magnetorj escreveu:eita renato que trampo de presidiário hein ???:rir_muito: mais e bom saber que o amigo vai voltar com tudo
Grande Magneto! Estava esperando sua visita aqui. Como vai meu amigo?
Realmente, trabalho de presidiário mesmo
Vai acompanhando aí, se tiver dúvida, pergunte
Gundam_Maister escreveu:Nossa que legal LRFOGA tenho um armario aqui bem velho com certeza tem mais de 30 anos vou acompanhar esse tuto que vc ta fazendo!!
Grande Dalton, tudo bem por aí?
Acho que um tio meu tem um armário igual a esse. Pelo visto é mais fácil de laquear do que a encrenca que eu peguei. Se tiver dúvida, pergunte!
continuando a saga: corrigindo imperfeições e buracos da madeira
depois de remover todo o verniz e lixada a bancada inteira, eu identifiquei todos os buracos existentes, causados por diversos fatores, como por exemplo, fendas naturais da madeira, rachaduras, buracos decorrentes de impacto, furos de grampeador, etc. Essas imperfeições foram eliminadas usando uma massa para madeira. Comprei dois tipos de massa, conforme abaixo, mas há outros tipos no mercado
apesar da primeira ser da mesma marca da laca, e até a mais indicada pelos vendedores, eu não gostei de trabalhar com ela, pois tem um aspecto mais pastoso que pra mim tornou mais difícil a aplicação. Gostei de usar a massa da marca suvinil, pois achei mais fácil de trabalhar. Aqui as instruções da lata
nessa fase, eu não tirei muitas fotografias porque faz muita sujeira no processo de aplicação e lixamento, e isso pode comprometer a máquina fotográfica. No entanto, uma das fotografias mostra como ficam os preenchimentos dos buracos com a massa
como se trabalha nessa fase: apesar de eu não ter tirado muitas fotografias, usa-se uma "espátula de plástico" para passar essa massa sobre a superfície da madeira. Depois de aplicado e após o tempo de secagem da massa, lixa-se até deixar perfeitamente plano o local. Há alguns vídeos abaixo que mostram o que eu quero dizer. A propósito, eu aprendi esse trabalho assistindo vários desses videos na internet
a laca, também chamada de primer PU utilizada é esta aqui, da sayerlack, que custou R$ 95,00 reais e só vende em galão de 3,6 litros
mas essa laca necessita de um diluente e um catalisador próprio, da mesma marca
observem que utilizei uma régua de medição, sendo que para essa laca a proporção utilizada foi de 4:1:1
é uma régua bem interessante de se ter em casa, pois garante que a mistura seja perfeita evitando assim problemas de ressecamento da laca, trincas, etc
na fotografia abaixo mostro como se usa essa régua para o caso do PRIMER PU (ou laca)
o primeiro número 1 indica até onde o "PRIMER" deve ser adicionado no copo de mistura
o segundo número 1 indica até onde o catalisador deve ser adicionado (no mesmo copo onde se adicionou o primer)
o segundo número 1 indica até onde o diluente deve ser adicionado (no mesmo copo, já com os outros dois produtos anteriores)
observação: os números em si representam apenas a altura do copo para fins de mistura. Se, por exemplo, você for misturar uma grande quantidade de primer, catalisador e diluente, provavelmente o número da régua a ser utilizado vai ser do 5 para cima, dependendo da altura do recipiente de mistura, e assim por diante
escolhendo e configurando o compressor e a pistola de pintura
para a pintura da laca, que é uma tinta bem grossa e que depois de seca se transforma em uma massa para lixar, pesquisei o tipo de configuração mais adequado, inclusive considerando o compressor que eu tenho já há algum tempo e que eu uso para a pintura no plastimodelismo
esse é o meu compressor
e depois de ter pesquisado na internet, a melhor pistola de pintura para trabalhar com boa vazão para o meu compressor foi essa aqui
as informações da caixa
