Master-Model

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Utilização de compressor para pintura

Fórum dedicado a disponiblização e troca de informações sobre técnicas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
danir
Acabei de Chegar
Mensagens: 6
Registrado em: 30 Jul 2013, 10:24
Nome: Daniel Amadio
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Utilização de compressor para pintura

Mensagem por danir »

Olá pessoal,

Sou novo no fórum e no hobby, ja estou gostando demais!
Bom, não sei que estou criando o topico no local correto, me corrijam se eu estiver errado, a algum tempo atrás resolvi iniciar no hobby, ganhei até de um amigo um aerografo que o mesmo não utilizava mais, então comecei a "fazer testes" e somente tive fracassos pois nunca achei alguem realmente afim de me tirar pequenas dúvidas, tenho mtas dúvidas quanto a pintura, lá vão elas:

Meu aerógrafo já era, quebrou, nunca aprendi a utilizar, sempre a tinta entupia ou a tinta saia "cuspida" do aerografo, então, no momento não tenho como utilizar ele e nem quero!

Primeira dúvida:
Tenho em casa, um compressor novinho pequeno com reservatório de 24L, comprei também junto com ele todo kit de pintura com pistola e tal...pensei em utilizar ele para pintar meu automodelo, teria algum problema este compressor grande? Já vi algumas pessoas dizendo que nesses compressores maiores fica mais fácil para iniciantes pois fica mais dificil da tinta entupir a pistola, ja que no aerografo a tinta entope com facilidade se não tiver pratica...

Segunda dúvida:
Preciso aplicar primer no automodelo ou posso ir dando camadas na cor que desejo sobre a peça?

Terceira dúvida:
Uma das coisas que me fez ficar longe um tempo dos plastimodelismos foi essa, o primeiro plasti que tentei montar acabou indo para o lixo, tinha aplicado o primer automotivo, deixei secar durante a noite e no outro dia fui pintar novamente quando apliquei a tinta automotiva, uma camada bem de leve, reagio, saiu bolhas, limpei tudo, passei denovo o primer, deixei secar bem, quando no outro dia denovo passei o dedo sobre o plastimodelo o primer saio no meu dedo, não pq estava molhado e sim na forma de uma borracha, descolou mesmo como se fosse um adesivo, alguns dizem que posso aplicar a tinta diretamente sobre o plastimodelo, outros dizem que tem que ter o primer embaixo, outros dizem que a tinta automotiva agride o plastimodelo...bom, qual a maneira mais simples e qual a tinta que posso usar comprando em casa de tintas normais?

Bom, ja dei uma boa olhada no fórum, tirei várias duvidas apenas lendo outros topicos, porém estas que ainda tenho persistem...agradeço muito quem poder me auxiliar pois estou doido para começar a montagem do meu plastimodelo.

Abraços!
Avatar do usuário
João Pedro
Membro
Mensagens: 299
Registrado em: 30 Ago 2012, 21:03
Nome: Joao Pedro Lamoza Neto
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Utilização de compressor para pintura

Mensagem por João Pedro »

Olá Daniel!

Primeiramente, seja benvindo ao forum e ao plastimodelismo! Espero que tu te encante com essa maravilha e esse universo.

Vou tentar responder suas perguntas.

1 - Tu tem um ótimo compressor, porém todo o controle de saída de ar deve ser realizado por um REGULADOR DE PRESSÃO. Com ele você consegue utilizar desde o aerógrafo até uma pistola de pintura profissional. Logicamente tu tem que observar a pressão de trabalho para cada equipamento, por exemplo o aerógrafo que trabalha a pressões ideais entre 10 e 25 lps. O entupimento de tinta pode ser causado por uma série de fatores. Um deles é a tinta pouco diluída, ou uso do aerógrafo a pressões muito baixas.

