Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Dúvidas sobre Tinta, Thinner, Primer e Verniz

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Luckas 04
Novato
Mensagens: 31
Registrado em: 18 Abr 2014, 17:00
Nome: Lucas Pereira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Dúvidas sobre Tinta, Thinner, Primer e Verniz

Mensagem por Luckas 04 »

Olá, pessoal. Ganhei o meu primeiro kit e tenho que comprar os materiais para pintá-lo. Pesquisei bastante no fórum mas ainda tenho dúvidas, e gostaria que me ajudassem.
Para facilitar as respostas, o kit é a moto Fat Boy da Tamiya escala 1/6 (cerca de 40cm), e será pintada com aerógrafo.

1) Tintas. Estou pensando em comprar as tintas sugeridas no manual, ou seja, da Tamiya. Um potinho de 23ml (de cada cor) é suficiente para cobrir toda a moto (considerando várias demãos)?

2) Thinner. Para não ocorrer incompatibilidade, também estou pensando em comprar o thinner da Tamiya. Mas estou em dúvida quanto ao X-20A e o Lacquer, qual deles devo escolher?
Também não sei a quantidade, um potinho de 23ml é suficiente (novamente considerando as várias demãos)?

3) Primer. Pelo que pesquisei no fórum bastante gente recomenda o da Vallejo, é a melhor escolha? Mais uma vez, qual é a quantidade necessária? Já é próprio para uso em aerógrafo, não precisando ser diluído, correto?
Vi que existe branco, cinza e preto, qual é a diferença? Considerando que as tintas são basicamente preto e prata, qual deles é o mais indicado?

4) Verniz. Essa é a parte mais confusa para mim, vi tópicos explicando que devem ser usados vários tipos e em diferentes estágios da pintura, mas não sei se isso se aplica para o meu kit, preciso de uma luz aqui.
Levando em conta que o modelo é uma moto, será necessário verniz fosco, brilhante, etc, e será necessário aplicar no início e no final?
Estou pensando em comprar o X-22 Clear (23ml) da Tamiya. É uma boa escolha? Ele é fosco ou brilhante, alguém sabe? Ou recomendam outro? Também não sei a qual a quantidade que preciso comprar.

Agradeço muito pela ajuda. :saudacao:
Avatar do usuário
Sormani
Membro
Mensagens: 446
Registrado em: 22 Nov 2012, 14:53
Nome: Sormani Faria
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvidas sobre Tinta, Thinner, Primer e Verniz

Mensagem por Sormani »

Rapaz ... quanta pergunta !!

Deixa eu ir devagar pra ver se ajudo em algo já que meu lance é militaria e só lido com carro e tanque detonado. Vou também de dar o contato do walter do rio de janeiro que monta carro pra caramba e ele pode te dar umas dicas de pinturas super lustradas !!

1 - eu nao uso tamiya. nao gosto, prefiro as valejo, é coisa de escolha porém, no caso de pinturas para carros e motos eu sei que as enamel dão um acabamento MUITO melhor, eu uso as da war scenic que sao fantastica. posso te passar o contato se quiser depois. um pote de cada é mais que suficiente pra pintar 4 motos !!

2 - repito, prefiro valejo mas no seu caso eu sugiro os vernizes da war scenic, nao reagem com valejo nem com tamiya e nem com, obviamente as tintas war scenic

3- primer, para mim, tem que ser enamel porque, somente por experienia propria eu digo que deixa mais áspero que os enamel ( adivinha qual recomendo ) a diferença de cor depende do que vc quer fazer. o preto se vc quiser escurecer a pintura que vai fazer, o branco, clarear - ainda tem os de cor que sao para usar como primer e já a cor base do kit. te indico o branco ou o cinza claro para voce ter mais controle da cor que vc quer atingir.

4- verniz é usado da seguinte forma: . para facilitar a aplicacao de wash e adesivos, dar o toque brilhoso, semi brilho ou fosco no trabalho final.
no caso da moto, a fat boy tem partes foscas e brilhosas entao vc terá que aplicar diferentemente em cada peça.

Se quiser mais ajuda, me manda um pvt ou espera gente mais gabaritada do que eu aqui te ajudar,

Boa Sorte Doido !
Somos responsável por aquilo que fazemos, o que não fazemos e o que impedimos de ser feito
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8450
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 33 vezes

Re: Dúvidas sobre Tinta, Thinner, Primer e Verniz

Mensagem por NightRider »

Olá, Luckas !

Vou dar minha opinião, que vai acabar sendo muito parecida com a do Sormani, no final das contas. Vamos lá:

1. Tinta é uma questão muito pessoal do modelista. Cada um vai se adaptar melhor com esta ou aquela marca, o que não quer dizer que esta ou aquela é melhor. Trabalho com Tamiya, me dou bem com ela. Nessa escala não tenho muita noção de quantidade gasta, mas considerando que você terá que diluir a tinta para o aerografo (em média, na proporção 2:1), acredito que seja suficiente sim. Pintura de carro e moto geralmente se utiliza tinta automotiva mesmo, mas por causa do cheiro forte, etc., pode optar pelas acrílicas ou enamel, ambas podem resultar em bons trabalhos dependendo do esforço e habilidade do modelista.

