Master-Model

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  AMX - A-1A da FAB - Duarte - escala 1/48

Moderadores: Della Coletta, cesar2b, Hartmann, Moderadores GT

Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

AMX - A-1A da FAB - Duarte - escala 1/48

Mensagem por Rogerio Kocuka »

AMX
UM BREVE HISTÓRICO


Imagem
Fonte: http://sistemasdearmas.com.br/amx/amx05guiadas.html

Em meados da década de 1970, a Embraer já havia conquistado reconhecimento mundial e começava a cogitar a possibilidade de fazer parcerias com empresas estrangeiras a fim de projetar aeronaves mais sofisticadas. Os primeiros estudos para a fabricação de um avião subsônico começaram ainda em 1976, em parceria com a empresa italiana Macchi que, na época, já tinha um projeto avançado de jato. Já no ano seguinte foi lançado o projeto designado MB 340.
Em 1977, a Força Aérea Italiana efetuou um requerimento para um caça-bombardeiro para substituir seus Aeritalia G.91 e alguns de seus F-104 Starfighter. Em vez de competir entre si pelo contrato, a Aeritalia (agora Alenia Aeronautica) e a Aermacchi concordaram em fazer uma proposta conjunta, já que ambas as companhias estavam considerando o desenvolvimento de uma classe similar de aviões por alguns anos. Posteriormente, com o objetivo de atender às necessidades da Força Aérea Italiana, foi feita uma associação entre as empresas Aeritália (hoje Alenia) e Macchi (hoje Aermacchi) e criado em 1978 o programa do caça subsônico AMX (A de Aeritália, M de Macchi e X de experimental). A empresa brasileira responderia por 1/3 do programa e dos custos, sendo responsável pelas seções das asas, empenagem e testes de fadiga da estrutura. A Aermacchi responderia pelos outros 2/3 e produziria a fuselagem, os sistemas de bordo, e faria os testes estáticos e com armamentos.
Após um período de suspensão dos trabalhos, em 1980, autoridades aeronáuticas brasileiras anunciaram na feira de Farnborough daquele ano a sua decisão de participar do programa italiano. Tal decisão foi oficializada quase um ano depois, e em 27 de março de 1981, foi assinado um acordo entre os dois países.

Imagem

Após algumas mudanças contratuais, as companhias italianas ficaram responsáveis por cerca de 70% do programa e a Embraer pelos 30% restantes. Coube à Embraer o desenvolvimento e a fabricação das asas, tomadas de ar do motor, estabilizadores horizontais, pilones subalares ("cabides de armas") e tanques de combustível . Além disso, a Embraer participou ativamente de todo o projeto dos sistemas de trem de pouso, navegação e ataque, comandos de voo e controle de armamentos. Dois protótipos de ensaio em voo e um de testes de fadiga foram construídos e testados no Brasil.
O AMX foi concebido como avião monomotor, monoposto, especializado para missões de ataque, privilegiando robustez e confiabilidade para missões de alta exposição, com longo alcance (compatível com as dimensões continentais de nosso país, incluindo capacidade de reabastecimento em voo) e a incorporação de tecnologias avançadas de sistemas de computação, navegação e ataque e contramedidas eletrônicas. Contou, entre outras inovações da época, com um sistema de comandos de voo com augmentation system e operação HOTAS (Hands On Throttle And Stick) para navegação e ataque. Uma variante biposto foi desenvolvida em seguida visando tarefas de conversão operacional de pilotos para este tipo de aeronave (OCU).
O primeiro protótipo voou em 15 de maio de 1984. Embora esse exemplar tenha sido perdido durante o seu quinto voo (matando seu piloto), o programa de testes foi considerado tranquilo. O primeiro protótipo do AMX construído no Brasil – o quarto do programa –, fez seu rollout e primeiro voo oficial em outubro daquele ano. A produção em série foi iniciada na metade de 1986 e em 1988 o primeiro AMX de fabricação seriada voou na Itália. A primeira entrega à FAB ocorreu em outubro de 1989, que adquiriu um total de 54 aeronaves, em três lotes de encomendas. Desde então, cerca de 200 AMXs foram construídos.

Imagem
Fonte: http://sistemasdearmas.com.br/amx/amx05guiadas.html

Ação em combate
O batismo de fogo dos AMX foi através dos esquadrões italianos, que voaram 252 missões de combate sobre o Kosovo em 1999, como parte da Operação Forças Aliadas, sem nenhuma aeronave perdida.
Em 2011, três aeronaves da base italiana de Trapani, na Sicilia, totalizaram 500 horas de voo em missões na Líbia entre os meses de abril e outubro.
Os AMX italianos também tem voado missões de combate no Afeganistão fazendo parte da ISAF (International Security Assistance Force - Força de Assistência de Segurança Internacional). Todas essas operações foram à serviço da OTAN.

