Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Reservatório para compressor, a grande dúvida!!

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Reservatório para compressor, a grande dúvida!!

Mensagem por Roland »

Estivemos este começo de ano falando bastante sobre compressores, reservatórios, opções, idéias e dicas, informações preciosas circularam por aqui.
Muitos foram contra isto ou contra aquilo e, outros, a favor disto e mais daquilo.

Sou curioso e gosto de entender e compreender algo para poder falar com bastante certeza do que to falando.

Cumpre-me dizer-lhes que quando iniciei meu tópico sobre a montagem de um conjunto compressor, levando-se em conta que a idéia era que o mesmo destinasse a outrem, minha preocupação mudou de formato, tendo em vista a segurança em primeiro lugar.

Quando optei por um reservatório mais compacto, que acabou gerando este compressor:

Imagem

ao fazer as furações necessárias, usei artifícios suficientes para saber sobre o estado interno do dito reservatório. Continuei a construção somente após ver que estava em ótimas condições.

Após esta montagem acima iniciei a montagem deste abaixo:

Imagem

Fiz o mesmo exame do interior da garrafa que, originalmente, é destinada ao uso como extintor de incêndio.
Nos dois casos, apesar de satisfeito com as condições do interior e após as soldas das conexões de entrada e saída, adicionei um copo de FERROX, dando um belo banho em todo o interior destes reservatórios.

Ok, até ai tudo maravilha!! :thumbup: :thumbup:

Esta semana minha esposa, vendo que um reservatório seria descartado, deu ideia que eu fizesse dele uma churrasqueira com tampa.
É... :pensando: :pensando: porque não??
Este reservatório, que era deste conjunto compressor:

Imagem

e que eu estava descartando, recebeu umas lambidas eletro-mecânicas e tornou-se isto:

Imagem

Agora.... observem o estado em que estava seu interior!!

:espantado: :espantado:

Imagem

Não vou dizer que fiz medições para saber que estava terrivelmente em péssimas condições mas, que não estava em bom estado... não estava.

Com esta explanação quero mostrar que deve-se tomar cuidado com os recipientes que são escolhidos para serem usados como reservatórios para seus compressores.
Façam o mínimo de análise possível do interior.
Isto é possível e facilmente executável, bastam as furações para as conexões e uma lanterninha.
Este que mostrei acima usei, por uns dois anos, sem fazer qualquer análise ou visualização de seu interior.
As paredes de metal não são tão finas como muitos pensam mas... é bom não vacilar.

Para não ficar na dúvida foi que optei por fazer o banho com FERROX nos dois recipientes que usei nos dois conjuntos compressores que fiz para outrem.

É isso aí, pessoal.

Quero aproveitar o ensejo e dizer que estarei fazendo conjuntos compressores utilizando materiais descartados de suas principais utilizações procurando sempre e nesta ordem: Segurança, praticidade, conforto e custo acessível.
Atualmente estou desenvolvendo e construindo uma mesinha, tipo um aparador, sendo que o compressor e reservatório ficará na parte abaixo da mesinha. Será uma peça para ficar num canto ao lado da bancada, talvez até debaixo dela, ideal para plastimodelista, esteticista ou profissional que use aerógrafo para suas diversas finalidades.

Forte abraço e muita saúde a todos.

Vinicius Roland
Avatar do usuário
Luiz felipe
Membro
Mensagens: 192
Registrado em: 02 Out 2012, 20:53
Nome: Luiz Lopes
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Reservatório para compressor, a grande dúvida!!

Mensagem por Luiz felipe »

Bom dia nobre colega gostei muito de suas colocações sobre e como fazer mas a dica de segurança foi a melhor não e so pegar furar e soldar pois trabalha com pressão eu já vi testes de cilindros onde eles são cheios de agua e depois aplicado uma pressão de agua se estiver com fadiga o material ele abre como papel e não machuca niguem .
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Reservatório para compressor, a grande dúvida!!

Mensagem por Roland »

A ideia principal foi a questão de segurança.
Ontem estive pedindo a outrem que fizesse as soldas de conexões de entrada e saída de ar em mais um outro conjunto compressor e, antes de faze-las, injetei um facho de luz por um buraco e olhei pelo outro!!
Desta forma posso ver o estado em que se encontra o metal. Mesmo assim, faço um banho de FERROX em todo o interior, como que fazendo uma seladura, colaborando para uma durabilidade maior.
A grande vantagem e diferencial deste reservatório de gas freon é que ele ja vem com uma válvula de segurança.
Obrigado pela atenção, Luiz Felipe.

Vinicius Roland
Avatar do usuário
Motta
Conselheiro
Mensagens: 5682
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:17
Nome: José C. N. Motta Jr.
Localização: Brasília / DF
Agradeceu: 20 vezes
Curtiram: 7 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: EE Lightning - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: F-16I SUFA - Kinetic 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Comparação: MiG-21MF - Academy X MiG-21MT - Eduard - 1/48
 

Re: Reservatório para compressor, a grande dúvida!!

Mensagem por Motta »

Roland,

Na verdade, na verdade... cilindros de aço, alumínio, etc... que trabalham com ar comprimido devem ser submetidos a um "teste hidrostático" a cada 5 anos se não me engano, onde são verificados as condições do interior e soldas.
Também, se não estou enganado empresas que trabalham com extintores de incêndio fazem ou indicam quem faz esse teste.
Foram meus dois minutos...
Abraços e boa montagem,
Zeca Motta


Imagem
“The only thing necessary for the triumph of evil is for good men to do nothing” - Edmund Burke
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Reservatório para compressor, a grande dúvida!!

Mensagem por Roland »

Sem dúvida, Motta!!! :thumbup:
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”