2. Se for diluir Tamiya, dê preferência ao diluente da própria marca (X20A), pois é o que melhor resultado dá. Pode-se usar alcool isopropilico, mas dá uma certa diferença, em especial por secar mais rápido. Alguns modelistas europeus em especial ensinam que o diluente para lacquer também pode ser utilizado, mas nunca testei.

3. Primer é, como no caso das tintas, preferência. Os da Vallejo são muito bons, não necessitam de diluição e tem em várias cores. Você precisa ter o cuidado de escolher um que tenha a mesma natureza da tinta que irá usar (acrilico, enamel, etc...). Em princípio, o cinza é melhor para você visualizar eventuais imperfeições na peça (que é outra função do primer, além de ajudar na ancoragem da tinta) e pouco influi na cor final que será aplicada sobre ele. Cores mais "luminosas" como o vermelho, laranja e amarelo, a base deve ser branca, pois outra cor irá necessariamente influir no resultado final. A tinta preta pode ser aplicada sobre o primer cinza sem grandes problemas. O prata, para ter um bom resultado, precisa antes de uma cor base preta brilhante.

4. Verniz, para motos e carros é, em regra, brilhante. Você pode usar o clear da Tamiya, apesar dele ser um pouco dificil de encontrar. Outra opção é o verniz automotivo (pode ser aplicado sobre acrilicas). Para outras partes, foscas, o verniz pode ser o da Acrilex mesmo (não recomendo o brilhante desta marca pois ele "não brilha", por assim dizer). A idéia de utilização é aquela que o Sormani falou, ou seja, você aplica após finalizar a pintura para depois fazer wash e também aplicar decais e, depois, novamente, mais camadas para a finalização. Se pretender polir a pintura, pelo menos 3 ou 4 camadas de verniz brilhante, se não pode acontecer de, no polimento, você gastar a camada do verniz (por ser fina) e chegar na tinta, estragando seu trabalho.

Os produtos da WarScenic citados pelo Sormani são muito bons. A maioria das cores deles é voltada para a militaria e também ferromodelismo, mas tem algumas cores mais "gerais". Além disso, as cores como alumínio e prata são ótimas (essas cores, em regra, são melhores quando enamel do que acrilica). Também são bons os produtos auiliares (vernizes, primer, etc...), além de serem nacionais e terem um preço bem justo.

Um abraço e espero ter ajudado um pouco para esclarecer suas dúvidas.
Luckas 04
Novato
Mensagens: 31
Registrado em: 18 Abr 2014, 17:00
Nome: Lucas Pereira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvidas sobre Tinta, Thinner, Primer e Verniz

Mensagem por Luckas 04 »

Obrigado pelas dicas.

1) Alguém sabe a equivalência das cores x-1 (black), x-11 (chrome silver), x-18 (semigloss black) e xf-1 (flat black) para as da WarScenic?
Pela lógica a chrome silver continua chrome silver, flat black seria preto fosco e semigloss black seria preto semi-brilho, mas a x-1 seria qual? Preto brilhante?

2) Nesse caso o mais indicado seria usar o diluente da WarScenic, correto?

3) Um tubinho com 17ml de primer Vallejo Model Air seria suficiente para cobrir a moto? Ou é melhor comprar dois para garantir?

4) Posso usar verniz automotivo bicomponente sem medo?

5) Em se tratando de acabamento, caso eu decida pelas tintas acrílicas da Tamiya, vou me arrepender? Ou a melhor escolha nesse caso são as enamel da WarScenic?
Na verdade para mim é até mais fácil conseguir tintas automotivas, caso eu decida por elas, seria uma boa opção? Ou ainda recomendam as WarScenic?
Avatar do usuário
Sormani
Membro
Mensagens: 446
Registrado em: 22 Nov 2012, 14:53
Nome: Sormani Faria
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvidas sobre Tinta, Thinner, Primer e Verniz

Mensagem por Sormani »

1) Alguém sabe a equivalência das cores x-1 (black), x-11 (chrome silver), x-18 (semigloss black) e xf-1 (flat black) para as da WarScenic?
Pela lógica a chrome silver continua chrome silver, flat black seria preto fosco e semigloss black seria preto semi-brilho, mas a x-1 seria qual? Preto brilhante?

pede com estas referencias que ele te dá o equivalente, aproveite e peça outras cores que voce possa precisar e nao só as básicas. aconselho sacudir MMUUUIIITTOO o vidro antes de usar a tinta. Eu tenho uma bronca danada com o vidrinho dele - toma cuidado para nao derrubar !!

