Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Papo sobre Tomcats.

Fórum destinado ao banco de Referências sobre Aviação

Moderador: Moderadores Aviação

Avatar do usuário
Arturius
Super Membro
Mensagens: 1849
Registrado em: 23 Jun 2012, 03:16
Nome: Artur Vicente Geronazzo
Localização: Curitiba/PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 54 - RAAF - Royal Australian Air Force - Montagem: F/A-18 Hornet - Italeri - 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: CAPITAO AMERICA - Polar Lights GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Merlin HC3 - Airfix - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Spitfire MK II - Douglas Bader - Revell 1/48 GT 56 - Pick up´s e Caminhões - Montagem: Chevy Sport Pick-up - Monogram - 1/24
 

Re: Papo sobre Tomcats.

Mensagem por Arturius »

Felipe bela iniciativa, mas uma observação apenas, junte mais informações no mesmo post para o tópico não ficar muito poluído visualmente.

Abraços

Art
Imagem"Uma nova jornada! Oss!"
Felipe_Marinho
Novato
Mensagens: 43
Registrado em: 22 Out 2013, 19:27
Nome: Felipe Marinho de Oliveira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Papo sobre Tomcats.

Mensagem por Felipe_Marinho »

Valeu pela dica Arturius!!!!!!!
Avatar do usuário
Arturius
Super Membro
Mensagens: 1849
Registrado em: 23 Jun 2012, 03:16
Nome: Artur Vicente Geronazzo
Localização: Curitiba/PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 54 - RAAF - Royal Australian Air Force - Montagem: F/A-18 Hornet - Italeri - 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: CAPITAO AMERICA - Polar Lights GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Merlin HC3 - Airfix - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Spitfire MK II - Douglas Bader - Revell 1/48 GT 56 - Pick up´s e Caminhões - Montagem: Chevy Sport Pick-up - Monogram - 1/24
 

Re: Papo sobre Tomcats.

Mensagem por Arturius »

Eu que agradeço Felipe, há sempre algo de novo para aprender sobre esse incrivel avião.
Diga-se de passagem um dos meus favoritos.

Abraços
Art
Imagem"Uma nova jornada! Oss!"
Avatar do usuário
Motta
Conselheiro
Mensagens: 5674
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:17
Nome: José C. N. Motta Jr.
Localização: Brasília / DF
Agradeceu: 17 vezes
Curtiram: 5 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: EE Lightning - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: F-16I SUFA - Kinetic 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Comparação: MiG-21MF - Academy X MiG-21MT - Eduard - 1/48
 

Re: Papo sobre Tomcats.

Mensagem por Motta »

Muito bom tópico, parabéns pela iniciativa! :thumbup:
Mas estou com uma dúvida... vc vai postar sua montagem ou é apenas um tópico de referências? Se for só de referências, poderíamos movê-lo para a sessão apropriada...
Abraços e boa montagem,
Zeca Motta


Imagem
“The only thing necessary for the triumph of evil is for good men to do nothing” - Edmund Burke
Felipe_Marinho
Novato
Mensagens: 43
Registrado em: 22 Out 2013, 19:27
Nome: Felipe Marinho de Oliveira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Papo sobre Tomcats.

Mensagem por Felipe_Marinho »

Motta eu tb tava com a mesma dúvida que vc, nem sabia que tinha uma área para referências, mas se vcs acharem melhor mover eu to de boa mas os kits eu vou usar o tempo todo pra mostrar as partes para vcs. Mas não é exatamente uma montagem conforme vc disse então seria melhor mover mas eu realmente não sei fazer isso se vcs conseguirem to de boa. Valeu.
Avatar do usuário
Motta
Conselheiro
Mensagens: 5674
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:17
Nome: José C. N. Motta Jr.
Localização: Brasília / DF
Agradeceu: 17 vezes
Curtiram: 5 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: EE Lightning - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: F-16I SUFA - Kinetic 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Comparação: MiG-21MF - Academy X MiG-21MT - Eduard - 1/48
 

Re: Papo sobre Tomcats.

Mensagem por Motta »

Opa, Felipe!!!

Xá comigo que eu já movi.
Esse seu tópico muito me interessa, principalmente pelo fato de eu ter um "BOMBCAT" da Academy (1/48) que além de transformar para um "B", eu gostaria de consertar o nariz mas não sabia como...


(tópico movido para "AVIAÇÃO>REFERÊNCIAS")
Abraços e boa montagem,
Zeca Motta


Imagem
“The only thing necessary for the triumph of evil is for good men to do nothing” - Edmund Burke
Felipe_Marinho
Novato
Mensagens: 43
Registrado em: 22 Out 2013, 19:27
Nome: Felipe Marinho de Oliveira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Papo sobre Tomcats.

Mensagem por Felipe_Marinho »

Bom galera vamos as informações do dia. Hoje gostaria de falar sobre as Beaver Tails que traduzindo seria algo como chapel de calda e é um chapel pois cobre o Tail Hook o " gancho" da calda. Essa parte do tomcat sofreu diversas mods para receber outros melhoramentos, então vamos lá. Existem algumas beaver tails porém eu vou falar das principais.

