HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Referências tintas

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Samfrods
Membro
Mensagens: 100
Registrado em: 17 Ago 2013, 22:12
Nome: Samuel Rodrigues
Localização: Campinas
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Referências tintas

Mensagem por Samfrods »

Bom, me apresentei faz algum tempo e agora é hora das dúvidas...hAHUSHAUs

Como havia dito estou com dois Kits,

Fouga Magister
Imagem

P40 B/C
Imagem

A minha dúvida vem dos dois kits, no primeiro tem somente o número da tinta, mas de qual marca? E no segundo, a indicação é para as Gunze, porém vem duas indicações, uma com fundo branco e outra com fundo preto, qual indicação eu sigo?

Sou daqueles que, se tenho algo de marca x, o restante tem que ser da marca x, até poq fica muito mais bonito e organizado na hora de guardar. Porém estou vendo que não será possível isto, logo, há algum problema de misturar as fabricantes de tintas? Asas pintadas de uma marca e fuselagem de outra.

Manual do Fouga
Imagem


Manual do P40
Imagem


Para a solução do problema das tintas Gunze achei esta tabela e acredito que vocês também a utilizam:
http://modelismoalpha.com.br/blog/wp-co ... aGeral.jpg

No A4 eu utilizei tintas da Hobby Cores e gostei delas, o problema é que não estou encontrando elas em diversidade, na loja de modelismo da minha cidade está quase acabando. Como gosto de manter uma marca, percebi que a Humbrol possui um leque interessante de cores e é muito mais fácil de achar. Há também as Tamiya, porém acho que vou fazer lambança comprando uma tinta excelente como ela é, sendo que sou iniciante, principalmente que vou utilizar pincel por um bom tempo.

Desculpa se ficou extenso o post, são minhas dúvidas iniciais, e só irei inicar a montagem dos kits com as tintas e ferramentas em mãos xD

Desde já agradeço pela ajuda.
Avatar do usuário
Ironfox
Super Membro
Mensagens: 4641
Registrado em: 29 Mai 2013, 21:59
Nome: Roberto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Referências tintas

Mensagem por Ironfox »

Samuca, não esquenta com o tamanho post, o importante e esclarecer a sua duvida/s :thumbup:

No kit da Heller, os numeros são para as tintas Humbrol, assim como nos kits da Airfix. Quanto a utilizar varias marcas no mesmo kit, não tem problema algum, desde que você não misture as tintas de marcas diferentes, dai você pode realmente ter problemas.

Quanto as marcações para Gunze, são para as tintas acrilicas (soluveis em agua ou alcool) e para as sinteticas (aguarras ou thinner) e se não me falha a memoria, são nessa sequencia mesmo.

No caso de manter uma marca so aqui no Brasil eu diria ser quase impossivel :thumbdown: tenho um amigo que so usa Gunze acrilica, mas compra tudo fora e so inicia um projeto quando elas chegam. Na verdade ele faz estoque, então sempre tem 5 projetos a frente :lol:

As desvantagens de se ter varias marcas:

Organização dificultada e diferentes diluições que você deve observar quando for utilizar as diferentes marcas. E como você pôde perceber na tabela de equivalências, existem cores que so existem em determinadas marcas.

Outra observação, e que as cores da Humbrol tem numeros diferentes entre acrilica e sintetica, mas o que vem nas instruções são sinteticas e nem sempre tem equivalente acrilica ou a numeração e diferente.

Então antes de iniciar um projeto pesquise muito!

Essa e minha opnião, mas tambem sugiro que você aguarde as dicas dos mais experientes, ah e inclusive, muitos aqui utilizam tintas acrilex e o mestre Galttar que pode ser uma solução pratica e barata e outras dicas que você pode ver aqui http://www.plastibrasil.com/viewforum.php?f=105

Espero ter ajudado :thumbup:
Clear to engage!
Imagem
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Referências tintas

Mensagem por Hartmann »

Samuel, acho que o IronFox respondeu suas questões, então, resta eu fazer uma sugestão, referente ao tamanho das fotos postadas, que dificulta a visualização.
Vi que usa uma conta no Imageshack para hospedar suas fotos. Minha sugestão é no sentido de que hospede fotos com o limite de até 2048 pixels de largura (se puder ser a metade, melhor) e copie e cole sempre o link "Direct" das fotos, que as deixará num tamanho melhor para visualizar. :thumbup:

Não tive a chance de lhe dar as boas vinda antes mas, qualquer coisa, é só perguntar! :D
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
Samfrods
Membro
Mensagens: 100
Registrado em: 17 Ago 2013, 22:12
Nome: Samuel Rodrigues
Localização: Campinas
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Referências tintas

Mensagem por Samfrods »

Ironfox escreveu:Samuca, não esquenta com o tamanho post, o importante e esclarecer a sua duvida/s :thumbup:

No kit da Heller, os numeros são para as tintas Humbrol, assim como nos kits da Airfix. Quanto a utilizar varias marcas no mesmo kit, não tem problema algum, desde que você não misture as tintas de marcas diferentes, dai você pode realmente ter problemas.

Quanto as marcações para Gunze, são para as tintas acrilicas (soluveis em agua ou alcool) e para as sinteticas (aguarras ou thinner) e se não me falha a memoria, são nessa sequencia mesmo.

No caso de manter uma marca so aqui no Brasil eu diria ser quase impossivel :thumbdown: tenho um amigo que so usa Gunze acrilica, mas compra tudo fora e so inicia um projeto quando elas chegam. Na verdade ele faz estoque, então sempre tem 5 projetos a frente :lol:

As desvantagens de se ter varias marcas:

Organização dificultada e diferentes diluições que você deve observar quando for utilizar as diferentes marcas. E como você pôde perceber na tabela de equivalências, existem cores que so existem em determinadas marcas.

Outra observação, e que as cores da Humbrol tem numeros diferentes entre acrilica e sintetica, mas o que vem nas instruções são sinteticas e nem sempre tem equivalente acrilica ou a numeração e diferente.

Então antes de iniciar um projeto pesquise muito!

Essa e minha opnião, mas tambem sugiro que você aguarde as dicas dos mais experientes, ah e inclusive, muitos aqui utilizam tintas acrilex e o mestre Galttar que pode ser uma solução pratica e barata e outras dicas que você pode ver aqui http://www.plastibrasil.com/viewforum.php?f=105

Espero ter ajudado :thumbup:
Vlw pelas dicas, estava pesquisando as cores necessárias para a montagem destes dois modelos e se eu for comprar aqui no Brasil terei que ficar pegando um pouco de cada lugar, o que quebra as pernas no frete, então, vou pegar tudo na Lucky mesmo, tem muita variedade de tinta e ferramentas que irei precisar xD o problema é o tempo de espera hehe.

E ajudou bastante sim, vlw :D
Hartmann escreveu:Samuel, acho que o IronFox respondeu suas questões, então, resta eu fazer uma sugestão, referente ao tamanho das fotos postadas, que dificulta a visualização.
Vi que usa uma conta no Imageshack para hospedar suas fotos. Minha sugestão é no sentido de que hospede fotos com o limite de até 2048 pixels de largura (se puder ser a metade, melhor) e copie e cole sempre o link "Direct" das fotos, que as deixará num tamanho melhor para visualizar. :thumbup:

Não tive a chance de lhe dar as boas vinda antes mas, qualquer coisa, é só perguntar! :D
Eu estava com dúvida mesmo, mas não encontrei a largura recomendada, grato pela informação, e vou perguntar muito mais xD
Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8490
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan МиГ-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: Referências tintas

Mensagem por Galttar »

Eu utilizo tintas Tamiya e pego as cores das referências históricas, fotos, manuais de fabricantes e google.

Com o programa Alquimia faço minhas misturas para chegar próximo da tinta desejada.

Sobre pintar cada parte com uma tinta de diferente fabricante não vejo muito sentido, mas se já tiver a tinta certa e a facilidade de comprar não vejo problema.

Enviado do meu Atari via RS232 a 9600bps
Avatar do usuário
Samfrods
Membro
Mensagens: 100
Registrado em: 17 Ago 2013, 22:12
Nome: Samuel Rodrigues
Localização: Campinas
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Referências tintas

Mensagem por Samfrods »

Opa, vou perguntar aqui pra não ter que abrir outro tópico com a mesma pergunta, porém, agora é com o kit da Revell, as referências são para as próprias tintas da marca, correto? No manual não faz menciona código, apenas o nome da cor, ai que vem a dúvida.
Responder

Voltar para “Pintura”