Imagem
Fonte: http://www.aereo.jor.br/2012/10/31/mais ... eganistao/

Na FAB
A FAB recebeu seus primeiros A-1 em 1989 e estes foram alocados ao 1°/16° GAv na Base Aérea de Santa Cruz. Em seguida os 1°/10° GAv e 3°/10° GAv receberam seus A-1 na Base Aérea de Santa Maria para tarefas de ataque ao solo e reconhecimento tático. Estes aviões trouxeram novas tecnologias para a FAB e foram empregados em diversa manobras, incluindo as Operações Cruzex no Brasil, Salitre no Chile e Red Flag nos EUA.

Imagem
A1 da FAB na Red Flag 98-3.
Fonte:http://sistemasdearmas.com.br/amx/amx05guiadas.html

Modernização na FAB
Responsável pela incorporação de novas tecnologias como o HUD (Head-up Display), HOTAS (Hands on Throttle and Sticks), MFD (Multi-functional Display) e o RWR (Radar Warning Receiver), a Embraer Defesa e Segurança (EDS) entregou o primeiro avião de ataque AMX modernizado, identificado como A-1M, para a Força Aérea Brasileira em 3 de setembro de 2013.
A modernização segue o mesmo padrão das modernizações de outras aeronaves também utilizadas pela FAB, o A-29 e o F-5EM (Tiger II, da Northrop), com novos sistemas de navegação, armamentos, geração de oxigênio, radar multímodo e contramedidas eletrônicas.
A Embraer Defesa e Segurança é uma unidade da Embraer, criada em 2011, que detém capacitação em gestão de integração de tecnologia e sistemas, através de parcerias com empresas de alta tecnologia, como a Elbit e a Orbisat, dentre outras. Foi criada para assumir a modernização dos vetores de combate (integração dos equipamentos e ensaios). A Elbit é a responsável pelos sistemas aviônicos e a a Orbisat, pelos radares e sensoreamento remoto.4
O programa prevê o investimento de US$ 400 milhões ao longo de 5 anos para a modernização de 43 Caças AMX A-1. O Programa também prevê :
- Substituição do atual radar pelo Radar SCP-01, fabricado pela Mectron, de São José dos Campos.
- Novo sistema de geração de oxigênio (OBOGS).
- Novos MFDs
- Iluminação compatível com o uso de óculos de visão noturna.
- Visor montado no capacete.
- Novo RWR.
- Lançadores Chaff/Flare, com lançamento automático.

Imagem
Fonte: http://defense-update.com/wp-content/up ... pe_a1m.jpg

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/AMX_International_AMX
http://www.centrohistoricoembraer.com.b ... s/AMX.aspx
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: AMX - A-1A da FAB - Duarte - escala 1/48

Mensagem por Rogerio Kocuka »

O kit

Enquanto não chega o AMX injetado (olha que faz anos que espero por isso) :?: :?: , arrisquei me aventurar no kit em resina da Duarte. Sempre fiquei com o pé atrás em montar kits de resina, por ser algo bem diferente para mim e que eu sabia que deveria ter muito mais atenção e paciência para montar. Sempre gostei de montar aeronaves brasileiras e não ter o AMX na coleção era algo quase imperdoável. :oops:
Pra ser sincero, não estou esperando um show de precisão de minha parte, ainda mais quando comparado com trabalhos magníficos neste fórum, especialmente com relação à cockpits, mas ter um bom aprendizado sobre a montagem de kit em resina.
Bom, vamos lá.

Eis a caixa do kit

Imagem

Manual de Instrução

Imagem

Imagem

Decais

Imagem

Aqui as peças, que vem em sacos plásticos separados.

Imagem

Aqui começa o trabalho, onde tive que utilizar retífica para lixar e furar algumas peças. Como já havia aprendido neste fórum, usei máscara e óculos de proteção para este serviço.

Imagem

Imagem

Imagem


Aqui está outro grande motivo pelo qual me preocupava. Ter que usar cola de cianocrilato (Super Bond e cia). Mais uma vez, o Sr Navarro (de Curitiba) me deu alguns bizus e aconselhou a colar por partes, com pingos de cola e ir ajeitando aos poucos as peças, como se estivesse soldando peças de metal.