A mais antiga que é exclusiva dos tomcats A dos anos 70 tem somente a célula de descarga de combustível que nos nossos kits devemos pintar de vermelho. Quanto aos kits sei que o revell anterior a 1983 e o F 14 A hasegawa tem essa baver tail que eu vou mostrar a vcs.
Imagem

A mais nova tem a sonda em vermelho e uma antena de ECM em amarelo meio dourado tipo um ouro velho ou coisa do tipo. Ela é comum em todos os tomcats logo é a que vem na maioria dos kits na 1/48, revell monogram, academy, hasegawa, italeri, hobby boss etc...
Imagem
Felipe_Marinho
Novato
Mensagens: 43
Registrado em: 22 Out 2013, 19:27
Nome: Felipe Marinho de Oliveira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Papo sobre Tomcats.

Mensagem por Felipe_Marinho »

Bom um outro aspecto que queria abordar com vcs são os estabilizadores verticais do gatão. Eles são feitos quase totalmente de liga de boro material que oferecia grande resistência a falhas estruturais visto que essas peças sofrem em aeronaves como o tomcat uma enorme carga de força ao levantar o nariz ou abaixar o mesmo. Na ponta do estabilizador podemos ver um importante recurso defensivo do tomcat que é a sensor do RWR ( radar warning recever)
Imagem

O sensor do RWR ( radar warning recever) que no estabilizador na sua ponta aí na foto é amarelo, é um sistema de compreensão bem simples: ele trabalha com 3 círculos onde temos eles como indicadores de periculosidade, cuidado, mts pessoas interpretam errado o RWR achando que ele informa distância, não, ele informa letalidade, logo nós temos a banda mais externa, free ou não letal, a banda do meio que é referente a zona de atenção onde o piloto ou RIO tem de ficar atentos aquele objeto pois ele pode disparar, e a banda letal que é a mais interna que nos mostra que o alvo pode usar metralhadoras contra nossa aeronave, isso gera confusão pois de fato o alvo para usar metralhadoras tem de estar a cerca de 1 milha náutica de distância no minimo dai logo, o rwr acaba ajudando a ver a distância tb, só que só nesse caso.

Por exemplo no iraque em 1991 o F 14 foi mt criticado pois só abateu um único helicóptero iraquiano porém o que poucas pessoas sabem é que nenhum porta aviões sofreu qualquer tipo de avaria por algum caça iraquiano e essa é a função do tomcat, proteger a esquadra, por que eu estou falando isso, pois foi mt comum na guerra do iraque boguies entrarem na no flight zone 500 km ao redor do cvn logo 2 tomcats normalmente são mandados e os iraquianos em seus mig 29 tinham seus RWR acusando zona média ou de alerta a 25 milhas náuticas logo eles fugiam, pois sabiam que estavam diante de um tomcat visto que um alvo normalmente entra na zona de alerta a partir de 15mn pois é a distância média do uso de misseis a radar, como o tomcat tinha seus misseis phoenix que normalmente tem 10mn de vantagem, eles geravam no inimigo o alerta mais cedo, e eles literalmente fugiam dos gatões pois é suicídio entrar em engajamento BVR contra 2 tomcats pois juntos eles podem carregar até 12 phoenix 6 para cada e esse é um número que se usado na maneira correta com disparos com cerca de 2 a 3 s de diferença conforme os treinamentos da NAVY torna quase impossível de dodgear com quase qualquer sistema de contramensura do tipo chaff etc... Logo os migs fugiam dos tomcats e saiam da no flight zone logo os gatões não eram liberados para saírem do quintal de casa para caçar os ratos rsssssssssss, por isso poucos abates, A IRAF usava os tomcats de maneira completamente deferente mt mais ofenciva do que defensiva logo eles obtiveram mais de 200 abates registrados sendo os reis do espaço aéreo do oriente médio nas dec de 70 e 80 e talvez até 90.

A partir da dec de 90 os tomcats da IRAF passaram a atuar em duas funções sempre voando com migs 29 como alas, os tomcats atuam nos combates BVR e os mig 29 nos dogfights um protegendo o outro, outra função do gatão é atuar como mini AWACS ou seja, um mini avião radar que fornece informações a outas aeronaves amigas fazendo isso com o seu potente radar AWG-9 que dispensa mais comentários, é demais!!!!!!!!
Avatar do usuário
danieltomcat
Membro
Mensagens: 114
Registrado em: 03 Jan 2016, 09:54
Nome: Daniel JMR Gonçalves
Localização: Belo Horizonte-MG
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 86 - NASA - Montagem: F-14 A Tomcat NASA 1/144
 
GTs em Andamento:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: F-14 A Tomcat NSAWC 16 - Academy - 1/144 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: F-14 A Tomcat VX-4 Evaluators - Dragon+MicroAce - 1/144 GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: F-14 B Tomcat VF-101 Grim Reapers - Revell - 1/144 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: F-14 A Tomcat VF-114 Aardvarks Revell/FCM 1/144
 

Re: Papo sobre Tomcats.

