HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:


[Concluído]  Mig-29 "Fulcrum" - Italeri - 1/72

Moderadores: mvleonardo, Moderadores GT

Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Mig-29 "Fulcrum" - Italeri - 1/72

Mensagem por Andre L B Ferro »

Olá a todos!
Mais um kit que andava 'caçando' e que sempre quis montar! Nada mais natural de passar na frente de um monte de kits! Ele é lindão!

Imagem

Um breve histórico desta aeronave:

O Mikoyan MiG-29 (nome de código da NATO Fulcrum ) é um caça utilizado em combate aéreo . Desenvolvido no início da década de 1970, entrou em
serviço da extinta União Soviética em 1983 e manteve-se operacional até aos dias de hoje na Força Aérea Russa, bem como nos países para onde foi exportado.
Neste sentido, o elevado custo de manutenção tem levado a Força Aérea Russa e outros países como a Hungria a tentar se livrar de seus Mig-29,
entretanto poucos países têm demonstrado interesse na aquisição destes equipamentos.

Desenvolvimento

A concepção do MiG-29, tal como o Su-27 Flanker da Sukhoi, iniciou-se em 1969, quando a União Soviética se apercebeu do programa 'FX' da Força Aérea
dos Estados Unidos, que iria culminar na produção do F-15 Eagle. Ainda antes do desenvolvimento deste avião, os soviéticos aperceberam-se que os novos
caças iriam representar avanços significativos em termos tecnológicos, comparativamente aos caças existentes. O MiG-21 Fishbed mostrava-se até então ágil,
segundo os padrões da época, embora o seu tamanho inserisse deficiências no alcance, armamento e potencial de expansão. O MiG-23 Flogger, desenvolvido
para equiparar o F-4 Phantom II, era rápido e dispunha de mais espaço para equipamento e combustível, mas a manobralidade e capacidade de combate direto
(dog fighting) mostrava-se deficiente. Os soviéticos careciam, assim, de um caça mais equilibrado, concentrando mais agilidade e sistemas sofisticados.

Imagem

Histórico de combate

Apesar das suas virtudes aparentes, o MiG-29 não foi tão bem sucedido em combate real. Voou em combate na Guerra do Golfo, sobre a Sérvia, e no conflito
Eritreia-Etiópia em 1999. Pelo menos uma dúzia foram atingidos, sem registo de vitórias. Porém, a maioria das aeronaves destruídas estava no solo e as
poucas perdidas em combate aéreo se deve ao fato da tecnologia superior utilizada pelos EUA, como aeronaves AWACS e mísseis mais modernos, além do alto
grau de treinamento dos pilotos americanos. Alguns técnicos consideram estes valores reveladores das deficiências do MiG-29. No ambiente hostil do Iraque
e Sérvia, os Estados Unidos tomaram a iniciativa e asseguraram a sua superioridade aérea desde muito cedo, restando poucas hipóteses aos MiG-29s de
responder. No entanto, algumas análises de potencial, quando comparados paralelamente, indicam que o MiG-29 poderia ser equiparado ao F-15 Eagle.
Análises efetuadas pela Federação dos Cientistas Americanos (FAS) revelaram que o MiG-29 é igual ou superior ao F-16, após os exercícios conjuntos DACT,
realizado entre pilotos alemães(que herdaram o MiG-29 da antiga Alemanha Oriental) e pilotos americanos, em razão de seu sistema de mira montado no capacete (HMS) dos pilotos e da grande manobrabilidade do MiG-29 à baixa velocidade.

