Master-Model

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  Cessna T-37C Tweet - Academy - 1/72

Moderadores: Della Coletta, cesar2b, Hartmann, Moderadores GT

Avatar do usuário
Fernando
Super Membro
Mensagens: 2288
Registrado em: 14 Jun 2012, 12:34
Nome: Fernando R Camargo
Localização: São Paulo - Sampa
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: F-84 E Thunderjet - HobbyBoss - 1/72 GT 06 - Militaria "Buzão" - Montagem: BTR-60 PA - ACE - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: Lockheed F-104G Starfighter - Academy - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-15 Fagot - KP - 1/72 GT 14 - Artilharias - Montagem: Bristol Bloodhound - Airfix - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 37 - USAF - Montagem: F-15 D - Academy - 1/72
 

Re: Cessna T-37C Tweet - Academy - Escala 1/72

Mensagem por Fernando »

Sempre gostei desse avião, agora ainda mais com a história que contou do seu pai :thumbup: :thumbup: :thumbup:

Ao final da montagem, se seu pai permitir, tire uma foto do kit com o presenteado :thumbup: Com certeza ela vai gostar muito.

Abs
Avatar do usuário
cesar2b
Super Membro
Mensagens: 2311
Registrado em: 29 Nov 2012, 08:47
Nome: Cesar Vieceli
Localização: Porto Alegre RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Cessna T-37C Tweet - Academy - Escala 1/72

Mensagem por cesar2b »

Muito bom trabalho no cockpit , não vejo a hora devier o resto!
Avatar do usuário
figueiredista
Novato
Mensagens: 23
Registrado em: 22 Set 2013, 02:54
Nome: Rodrigo Figueriedo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Cessna T-37C Tweet - Academy - Escala 1/72

Mensagem por figueiredista »

Olá, caríssimos.

Pois é, Fernando, farei o possível para mostrar a foto da entrega do presente de grego ao pai. Talvez eu "photoshope" a cara de tacho dele. rs..

Bem, vamos aos pequenos mas significativos avanços do T-37C;

Depois de colar a fuselagem, tratetei de ver as pequenas fendas que apareceram.
Imagem

Imagem

Preparo para putty.
Imagem


Putty lambusado e notei que terei de extrair uma antena que só pertence ao A-37B e não ao avião que pretendo montar.
Imagem

E agora vem aquele pedido de ajuda que vocês, caríssimos, tanto se disponibilizaram a dar; foi muito putty? Teria necessidade de labuzar toda a linha? Imaginei aplicar pontualmente, mas, a regra aqui foi pecar pelo excesso.

Compenetrado na montagem, acabou que deixei de registar a retirada do Putty, o corte das asas e sua montagem. Bem, usei no nariz lixa d'água e acabei arranhando-o um pouco. No resto do corpo tirei com Cotonete banhado em acetona diluída, solução que me pareceu bem menos agressiva ao kit. Resutado;
Imagem


Detalhe de outro ângulo, com um pregador "smiley" para alegrar o dia.
Imagem

Bem, ao longo da semana posto outras fotos! Qualquer sugestão POR FAVOR será absolutamente bem vinda!

Abraços!
Avatar do usuário
Ironfox
Super Membro
Mensagens: 4641
Registrado em: 29 Mai 2013, 21:59
Nome: Roberto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Cessna T-37C Tweet - Academy - Escala 1/72

Mensagem por Ironfox »

Ta ficando muito legal esse passaro Rodrigo :thumbup: Vai colocar os tanques nas pontas das asas?
Clear to engage!
Imagem
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: Cessna T-37C Tweet - Academy - Escala 1/72

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Está ficando muito legal.
Parabéns pelo excelente trabalho no cockpit.
:thumbup: :thumbup: :thumbup:
Avatar do usuário
figueiredista
Novato
Mensagens: 23
Registrado em: 22 Set 2013, 02:54
Nome: Rodrigo Figueriedo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Cessna T-37C Tweet - Academy - Escala 1/72

Mensagem por figueiredista »

Olá, caros.

Adquirir um kit de uma versão próxima àquela que pretendia montar foi bacana por uma série de motivos. Em especial, pelas pequenas modificações que me vi obrigado a fazer entre o A-37B e o T-37C.