Mensagem por danieltomcat »

Meu Deeeeeeeus!!!!!!! Reavivando um tópico com quase 7 anos de inatividade!!!!!!!!!!!!!! :o :o :shock: :shock:

Mas é um tópico importante :mrgreen: :mrgreen: , visto que é sobre o Tomcat e tem informações que podemos (e devemos) observar nos atuais e nos antigos kits para o F-14. Hoje temos os incríveis Tamiya e AMK na 1/48; Finemolds, Great Wall e Academy (molde novo) na 1/72; e os Trumpeters nas escalas 1/32 e 1/144. E não podemos esquecer da infindável gama de decalques oferecidos nas mais variadas escalas para o mais famoso gato da Grumman e da US Navy.

Particularmente, continuo achando que montar kits é uma diversão, mas tem pessoas que se tornaram profissionais, montam por encomenda, participam de concursos e exposições, então se atentam aos detalhes, como os descritos nos posts anteriores. E, ainda na minha humilde opinião, a melhor forma de se fazer um modelo é usando referências fotográficas junto com as peças oferecidas nas caixas dos kits.

Então, vamos de referências e informações....

Um ótimo site de referências sobre o Tomcat, o avião real, é esse: http://www.anft.net/f-14/
Para assuntos modelísticos, como kits, decalques, etc, etc,.... : https://www.cybermodeler.com/aircraft/f ... _all.shtml

Um ponto importante que Felipe Marinho (ainda) não citou está relacionado com os armamentos.

O Tomcat foi concebido para carregar os mísseis ar-ar AIM-7E/F Sparrow, AIM-9D Sidewinder e os AIM-54A Phoenix. Aliás, nenhum outro avião foi capaz de operacionalizar os Phoenix, que foram aposentados junto com os Tomcats americanos - devemos sempre lembrar que os F-14 iranianos continuam na ativa, mas não posso afirmar, nem consegui achar informação sobre estoque/utilização dos Phoenix pela IRIAF, mas sei que os Tomcats daquela força aérea estão usando mísseis russos. E aqui vale lembrar: foi um Tomcat iraniano que conseguiu a primeira vitória em combate! No dia 7 de setembro de 1980, foi abatido um helicóptero Mil Mi-25, usando o canhão Vulcan M61A1 (página 23 do livro Osprey Combat Aircraft nº 49 - Iranian F-14 Tomcat units in combat - Tom Cooper e Farzhad Bishop)

http://www.topedge.com/alley/images/f14a/f14a1ap.jpg

No começo das operações embarcadas junto com os primeiros esquadrões de F-14, esses mísseis eram pintados de branco porque os Tomcats dos anos 1970 e início dos 1980 usavam pintura superior cinza 16440 e inferior branca. Depois passaram a usar as últimas versões desses mísseis pintados em cinza: AIM-7M, AIM-9 L/M e AIM-54C. Em algumas fotos vemos esss mísseis em azul..... são de treinamento!

https://www.seaforces.org/usnair/VF/VF- ... ck-025.jpg
https://www.seaforces.org/usnair/VF/VF- ... des-19.jpg

No começo dos anos 1990, os Tomcats foram aprimorados e passaram a exercer também a função de ataque ao solo, sendo chamados de F-14 bombcats! Foi introduzido o uso do Lantirn, assim como bombas Mk-20/82/83/84/99/100, CBU-78 e as GBU-10/12/16 e 24. As GBU-31 jdam foram adicionadas e usadas nos últimos esquadrões operacionais, entre 2001-2005. Apenas os esquadrões VF-31 Tomcatters e VF-213 Black Lions, que participaram da ultima missão de cruzeiro dos Tomctas, em 2005/2006, usaram as bombas GBU-38.

https://i.pinimg.com/originals/f8/6f/2b ... 7d26ee.jpg
https://www.seaforces.org/usnair/VF/Fig ... age027.jpg
https://www.seaforces.org/usnair/VF/VF- ... ts-043.jpg
https://www.seaforces.org/usnair/VF/VF- ... rs-038.jpg
Os F-14 também foram usados como avião de reconhecimento ao incorporarem os pods TARPS, em meados dos anos 1990.

https://www.seaforces.org/usnair/VF/Fig ... age055.jpg

https://www.cavok.com.br/como-o-f-14-to ... ro-bombcat
Daniel JMR Gonçalves
Anytime, baby!!!
https://www.facebook.com/F14tomcat1x144ABD

Bancada:
F-14 A Tomcat NSAWC 16 viewtopic.php?f=76&t=14223&p=437155#p437155
F-14 A Tomcat VX-4 Evaluators viewtopic.php?f=101&t=14222&p=437156#p437156
F-14 B Tomcat VF-101 Grim Reapers viewtopic.php?f=236&t=14228
Vitrine
F-14 Tomcat NASA
Mutley
Membro
Mensagens: 732
Registrado em: 22 Set 2015, 15:39
Nome: ROC1
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Papo sobre Tomcats.

Mensagem por Mutley »

Direto do Túnel do Tempo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Responder

Voltar para “Referências”