HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Cabine de pintura, o que é necessário?

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Darth_Tyranus
Membro
Mensagens: 715
Registrado em: 13 Jan 2013, 03:07
Nome: André Marcuzzo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Cabine de pintura, o que é necessário?

Mensagem por Darth_Tyranus »

Eu pretendo montar uma cabine de pintura pra melhorar a qualidade dos meus trabalhos. Mesmo limpando bem o kit antes de pintar, a poeira sempre adora cair em cima do verniz que acabei de passar ou da pintura que acabei de fazer. Eu tenho alguns kits 1/32, coisa grande, quero fazer uma cabine grande pra poder pintar esses aviõezinhos pequenos.

Eu não entendo nada de nada de conexões, leds e etc. Preciso de ajuda nessa área.

O projeto é seguinte, eu quero colocar dois fans (ventiladores) de PC de 120mm na parte de trás, junto quero colocar aqueles filtros de pó, pra evitar que o pó entre dentro da cabine de pintura durante o período de ócio da produção do modelo. Esses fans serão espaços na caixa fechada onde o pó adora entrar quando parados (e podem acreditar que entra, entra pó até no meu guarda roupas que fica 99% do tempo fechado). Como esse filtro aqui.

Imagem

Pensei até em usar fans com leds, tipo esse pra ajudar na iluminação

Imagem

O problema é que esses fans são 12v, como faço pra eles funcionarem?

Pra iluminar vejo que muita gente usa lâmpadas fluorecentes. Não seria legal fazer barras de leds? Fluorescente esquenta, não onde vi um cara falando sobre explodir o cabine de pintura. Led me parece ser uma coisa mais inocente e menos incendiária.

Eu gostaria de colocar uma chapa de PS no topo, pra tapar esses leds e impedir que os gases inflamáveis do capeta entrem em contato com a iluminação. Eu usaria de 1mm ou 2mm, bem fina, só pra tapar e isolar mesmo e ficar mais bonito.imaginem isso no topo da cabine de pintura, escondendo as barras de leds.

Imagem

Não sei até onde iria prejudicar a iluminação, mas por serem vários leds e ter a cabine pintada de branco dentro (quem sabe, os fans tb terem leds) a iluminação seria boa. Ia ficar bonito, todo interior branco.

Quero ligar tudo com esses botões de carros. Penso em usar 2 pros fans (um pro esquerdo e outro pro direito) e um pro iluminação. Esses botões tem leds na ponta, então usaria cores diferentes, como azul pra iluminação e vermelho pros fans.

Imagem

Seria viável? Como eu faço pra ligar essa bagunça toda?
Pausa para melhorar bancada.
Avatar do usuário
Hugo
Membro
Mensagens: 199
Registrado em: 01 Jan 2014, 04:08
Nome: Hugo
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Cabine de pintura, o que é necessário?

Mensagem por Hugo »

Conheço dois métodos pra isso:
Usar uma fonte ATX de computador e comprar os equipamentos pra ligar direto nela. Pra iluminação pode procurar, em lojas especializadas de case mod, fitas de iluminação em LED.
Imagem
Existem vários tipos, vários fabricantes e quase todas as cores.

Nos dois casos, pra ligar direto na fonte, tem que ser conector 4 pinos.Imagem

o de três pinos é pra ligar na placa mãe. Nada impede de comprar um adaptador: Imagem


Outra maneira, muito menos recomendada, é colocar um trafo 127/12+12v ou variações:
Imagem
Não recomendado pois os equipamentos de PC são corrente contínua, então você precisa de um circuito pra transformar os 127v de corrente alternada da entrada em 12v alternada na saída, dai transformar em contínua. Existe pronto:
Imagem
Recomendo procurar uma loja de material pra sistemas de alarme. A maior parte dos equipamentos é de 12v ligados em 127/220v.

Poderia adaptar um exaustor de banheiro, que tem entrada 127/220v, mas nas pesquisas que fiz sai mais caro que estou disposto a gastar.

Esses botões de caça dão um toque especial. Comuns em loja de material pra tunar carros. A vantagem é que já são 12v.

Em todos os casos, os coolers e iluminação podem ser com equipamentos de pc. No segundo caso pode cortar os terminais e ligar direto.
Darth_Tyranus escreveu:
Seria viável? Como eu faço pra ligar essa bagunça toda?
O mais prático seria a fonte. Se tiver sobrando, como eu tenho, melhor. Se não tem, como a potência usada pelo equipamento é muito baixa, qualquer fonte barata resolve.

Devem existir outros métodos, mas não conheço pois não pesquisei. Como tenho uma fonte e um cooler encostados, vou por ai pra fazer a cabine mesmo.

Um detalhe. Sobre a parte da explosão, se você se refere ao meu post, é paranóia. O que poderia causar a ignição dos gases são faíscas elétricas que podem ocorrer no acionamento interno do cooler ou no acionamento das lâmpadas. No caso de lâmpadas fluorescentes não há faísca, pois tudo ocorre dentro do reator, que é protegido. E essas lâmpadas não esquentam o suficiente. E os fatores que levam a isso são tão remotos que a chance de fogo/explosão é tão remota que eu ganho na mega sena antes de ver uma cabine dessas explodir.....

Reli tudo e descobri que eu realmente preciso aprender a escrever a mesma mensagem com menos palavras =D
Voltando à ativa, mas em ritmo de carnaval.
Avatar do usuário
Darth_Tyranus
Membro
Mensagens: 715
Registrado em: 13 Jan 2013, 03:07
Nome: André Marcuzzo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Cabine de pintura, o que é necessário?

Mensagem por Darth_Tyranus »

Ajudou muito, não tinha pensado numa fonte, tenho um pc velho encostado aqui, posso usar a fonte dele.

Eu não tenho problema pra ler muito, nem se preocupa, tb tenho problema pra me expressar com poucas palavras. :D
Pausa para melhorar bancada.
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”