Master-Model

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

REFORMA DA BANCADA - LAQUEAMENTO DE MÓVEL

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: REFORMA DA BANCADA - LAQUEAMENTO DE MÓVEL

Mensagem por LRFOGA »

NightRider escreveu:Um trabalho bem bacana. Vou prestar bastante atenção pois um amigo me ofereceu há algum tempo atrás uma cristaleira antiga, meio derrubada, mas que seria perfeita para guardar os modelos terminados. Quem sabe não me arrisco em recuperar ela... Um abraço e aguardando o início das aulas.
NightRider, vale a pena, mas se prepare, porque paciência é mais importante do que as ferramentas. Apenas para adiantar: tive de lixar duas vezes a mesa para retirar o resto do verniz. Depois de aplicar a laca, lixei umas 4 vezes, alternando as lixas. Depois da pintura, lixei umas seis vezes toda a bancada, inclusive gavetas. Dá trabalho, mas recomendo :thumbup:
E estou aí para ajudar no que for preciso. Obrigado pelo interesse :D
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: REFORMA DA BANCADA - LAQUEAMENTO DE MÓVEL

Mensagem por LRFOGA »

Fab-Wan escreveu:Opa! Estamos no aguardo!
Obrigado pelo interesse Fab-Wan! :D
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: REFORMA DA BANCADA - LAQUEAMENTO DE MÓVEL

Mensagem por LRFOGA »

Depois de responder aos amigos, vamos às explicações :D

como eu já falei aqui assim estava a minha bancada, embora nessa fotografia as gavetas já haviam sido lixadas
Imagem

falando nas gavetas, elas estavam assim antes de terem o verniz retirado
Imagem

Esse verniz, na verdade, não era original. Eu mesmo havia aplicado ele quando fiquei com essa escrivaninha. É um verniz "sparlack" mogno, aplicado com pincel e rolo há alguns anos atrás. Ele não cobria as cores da madeira mas deixava um aspecto vermelho. DETALHE: as pernas da mesa são originais e foram substituídas por outras que mandei fazer numa serralheria (será explicado mais tarde)
Imagem

serviu por alguns anos para proteger a mesa, conforme mostra a fotografia abaixo
Imagem

mas como todo verniz, com o tempo começou a descascar, como mostra a fotografia abaixo
Imagem

reparem que o veniz, por si só não restaura a madeira. Havia marcas de impacto na madeira, pedaços faltando, o que exigia uma reforma completa
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: REFORMA DA BANCADA - LAQUEAMENTO DE MÓVEL

Mensagem por LRFOGA »

REMOVENDO O VERNIZ

a primeira tarefa a fazer foi a remoção do verniz que apliquei. Ao invés de usar lixadeira, que faz muita sujeira, utilizei esse removedor pastoso da Maxi Rubber. É muito bom, aplica-se usando um pincel e depois remove-se com espátula, porém, cuidado, é muito perigoso, queima a pele na hora e não pode ser inalado
Imagem

aqui uma fotografia da aplicação dele usando pincel comum
Imagem

o removedor já aplicado na superfície
Imagem

depois de apenas alguns segundos o verniz começa a formar bolhas e vai se soltando da madeira
Imagem

Reparem que caiu um pouco do removedor na própria lata e removeu a tinta da lata também. NEM PENSEM EM USAR EM KITS DE PLASTIMODELISMO, ELE LITERALMENTE DERRETE O PLÁSTICO
Imagem

depois de alguns minutos o removedor já agiu sobre o veniz, então, usando uma espátula veja como o verniz se solta facilmente da superfície
Imagem

aqui o resultado ao final da primeira aplicação do removedor
Imagem

e aqui, depois da segunda aplicação, pois, conforme falei anteriormente, antes de aplicar esse verniz sparlack já havia um outro verniz mais antigo, então eu tive de aplicar o removedor duas vezes para garantir a máxima remoção dos vernizes
Imagem

DETALHE: a fotografia abaixo mostra a gaveta antes de ser lixada, o que comprova que esse removedor é muito bom. E depois de retirado o verniz utilizei um pano úmido para limpar a madeira
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: REFORMA DA BANCADA - LAQUEAMENTO DE MÓVEL

Mensagem por LRFOGA »

removido o verniz das gavetas (dentro e fora das mesmas), apliquei o removedor sobre o tampo da mesa
Imagem

apliquei em partes separadas devido a extensão da mesa. Assim, enquanto uma parte o removedor agia sobre o verniz, na outra eu removia com a espátula e assim por diante
Imagem

procurei retirar o verniz em fitas como mostra a figura abaixo
Imagem

Imagem

essa fotografia mostra bem que apenas uma aplicação do removedor não foi suficiente para remover todo o verniz. O verniz mais velho ainda permanecia sobre a madeira
Imagem

segunda aplicação do removedor
Imagem

aqui a remoção do verniz original, que mostra a mesa já bem mais clara, no seu natural
Imagem

aqui os restos do verniz original em contraste com a madeira
Imagem

Imagem
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: REFORMA DA BANCADA - LAQUEAMENTO DE MÓVEL