Imagem

Imagem

Não sei se faltaram algumas peças no kit que comprei ou se eu acabei perdendo, mas percebi que estava sem a tubeira da turbina, que aparece no manual, assim como os cabides das asas e decais do painel de instrumentos.
O jeito foi improvisar uma tubeira com um tubo de caneta usada e algum trabalho com retífica.

Imagem

Imagem

Hora de fechar o pastel:

Imagem

Para o avião não ficar empinado, coloquei alguns pesos de chumbo no nariz, fixados com massa adesiva Pritt. Espero que não ocorra nenhuma reação maluca no futuro.

Imagem

Por hora é só pessoal. Um abraço!!! :thumbup:
Avatar do usuário
Ironfox
Super Membro
Mensagens: 4641
Registrado em: 29 Mai 2013, 21:59
Nome: Roberto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: AMX - A-1A da FAB - Duarte - escala 1/48

Mensagem por Ironfox »

Boa Rogerio, eu tambem nunca tive coragem de me aventurar na resina e vou acompanhar com interesse :thumbup:
Clear to engage!
Imagem
Avatar do usuário
Fernando
Super Membro
Mensagens: 2288
Registrado em: 14 Jun 2012, 12:34
Nome: Fernando R Camargo
Localização: São Paulo - Sampa
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: F-84 E Thunderjet - HobbyBoss - 1/72 GT 06 - Militaria "Buzão" - Montagem: BTR-60 PA - ACE - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: Lockheed F-104G Starfighter - Academy - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-15 Fagot - KP - 1/72 GT 14 - Artilharias - Montagem: Bristol Bloodhound - Airfix - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 37 - USAF - Montagem: F-15 D - Academy - 1/72
 

Re: AMX - A-1A da FAB - Duarte - escala 1/48

Mensagem por Fernando »

Resina, é algo que também me assusta, acompanhando. :thumbup:
Avatar do usuário
Dougvoador
Super Membro
Mensagens: 2520
Registrado em: 25 Set 2013, 16:14
Nome: Douglas Torres de andrade
Localização: Uberlandia MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: USS Missouri - Revell - 1/535 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Alemão Tipo XXXIII - ICM -1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Alemão Wilhelm Bauer - Revell - 1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: U-boot german submarine tipo 206A- Revell- 1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Americano USS Lionfish - Revell - 1/180 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M1025 - Academy - 1/35 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M1126 "stryker" (ICV) - Trumpeter - 1/35 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M2 Bradley , Academy, 1/35. GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: Tiger I early version, Academy, 1/35 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: Uboat Type XXIII - Trumpeter - 1/144 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII D Minelayer - Revell - 1/350 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: German Submarine TYPE IIB - Revell - 1/144 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-boat Tipo IX-B, academy,1/150 GT 30 - Madrugada dos Mortos - Montagem: M998 desert patrol, Italeri,1/35. GT 31 - Armas do Sol Nascente - Montagem: Submarino japonês I-19 AFV club,1/350 GT 33 - Pé de borracha e ou calcanhar de aço - Montagem: M1151, academy , 1/35. GT 33 - Pé de borracha e ou calcanhar de aço - Montagem: 3,7 cm flak37 SDKFZ 7/2 Armored cab type.Tamya 1/35. GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Panzer II AUSF F/G, Tamya 1/35. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer III Ausf L, TAMIYA 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Staghound MK I - Italeri 1/35
 
GTs em Andamento:
GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Hetzer 38T early Academy 1/35. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer II Ausf. B TAMIYA 1/48. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Jagdpanther Late version, tamiya 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Panzer II Ausf. B TAMIYA 1/48.
 

Re: AMX - A-1A da FAB - Duarte - escala 1/48

Mensagem por Dougvoador »

Amigo, qual a qualidade do kit? Ta ficando lindo o modelo.
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: AMX - A-1A da FAB - Duarte - escala 1/48

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Ironfox, Fernando e Dougvoador: Muio obrigado pelas palavras e por acompanharem o trabalho. :bow: :bow: :bow:

