HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Tintas Acrilex e Aerógrafo

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Rodrigo Stulzer
Membro
Mensagens: 204
Registrado em: 18 Mar 2014, 12:03
Nome: Rodrigo Stulzer
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Tintas Acrilex e Aerógrafo

Mensagem por Rodrigo Stulzer »

Olá pessoal!

Meu aerógrafo chegou! Gostaria de testar ele logo.

Uma dúvida que tenho é a seguinte. As tintas acrílicas da acrilex funcionam bem no aerógrafo? Pergunto porque me falaram que não, mas aqui no fórum já vi muita gente falando que usa. Tem algum problema? Já vi também o esquema de diluição com vidrex.

Gostaria da informação de quem usa se não tem problema, se não entope o aerógrafo, etc. Pergunto isso porque as tintas da acrilex são fáceis de comprar.

E tem alguma diferença (para o uso) entre as acrilex foscas e as brilhantes? Tem que fazer algo diferente na diluição ou é o mesmo esquema do vidrex?

Obrigado!
Avatar do usuário
Dougvoador
Super Membro
Mensagens: 2520
Registrado em: 25 Set 2013, 16:14
Nome: Douglas Torres de andrade
Localização: Uberlandia MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: USS Missouri - Revell - 1/535 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Alemão Wilhelm Bauer - Revell - 1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: U-boot german submarine tipo 206A- Revell- 1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Alemão Tipo XXXIII - ICM -1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Americano USS Lionfish - Revell - 1/180 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: Tiger I early version, Academy, 1/35 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M2 Bradley , Academy, 1/35. GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M1126 "stryker" (ICV) - Trumpeter - 1/35 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M1025 - Academy - 1/35 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: German Submarine TYPE IIB - Revell - 1/144 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII D Minelayer - Revell - 1/350 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: Uboat Type XXIII - Trumpeter - 1/144 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-boat Tipo IX-B, academy,1/150 GT 30 - Madrugada dos Mortos - Montagem: M998 desert patrol, Italeri,1/35. GT 31 - Armas do Sol Nascente - Montagem: Submarino japonês I-19 AFV club,1/350 GT 33 - Pé de borracha e ou calcanhar de aço - Montagem: M1151, academy , 1/35. GT 33 - Pé de borracha e ou calcanhar de aço - Montagem: 3,7 cm flak37 SDKFZ 7/2 Armored cab type.Tamya 1/35. GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Panzer II AUSF F/G, Tamya 1/35. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer III Ausf L, TAMIYA 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Staghound MK I - Italeri 1/35
 
GTs em Andamento:
GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Jagdpanther Late version, tamiya 1/35 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer II Ausf. B TAMIYA 1/48. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Hetzer 38T early Academy 1/35. GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Panzer II Ausf. B TAMIYA 1/48.
 

Re: Tintas Acrilex e Aerógrafo

Mensagem por Dougvoador »

Amigo acredito que vc vai ter que trabalhar com uns psi de pressão no aerógrafo ao usar tintas acrilex, a diluição vc vai ter que treinar um pouco para pegar o jeito, o ponto ideal é o ponto de leite, mas nem sempre a mesma medida de diluição servirá para todas as cores da mesma marca.

Teste em garrafas Pet antes de pintar seu primeiro modelo com p aerógrafo.
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8450
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 33 vezes

Re: Tintas Acrilex e Aerógrafo

Mensagem por NightRider »

Rodrigo, as tintas sa acrilex acrilicas podem ser usadas no aerografo sem grandes problemas. O acabamento é inferior, normalmente, ao obtido com tintas próprias de modelismo ou automotiva, mas é possível resultados muito bacanas. A diluição ideal vai variar conforme o modelista, mas como disse o Doug o ideal é o chamado "ponto de leite", ou seja, uma consistência similar a do leite. Eu, em regra, uso uma diluição na base 1:2 (tinta:diluente), mas com algumas cores pode haver a necessidade de mudar essa proporção. Com a tinta mais fina, serão necessárias diversas mãos para cobrir a área desejada. Nunca tive problema de entupimento com essas tintas e por serem soluveis com água, tanto a limpeza do aerógrafo como eventual "desentupimento" é bem simples de ser realizado. Eu uso Vidrex Cristal para a diluição, mas pode-se usar a cera Brilho Fácil Incolor (que dá um tom acetinado para as cores foscas) e até mesmo água, apesar de ser mais dificil de trabalhar assim, na minha opinião.
Testar em garrafas pet é muito util tanto para você "pegar a mão" de pintar com o aerógrafo como ver o resultado da diluição testada e achar qual lhe é mais adequada.