2 - Independente de montar carros ou outro kit, as tintas que podem ser aplicadas diretamente sobre o plástico são as acrílicas próprias para o plástico. Caso contrário, convém aplicar o primer. Eu costumo montar carros utilizando primer e tintas automotivas. Sigo o mesmoprocesso de pintura que os pintores das oficinas - primer, lixa, primer, tinta, verniz, lixa, polimento. Eu apenas adapto a diluição disso tudo ao aerógrafo, pois a tinta automotiva vem preparada para ser aplicada por pistola depintura de bico 0,9mm e pressões de 60 lbs. Para o aerógrafo eu diluo o primer em 1:5 e as tintas em 1:1 até 1:2. Esta mesma regra serve para o verniz.

3 - Não posso dizer o que foi exatamente que aconteceu com seu primeiro kit, mas logo de cara pode ter sido reação ao desmoldante do plástico. Todo kit tem que ser lavado (e bem lavado) com água e detergente para tirar resíduos de desmoldante utilizados no processo de injeção. Outra coisa que pode ter causado isso é a incompatibilidade entre as tintas, ou mesmo a falta de mistura adequada entre tinta e solvente.

Consulte o tópico : http://www.plastibrasil.com/viewforum.php?f=105 sobre pinturas. Aqui tem muito material bom para te orientar, não só sobre pinturas de autos mas também de peças e detalhes. O que o pessoal usa para militaria serve para os carros também.

Enfim, espero ter sanado pelo menos parte de suas dúvidas. Certamente mais alguém do forum deverá opinar a respeito, pessoal por aqui é muito gente boa, tem sempre alguém que sabe um "pulo do gato" que está faltando.

Conte comigo, o que eu souber a respeito de pinturas de autos e tu precisar saber, te passo na boa!

Forte abraço, boas montagens!
Avatar do usuário
Lessa
Super Membro
Mensagens: 5344
Registrado em: 26 Mar 2013, 10:25
Nome: Fabio Lessa
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51B - Academy - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: F101B Voodoo - Revell - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F4U-1A Corsair - Tamiya - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: P-51D - Academy - 1/72 GT 24 - Batalha da Inglaterra - Montagem: Bf 109E-4 "Adolf Galland" - Airfix - 1/48

Re: Utilização de compressor para pintura

Mensagem por Lessa »

Primeiro: parabéns pela resposta João Pedro :saudacao: :saudacao: :saudacao:

Só queria comentar o fato de você não querer mais usar o aerógrafo porque a tinta entupia ou saia cuspida. Infelizmente não tem outro jeito de se aprender, Daniel. Todos se deram muito mal no começo e leva-se algum tempo até você se adaptar ao aerógrafo e achar a pressão, tipo de tinta e porcentagem de diluente que você melhor se adapta. :thumbup:
Possunt quia posse videntur.
http://modelismoblog.com

Imagem
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8438
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 31 vezes

Re: Utilização de compressor para pintura

Mensagem por NightRider »

Olá, Daniel !

Inicialmente, só para te esclarecer, seu tópico ficaria melhor no sub-forum "Dúvidas" do que neste. Se não se incomodar, podemos transferí-lo para lá.

Quanto às suas dúvidas, o João chegou antes e além disso ele é mestre nas automotivas, então, segue o que ele falou que não tem erro.

Apenas alguns comentários com a intenção de te ajudar:

COMPRESSOR: Eu, desde que voltei ao hobby (você vai notar que plastimodelista, em regra, tem essa situação de ir e voltar - :lol: ), utilizo um compressor, pequeno e simples da Wimpel com um aerógrafo também básico com agulha de 0,3 mm e nunca tive problemas de entupimento. O que gera entupimento, normalmente, é a tinta não estar suficientemente diluída como o João falou, ou se usar o aerógrafo e demorar para limpar, deixando a tinta secar no interior do mesmo, dentre outras causas. A pressão normal que eu costumo usar fica entre 15 e 30, dependendo da tinta que utilizo, mas também tem relação com o "gosto" do modelista. Uma dica interessante é se praticar em garrafas pet ou sucatas de kit´s para ir pegando o jeito, acertando diluição, distância, etc.., sem o risco de estragar um kit.