e aqui uma aula bem legal e muito elucidativa sobre a escolha e configuração do compressor e da pistola de pintura para melhor desempenho e vazão de tinta, video esse, que eu assisti antes de comprar a pistola de pintura e recomendo a todos os interessados
a aplicação da laca: outros vídeos que são interessantes de se ver para conhecer o processo de pintura e o resultado final
outra coisa que esqueci de dizer: a utilização das máscaras abaixo são indispensáveis. A da esquerda usa-se durante o lixamento, e a da direita quando usar o compressor
e estas são as poucas fotografias da laca já aplicada num dos gaveteiros da minha bancada
reparem na sujeira deixada pelo processo de lixamento. Lembro que apliquei a laca na casa velha, antes da mudança, porque na casa nova a sujeira iria me causar sérios problemas com a patroa
como eu pintava nas horas vagas, as vezes terminava até a meia noite, obrigando os vizinhos a escutar o barulho do compressor
lembro ainda que após terminar o lixamento das peças eu escutava a vizinha lavar o quintal por causa da poeira fina branca que o vento se encarregava de levar para todos os lados ela nunca reclamou, mas acredito que deu graças a Deus depois que eu mudei de lá
aqui uma fotografia que tentei mostrar que o primeiro lixamento foi apenas para retirar a "casca" do primer PU. Dá para ver que a superfície ainda estava irregular e necessitava de muito lixamento
para essa fase do processo de reforma da bancada é preciso saber quais lixas usar
aqui está a lista das que usei
lixa para madeira 150: para o lixamento após a remoção do verniz e logo após a aplicação do primer PU (laca)
lixa para madeira 220, lixa para madeira 280, e lixa para madeira 320: usadas após o laqueamento. Você lixa toda a bancada com a lixa 220, depois repete o processo com a 280 e por fim a 320, reduzindo assim as micro porosidades para garantir que a laca fique bem lisa. Também é possível usar lixa 400 e 600, dependendo do grau de perfeição que você desejar
depois de finalizada essa fase (essa é a parte mais difícil e desanimadora do processo) a peça está pronta para ser pintada. E aqui uma ferramenta interessante:
usei no processo de lixamento da laca uma lixadeira com tamanho de 1/4 de folha. No entanto, nem é possível perceber se há ou não diferenças durante o processo de lixamento. O tampo da mesa, por exemplo, por ser grande, corre sério risco de ficar com partes mais espessas e partes mais finas. Para resolver esse problema, usei essa lixa manual com tamanho de 1 folha, ela ajudou a regularizar melhor a superfície de pintura
depois de tudo pronto, e para retirar o pó branco que permanece na bancada, usei esse produto para limpeza
a fase da pintura: a tinta usada é tinta automotiva, no caso, escolhi a cor preto cadilac para combinar com os armários da minha oficina de modelismo, que são pretos
a tinta vem em uma lata de 900ml e deve ser diluída com mais 900ml de thinner 2900 da mesma marca
aqui a aplicação da primeira demão de tinta podendo ser visto meu compressor, pistola de pintura e os demais materiais já mencionados
na figura acima a pintura ficou fosca, depois de lixada a primeira demão, o brilho começa a ser visto
aqui a terceira demão, realizada no dia posterior
minha gatinha Cissa, acompanhando e fiscalizando a pintura de longe por causa do vapor e pó da tinta
aqui pode ser visto o resultado do lixamento mais fino entre as demãos de tinta
aqui o resultado final da pintura do tampo da bancada que me agradou bastante
esse resultado eu consegui usando três lixas na bancada toda durante o processo de pintura: após a primeira demão de tinta usei lixa para madeira 400 e pintei novamente. Lixei de novo com lixa para madeira 600 e pintei novamente. Finalmente lixei a bancada inteira com lixa 1200, agora apenas usando lixa "na mão" (ou seja, sem máquina) para dar um aspecto plástico e pintei novamente