Como a configuração do aparelho daquele dia de outubro de 1976 contava com esses tanques nas asas, terei de ser fiel ao momento histórico e fazer as correções para montar.(Aliás, Ironfox, respondendo à sua pergunta)

Havia notado algo de muito diferente entre a robustez do Dragonfly e do Tweet. O segundo mais esbelto, não colecionava uma variedade de tanques sob suas asas (além de outras discrepâncias, claro) Diferença primária que foi fácil notar.
Imagem

Mas algo ainda me causava incômodo. Montei duas imagens dos aviões lado a lado e atentei para um prolongamento na seção do tanque do A-37B.
Imagem

Assim, procurei dentre minhas ferramentas de trabalho alguma com precisão cirúrgica para serrar o tanque que veio no kit.

A única que poderia fazer o serviço :roll:
Imagem
Ignorante, mas com jeitinho poderia dar certo.

Assim, os tanques originais passaram pela imperdoável serra.
Imagem

Ah, sim. Notem que os tanques do A-37B contavam com pequenas aletas que também tiveram de ser retiradas. Operação mais fácil.
Imagem

Imagem

E assim, como um açogueiro cego, a seção foi retirada.
Imagem

Imagem

Tanques; A-37B vs. T-37C
Imagem

Depois de uma lixadinha niveladora entre as seções recortadas, cola e da-lhe putty.
Imagem

Eis a fuselagem como está andando.
Imagem

Correções com putty e retirada com acetona diluída.
Imagem

Segue a montagem, agora que hoje é feriado e não se trabalha.
Com cuidado esse projeto tende a dar certo. Dará pé.

Concluo sempre deixando-os à vontade - e até pedindo - para que deixem sugestões sobre o rumo dessa montagem.
Valeu, pessoal.
Avatar do usuário
figueiredista
Novato
Mensagens: 23
Registrado em: 22 Set 2013, 02:54
Nome: Rodrigo Figueriedo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Cessna T-37C Tweet - Academy - Escala 1/72

Mensagem por figueiredista »

Rogerio Kocuka escreveu:Está ficando muito legal.
Parabéns pelo excelente trabalho no cockpit.
:thumbup: :thumbup: :thumbup:
Pô, Rogério, valeu aí pelo comentário! Muito incentivador!

Até!
Avatar do usuário
figueiredista
Novato
Mensagens: 23
Registrado em: 22 Set 2013, 02:54
Nome: Rodrigo Figueriedo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Cessna T-37C Tweet - Academy - Escala 1/72

Mensagem por figueiredista »

Olá, amigos!


Desculpe-me a demora, mas acabei segurando os post na espearnça de que poderia já postar a foto com o presenteado. Como meu tempo não permite, terei de mostrar somente o fim da montagem.

Depois de lixar, dar putty, preparando o Tweet para a pintura. Como vi aqui no fórum, farei uma base preta para que o alumínio pegue melhor;
Imagem

Base com tinta acrílica dissolvido no Ecosolv;
Imagem

BlackTweet;
Imagem

BlackTweet com os tanques para ver se a proporção ficou boa. Fiquei satisfeito.
Imagem

Não registrei uma parte muito importante do T-37C, ele todo aluminio. Gap desse tipo não ocorrerão no futuro.
Assim, temos o T-37C já alumínio e com máscaras para a parte preta.
Imagem

Antes, fazer a máscara em recorte. Desenhei o recorte e papel manteiga em cima da fuselagem do T-37C;
Imagem

Recortando a fita de acordo com o desenho;
Imagem

Máscara aplicada e pintura
Imagem

Resultado;
Imagem

Máscara para pintura laranja; Dorso.
Imagem

Barriga
Imagem

Pintura
Imagem

Pintura em laranja em outro ângulo
Imagem

Máscara compartimento do trem de pouso. Pintura em branco
Imagem

Precisei acertar o trem de pouso dianteiro. O putty diluiu, pois coloquei muita acetona no cotonete.
Imagem


Imagem

Pintura finalizada
Imagem



E aplicação de decais. Não apliquei com qualquer tipo de fixador. Confesso qeu ainda tenho medo de usar e não muita prática. Mas vou aprendendo com vocês aqui no fórum.