2) Nesse caso o mais indicado seria usar o diluente da WarScenic, correto? peça o diluente lento, ele é ótimo para a diluiçao da tinta para o aerografo mas tb serve muito bem para vc diluir na hora de usar no pincel - NAO LAVE NADA com o solvente dele, economize e use o thinner 2002

3) Um tubinho com 17ml de primer Vallejo Model Air seria suficiente para cobrir a moto? Ou é melhor comprar dois para garantir? já que vai comprar com a war scenic, compre o primer dele que serve para qualquer superfice ( resina metal plastico ). um vidro vai durar uns 6 kits

4) Posso usar verniz automotivo bicomponente sem medo? nao ! o cheiro é forte ! se aconselhe com quem sabe antes !! procure o walter ou outro maluco que monta carro por aqui !!!!

5) Em se tratando de acabamento, caso eu decida pelas tintas acrílicas da Tamiya, vou me arrepender? Ou a melhor escolha nesse caso são as enamel da WarScenic? Eu detesto a tamiya - só uso valejo e war scenic. é preferivel voce se prender com uma marca só de acrilica e uma marca só de enamel se possivel para voce pegar as "manhas" da tinta !

Na verdade para mim é até mais fácil conseguir tintas automotivas, caso eu decida por elas, seria uma boa opção? Ou ainda recomendam as WarScenic? a war scenic - automotivas precisam de um ambiente preparado para pintar com elas, o cheiro é forte e faz mal a saude. voce vai acabar tendo tanto tintas enamel como tintas acrilicas na sua estante porque vai acabar descobrindo facilidades de uma e qualidades de outra,
Somos responsável por aquilo que fazemos, o que não fazemos e o que impedimos de ser feito
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8450
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 33 vezes

Re: Dúvidas sobre Tinta, Thinner, Primer e Verniz

Mensagem por NightRider »

Tirando a parte "procure o walter ou outro maluco que monta carro por aqui !!!!" ( :lol: ), concordo com o que o Sormani falou. Com relação ao verniz automotivo bi-componente, além dos cuidados para o uso pois o diluente (thinner) tem o cheiro bem forte e é agressivo à saude, daí ser necessário o uso de máscara própria, ártea ventilada, etc... ele tem a particularidade de se necessitar catalizar antes (normalmente seguindo as instruções do fabricante não dá errado, mas pode acontecer) e depois de catalizado, o verniz pode ser utilizado em até cerca de 04 horas, depois já era...

Você vai perceber, com o tempo e a prática, que determinadas tintas acrilicas são melhor para isso, em outras situações a enamel é melhor, ou seja, vai ter de todas um pouco. Se for experimentar as tintas da WarScenic, eu usaria os produtos deles, como o primer e o verniz brilhante, sempre testando antes (uma garrafa pet costuma dar um bom "campo de provas").

Um abraço !
Luckas 04
Novato
Mensagens: 31
Registrado em: 18 Abr 2014, 17:00
Nome: Lucas Pereira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvidas sobre Tinta, Thinner, Primer e Verniz

Mensagem por Luckas 04 »

Mais uma dúvida sobre verniz. O X-21 (flat base) da Tamiya é o verniz fosco? Ou é outra coisa?
O diluente é o mesmo usado para as tintas?
Avatar do usuário
magnetorj
Super Membro
Mensagens: 12727
Registrado em: 09 Jun 2012, 16:14
Nome: romilson
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvidas sobre Tinta, Thinner, Primer e Verniz

Mensagem por magnetorj »

olha amigo cheguei tarde pra ajudar mas ta bem acessorado ai pelo sormani e pelo night :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: eles sabem o que falam :thumbup: :thumbup:
ta bom analizando bem o sormani sabe o que fala o lance e que ele fala muito :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito:
Imagem
Luckas 04
Novato
Mensagens: 31
Registrado em: 18 Abr 2014, 17:00
Nome: Lucas Pereira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvidas sobre Tinta, Thinner, Primer e Verniz

Mensagem por Luckas 04 »

magnetorj escreveu:olha amigo cheguei tarde pra ajudar mas ta bem acessorado ai pelo sormani e pelo night :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: eles sabem o que falam :thumbup: :thumbup:
ta bom analizando bem o sormani sabe o que fala o lance e que ele fala muito :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito:
Olá, magnetorj. Fique à vontade para participar também. Toda ajuda é bem vinda.
Luckas 04
Novato
Mensagens: 31
Registrado em: 18 Abr 2014, 17:00
Nome: Lucas Pereira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvidas sobre Tinta, Thinner, Primer e Verniz

Mensagem por Luckas 04 »

Muito bem, entrei em contato com o Fábio e ele me passou o catálogo dos produtos. Porém antes de fechar o pedido quero sanar mais algumas dúvidas. :pensando:

1) Alguém já usou o primer da WarScenic? É confiável mesmo ou é melhor pegar o da Vallejo?

2) O thinner é melhor o lento? Serve tanto para as tintas quanto para os vernizes e o primer? Um frasco de 30ml será suficiente para pintar e envernizar a moto?

3) Qual cement é melhor: os que vem com bico de aplicação ou os que precisam usar pincel? Recomendam o cement da WarScenic também?

4) Ele me passou duas cores de cromado: o prata cromado (que equivale ao da Tamiya) e o cromado verdadeiro (nova tinta da WarScenic). Qual pego? Segue uma foto da moto real para referência.

Imagem
Responder

Voltar para “Pintura”