Master-Model

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Na Caixa]  Messerschmitt Me262A1a/JABO - Dragon - 1/48

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Messerschmitt Me262A1a/JABO - Dragon - 1/48

Mensagem por Hartmann »

O kit escolhido para este trabalho foi este, da DML (Dragon) chinesa, na escala 1/48. Montarei como a versão da Box Art, um dos aviões do ás Heinz Bär, que voou Me109, Fw190 e terminou a guerra com 226 kills, incluindo 16 com este jato Me262. :o

Imagem

A seguir apresentarei uma descrição mais detalhada do kit, que vem até com pneus de vinil, bem como um histórico da aeronave e do piloto.

Imagem

Histórico
O Messerschmitt Me 262 Schwalbe ("Andorinha") foi o primeiro caça a jato a entrar em uso operacional. Estava anos à frente em termos de projeto e desempenho, porém, não teve a devida prioridade, chegando tarde demais para mudar o curso da guerra. Os motores a jato, razão do elevado desempenho, apresentavam pouca confiabilidade, causando muitas baixas. As primeiras unidades a utilizá-lo operacionalmente foram de bombardeiro (por ordem de Hitler, os aviões foram modificados para carregar bombas), apresentando resultados sofríveis, devido à alta velocidade de aproximação.

Imagem

Imagem
O Me-262, primeiro caça a jato a entrar em serviço.

Somente em 1944 foram utilizados na sua função natural de interceptador, com alguns sucessos frente aos numerosos bombardeiros e caças aliados.

O Me-262 ficou muito famoso entre os aliados, chegando a ser tão temido quanto o Junkers Ju 87. Seu traço característico, a imponente fuselagem em forma de triângulo, as asas enflechadas com seus dois motores junkers jumo causavam pânico entre os aliados, e por seu formato peculiar ganhou o apelido de "rato". Desenvolvia uma velocidade superior a 900km/h, apesar dessa velocidade incrivel para a época, carecia muito de manobrabilidade, a maioria dos Me 262 derrubados durante a guerra se perderam em combates a baixa velocidade ou quando realizavam curvas, os único aviões aliados capazes de enfrentá-lo a altura seriam o inglês Gloster Meteor e o americano P-80 Shooting Star, apesar de nunca os ter enfrentado, deixando para o primeiro duelo jato versus jato para a guerra da Coreia.

O Me-262 derrubou 735 aviões aliados, a maioria deles bombardeiros como o Boeing B-17 Flying Fortress e o Handley Page Halifax. Na versão A-1a Schwalbe, o armamento era composto por quatro canhões MK108 de 30mm agrupados no nariz, já na versão A-2a Sturmvogel o armamento consistia de dois canhões Mk 108 de 30mm e duas bombas de 250 kg utilizando-se racks externos na parte frontal da fuselagem. Ambas as versões também podiam carregar 24 foguetes R4M de 55 mm. Foi precedido pelo interceptador foguete Me 163 Komet.

Fotos de referência:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Especificações:
Fabricante: Messerschmitt AG
construídos: 1.430
Primeiro voo: 18 de abril de 1941
Entrada em serviço: verão de 1944
Missão: Caça
Tripulação: 1
Dimensões
Comprimento 10.6 m
Envergadura 12.51 m
Altura 3.5 m
Área (asas) 21.7 m²
Peso
Peso bruto máximo carregado: 7.130 kg
max na decolagem: 6.400 kg
Vazio: 3.800 kg
Propulsão
Motores 2× Junkers Jumo 004B-1 turbojatos
relação peso/potencia: 0.28
Força (por motor) 8.8 kN
Performance
Velocidade máxima 870 km/h
Alcance 1,050 km
Teto máximo 11,450 m
Relação de subida 1,200 m/s
Armamento
Mísseis/Bombas 24 foguetes R4M de 55mm
(A-2a: + duas bombas de 250 kg)
Canhões: A-1a: 4x canhões MK108 de 30mm
A-2a: dois canhões

O kit:
Como mencionado no início, montarei o ótimo kit da chinesa DML (Dragon), acompanhado de duas lâminas de Photo-Etch, para detalhamento.

A caixa:
Imagem

O manual, já meio amarelado, impresso em duas cores.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O decal está meio amarelado (nota-se principalmente nas partes em branco). Vai ter que tomar Sol alguns dias, antes de serem aplicados... :thumbup:
Imagem

As diversas árvores, com excelente e muito delicada injeção. Muito poucos flashes (rebarbas) e bastante detalhes.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Pneus de vinil!

