Master-Model

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Ref. Douglas A-1H(A-D6) Skyraider "Sandy" - 602nd Squad. SOS

Fórum destinado ao banco de Referências sobre Aviação

Moderador: Moderadores Aviação

Cowboy_dgt
Membro
Mensagens: 71
Registrado em: 22 Jul 2013, 17:51
Nome: David Gouvêa Torres
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Ref. Douglas A-1H(A-D6) Skyraider "Sandy" - 602nd Squad. SOS

Mensagem por Cowboy_dgt »

Senhores,

Peço a ajuda dos nobre colegas sobre referências deste belíssimo avião. Já procurei por diversos walkarounds pela net e a maioria é em preto e branco. O que mais preciso na verdade é o esquema de cores(o padrão FS do interior do avião, porões de roda, cockpit e etc), camuflagem utilizada na campanha do Vietnã, em específico do Douglas A-1H "Sandy", pertencente ao 602º Esquadrão de Operações Especiais (Busca e Salvamento) no Sudoeste da Ásia, aproximadamente no ano de 1970.
Os decais do leme representam o avião de numeração TT-314, pilotado pelo Ten. Av. Caldwell e pelo Sgt. Av. C. Jacobs.

Eis que o kit que tenho em mãos é uma relíquia :D :D :D :D :D Fabricado pela REVELL BRASILEIRA :espantado: :espantado: :espantado: :espantado: :espantado: :espantado: :espantado: Tem não sei quantos anos, e o detalhe que mais me chama a atenção: não sei que escala é :?: :?: :shock: :shock: :shock: :shock: :thumbup: Já ouvi dizer que é 1:40, 1:50, enfim, sei que está nessa faixa, visto que ele montado apresenta envergadura de 37,4 cm e comprimento de 28,6 cm.
Eis a foto da criança:
Imagem
Imagem

E aki uma foto do maldito :palavrao: :palavrao: :palavrao: :palavrao: :palavrao: :palavrao: manual:
Imagem
Imagem

Vejam que não existe qualquer padrão de cores FS no manual. Antigamente era só Cinza Claro, Cinza Escuro, Verde Oliva, Verde, Preto, enfim, é por essas e outras que eu tiro meu chapéu para qualquer plastimodelista desta época viu. Kits com enormes quantidades de marcas de injeção, rebarbas a rodo, kits em alto relevo, alguns nem marcações tinham, e mesmo assim consegue se ver raridades como este kit, montados à anos atrás e em perfeito estado. :espantado: :espantado: :espantado:

Sei que o padrão de camo utilizado pelo avião em questão é similar a este aqui:
Imagem

Conto com a colaboração dos colegas, visto que este é um novo projeto que iniciarei em breve !


Um grande abraço à todos,

David Gouvêa Torres
"Procure ser um homem de valor, ao invés de ser um homem de sucesso" - Albert Einstein
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Ref. Douglas A-1H(A-D6) Skyraider "Sandy" - 602nd Squad.

Mensagem por Hartmann »

Oi, Davi!
Você tem, de fato, uma preciosidade em mãos! Acredito que a escala seja 1/48 mesmo... :lol:
Para a idade, este kit é bem detalhado. Ao menos o motor parece bem legal, embora o sistema de "dobra" das asas o remetam a um ar de brinquedo. Talvez ele possa ser mais trabalhado neste aspecto, uma vez que, pelo que você diz, parece querer caprichar no bicho! :bala:
A camuflagem, pelo o que você já mostrou, é no padrão SEA (SouthEast Asia), muito usado pela USAF na Guerra do Vietnã.
Não sei que tintas você irá usar, mas no meu F-4E da USAF em padrão SEA (Ver tópico:http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=96&t=2317) e no meu F-105D Thunderchief (Ver tópico: http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=122&t=4158) usei as seguintes tintas Humbrol Enamel:

FS 34079 - Dark Green = Humbrol 116
FS 34102 - Medium Green = Humbrol 117
FS 30219 - Dark Tan = Humbrol 118

A parte inferior é em Humbrol 147 Light Grey .

Acredito que o interior do cockpit, bem como dos porões de trens de pouso e portas de trem de pouso fossem pintados em Interior green, com o painel de instrumentos em preto fosco, bem como os consoles laterais do painel de instrumentos.

Se você procura por mais detalhes, incluindo fotos do avião com as asas dobradas, pode baixar este In Action dedicado ao Skyraider, que disponibilizo na minha DropBox para você. Basta clicar no link abaixo, para fazer o download:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/938 ... raider.pdf

Boa montagem! :thumbup:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Cowboy_dgt
Membro
Mensagens: 71
Registrado em: 22 Jul 2013, 17:51
Nome: David Gouvêa Torres
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ref. Douglas A-1H(A-D6) Skyraider "Sandy" - 602nd Squad.

Mensagem por Cowboy_dgt »

Hartmann escreveu:Oi, Davi!
Você tem, de fato, uma preciosidade em mãos! Acredito que a escala seja 1/48 mesmo... :lol:
Para a idade, este kit é bem detalhado. Ao menos o motor parece bem legal, embora o sistema de "dobra" das asas o remetam a um ar de brinquedo. Talvez ele possa ser mais trabalhado neste aspecto, uma vez que, pelo que você diz, parece querer caprichar no bicho! :bala:
A camuflagem, pelo o que você já mostrou, é no padrão SEA (SouthEast Asia), muito usado pela USAF na Guerra do Vietnã.
Não sei que tintas você irá usar, mas no meu F-4E da USAF em padrão SEA (Ver tópico:http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=96&t=2317) e no meu F-105D Thunderchief (Ver tópico: http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=122&t=4158) usei as seguintes tintas Humbrol Enamel:

FS 34079 - Dark Green = Humbrol 116
FS 34102 - Medium Green = Humbrol 117
FS 30219 - Dark Tan = Humbrol 118

A parte inferior é em Humbrol 147 Light Grey .

Acredito que o interior do cockpit, bem como dos porões de trens de pouso e portas de trem de pouso fossem pintados em Interior green, com o painel de instrumentos em preto fosco, bem como os consoles laterais do painel de instrumentos.

Se você procura por mais detalhes, incluindo fotos do avião com as asas dobradas, pode baixar este In Action dedicado ao Skyraider, que disponibilizo na minha DropBox para você. Basta clicar no link abaixo, para fazer o download:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/938 ... raider.pdf

Boa montagem! :thumbup:

Hartman (Alexandre) ou seria Hartpeia ?!!!! :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Muito obrigado pela dica, as cores que eu estava precisando mesmo :thumbup: :thumbup: :thumbup:

Em relação ao In Action, muitíssimo obrigado ! Já está devidamente salvo !!!!
Agora quanto ao kit, realmente é uma relíquia. Há anos eu esperava para montá-lo, esperando ganhar mais experiência, visto que à época tinha pouca e achava o manual muito complicado (ainda bem que não montei :D ), na época pintava (no pincel) meus modelos com as tintas Hobby Collors (que muitas vezes eram diluídas ou com água ou com álcool isopropílico, variava muito da época em que eram fabricadas), além de não possuir aerógrafo ou muito menos acesso a fóruns e a vasta literatura disponível na net.
Foi presente de um grande amigo meu, falecido, que na época estava se mudando e ia se desfazer dos kits, quando soube que eu estava me apaixonando por este hobby, resolveu me dar de presente.

Muito obrigado e espere em breve a montagem, e sinta-se à vontade para dar pitacos !!!!


Um grande abraço,

David Gouvêa Torres.
"Procure ser um homem de valor, ao invés de ser um homem de sucesso" - Albert Einstein
Responder

Voltar para “Referências”