HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Máscara com Etiqueta Adesiva

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Roy
Novato
Mensagens: 40
Registrado em: 30 Mar 2013, 16:50
Nome: Guilherme
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Máscara com Etiqueta Adesiva

Mensagem por Roy »

Pessoal, boa tarde!

Estou pesquisando sobre máscara de pintura e ja vi várias opções (Opalux, Frisket, Tamyia, etc) mas não vi nada sobre aquelas etiquetas adesivas brancas comuns... Aquelas que usamos em impressoras ou na mão mesmo... Ja usei esse material para mascarar uma pintura que não foi em kit e não exigia a maior precisão do mundo, mas gostei do resultado... Ela não arrancou a tinta de baixo (Acrilex, base com primer) e cobriu muito bem... Sem vazamentos... A cola da etiqueta que eu usei era mais forte do que da fita crepe comum e menos forte do que uma fita isolante 3M (so pra referencia... rsss) mas não causou nenhum problema na pintura... Esperei a tinta base secar bem e tirei a etiqueta imediatamente apos a pintura da máscara, para evitar que lascasse a pintura...

Enfim, a pergunta é: Alguém já usou isso em kits? Sabem se é um recurso usável?

Tenho um monte dessas etiquetas em casa que sobraram dos enfeitas da festa do meu filho e, se forem boas para esse uso, vou ficar muito feliz!

Outra coisa, imagino que seja extremamente barato de comprar... Comprei adesivos para a festa do meu filho numa gráfica e, se não me engano, as folhas ja impressas custaram uns 30 cada uma... Sendo que as folhas eram enormes... Coisa de 1X1Mt... Se tentar comprar sem imprimir nada vai sair a preço de banana... Ainda mais uma ideia: Poderia pedir pro pessoal imprimir algum tipo de padrão de linhas, tipo um Cutting Mat, para facilitar o posicionamento...

***IMPORTANTE: A etiqueta não é aquela de papel comum! É aquela de adesivos... Parece um plástico.

Obrigado pessoal!

Abs
Na Bancada:
B-17f Flying Fortress - "Fort Alamo" (Academy)
Nieuport 17 - "Lt. Charles Nungesser, Escadrille 65" (Academy)
Medieval Siege Tower - (ScratchBuild) http://forum.plastibrasil.org/viewtopic ... 108&t=6800
Avatar do usuário
ALEXANDRE REZENDE
Super Membro
Mensagens: 1800
Registrado em: 16 Jul 2012, 14:08
Nome: Alexandre Almeida Rezende
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Máscara com Etiqueta Adesiva

Mensagem por ALEXANDRE REZENDE »

Prezado Roy,

O uso de etiquetas auto-adesivas no modelismo já é antigo!
Temos múltiplas aplicações para elas como pode ser visto nos artigos abaixo:

FORRAÇÃO PARA INTERIOR DE MODELOS: http://spmodelismo.com.br/howto/he/forro.php
APLICAÇÃO DE DECALQUES USANDO MÁSCARAS: http://spmodelismo.com.br/howto/am/prog ... s05.16.php

O uso delas como máscara para pinturas é apenas mais uma utilidade desse importante aparato!

No segundo artigo que listei acima, usei máscaras feitas com etiquetas auto-colantes que o usuário deste fórum MARCOS BORGES desenvolveu. Se precisar de mais detalhes, entre em contato com ele por MP.

[]s :tchau:
Avatar do usuário
Roy
Novato
Mensagens: 40
Registrado em: 30 Mar 2013, 16:50
Nome: Guilherme
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Máscara com Etiqueta Adesiva

Mensagem por Roy »

Amigo Alexandre, muito obrigado pela resposta.

Ja tinha isto seu tutorial sobre a forração do interior de aeronaves... Sou doido em helicopteros e nas pesquisas me deparei com ele. Excelente trabalho alias, bem como a montagem do primeiro link... Sensacional!

Agradeço as dicas... Vão ser muito uteis!

Abs
Na Bancada:
B-17f Flying Fortress - "Fort Alamo" (Academy)
Nieuport 17 - "Lt. Charles Nungesser, Escadrille 65" (Academy)
Medieval Siege Tower - (ScratchBuild) http://forum.plastibrasil.org/viewtopic ... 108&t=6800
Avatar do usuário
mmbetto
Membro
Mensagens: 341
Registrado em: 08 Ago 2013, 19:58
Nome: MB
Localização: Brasil
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Máscara com Etiqueta Adesiva

Mensagem por mmbetto »

Fala Roy

Eu já usei etiquetas como a q vc descreveu para fazer máscaras, mas não gostei, pois mesmo sendo daquelas de papel brilhante, que agente olha e acha q não vai dar zica, na hora de tirá-las do kit ela "desmembrava", se é que esse é o termo correto. Elas fizeram como quando agente cola 2 folhas com cola branca, espera secar e tenta separar. Deu 1 pouco de trabalho limpar a sujeira q elas fizeram. Prefiro a fita crepe, q não faz isso.

