Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Papo sobre Tomcats.

Fórum destinado ao banco de Referências sobre Aviação

Moderador: Moderadores Aviação

Felipe_Marinho
Novato
Mensagens: 43
Registrado em: 22 Out 2013, 19:27
Nome: Felipe Marinho de Oliveira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Papo sobre Tomcats.

Mensagem por Felipe_Marinho »

Galera nem sei se posso fazer esse tópico aqui nesse local ou se vou ter que mover mas vamos lá. Desde já penso que esse tópico pode ser legal para agente discutir e aprender sobre tomcats, o meu objetivo é só ajudar. Se houverem informações que vcs já sabem deixem pra lá pois elas podem ser úteis para outras pessoas.

Vamos lá, primeiro eu acho que é mt importante identificar que toncat temos em mãos e que tomcats podemos fazer com o nosso kit, quais as diferenças entre cada tomcat independente do kit em questão isso penso em fazer depois.

A primeira coisa que podemos ver para identificar um tomcat são os motores o toncat A tem motores tf30.
Imagem
Felipe_Marinho
Novato
Mensagens: 43
Registrado em: 22 Out 2013, 19:27
Nome: Felipe Marinho de Oliveira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Papo sobre Tomcats.

Mensagem por Felipe_Marinho »

Os f14( A+ B e D) tem motores da GE F110GE400
Imagem
Felipe_Marinho
Novato
Mensagens: 43
Registrado em: 22 Out 2013, 19:27
Nome: Felipe Marinho de Oliveira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Papo sobre Tomcats.

Mensagem por Felipe_Marinho »

Reparem que os exauts são bem diferentes.
Felipe_Marinho
Novato
Mensagens: 43
Registrado em: 22 Out 2013, 19:27
Nome: Felipe Marinho de Oliveira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Papo sobre Tomcats.

Mensagem por Felipe_Marinho »

Outra diferença que pode ser importante para diferenciar os modelos B e D são os assentos ejetáveis. Os F14 A, A+ e B usam assentos GRU7
Imagem

Já o F 14 D usa assentos MACES
Imagem
Felipe_Marinho
Novato
Mensagens: 43
Registrado em: 22 Out 2013, 19:27
Nome: Felipe Marinho de Oliveira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Papo sobre Tomcats.

Mensagem por Felipe_Marinho »

O cockpit tb é uma diferença relevante logo vamos lá segue o cockpit dos Tomcats A, A+ e B
Imagem
Imagem
Felipe_Marinho
Novato
Mensagens: 43
Registrado em: 22 Out 2013, 19:27
Nome: Felipe Marinho de Oliveira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Papo sobre Tomcats.

Mensagem por Felipe_Marinho »

Já o F 14 d tem 2 opções de painel para o RIO e o painel do piloto é sempre o mesmo agora com 2 telas multifuncionais.
O Rio tem o radar horizontal redondo ou quadrado com uma bela tela multifuncional.
Imagem
Imagem
Imagem
Felipe_Marinho
Novato
Mensagens: 43
Registrado em: 22 Out 2013, 19:27
Nome: Felipe Marinho de Oliveira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Papo sobre Tomcats.

Mensagem por Felipe_Marinho »

Uma outra diferença são as pequenas asas que o F 14 A tem que servem para istolar as asas mesmo estas em flechamento máximo para reduzir ainda mais o arrasto ( drag ) da aeronave.
Imagem
Quanto a essas asas até onde sei só os kits da Academy e revel anterior a tool alemã de 1983 que aqui no Brasil veio com a kikoler que tem essas asas na esc 1/48. Só como curiosidade essas asas foram removidas dos tomcats pois houve necessidade de se fazerem reforços nas luvas das asas dos f14 que literalmente se espatifavam sobre altas cargas G já que até então nunca havia sido colocadas asas retractáveis em um avião tão veloz e em linha reta tudo ocorria bem porem já apos a entrega dos primeiros aparelhos o problema já era evidente quando eram submetidos a altas cargas g logo o f14 foi limitado a 7,5g em seu sistema de voo fly by wire. Os F 14 D foram limitados a 6,5G pois eram mais de 1 tom mais pesados.
Felipe_Marinho
Novato
Mensagens: 43
Registrado em: 22 Out 2013, 19:27
Nome: Felipe Marinho de Oliveira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Papo sobre Tomcats.