PRIMER: a utilização do primer tem uma dupla função, que é ajudar na aderência da tinta e realçar defeitos existentes, como marcas de injeção, etc... Se você se utiliza de tinta acrílica, pode até dispensar o primer, como já foi dito, pois as tintas para plastimodelismo não irão atacar o plástico do kit. Já em relação às automotivas, existem alguns plásticos que são efetivamente atacados pela tinta, sendo inviável a pintura sem eles. Até onde sei, não é caso de distinguir marcas, mas sim a qualidade e natureza dos componentes usados na formulação do plástico que determinam se a tinta irá agredir o mesmo ou não, ou seja, um kit de uma mesma marca pode reagir de forma diferente de outro. Eu, particularmente, sempre uso primer tanto para facilitar a fixação da tinta como para revelar falhas "escondidas".

APLICAÇÃO DA TINTA: Como não pinto com tintas automotivas, apenas uso o verniz ,fica um pouco dificil te ajudar nesse problema que você teve, deixo o assunto para quem entende.

Um abraço !
Avatar do usuário
danir
Acabei de Chegar
Mensagens: 6
Registrado em: 30 Jul 2013, 10:24
Nome: Daniel Amadio
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Utilização de compressor para pintura

Mensagem por danir »

Olá pessoal,

Primeiramente gostaria de agradecer ao João Pedro e NightRider pelos esclarecimentos! Obrigado mesmo!

Bom, estou vendo que fica dificil então fazer com tinta automotiva, agora me surgiu uma pequena dúvida, referente a tinta acrília serve qualquer uma? Por exemplo, perto de minha casa existe uma loja enorme de tintas, sempre compro tudo lá, posso por exemplo chegar la e pedir qualquer tinta acrilica que nao tem problema de pintar e reagir com o modelo?

Desculpem realmente minha ignorancia, sou realmente um zero a esquerda em pintura de modelos, ainda mais de plástico, ja vi uma vez um video na internet com um cara fazendo um modelo e pintando com um compressor parecido com o meu, e não estava utilizando aerografo...por isso gostaria de saber se consigo fazer com meu revolver de pintura que veio junto com o compressor...vcs acham que dá ou posso desistir disso?

Agora mas uma dúvida sobre a diluição, por exemplo, li no forum que tem que ser diluida e parecer com o leite, ja tentei inumeras vezes e sempre faço errado, por exemplo, compro uma tinta acrilica e thinner, misturo quanto de quanto? Por exemplo, pego 50ML de tinta e 20ML de thinner, gostaria de um exemplo assim por favor, para que eu faça o teste...

Se poderem me ajudar eu tb já agradeço bastante, e obrigado mesmo pelas respostas até agora!!!

O kit que pretendo iniciar a montagem será o abaixo:

http://images54.fotki.com/v1592/photos/ ... 331-vi.jpg
Avatar do usuário
João Pedro
Membro
Mensagens: 299
Registrado em: 30 Ago 2012, 21:03
Nome: Joao Pedro Lamoza Neto
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Utilização de compressor para pintura

Mensagem por João Pedro »

Bem, Daniel, acho que para cada tipo de tinta tem um técnica básica que, conforme você for praticando, vai apurando a forma de trabalhar com elas. Como eu uso praticamente 90% de tintas automotivas para fazer meus modelos, só posso mesmo é te responder alguma coisa em relação a elas. No tópico de tutoriais - pinturas tem uma apostila que eu coloquei disponível para baixar:

http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=105&t=1257

Tintas acrílicas AUTOMOTIVAS tem seu uso como qualquer tinta automotiva (Duco, poliéster, poliuretano -PU), portanto necessitam de primer como base.

