SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Ferramenta auxiliar para soldar LED SMD

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

Alfredo
Membro
Nome: Alfredo de Paula Craveiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Ferramenta auxiliar para soldar LED SMD

Mensagem por Alfredo »

Olá pessoal, como costumam dizer, a necessidade é a mãe das invenções ou algo parecido.
Eu gosto de iluminar os meus kits de ficção científica e há algum tempo, devido a falta de espaço encontrado dentro de alguns kits, resolvi começar a utilizar LEDs SMD.
São estas porcariazinhas ai embaixo, em foto comparativa com um LED comum e na ponta do meu dedo.
Imagem
Imagem
Eles são excelentes para serem colocados em lugares espremidos, em que LEDs comuns ficariam desproporcionais ao tamanho do kit.
Um exemplo de utilização, a nave Voyager de Star Trek que estou montando.
Imagem
Imagem
Reparem que nesta situação, um pedação do LED comum ficaria muito para fora, pois esta parte tem meio centímetro de espessura.
Mas nem tudo são flores na utilização destes micro mini LEDs.
A maior dificuldade que encontro é para conseguir soldar os fios no dito cujo, é uma operação muito delicada, pois a área de soldagem se limita as duas micro trilhas nas laterais do LED.
A técnica que utilizava era a de colocar um pedaço de fita na mesa, espremer o LED SMD nela e rezar para que tudo ficasse no lugar durante a soldagem.
Nem sempre isto acontecia e as vezes acabava perdendo o LED, que caia no chão e fim, era dificílimo de achar.
Depois de apanhar muito, inventei esta ferramenta muito simples para segurar os LEDS durante a soldagem.
Uma pequena chapinha de madeira, um pedacinho de metal e um parafuso pequeno.
Limei a ponta do metal deixando ela bem fininha e prendi na madeira com o parafuso, deixando bem rentinha para que a ponta efetue uma leve pressão no LED e deixe ela firme para o processo de soldagem, funcionando como uma pinça.
Imagem
E pronto, os últimos LEDs que soldei ficaram firmes e facilitaram muito o trabalho.
Imagem
Para aqueles aqui do fórum que gostam de iluminar seus kits e algum dia queiram se arriscar com estes LEDs, espero ter contribuído.
Abraço.
Imagem
Hugo
Membro
Nome: Hugo

Re: Ferramenta auxiliar para soldar LED SMD

Mensagem por Hugo »

Gostei das idéias, tanto da ferramenta quanto de iluminar os modelos.

Anotado ;D
Voltando à ativa, mas em ritmo de carnaval.
Galttar
Conselheiro
Nome: Artur Barbosa
Agradeceu: 21 vezes
Curtiram: 17 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72

GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan MiG-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48

Mensagem por Galttar »

Boa ideia engenheiro!

Enviado do meu Atari via RS232 a 9600bps
magnetorj
Super Membro
Nome: romilson

Mensagem por magnetorj »

gostei da ideia :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Imagem
gianvalente
Membro
Nome: Giancarlo Valente

Mensagem por gianvalente »

Caro Engenheiro.
Qual a voltagem que o Sr. aplica, como a aplica ? Prossiga-se nos ulteriores efeitos de direito.
(ass) Um advogado
Giancarlo Valente
Buhler
Membro
Nome: CARLOS ALBERTO BUHLER

Mensagem por Buhler »

Qual o Soldador ponta fina,estação e a temperatura Ideal, tipo de solda,a que esta no led, bolinha ou em Pasta??????????????????/ :?: :idea:

gianvalente escreveu:Caro Engenheiro.
Qual a voltagem que o Sr. aplica, como a aplica ? Prossiga-se nos ulteriores efeitos de direito.
(ass) Um advogado
Alfredo
Membro

Mensagem por Alfredo »

Pois bem senhores, respondendo aos questionamentos de nosso excelentíssimo advogado e seus clientes.
Eu utilizo a tensão de 12 volts para alimentar meus kits.
Isto por dois motivos, um porque as fitas de LED que utilizo para a iluminação dos kits são alimentadas por esta tensão e o outro motivo é que posso utilizar de minhas fontes de computador para este fim.
Nos LEDs, são colocados resistores em série para evitar queima, cada tipo de LED tem um resistor específico.
Eu soldo com esta estação de solda que tenho aqui (marca Instrutherm).
Imagem
Ela fica regulada em torno de 370 graus e a ponta do ferro de solda é de aproximadamente 1mm.
Eu gostaria de utilizar uma mais fina, mas agora, com esta ajuda que inventei, nem tem necessidade mais.
A solda é um composta de estanho a 63% e chumbo a 37% (solda laranja), de fio com diâmetro de 0,8 mm, ela é mais fina e derrete mais fácil.
Imagem
Para o restante (fios, LEDs comuns, placas, etc..) utilizo solda azul comum (estanho 60% chumbo 40%) fio de 1mm.
Também utilizo uma pasta de solda em todos os itens a serem soldados, pois ela limpa os contatos, retirando a oxidação e facilitando a soldagem.
Espero ter respondido tudo.
Abraço
Imagem
Alfredo
Membro

Mensagem por Alfredo »

Pois bem, se o que você pretende é fazer os leds piscarem alternadamente, como no vídeo, isto é relativamente fácil.
Você pode usar o esquema deste link que é bem simples e barato de fazer.
http://segredoeletronico.blogspot.com.b ... i-555.html
Abraço.
Imagem
LRFOGA
Super Membro
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Curtiram: 4 vezes

Mensagem por LRFOGA »

Alfredo, eu nem tinha visto esse post. No ano passado eu comprei alguns leds SMD que piscam sozinhos, ou seja, sem necessidade de montar um circuito, mas a dificuldade da solda me obrigou a deixa-los de lado. Acho que a sua idéia de solda foi bem criativa e eficiente. Parabéns! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Imagem
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”