Imagem

As duas lâminas de peças em foto-gravura (Photo-Etch):
Imagem

Imagem

Em breve, os primeiros passos desta montagem... :tchau:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
ajcmac
Super Membro
Mensagens: 1250
Registrado em: 25 Jul 2012, 23:07
Nome: António Machado
Localização: Portugal
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Messerschmitt Me262A1a/JABO - Dragon - 1/48

Mensagem por ajcmac »

Hartmann

Uau!! Três de uma vez. Faz-me lembrar alguém que também gosta de ter a bancada cheia :oops: .

A aguardar o princípio dos trabalhos.

Um abraço

ajcmac
Avatar do usuário
Nerum
Super Membro
Mensagens: 10286
Registrado em: 05 Jun 2013, 12:44
Nome: Nerum Mortagua
Localização: Curitiba, Pr
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Messerschmitt Me262A1a/JABO - Dragon - 1/48

Mensagem por Nerum »

Chegando para acompanhar ... :thumbup:
Imagem
Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8490
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan МиГ-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: Messerschmitt Me262A1a/JABO - Dragon - 1/48

Mensagem por Galttar »

Será uma ótima referência com certeza!
Avatar do usuário
paulo_prado
Super Membro
Mensagens: 1986
Registrado em: 15 Mar 2013, 23:51
Nome: Paulo Prado
Localização: Mogi Guaçu
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 25 vezes

Re: Messerschmitt Me262A1a/JABO - Dragon - 1/48

Mensagem por paulo_prado »

Tô nessa Nerun. Gosto muito do design do ME.
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Messerschmitt Me262A1a/JABO - Dragon - 1/48

Mensagem por Hartmann »

ajcmac escreveu:Hartmann

Uau!! Três de uma vez. Faz-me lembrar alguém que também gosta de ter a bancada cheia :oops: .

A aguardar o princípio dos trabalhos.

Um abraço

ajcmac
Três não, António. Seis! :roll:
Mas, com o fim da campanha eleitoral, onde fui um dos coordenadores da campanha de minha cunhada, agora deputada federal eleita pelo Amazonas, a vida volta ao ritmo normal. Quero reduzir a atual fila de kits na bancada - boa parte deles praticamente prontos - e ficar com, no máximo, sete ou oito para terminar até o final do ano.
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Messerschmitt Me262A1a/JABO - Dragon - 1/48

Mensagem por Hartmann »

ajcmac escreveu:Hartmann

Uau!! Três de uma vez. Faz-me lembrar alguém que também gosta de ter a bancada cheia :oops: .

A aguardar o princípio dos trabalhos.

Um abraço

ajcmac
Três não, António. Seis! :roll:
Mas, com o fim da campanha eleitoral, onde fui um dos coordenadores da campanha de minha cunhada, agora deputada federal eleita pelo Amazonas, a vida volta ao ritmo normal. Quero reduzir a atual fila de kits na bancada - boa parte deles praticamente prontos - e ficar com, no máximo, sete ou oito para terminar até o final do ano. :mrgreen:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Messerschmitt Me262A1a/JABO - Dragon - 1/48

Mensagem por Andre L B Ferro »

"ficar com, no máximo, sete ou oito para terminar até o final do ano"


:agitado: :agitado: :agitado: :agitado:

Se eu conseguir terminar mais UM até o final do ano me dou por contente!!!
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Messerschmitt Me262A1a/JABO - Dragon - 1/48

Mensagem por Hartmann »

Andre L B Ferro escreveu:"ficar com, no máximo, sete ou oito para terminar até o final do ano"


:agitado: :agitado: :agitado: :agitado:

Se eu conseguir terminar mais UM até o final do ano me dou por contente!!!
Sonhar não custa nada... :lol:
Isso é o planejado. Estou com 18 kits na bancada, em diversos estágios. Destes, uns 12 com certeza devo terminar até o fim do ano. Então, o provável é que eu fique com uns cinco ou seis destes 18, mais os seis do GT Luftwaffe... Vamos ver... :roll:
Só sei que, em 2015, vou reduzir bastante meu ritmo. Pretendo ficar com "apenas" 4 ou 5 montagens simultâneas, não necessariamente em GTs, sendo ao menos um naval, um de militaria (sim! quero voltar a montar naval e militaria!) e o resto aviação militar 1/48, misturando modernos e warbirds da WWII... :thumbup:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
Barão
Membro
Mensagens: 889
Registrado em: 30 Out 2012, 18:58
Nome: barão
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Messerschmitt Me262A1a/JABO - Dragon - 1/48

Mensagem por Barão »

Acompanhando mais esse :lol:
Responder

Voltar para “GT 38 - Luftwaffe”