Mensagem por LRFOGA »

fotografia com o processo de remoção do tampo da mesa concluído. Observem que eu ainda não lixei a mesa
Imagem

agora começava a ficar mais complicado, pois para remover o verniz do restante da escrivaninha, foi necessário desmontá-la por inteiro
Imagem

em alguns lugares apliquei o removedor antes de desmontar para retirar a primeira camada de verniz
Imagem

quando não dava para prosseguir, comecei a desmontar a escrivaninha
Imagem

Imagem

aqui é muito importante esclarecer que passei a separar e anotar os parafusos que foram sendo retirados na desmontagem, evitando-se confusão posterior
Imagem

também é importante esclarecer que não foram usados os mesmos parafusos na restauração, pois os mesmos já estavam velhos, alguns enferrujados, e por garantia, utilizei parafusos novos, porém, com diâmetro e comprimento um pouco maior do que os originais para assegurar maior fixação das peças
Imagem

depois de toda a remoção, comecei outra fase, a lixa para retirada de eventuais restos de verniz, além de desbastar imperfeições da madeira
Imagem

foram usadas dois tipos de lixas, a primeira, com gramatura 150 para madeira, e a segunda, com gramatura 320 para madeira, além do uso de máscara para proteção quanto à poeira
Imagem

essa etapa do processo de restauração ocorreu entre setembro e outubro de 2014, sempre à noite, nas horas vagas, e depois de tudo removido deixei as peças no lugar onde ficava a bancada montada
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Jonck
Membro
Mensagens: 584
Registrado em: 11 Jun 2012, 11:40
Nome: Marcos Jonck
Localização: Joinville-SC
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: REFORMA DA BANCADA - LAQUEAMENTO DE MÓVEL

Mensagem por Jonck »

Fala Foganholo. Fui inventar de lixar uma mesa grande de churrasco da minha sogra, que veio lá do sítio. Então imagina o estado. Eu só lixei ela e apliquei o verniz, sem intercalar, repintar etc e já deu o MAIOR TRABALHO, imagina essa sua reforma...

Estou curioso para ver o processo. Abs
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: REFORMA DA BANCADA - LAQUEAMENTO DE MÓVEL

Mensagem por LRFOGA »

Jonck escreveu:Fala Foganholo. Fui inventar de lixar uma mesa grande de churrasco da minha sogra, que veio lá do sítio. Então imagina o estado. Eu só lixei ela e apliquei o verniz, sem intercalar, repintar etc e já deu o MAIOR TRABALHO, imagina essa sua reforma...

Estou curioso para ver o processo. Abs
Estimado amigo Jonck, como vai?
Realmente, dá trabalho, tanto é verdade que não farei mais uma dessas por muito tempo. Dá tanto trabalho que demorei de setembro a fevereiro para terminar. Você fica tão esgotado de lixar, lixar e lixar, que resolvi dar um descanso de algumas semanas. No meu caso, por exemplo, apliquei a laca (que é uma massa e, portanto, vai muitas demãos de lixa) no começo de dezembro. Só retornei no final de janeiro porque cada vez que lembrava que o processo de pintura automotiva na madeira também exige muita lixa e várias demãos, ficava desanimado :wtf:

Até que resolvi tomar coragem e encarar esse desafio. Mas não pretendo mais fazer isso por um bom tempo :)
Imagem
Avatar do usuário
magnetorj
Super Membro
Mensagens: 12727
Registrado em: 09 Jun 2012, 16:14
Nome: romilson
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: REFORMA DA BANCADA - LAQUEAMENTO DE MÓVEL

Mensagem por magnetorj »

eita renato que trampo de presidiário hein ???:rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: mais e bom saber que o amigo vai voltar com tudo :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Imagem
Avatar do usuário
Rafael Guerra
Super Membro
Mensagens: 5267
Registrado em: 14 Abr 2013, 19:54
Nome: Rafael Guerra
Agradeceu: 11 vezes
Curtiram: 72 vezes

Re: REFORMA DA BANCADA - LAQUEAMENTO DE MÓVEL

Mensagem por Rafael Guerra »

Fala Foga!

Tô acompanhando aqui com interesse.
Obrigado por compartilhar esse conhecimento!

abs! :tchau:
Rafael Guerra
Responder

Voltar para “Pintura”