Espero ter lhe ajudado e se precisar de algo, é só gritar.

Um abraço !
wilsonmjr
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 28 Fev 2014, 09:43
Nome: Wilson Magalhães Junior
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Tintas Acrilex e Aerógrafo

Mensagem por wilsonmjr »

Eu uso acrilex, porem não aquelas próprias para tecido, nunca usei aquelas pq acho que não são as mais apropriadas.
Eu uso a linha "Nature Colors" da Acrilex, é uma tinta fosca, diluo com Veja Vidrex Cristal 1:2 á 1:3. Não tenho problemas, só tive problemas com o Primer da Acrilex, me deu muito transtorno e acabei não usando.
Não estou ganhando nada para isso, mas se for comprar Nature Colors, recomendo o Palácio da Arte
http://www.palaciodaarte.com.br/tinta_a ... lex_60ml/p
Avatar do usuário
Darth_Tyranus
Membro
Mensagens: 715
Registrado em: 13 Jan 2013, 03:07
Nome: André Marcuzzo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Tintas Acrilex e Aerógrafo

Mensagem por Darth_Tyranus »

Pode-se usar tinta acrílica Acrilex sem problemas no aerógrafo, basta diluir. Para diluir, eu gosto da mistura de vidrex (azul) e álcool isopropílico (ou qualquer outro que tenha mais de 90% de álcool), na proporção 1:1. Depois eu uso esse "thinner" caseiro para diluir a tinta.

A vantagem da Acrilex realmente é ser fácil de encontrar, mas a qualidade da tinta não é tão boa quanto as tintas para modelismo como Tamiya e Mr. Hobby.
Pausa para melhorar bancada.
Avatar do usuário
Andre Cardoso
Membro
Mensagens: 539
Registrado em: 01 Jul 2012, 00:05
Nome: Andre Cardoso
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Tintas Acrilex e Aerógrafo

Mensagem por Andre Cardoso »

Rodrigo

Eu uso essas tintas sem problemas, mas faço algumas observações.

1) As acrilex FOSCAS (linha nature colors ou comum), assim como as decorfix e mural colors (PVA e acrílica) (prefira essa última tinta e acrílica pois é muito boa e mais fácil de aplicar) podem ser diluídas com vidrex, cera brilho fácil, ou como o Darth fez... nuca dilua apenas com álcool, pois vai coalhar. Eu tb costumo colocar um pouco de fluidificador da mural color e uma gota de retardador da mural color, mas não é algo obrigatório.

veja os links dessas tintas

http://www.acrilex.com.br/

http://www.muralcolor.com.br/

http://www.corfix.com.br/

2) As acrilex brilhante são mais fáceis de usar e podem ser diluídas com álcool comum, 70 ou isopropilico, apenas

3) No caso das foscas (item 1) quando estiver aplicando com aerógrafo, tenha em mãos um pincel fino e um pequeno pote com veja (aquele do frasco azul) e a medida que vc for usando o aerograf vá molhando o pincel e colocando na ponta da agulha, para impedir o ressecamento da tinta... molhe um pouco a ponta da agulha e de uma pequena borrifada em um papel, e continue a pintura.

Faça testes de diluição e pintura em uma sucata antes de mandar ver no kit, isso vai te ajudar a se acostumar com a tinta e tudo mas.

Esses dois trabalhos fiz com essas tintas.

O Hellcat foi com decorfix e acrilex

http://www.aprj.com.br/index.php?option ... Itemid=123

O Yak 15 foi com acrilex brilhante

http://www.aprj.com.br/forum/viewtopic. ... 0&start=45

Grande abraço e mete bala :bala:
Avatar do usuário
Alfredo
Membro
Mensagens: 527
Registrado em: 01 Ago 2012, 15:40
Nome: Alfredo de Paula Craveiro
Localização: São Paulo - Capital
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Tintas Acrilex e Aerógrafo

Mensagem por Alfredo »

