SemperFi

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Qual verniz utilizar???

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Diogo_Oliveira
Membro
Mensagens: 126
Registrado em: 06 Jun 2014, 09:51
Nome: Diogo Oliveira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Qual verniz utilizar???

Mensagem por Diogo_Oliveira »

Pessoal, bom dia.

Sou novo aqui e estou precisando de ajuda.
Sou amante da Segunda Guerra Mundial e resolvi montar meu primeiro kit, que julguei ser fácil, depois de ver alguns já montados na internet, trata-se do U-boat U-99, da Revell na escala 1:125. Identifiquei e comprei as tintas, aerógrafo, cola e tudo mais que é necessário para a finalização do trabalho.

As minhas dúvidas são:

1. É realmente necessário utilizar verniz quando o kit estiver com a pintura finalizada?

2. As tintas que comprei são todas da revell, assim como o kit, então gostaria de saber se o REV 36102 - Tinta Revell para plastimodelismo - Verniz transparente fosco solúvel em água - 18ml, é realmente verniz, ou só uma tinta transparente, pois para mim seria muito mais fácil aplicar esse produto que já é do mesmo fabricante e tenho a certeza que não vai haver reação adversa.

Toda ajuda é válida.

Obrigado.
Avatar do usuário
Foks
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 21 Nov 2013, 12:03
Nome: Alvaro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Qual verniz utilizar???

Mensagem por Foks »

Caro Diogo,

Antes de mais nada, tenha em mente: Em modelismo, nada é obrigatório.

Existem sim, métodos mais eficazes que outros para obtenção de melhores resultados.

Verniz é obrigatório? Não, porém, dará um aspecto final melhor que a tinta pura.

Se comprou tintas acrílicas da Revell, pode usar os vernizes em spray da Acrilex.

Compre uma lata de verniz brilhante e outra de verniz fosco ou semi-brilhante.

Siga esta sequência:

1- Pinte o kit
2- Aplique uma camada de verniz brilhante
3- Aplique os decalques.
4-Aplique mais uma demão de verniz brilhante.
5-Aplique verniz fosco/semi-brilhante.

Se não tiver decalques no kit, após pintura, pode ir direto no verniz fosco/semi-brilhante.

O verniz Acrlex é acrílico e não reagirá com as tintas, assim como o Corfix e Gato Preto.

Valeu!
Diogo_Oliveira
Membro
Mensagens: 126
Registrado em: 06 Jun 2014, 09:51
Nome: Diogo Oliveira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Qual verniz utilizar???

Mensagem por Diogo_Oliveira »

Foks, obrigado pela ajuda.

As tintas que comprei da Revell são acrílicas. Pensei no verniz da Revell, pois como não tenho experiência, diminuiria o risco de dar errado.

Mas me diga, essa referência que passei da Revell, 36102, é mesmo um verniz fosco?

Não encontrei o verniz em lata da acrilex, e observando o fórum, vi que não é fácil a diluição dele, quando comprado em frascos :-(

Só falta fechar essa questão do Verniz para começar os trabalhos no estaleiro.
Avatar do usuário
kleverton
Super Membro
Mensagens: 2559
Registrado em: 04 Jun 2012, 08:58
Nome: Kleverton Moises
Localização: Feira de Santana/BA
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Qual verniz utilizar???

Mensagem por kleverton »

Amigo Diogo.

Seja bem-vindo!

O U-99 foi meu primeiro kit. :thumbup:
Foi aí que aprendi que se não aplicar verniz, arranha a pintura. :( :(

Faça assim:
1. Realize a pintura da parte mais clara;
2. Aplique verniz para protegê-la (após no mínimo 24 horas após pintar);
3. Mascare a parte pintada;
4. Pinte a parte mais escura;
5. Aplique verniz;
6. Tire a máscara e pronto!

Lembrando de deixar sempre um tempo para secar a pintura e verniz. Normalmente faço com 24 horas, mas há verniz que seca em 12 ou até menos...

Ah!! O Decalque tem que ser aplicado sobre verniz brilhante.
Qualquer dúvida, me manda MP ou abre o tópico de montagem que te auxilio.

Há o GT28 - KRIEGSMARINE.
Tudo sobre marinha alemã. Aparece por lá com seu kit. ;)