Imagem

Operadores

Argelia – 35 MiG-29s em serviço em Dez/2010.
Azerbaijão – 13 MiG-29soperacionais em Jan/2013.
Bangladesh – 8 MiG-29SE (6 MiG-29B e 2 MiG-29UB Biplace) em serviço em Abr/2013. Todos em processo de modernização para o padrão MiG 29SMT.
Bielorússia – 41 MiG-29 em seu inventário em Jan/2011.
Bulgaria – 14 MiG-29 e mais 4 MiG-29UB em serviço.
Cuba – Apenas 4 MiG-29 em seu inventário em Jan/2011.
Eritréia – 07 MiG-29 em serviço em Jan/2011.
India
Força Aérea= possui 67 MiG-29 em serviço (Dados de Jan/2012). Todos os MiG-29 estão sendo modernizados para o padrão MiG-29UPG .
Marinha= Tem 20 MiG-29K em serviço (Dados de Jan/2013).
Irã – 25 MiG-29 em seu inventário em Jan/2011.
Kazaquistão – 40 MiG-29 em serviço (Dados de Jan/2011).
Malásia – 10 MiG-29 em serviço (Jan/2011). A ser retirados a qualquer momento.
Mongolia – 5 MiG-29 solicitados em Jul/2011.
Myanmar – 10 MiG-29 em serviço Jan/2011. Solicitou mais 20 caças MiG-29SMT em 2009.
Peru – 19 em serviço em Fev/2013. 8 já modernizados e 11 a ser modernizados .
Coréia do Norte – 40 em serviço em Jan/2011. 12 inicialmente comprados ex-Bielorussia em 1995 logo seguidos por um novo pedido de 18 MiG-29SE mais 03
unidades ex-Russia em 1996.
Polônia – 36 unidades em serviço em Jan/2011.
Russia – Força Aérea Russa : Entre 230 a 291 MiG-29s em serviço, incluindo 30 MiG-29SMTs.
Servia – Três MiG-29s e um MiG-29UB em serviço Abr/2012.
Eslovaquia – 21 MiG-29 recebidos mais 12 em serviço em Jan/2011.
Sudão – 23 em serviço sendo um perdido em Darfur por fogo anti-aéreo. Mais 12 acrescentados ao serviço em Jan/2011
Síria – Dos 24 MiG-29 ordenados, estima-se que 19 MiG-29s estariam em operação em Jan/2011.
Turcomenistão – 24 MiG-29 em uso em Jan/2011.
Ucrânia – Possui uns 80 MiG-29s em serviço em Jan/2011.
Estados Unidos – Estima-se possuir de uma a três unidades para treinamento de piotos.
Uzbequistão – 60 MiG-29 em operação em Jan/2011.
Yemen – 18 MiG-29SMTs e um MiG-29UBT em serviço em Jan/2011.

Imagem

Antigos operadores

Tchecoslovaquia – Recebeu 18 MiG-29 monopostos mais dois MiG-29UB bipostos. Seis aparelhos tinham capacidade de carregar armamento nuclear, mas
estes foram removidos devido tratados internacionais. Todas as unidades passaram aos estados que sucederam (Rep Tcheca e Eslováquia).
República Tcheca – Nove unidades de MiG-29 monoposto e um MiG-29UB biposto herdados da antiga Tchecoslováquia. Todas vendidas á Polônia em 1995
em troca de 11 helicópteros W-3A Sokol.
Alemanha Oriental – 24 absorvidos pela Alemanha após a unificação.
Alemanha – 24 herdados da antiga Alemanha Oriental. Um destruído em acidente , um em exposição e os 22 restantes vendidos á Polônia.
Hungria – 28 unidades em inventário em Jan/2011. O último caça foi retirado de serviço em Dez/2010. Em 2011, o Governo Hungaro planejava vender seis MiG-29B
monopostos e dois MiG-29UB bipostos.
Iraque – Número desconhecido usado durante a era de Saddam Hussein. Todos foram destruídos ou retirados de serviço.
Israel – leased.
Republica da Moldávia – Não opercionais.Seis MiG-29 'estocados' Nos anos 1990s, um total de seis foram vendidos aos EUA para avaliações.
Romania – 17 MiG-29 e cinco MiG-29UB entregues entre 1989—1990. Retirados do serviço em 2003.
Servia e Montenegro – Unidades herdadas da antiga Iugoslavia. Seis foram abatidos em 1999.
Yugoslavia – 14 MiG-29 e 2 MiG-29UB, passados a unidades de segunda linha.