Assim, o T-37C Tweet, matrícula FAB 0908 é findo!
Imagem
Imagem

Os decais da FCM vieram com um par de matrículas, sendo um deles, do FAB 0980. O que é muito curioso, pois, em catálogo, a FAB não possuía o T-37 nessa matrícula. Mas, pouco importa, o ótimo é que, por uma coincidência homérica, pude transformar, sem muito esforço e na bandeja, o modelo no FAB 0908 que meu pai ejetou. Só inverti as dezenas do leme e nos milhares só cortei o 80 e transformei em 08 num simples giro. Muita sorte.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Desculpem-me a falta de alguns registros importantes, mas hei de fazê-los numa próxima montagem.
Opiniões, por favor, sempre serão bem vindas

Abraços!!
Avatar do usuário
figueiredista
Novato
Mensagens: 23
Registrado em: 22 Set 2013, 02:54
Nome: Rodrigo Figueriedo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Cessna T-37C Tweet - Academy - Escala 1/72

Mensagem por figueiredista »

Olá, amigos!


Desculpe-me a demora, mas acabei segurando os post na espearnça de que poderia já postar a foto com o presenteado. Como meu tempo não permite, terei de mostrar somente o fim da montagem.

Depois de lixar, dar putty, preparando o Tweet para a pintura. Como vi aqui no fórum, farei uma base preta para que o alumínio pegue melhor;
Imagem

Base com tinta acrílica dissolvido no Ecosolv;
Imagem

BlackTweet;
Imagem

BlackTweet com os tanques para ver se a proporção ficou boa. Fiquei satisfeito.
Imagem

Não registrei uma parte muito importante do T-37C, ele todo aluminio. Gap desse tipo não ocorrerão no futuro.
Assim, temos o T-37C já alumínio e com máscaras para a parte preta.
Imagem

Antes, fazer a máscara em recorte. Desenhei o recorte e papel manteiga em cima da fuselagem do T-37C;
Imagem

Recortando a fita de acordo com o desenho;
Imagem

Máscara aplicada e pintura
Imagem

Resultado;
Imagem

Máscara para pintura laranja; Dorso.
Imagem

Barriga
Imagem

Pintura
Imagem

Pintura em laranja em outro ângulo
Imagem

Máscara compartimento do trem de pouso. Pintura em branco
Imagem

Precisei acertar o trem de pouso dianteiro. O putty diluiu, pois coloquei muita acetona no cotonete.
Imagem


Imagem

Pintura finalizada
Imagem



E aplicação de decais. Não apliquei com qualquer tipo de fixador. Confesso qeu ainda tenho medo de usar e não muita prática. Mas vou aprendendo com vocês aqui no fórum.

Assim, o T-37C Tweet, matrícula FAB 0908 é findo!
Imagem
Imagem

Os decais da FCM vieram com um par de matrículas, sendo um deles, do FAB 0980. O que é muito curioso, pois, em catálogo, a FAB não possuía o T-37 nessa matrícula. Mas, pouco importa, o ótimo é que, por uma coincidência homérica, pude transformar, sem muito esforço e na bandeja, o modelo no FAB 0908 que meu pai ejetou. Só inverti as dezenas do leme e nos milhares só cortei o 80 e transformei em 08 num simples giro. Muita sorte.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Desculpem-me a falta de alguns registros importantes, mas hei de fazê-los numa próxima montagem.
Opiniões, por favor, sempre serão bem vindas

Abraços!!
Avatar do usuário
cesar2b
Super Membro
Mensagens: 2311
Registrado em: 29 Nov 2012, 08:47
Nome: Cesar Vieceli
Localização: Porto Alegre RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Cessna T-37C Tweet - Academy - Escala 1/72

Mensagem por cesar2b »

Ficou muito legal amigo,sobre as fotos,não tem problema,não deu pra pegar bastante,so perdemos uns detalhes ehehhe
segue a medalha :thumbup:
Responder

Voltar para “GT 04 - Aviação Militar Brasileira”