Este é meu primeiro trabalho com resina e isto me assustava (e tá me me assustando ainda mais agora, :D :D :D :D ), mas com muita calma e aos pouquinhos o trabalho tá saindo. Ainda fica meio difícil eu poder colocar um nível de qualidade neste kit se comparar com outros modelos em resina. Kits em plástico não dão tanto trabalho para retirar rebarbas e ajustar algumas peças, porém alguns itens deste kit parecem bem detalhados, como o assento ejetável e bocas do canhões de 30 mm, apesar de eu não ser um contador de rebites. O que eu pude perceber, inicialmente, que é muito útil ter uma retífica para trabalhar com kits de resina para lixar maior quantidade de rebarbas e furar alguns pontos, como nos encaixes do trem de pouso principal, por exemplo. Ainda assim o kit é bem detalhado, apesar que na minha opinião, seria interessante que o painel e os consoles laterais de instrumentos no cockpit poderiam ser gravados na própria resina. Outro detalhe é ter que usar cola de cianocrilato, coisa que ainda não me acostumei bem; devo ter deixado mais cola no meus dedos do que no avião :oops: , mas aos poucos também estou me acostumando.
Avatar do usuário
Motta
Conselheiro
Mensagens: 5674
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:17
Nome: José C. N. Motta Jr.
Localização: Brasília / DF
Agradeceu: 17 vezes
Curtiram: 5 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: EE Lightning - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: F-16I SUFA - Kinetic 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Comparação: MiG-21MF - Academy X MiG-21MT - Eduard - 1/48
 

Re: AMX - A-1A da FAB - Duarte - escala 1/48

Mensagem por Motta »

Opa!

Tamo junto nessa... Estou montando a versão biplace desse kit... E também descobrindo como é trabalhar com resina. ;)
Pelo o que eu vi, vc já fechou o pastel, e parece que apesar de virem algumas peças faltando no seu kit, vc teve sorte, pois estou tendo uma dificuldade de alinhar o cockpit para fechar a fuselagem, e além disso, a metade esquerda está empena o que dificulta um pouco o processo de dry fit e fechamento.
Mas manda :bala: que vc ta indo bem! :thumbup:
Abraços e boa montagem,
Zeca Motta


Imagem
“The only thing necessary for the triumph of evil is for good men to do nothing” - Edmund Burke
Avatar do usuário
Motta
Conselheiro
Mensagens: 5674
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:17
Nome: José C. N. Motta Jr.
Localização: Brasília / DF
Agradeceu: 17 vezes
Curtiram: 5 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: EE Lightning - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: F-16I SUFA - Kinetic 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Comparação: MiG-21MF - Academy X MiG-21MT - Eduard - 1/48
 

Re: AMX - A-1A da FAB - Duarte - escala 1/48

Mensagem por Motta »

Ah! Esqueci de falar, uma metade da fuselagem minha é miar que a outra... Mas nada que uma passada na retifica não resolva... :thumbup:
Abraços e boa montagem,
Zeca Motta


Imagem
“The only thing necessary for the triumph of evil is for good men to do nothing” - Edmund Burke
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: AMX - A-1A da FAB - Duarte - escala 1/48

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Motta escreveu:Opa!

Tamo junto nessa... Estou montando a versão biplace desse kit... E também descobrindo como é trabalhar com resina. ;)
Pelo o que eu vi, vc já fechou o pastel, e parece que apesar de virem algumas peças faltando no seu kit, vc teve sorte, pois estou tendo uma dificuldade de alinhar o cockpit para fechar a fuselagem, e além disso, a metade esquerda está empena o que dificulta um pouco o processo de dry fit e fechamento.
Mas manda :bala: que vc ta indo bem! :thumbup:
Valeu Motta :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Na verdade peguei muitos bizus acompanhando sua montagem. Gostei muito do trabalho que você fez nos assentos ejetáveis. Parabéns!!!
O meu AMX estava com uma pequena diferença nas metades da fuselagem, mas nada que algum trabalho de retífica e putty não desse jeito, mas a gente só descobre como é montar um kit de resina se meter a mão na massa (e bota massa nisso, :D :D :D ).

Um abração!!!
Avatar do usuário
Motta
Conselheiro
Mensagens: 5674
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:17
Nome: José C. N. Motta Jr.
Localização: Brasília / DF
Agradeceu: 17 vezes
Curtiram: 5 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: EE Lightning - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: F-16I SUFA - Kinetic 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Comparação: MiG-21MF - Academy X MiG-21MT - Eduard - 1/48
 

Re: AMX - A-1A da FAB - Duarte - escala 1/48

Mensagem por Motta »

Por falar em massa... Eu estava pensando se talvez não fosse melhor usar cola tipo bonder como "massa" nas junções, ao invés de putty. :pensativo:
Assim vc ganha força e resistência além de consertar a estética.
Meu cockpit está quase pronto, falta fazer o painel do co-piloto e o HUD, só que eu estou dando gás no Lightning para terminar essa semana... :aeee:
Abraços e boa montagem,
Zeca Motta


Imagem
“The only thing necessary for the triumph of evil is for good men to do nothing” - Edmund Burke
Responder

Voltar para “GT 04 - Aviação Militar Brasileira”