Estou por aqui.
FEB - E a cobra fumou!
Imagem
Avatar do usuário
Dougvoador
Super Membro
Mensagens: 2520
Registrado em: 25 Set 2013, 16:14
Nome: Douglas Torres de andrade
Localização: Uberlandia MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: USS Missouri - Revell - 1/535 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Alemão Tipo XXXIII - ICM -1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Alemão Wilhelm Bauer - Revell - 1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: U-boot german submarine tipo 206A- Revell- 1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Americano USS Lionfish - Revell - 1/180 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M1025 - Academy - 1/35 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M1126 "stryker" (ICV) - Trumpeter - 1/35 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M2 Bradley , Academy, 1/35. GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: Tiger I early version, Academy, 1/35 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-boat Tipo IX-B, academy,1/150 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: German Submarine TYPE IIB - Revell - 1/144 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII D Minelayer - Revell - 1/350 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: Uboat Type XXIII - Trumpeter - 1/144 GT 30 - Madrugada dos Mortos - Montagem: M998 desert patrol, Italeri,1/35. GT 31 - Armas do Sol Nascente - Montagem: Submarino japonês I-19 AFV club,1/350 GT 33 - Pé de borracha e ou calcanhar de aço - Montagem: M1151, academy , 1/35. GT 33 - Pé de borracha e ou calcanhar de aço - Montagem: 3,7 cm flak37 SDKFZ 7/2 Armored cab type.Tamya 1/35. GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Panzer II AUSF F/G, Tamya 1/35. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer III Ausf L, TAMIYA 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Staghound MK I - Italeri 1/35
 
GTs em Andamento:
GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Hetzer 38T early Academy 1/35. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer II Ausf. B TAMIYA 1/48. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Jagdpanther Late version, tamiya 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Panzer II Ausf. B TAMIYA 1/48.
 

Re: Qual verniz utilizar???

Mensagem por Dougvoador »

:clap:
kleverton escreveu:Amigo Diogo.

Seja bem-vindo!

O U-99 foi meu primeiro kit. :thumbup:
Foi aí que aprendi que se não aplicar verniz, arranha a pintura. :( :(

Faça assim:
1. Realize a pintura da parte mais clara;
2. Aplique verniz para protegê-la (após no mínimo 24 horas após pintar);
3. Mascare a parte pintada;
4. Pinte a parte mais escura;
5. Aplique verniz;
6. Tire a máscara e pronto!

Lembrando de deixar sempre um tempo para secar a pintura e verniz. Normalmente faço com 24 horas, mas há verniz que seca em 12 ou até menos...

Ah!! O Decalque tem que ser aplicado sobre verniz brilhante.
Qualquer dúvida, me manda MP ou abre o tópico de montagem que te auxilio.

Há o GT28 - KRIEGSMARINE.
Tudo sobre marinha alemã. Aparece por lá com seu kit. ;)

Estou por aqui.


:clap: :clap: :clap:

Ótima explicação capitão!


Mais um para o plastimodelismo naval, Diogo o que acha de inscrever seu kit no GT 28?
Diogo_Oliveira
Membro
Mensagens: 126
Registrado em: 06 Jun 2014, 09:51
Nome: Diogo Oliveira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Qual verniz utilizar???

Mensagem por Diogo_Oliveira »

Obrigado pelas explicações, kleverton. Acompanhei algumas de suas montagens, simplesmente fantásticas :-) Com certeza vou precisar e muito da ajuda de todos, pois as dúvidas com certeza irão aparecer ao longo da montagem, mas fico feliz que você tenha montado esse mesmo kit, que apesar de antigo e poucos detalhes, está em uma escala interessante, o que pode tornar a montagem para um iniciante, um pouco menos sofrível.

Mas a minha dúvida ainda persiste :-) Essa referência Revell 36102 é mesmo um verniz fosco? Ou só uma tinta transparente? Vale a pena, levando em consideração ausência total de experiência, usar outro tipo de verniz, tipo acrilex?

Com relação a participar do Grupo de trabalho, vamos esperar o resultado primeiro :-) Eu vou registrar todo andamento do trabalho, e se der certo (pelo menos em parte, pois perfeito não tem como ficar), posto do grupo :-)
Diogo_Oliveira
Membro
Mensagens: 126
Registrado em: 06 Jun 2014, 09:51
Nome: Diogo Oliveira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Qual verniz utilizar???

Mensagem por Diogo_Oliveira »

Pessoal, outra dúvida, nos vídeos no youtube vi que vários modelistas utilizam um recipiente de metal e uma espécie de espátula fina para misturar a tinta, qual o nome desse material e onde posso comprar pela internet?
Pinda
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 06 Ago 2013, 07:52
Nome: Marcelo Madi
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Qual verniz utilizar???

Mensagem por Pinda »

Você pode comprar os específicos para plastimodelismo ou adaptar. Eu comprei forma de empada pequena paguei menos de R$2,00 veio meia duzia e sobre a espátula eu comprei uma em uma loja de artigos para dentistas onde comprei pinças também.

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk
Diogo_Oliveira
Membro
Mensagens: 126
Registrado em: 06 Jun 2014, 09:51
Nome: Diogo Oliveira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Qual verniz utilizar???

Mensagem por Diogo_Oliveira »

Boa ideia, Pinda.
Diogo_Oliveira
Membro
Mensagens: 126
Registrado em: 06 Jun 2014, 09:51
Nome: Diogo Oliveira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Qual verniz utilizar???

Mensagem por Diogo_Oliveira »

Pessoal, e com relação ao Revell 36102??? Posso utilizar como verniz fosco?
Responder

Voltar para “Pintura”