Abçs
Avatar do usuário
Roy
Novato
Mensagens: 40
Registrado em: 30 Mar 2013, 16:50
Nome: Guilherme
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Máscara com Etiqueta Adesiva

Mensagem por Roy »

mmbeto, sei exatamente o que voce esta falando... Parece rotulo de garrafa! rsss... Sai em pedaços... Mas com essa que estou usando isso nao aconteceu. Na verdade ela parece mais um plastico do que papel. Ela foi usada pela grafica que imprimiu os adesivos da festa do meu filho... Vou tentar descobrir com eles que material é. A cola é forte, mas saiu tranquilo e nao deixou nenhum residuo. Alem disso, lembro que as impressoes foram baratas. Folhas de 1x1m impressas sairam coisa de R$ 15,00... Se comprar sem impressão é capaz de fazerem um preço mais camarada ainda.

Vou ver se faço um video usando elas. Ai acho qu voces vão poder avaliar melhor...

Obrigado

Abs
Na Bancada:
B-17f Flying Fortress - "Fort Alamo" (Academy)
Nieuport 17 - "Lt. Charles Nungesser, Escadrille 65" (Academy)
Medieval Siege Tower - (ScratchBuild) http://forum.plastibrasil.org/viewtopic ... 108&t=6800
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Máscara com Etiqueta Adesiva

Mensagem por Roland »

Aproveitando o assunto, estou para fazer pintura camuflagem Guerra do Golfo numa superfície plana, 35 x 40 cm, aproximadamente.
Pretendo usar Acrílicas.
Qual a melhor opção de mascaramento? De forma que não arranque a tinta abaixo.
Máscara líquida?
Fita Tamiya?
Fita crepe comum?
Etiquetas adesivas?
Ou...

Obrigado.

Vinicius Roland
Avatar do usuário
Roy
Novato
Mensagens: 40
Registrado em: 30 Mar 2013, 16:50
Nome: Guilherme
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Máscara com Etiqueta Adesiva

Mensagem por Roy »

Roland, se me permite, usei a mascara liquida uma vez justamente para fazer uma camuflagem... Era uma camuflagem bastante irregular, por isso seria impossível (para mim) fazer com fita... Ia ficar tudo muito quadradão... Usei a mascara liquida da acrilex mesmo e achei o resultado bom... Aquela historia, Primer, pintura base, mascara, segunda pintura (mais escura), esperei secar bem e retirei a mascara... Saiu feito uma borracha... Sem drama! rsss...

O veiculo era esse aqui

Imagem

Valeu

Abs
Na Bancada:
B-17f Flying Fortress - "Fort Alamo" (Academy)
Nieuport 17 - "Lt. Charles Nungesser, Escadrille 65" (Academy)
Medieval Siege Tower - (ScratchBuild) http://forum.plastibrasil.org/viewtopic ... 108&t=6800
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Máscara com Etiqueta Adesiva

Mensagem por Roland »

Roy

Como vc talvez saiba a pintura guerra do deserto e cheia de cores umas sobre as outras, fiquei pensando se ao retirar tudo, não haveria dano em alguma das camadas de máscara.
Hoje vou iniciar pelo mascaramento dos detalhes do preto, pequenas manchas. Vou tentar a máscara líquida.
Vamo ve no que dá.

Obrigado pela experiência.

Vinicius Roland
Avatar do usuário
Sekiji
Conselheiro
Mensagens: 6916
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:08
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 33 vezes
Curtiram: 31 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D) GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: Red Arrows Hawk T1A - Italeri - 1/48
 

Re: Máscara com Etiqueta Adesiva

Mensagem por Sekiji »

Roland, sempre uso pritt tak pra fazer camuflagem e recomendo!
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Máscara com Etiqueta Adesiva

Mensagem por Roland »

A pritt Tak cho que não arranca tinta!!! Mas para minha pintura, a altura que fica o Prit Tak, acho que não vai dar certo.
:pensando: :pensando:
Responder

Voltar para “Pintura”