Eu posso falar apenas uma coisa sobre as tintas acrílicas, elas me fizeram retomar o gosto pelo plastimodelismo.
Desde os meus 13 anos montava modelos, comecei com uns calhambeques pequenininhos que meu pai me comprou e depois passei a montar aviões comerciais, 727, 747, 707, passei para jatos de guerra e por ai vai. Só que nesta época, utilizava tinta spray e diluia com thinner e sempre brigava com todo mundo por conta do cheiro.
Até meus vinte anos montei modelos, ai parei porque não aguentava mais a encheção de saco. Meu quarto tinha o teto forrado de aviões presos com linha de pesca.
De tanto brigar, acabei doando todos os meus modelos para meus amigos e parentes e abandonei o hobby.
Só recentemente (2005 mais ou menos), graças a estes fóruns de plastimodelismo, li sobre técnicas para emprego de tinta acrílica de artesanato e resolvi arriscar.
Depois de muito teste, me adaptei melhor com as tintas da Corfix (Decorfix acrílica fosca) e foi só alegria. Retornei com força total neste antigo hobby.
Escrevi tudo isto para ilustrar que tudo é uma questão de persistência e muita tentativa e erro.
Por isso Rodrigo, continue testando as múltiplas opiniões que serão postadas aqui que uma hora você se adapta com alguma delas.
Eu, por exemplo, misturo uma parte de álcool isopropílico com uma parte de Veja Cristal e esta combinação uso 1:1 com a tinta acrílica e tem ficado ótimo, nem as pontas do aerógrafo tem entupido mais. Mas isto varia muito de pessoa para pessoa.
Só tenho usado tintas spray como primer para uma adesão melhor da acrílica e como verniz para acabamento final.
Abraço.
Imagem
Avatar do usuário
Rodrigo Stulzer
Membro
Mensagens: 204
Registrado em: 18 Mar 2014, 12:03
Nome: Rodrigo Stulzer
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Tintas Acrilex e Aerógrafo

Mensagem por Rodrigo Stulzer »

Uau, valeu pessoal! Que aula! Agora é deglutir tudo isso e testar. Já estou com o aerógrafo e vou usar agora no começo um inalador, que já tinha em casa.
Amanhã devo já fazer alguns testes!

Obrigado novamente!!!
Avatar do usuário
Arturius
Super Membro
Mensagens: 1849
Registrado em: 23 Jun 2012, 03:16
Nome: Artur Vicente Geronazzo
Localização: Curitiba/PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 54 - RAAF - Royal Australian Air Force - Montagem: F/A-18 Hornet - Italeri - 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: CAPITAO AMERICA - Polar Lights GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Merlin HC3 - Airfix - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Spitfire MK II - Douglas Bader - Revell 1/48 GT 56 - Pick up´s e Caminhões - Montagem: Chevy Sport Pick-up - Monogram - 1/24
 

Re: Tintas Acrilex e Aerógrafo

Mensagem por Arturius »

Rodrigo, só agora que vi o seu tópico. Se surgirem dúvidas vai postando aí.

E fica ligado no tópico que estamos armando mais um plasti*encontro aqui em Curitiba, espero te encontrar lá! :thumbup:
Imagem"Uma nova jornada! Oss!"
Avatar do usuário
Rodrigo Stulzer
Membro
Mensagens: 204
Registrado em: 18 Mar 2014, 12:03
Nome: Rodrigo Stulzer
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Tintas Acrilex e Aerógrafo

Mensagem por Rodrigo Stulzer »

Oi pessoal!

Agora cedo consegui "brincar" um pouco com o aerógrafo! Fiz uns testes em folhas de papel e depois de uns vinte minutos já me achei o maiorial do pedaço rssss.

Parti então para tentar pintar algumas peças do meu planador, onde estou colocando a evolução aqui.

No começo não sei exatamente o que fiz, mas estava jogando muita tinta e a peça ficava molhada demais em uns pontos e "lavada" em outros, mostrando a cor original:

Imagem

Imagem

Depois acho que melhorei a distância ou a abertura do gatilho e começou a ficar bom. Mesmo assim as peças ainda "molham" um pouco. No geral acho que o resultado ficou bom:

Imagem

Imagem

Imagem

O que acham?
Novamente, muito obrigado pela ajuda. Sem vocês estaria totalmente perdido. Agora só estou "meio" perdido rssss.

Abraços!
Responder

Voltar para “Dúvidas”