Imagem

FICHA TÉCNICA:

Origem ex-União Sovietica/atual Rússia
Fabricante Mikoyan
1° Vôo 6 October 1977
Introduzido Julho 1983
Status Em serviço
Primeiros usuarios Força Aérea Russa
Força Aérea Indiana
Força Aérea Ucrânia
Operado por outras nações conf. acima.
Produção desde 1982 até o presente
Unidades aprox. 1,600
Custo Unitário US$11 milhões (MiG-29B, dados de 1999)
US$29 milhões (aprox. em 2009)
Variantes Mikoyan MiG-29M
Mikoyan MiG-29K
Mikoyan MiG-35

Imagem
Editado pela última vez por Lessa em 20 Dez 2013, 10:49, em um total de 1 vez.
Razão: Título ajustado.
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Avatar do usuário
Lessa
Super Membro
Mensagens: 5344
Registrado em: 26 Mar 2013, 10:25
Nome: Fabio Lessa
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51B - Academy - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: F101B Voodoo - Revell - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F4U-1A Corsair - Tamiya - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: P-51D - Academy - 1/72 GT 24 - Batalha da Inglaterra - Montagem: Bf 109E-4 "Adolf Galland" - Airfix - 1/48

Re: Mig-29 "Fulcrum" Italeri - 1/72

Mensagem por Lessa »

Chegando pra bisoiar mais esta hein André!!!
Possunt quia posse videntur.
http://modelismoblog.com

Imagem
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mig-29 "Fulcrum" Italeri - 1/72

Mensagem por Andre L B Ferro »

Bem, vamos ao kit!

Artbox da tampa, mostrando uma das versões possíveis da FA Russa:
Imagem

e no fundo uma versão da FA da antiga Iugoslávia:
Imagem

Os sprues (dois no total):
Imagem

Imagem

Alguns closes, mostrando os detalhes em relevo nos porões das rodas...
Imagem

... e nas tuberias de escape:
Imagem

Sprues das transparências com o canopy e o assento ejetável em resina (não sei a marca):
Imagem

Detalhe do assento:
Imagem

Decais das versões possíveis (russa e iugoslava):
Imagem

Manual de instruções:
Imagem
Imagem
Imagem

Outra novidade para mim: PEs da Eduard. Nunca mexi com isso. E na escala que monto são MINÚSCULOS!!
Nem sei se os usarei, pois o Assento ejetável é bem detalhado, e o painel de instrumentos também.
Imagem

Imagem


Agora, meu dilema: QUAL VERSÃO MONTAR?????
Não curti a Iugoslava e depois de ver essa versão aqui do Mig-29SMT camuflagem DEMO pra venda ao Yemen, tô pensando se vou encarar o desafio:
Imagem
Imagem
Imagem

PROBLEMAS:
1) Não sei se eu tenho esses tons de marrom da superfície superior. O creme do intra-dorso acho que tenho um marrom que diluindo com branco eu creio que consigo chegar no tom!
2) Não achei nenhum decal com os números "918" do jeito que estão: Branco, delineados em vermelho!
3) Tbm não tenho decal com as letras "SMT" ou "CMT" em cirílico ...

PLANO B:
Caso eu não me convença nos testes com as cores e não ache os decais, tenho essas versões como opção (e já tenho as tintas):

1) Em dois tons de verde:
Imagem

2) Em verde e preto:
Imagem

3) Em verde e cinza:
Imagem

4) Outra em verde e cinza e com uma bocarra de tubarão (essa vou precisar dos decais):
Imagem

.
.
.

DÚVIDA , Ó DÚVIDA !!!

Imagem
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Avatar do usuário
Yamamoto
Super Membro
Mensagens: 3927
Registrado em: 03 Jun 2013, 10:17
Nome: Lucas
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mig-29 "Fulcrum" Italeri - 1/72

Mensagem por Yamamoto »

Manda Bala nesse Mig!!! :bala: :bala:
Avatar do usuário
Ironfox
Super Membro
Mensagens: 4641
Registrado em: 29 Mai 2013, 21:59
Nome: Roberto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mig-29 "Fulcrum" Italeri - 1/72

Mensagem por Ironfox »

Andre, ai sim fiote, esse kit vale a pena dar um trato :D

Tô na primeira fila com o Lessa pra essa montagem :thumbup:

Vou dar uma fuçada aqui nos meus decalques pra ver se tem algo que possa ajudar, mas você sabe que a versão SMT tem bastante diferença dessa do Mig-29A né?

A versão que eu vou pintar no meu, tambem e do SMT, mas como foi meu amigo que pediu a camuflagem e disse que não se importa, então vou fazer assim mesmo...

Mas o SMT tem uma corcova maior, sonda de reabestecimento retratil e painel de LCD. Se você não se importa, manda :bala: :D
A unica marca que lançou Mig-29 SMT na escala 1/72 por enquanto que eu saiba foi a Condor (Plastikov de Chernobyl :mrgreen: ).

