, o mastro e o Crisântemo Imperial, simbolo da marinha imperial japonesa. Todos os navios, por menor que fossem, possuíam um crisântemo dourado em suas proas. Vejam que eu colei um alfinete no mastro pra reforçar a estrutura, falta só limar os traços de bonder com o diamante

Imagem

Adicionada a primeira anti-aérea da proa (são bem umas 5). Vejam que também já estão coladas as válvulas dispostas pela proa (acredito que sirvam para liberar as âncoras em emergências)

Imagem

Torres principais e secundárias de 155mm estão afixadas no casco. Vejam os detalhes da proa e as metralhadoras anti-aéreas da torre que já foram adicionadas.

Imagem

As primeiras seis torres de canhões multi-uso e todas as 20 torres anti-aéreas triplas foram adicionadas, assim como algumas outras menores e algumas grades de ventilação. Vejam que algumas menores também estão instaladas na torre do colimador traseiro. Ainda faltam várias nessa parte.

Imagem
Imagem

Overview de hoje. Tá perto, MUUUUITO perto, do fim da montagem e o começo do aperreio: a pintura. :S Um detalhe importante da pintura (e da montagem) é a situação do veículo na qual ele tá sendo retratado. Esse Yamato veio com todo o aparato para simular o estado dele na Operação Ten-Go (ataque suicida à Okinawa), mas lá ele não possuía nenhuma aeronave de reconhecimento ou botes, e a bandeira tanto de serviço como do vice-almirante estavam içadas em um motivo justo: batalha. Se eu fizesse isso, vários detalhes-chave seriam dispensados, mas se for uma situação que ponha o navio estático não seriam hasteadas as bandeiras, então eu criei uma situação diferente: uma operação de escolta, entre a ilha de Truk e a capital imperial. em escoltas de suprimentos, não era anormal ataques de submarino, que precisavam ser detectados antes de seu alcance de armas, o que justifica a colocação das aeronaves de reconhecimento e o botes em posição (apesar de serem apenas 4 botes. Os outros molinetes ficam vazios e recolhidos :/ ) e também requeriam atenção direta e decisiva do comandante da embarcação como líder da escolta, o que justifica ambas as bandeiras estarem hasteadas. Assim, o Yamato pode mostrar todas as suas garras, ainda se mantendo fiel à história. Eu, por motivos pessoais, "dispensei" um dos aviões de reconhecimento Mitsubishi F1M "Pete", então vou por apenas duas aeronaves nas catapultas e, uma surpresa: eu cortei as asas de um dos Jakes e colei em posição "fechada", pois vou simular que uma das catapultas vai ser esvaziada para que ele seja tirado do hangar e posto nela. Só falta o acabamento da parte cortada :D

Como sempre, mandem brasa nas dicas!
"Ainda que eu ande no vale das sombras da morte, nada tenho a temer, pois estou à 80.000 pés e subindo." Piloto desconhecido de SR-71 Blackbird.
Avatar do usuário
denis bonetti
Super Membro
Mensagens: 11206
Registrado em: 06 Ago 2013, 19:38
Nome: denis pace bonetti
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Encouraçado Yamato - Tamiya 1/350

Mensagem por denis bonetti »

Muito bom Clonycommander.

Essa nave era gigante e impressiana pelo poderio militar. Pena que, a exemplo do Bismark, não durou muito...

Eu aqui, curioso, para ver o início, meio e fim da pintura.

Abraços
Responder

Voltar para “GT 00 - Viva a Liberdade”