Mensagem por Felipe_Marinho »

só lembrando que para uma aeronave embarcada 7,5g é um bom fator de curva é errado e injusto comparar o tomcat a uma aeronave não embarcada como comummente se faz fora que o tomcat é um interceptador BVR logo, ele luta a longas distâncias onde as manobras mais violentas não são necessárias.
Ele só luta em distâncias mais curtas onde a identificação é obrigatória más até nisso ele tem um ponto que equilibra um pouco as coisas que é pouco comentado, a função dos f14 era a de defesa da esquadra logo eles fazem a " no flight zone" área de 500km ao redor do CVN ( porta aviões)
O que entrar sofre scramble ou seja identificação, logo o tomcat sempre eu digo sempre vai ter mais combustível que seu adversário pois não é ele que tem de ir até o porta aviões para ataca-lo, ele já sai dele, e isso da a ele a condição de usar o afterburn por mais tempo que seu adversário logo podendo manter os seus 7,5 por mais segundos que seus adversários ao passo que aviões que não podem usar o afterburner perdem velocidade barométrica rápido ao fazer curvas e as cargas G caem rápido más é óbvio que se os adversários reabastecessem antes do engajamento eles voltariam a vantagem.

Uma coisa que na minha opinião atrapalhou muito o F14 foram as leis internacionais sobe o que tange os engajamentos aéreos pois a identificação visual passou a ser uma regra. Logo o F14, seu belo radar e seus misseis phoenix passaram a não ter muita utilidade e tentando resolver isso foi feito o programa TARPS que nada mais era do que uma poderosa câmera que dava ao Tomcat a capacidade de filmar seus inimigos a 15 km de distância para uma identicação que desse ao F14 a possibilidade de engajar o alvo sem entrar em um combate dogfight ou seja de curta distância. Lembrando que em zonas hostis ou seja, de guerra declarada os Sistemas de identificação IFF valem logo os tomcats podem usar todo o seu armamento. Só explicando IFF significa identify friendly and foe que nada mais é do que um sinal de rádio codificado que é lançado sob a aeronave inimiga e se o sinal sonoro de resposta for negativo a aeronave é inimiga se for positivo ela está na mesma frequência que é secreta logo ela é amiga. Frequências de aeronaves civis são sempre positivas pois as forças aéreas tem essas frequências direto dos fabricantes. Logo o objetivo é sempre ter um sinal negativo que nada mais é do que um chiado.
Felipe_Marinho
Novato
Mensagens: 43
Registrado em: 22 Out 2013, 19:27
Nome: Felipe Marinho de Oliveira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Papo sobre Tomcats.

Mensagem por Felipe_Marinho »

O famoso nariz do F14 da academy
Kit da academy é 1,5mm mais alto que os demais kits na parte da frente logo ele não aceita bicos de outros kits pois os bicos dos outros kits sempre vão ficar menores na altura, na largura não tem problema não. Logo nós temos de arrumar o que a academy errou baixando a altura da porção anterior e do bico tudo junto removendo as áreas em vermelho que eu marquei nesse desenho.

Imagem
Felipe_Marinho
Novato
Mensagens: 43
Registrado em: 22 Out 2013, 19:27
Nome: Felipe Marinho de Oliveira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Papo sobre Tomcats.

Mensagem por Felipe_Marinho »

Eu faço isso com lixa pesada, normalmente 200 e depois que eu consigo a forma que quero,vou baixando as lixas para alisar essas partes, vou por fotos para vcs amanhã.
Responder

Voltar para “Referências”