Vou checar as folhas que eu tenho aqui e te falo

Abraço!
Clear to engage!
Imagem
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mig-29

Mensagem por Andre L B Ferro »

Lessa escreveu:Chegando pra bisoiar mais esta hein André!!!
Entre, sente-se e fique à vontade amigo Lessa! Obrigado por acompanhar!
Esse quero ver se levo no GPPSD em 01Dez!
Vamos ver se termino até lá!


:tchau: :tchau:
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mig-29 "Fulcrum" Italeri - 1/72

Mensagem por Andre L B Ferro »

Yamamoto escreveu:Manda Bala nesse Mig!!! :bala: :bala:
Esse vai com calma, para não fazer CACA!
Obrigado Yamamoto-san! :thumbup: :thumbup:
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mig-29 "Fulcrum" Italeri - 1/72

Mensagem por Andre L B Ferro »

Ironfox escreveu:Andre, ai sim fiote, esse kit vale a pena dar um trato :D

Tô na primeira fila com o Lessa pra essa montagem :thumbup:

Vou dar uma fuçada aqui nos meus decalques pra ver se tem algo que possa ajudar, mas você sabe que a versão SMT tem bastante diferença dessa do Mig-29A né?

A versão que eu vou pintar no meu, tambem e do SMT, mas como foi meu amigo que pediu a camuflagem e disse que não se importa, então vou fazer assim mesmo...

Mas o SMT tem uma corcova maior, sonda de reabestecimento retratil e painel de LCD. Se você não se importa, manda :bala: :D
A unica marca que lançou Mig-29 SMT na escala 1/72 por enquanto que eu saiba foi a Condor (Plastikov de Chernobyl :mrgreen: ).

Vou checar as folhas que eu tenho aqui e te falo

Abraço!
Pois é IRON! eu sei disso.. mas o que me chamou atenção foi a camuflagem, que é lindona!
Eu, particularmente gosto mais das verde e preta... Tá mais para essa mesmo!
Se eu ganhar o bid no ebay de uma folha de decais com vários numerais russos, eu vejo o que sai.
Obrigado por acompanhar!! :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Avatar do usuário
Ironfox
Super Membro
Mensagens: 4641
Registrado em: 29 Mai 2013, 21:59
Nome: Roberto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mig-29 "Fulcrum" Italeri - 1/72

Mensagem por Ironfox »

Andre L B Ferro escreveu:
Ironfox escreveu:Andre, ai sim fiote, esse kit vale a pena dar um trato :D

Tô na primeira fila com o Lessa pra essa montagem :thumbup:

Vou dar uma fuçada aqui nos meus decalques pra ver se tem algo que possa ajudar, mas você sabe que a versão SMT tem bastante diferença dessa do Mig-29A né?

A versão que eu vou pintar no meu, tambem e do SMT, mas como foi meu amigo que pediu a camuflagem e disse que não se importa, então vou fazer assim mesmo...

Mas o SMT tem uma corcova maior, sonda de reabestecimento retratil e painel de LCD. Se você não se importa, manda :bala: :D
A unica marca que lançou Mig-29 SMT na escala 1/72 por enquanto que eu saiba foi a Condor (Plastikov de Chernobyl :mrgreen: ).

Vou checar as folhas que eu tenho aqui e te falo

Abraço!
Pois é IRON! eu sei disso.. mas o que me chamou atenção foi a camuflagem, que é lindona!
Eu, particularmente gosto mais das verde e preta... Tá mais para essa mesmo!
Se eu ganhar o bid no ebay de uma folha de decais com vários numerais russos, eu vejo o que sai.
Obrigado por acompanhar!! :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Eu curti essa versão verde e preta tambem, nunca tinha visto, mas se quiser, o numeral 44 e a boca de tubarão eu tenho aqui, so falar :thumbup:
Clear to engage!
Imagem
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mig-29 "Fulcrum" Italeri - 1/72

Mensagem por Andre L B Ferro »

PUTA MERDA
PUXA VIDA !!

Acabei de arrematar essa aqui...
Imagem

Muito obrigado, amigão... :( :thumbup: :thumbup:
Se eu fosse menos apressado....num teria gasto 10 Obamas... :aeee: :aeee:
Tudo bem.. veio decal pra CACETE!!!
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Responder

Voltar para “GT 11 - Maquinas Voadoras Russas”