Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

REFORMA DA BANCADA - LAQUEAMENTO DE MÓVEL

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

REFORMA DA BANCADA - LAQUEAMENTO DE MÓVEL

Mensagem por LRFOGA »

Amigos, estou voltando ao plastimodelismo :agitado:

Comecei a arrumar as coisas para mudar para a minha casa nova em setembro de 2014, quando decidi que teria de desmontar a minha bancada de plastimodelismo, desmontar a minha câmara de pintura, encaixotar todos os kits, ferramentas, tintas e acessórios. Isso me obrigou a suspender a terapia do plastimodelismo até a mudança para a casa nova. Quando encaixotei tudo, vi que minha escrivaninha precisava de um "upgrade", afinal, construí uma "Oficina de Plastimodelismo" e seria uma oportunidade para renovar muita coisa, inclusive minha "bancada", montada sobre essa escrivaninha velha (essa escrivaninha deve ter uns 30 anos).

Essa era a situação da minha bancada quando embalei tudo para a mudança
Imagem

Essa era o estado da escrivaninha quando comecei a pensar em reformá-la
Imagem

Imagem

E esse é o resultado final, concluída nesta segunda-feira, dia 02/02/2015
ps.: NOTEM O ESPELHAMENTO DA MESA SEM USO DE QUALQUER MASSA DE POLIMENTO. É O ASPECTO NORMAL DA MESA DEPOIS DA REFORMA :thumbup:
Imagem

Nos próximos posts irei mostrar tudo o que precisa ser feito para laquear um móvel de madeira. Essa técnica pode ser usada em modelos de madeira, como casco de embarcações, portanto, o assunto é pertinente neste fórum. O laqueamento dá vida nova ao móvel, melhora sua aparência e protege a madeira com uma camada de massa chamada "laca". A pintura, se feita adequadamente, dá aspecto espelhado, como um vidro. Dá trabalho, exige muita paciência, técnica, e disposição em concluir o trabalho. Eu mesmo nunca havia feito isso antes, mas pesquisando na internet, corrigindo os erros, e montando devagar, deu certo. Valeu a pena!

Espero que o pessoal se interesse por esse post e espero compartilhar esse conhecimento com os interessados :D
Imagem
Avatar do usuário
Arturius
Super Membro
Mensagens: 1849
Registrado em: 23 Jun 2012, 03:16
Nome: Artur Vicente Geronazzo
Localização: Curitiba/PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 54 - RAAF - Royal Australian Air Force - Montagem: F/A-18 Hornet - Italeri - 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: CAPITAO AMERICA - Polar Lights GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Spitfire MK II - Douglas Bader - Revell 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Merlin HC3 - Airfix - 1/48 GT 56 - Pick up´s e Caminhões - Montagem: Chevy Sport Pick-up - Monogram - 1/24
 

Re: REFORMA DA BANCADA - LAQUEAMENTO DE MÓVEL

Mensagem por Arturius »

Quanto tempo Capitão!
Opa conhecimento compartilhado é sempre uma boa aprender, nunca se sabe quando vamos usar, não é mesmo?

Abraços e acompanhando o retorno. :clap:
Art
Imagem"Uma nova jornada! Oss!"
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: REFORMA DA BANCADA - LAQUEAMENTO DE MÓVEL

Mensagem por LRFOGA »

Arturius escreveu:Quanto tempo Capitão!
Opa conhecimento compartilhado é sempre uma boa aprender, nunca se sabe quando vamos usar, não é mesmo?

Abraços e acompanhando o retorno. :clap:
Art
Ilustre amigo Arturius! Como voai?
Eu estive ausente porque além de ter desmontado a bancada para mudar, fiquei enrolado com a mudança. Depois, para até colocar a casa em ordem...
Depois ainda eu tinha de concluir a reforma dessa bancada, e o processo de laqueamento, confesso, parei por alguns momentos porque é trabalhoso, desanima, então ajudou a atrasar ainda mais o meu retorno ao plastimodelismo. Mas agora já estou retornando e quero compartilhar com vocês essa descoberta que foi a recuperação do móvel. Tem muitas dicas importantes que irei passando passo a passo :thumbup:

Obrigado por acompanhar!
Imagem
Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8490
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan МиГ-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: REFORMA DA BANCADA - LAQUEAMENTO DE MÓVEL

Mensagem por Galttar »

Caraca Foga... ficou show mesmo!
Agora bora riscar, pintar, colar bonder, derreter plástico e arrebentar ela novamente...


:rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rolando: :rolando: :rolando:
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: REFORMA DA BANCADA - LAQUEAMENTO DE MÓVEL

Mensagem por Andre L B Ferro »

galttar escreveu:Caraca Foga... ficou show mesmo!
Agora bora riscar, pintar, colar bonder, derreter plástico e arrebentar ela novamente...


:rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rolando: :rolando: :rolando:

kkkkkkk
Issoaê! Vamos deixar essa mesa riscada e manchada de novo... :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito:
Ou não... ;) ;)
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: REFORMA DA BANCADA - LAQUEAMENTO DE MÓVEL

Mensagem por LRFOGA »

Andre L B Ferro escreveu:
galttar escreveu:Caraca Foga... ficou show mesmo!
Agora bora riscar, pintar, colar bonder, derreter plástico e arrebentar ela novamente...


:rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rolando: :rolando: :rolando:

kkkkkkk
Issoaê! Vamos deixar essa mesa riscada e manchada de novo... :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito:
Ou não... ;) ;)
kkkkk, pois é André, fiquei pensando, depois de pronta, o estrago que faria uma gota de bonder, tinta, etc. Para evitar isso, decidi que vou mandar fazer um vidro para colocar sobre a mesa. Assim protege ela por mais tempo :thumbup:

Galttar, a bancada ainda não está pronta, pois irei colocar também uma "barreira" de vidro blindex na parte limite de trás do tampo da mesa, para evitar que caiam ferramentas no chão. Essa placa de vidro será fixada numa canaleta de alumínio, onde pretendo instalar uma fita de led, que já tenho em mãos. Vai dar um aspecto legal. Depois, tem ainda, a instalação do braço mecânico com a lente de aumento (que vocês já devem ter visto pois ela já havia sido instalada na mesa velha). Tudo isso estarei comprando e montando nos próximos dias e também mostrarei aqui. Mas o trabalho de pintura finalmente acabou.

Hoje a noite começo a contar como estava a mesa e os primeiros passos para recuperá-la, com fotografias melhores :thumbup:
Imagem
Avatar do usuário
Sekiji
Conselheiro
Mensagens: 6898
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:08
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 29 vezes
Curtiram: 25 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D) GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: Red Arrows Hawk T1A - Italeri - 1/48
 

Re: REFORMA DA BANCADA - LAQUEAMENTO DE MÓVEL

Mensagem por Sekiji »

Grande Foga! Bom ver você novamente a bordo comandante!
Você fez falta no amigo secreto rapá! O Black ficou triste...
A mesa ficou zero bala, parece saída da marcenaria :clap: :clap: :clap:
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8433
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 29 vezes

Re: REFORMA DA BANCADA - LAQUEAMENTO DE MÓVEL

Mensagem por NightRider »

Um trabalho bem bacana. Vou prestar bastante atenção pois um amigo me ofereceu há algum tempo atrás uma cristaleira antiga, meio derrubada, mas que seria perfeita para guardar os modelos terminados. Quem sabe não me arrisco em recuperar ela... Um abraço e aguardando o início das aulas.
Avatar do usuário
Fab-Wan
Super Membro
Mensagens: 2206
Registrado em: 27 Jul 2012, 10:52
Nome: Fabiano
Localização: Tatooine
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: REFORMA DA BANCADA - LAQUEAMENTO DE MÓVEL

Mensagem por Fab-Wan »

Opa! Estamos no aguardo!
Na bancada:
F-4S Black Bunny - Fujimi 1/72
F-14D Super Tomcat - Revell 1/72
Mirage IIIEBR - Modelsvit 1/72
Bell X1 - Tamiya 1/72
EE Lightning F.2 - Airfix 1/72
Supermarine Swift FR.5 - Airfix 1/72

Encostado:
RF-4C Phantom II - ESCI 1/72
Mirage F1CG - Special Hobby 1/72
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: REFORMA DA BANCADA - LAQUEAMENTO DE MÓVEL

Mensagem por LRFOGA »

Sekiji escreveu:Grande Foga! Bom ver você novamente a bordo comandante!
Você fez falta no amigo secreto rapá! O Black ficou triste...
A mesa ficou zero bala, parece saída da marcenaria :clap: :clap: :clap:
Sekiji, eu havia avisado o Galttar, no final do ano eu estava sem internet porque estava mudando. Uma bagunça, eu mesmo fiz a mudança da maior parte dos móveis. Desmontei tudo, e depois montei tudo de novo. Não tinha tempo para entrar na internet, além de acompanhar todos os dias a finalização das obras da minha casa, etc. Foi tão corrido que tive de abandonar as aulas da faculdade porque simplesmente não dava para fazer qualquer outra coisa. Depois da correria desses dias, a noite eu me dedicava à reforma da bancada, que dva muito trabalho, conforme vocês verão. Aí avisei o Galttar que não daria para participar. Nem acompanhar a revelação eu consegui. Acho que eu fiquei quase dois meses sem acessar o fórum. :)
Imagem
Responder

Voltar para “Pintura”