Sobre a seladora para plástico, exite uma seladora utilizada em oficinas de pinturas que é usada para pintar parachoques e espelhos de carros, mas até onde eu sei a aplicação é delicada em kits. Como ela agride a superfície do plástico para depois receber a pintura, se tu não tomar cuidado acaba estragando o kit, por isso não aconselho tu usar isso agora.

As tintas acrílicas nacionais (Acrilex, Corfix, Gato Preto, etc.) eu sei que podem ser usadas em kits. Existe um jeito de diluí-las e aplicá-las nos kits que dá bom resultado. Veja umas dicas aqui: http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=105&t=2921

E mais umas aqui: http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=105&t=1641

Geralmente as tintas acrílicas nacionais vão bem se diluídas em álcool isopropílico - você encontra com facilidade em lojas de material eletrônico (resistores, placas, diodos, fios, soldas, etc.). Eu já experimentei o primer Acrilex para metais, plásticos e PET, diluído em álcool 92ºGL na proporção de 1:1. Aplicado em camadas finas, pressão um pouco mais alta (25lbs) ele assenta bem. Estas mesmas tintas podem ser diluídas em Veja Vidrex Incolor ou em cera Brilho Fácil Incolor. A razão de proporção para diluí-las eu não sei ao certo, mas vale tu fazer testes com elas. São mais baratas e tem boa gama de cores.

Para algumas peças e interiores eu uso estas acrílicas sem problemas, mas tive que fazer alguns testes até me adaptar. Também uso VERNIZ VITRAL Acrilex e ESMALTE VITRAL Acrilex. Tem diferença neles pois um tipo tem transparência, o outro é sólida. Ambas eu diluo direto em thinner na proporção de 1:2 (tinta : thinner) no mínimo. Ou seja, dá para aumentar aproporção de thinner conforme sua necessidade.

Ates de começar o kit eu te aconselho a perder um tempo praticando em garrafas PET, frascos plásticos velhos, qualquer coisa que sirva como exercício. Com um pouco de prática e experimentando as diluições, pressões de aerógrafo tu vai encontrar teu jeito de pintar.

Eu acho que equipamento não é teu problema, o que te falta é exercício e prática. Colete as informações dos tutoriais e experimente, teste, exercite. Uma dica é não se afobar, não ter pressa. Aplique a tinta em camadas finas, vá intercalando demãos sem encharcar o kit ou a peça, assim tu vai cobrindo aos poucos e não tem perigo de errar na pintura. Evite jatos concentrados num mesmo ponto para não escorrer ou "ferver" a tinta no local. Evite camadas grossas para evitar a formação de granulação parecida com casca de laranja. Encontre a distância ideal entre a peça e o aerógrafo, a tinta não deve bater no kit muito molhada nem muito seca, tem que chegar úmida. Tudo isso tu tem que praticar para encontrar teu jeito de pintar.

O uso de aerógrafo em pinturas tem a vantagem de economizar tinta, pois dependendo dela a cobertura se dá logo nos primeiros jatos de tinta. Prata, ouro, alumínio, preto são tintas que dão ótima cobertura com um mínimo de aplicação.

Se tu for daqui de SP - Capital eu fico à tua disposição para um exercício juntos. Se tu quiser vir experimentar tudo que for tinta, teu aerógrafo, tenho aqui material e compressor suficientes pra que tu possa fazer a lambança que quizer....rssss

Segue meu email para contato: cor4design@hotmail.com

Fique à vontade para me procurar. Com eu disse, no que tu precisar e eu puder ajudar, to na área.

Forte abraço!
Avatar do usuário
muuhrilo
Acabei de Chegar
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Dez 2013, 15:03
Nome: Murilo Castellii
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Utilização de compressor para pintura

Mensagem por muuhrilo »

Avatar do usuário
Lessa
Super Membro
Mensagens: 5344
Registrado em: 26 Mar 2013, 10:25
Nome: Fabio Lessa
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51B - Academy - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: F101B Voodoo - Revell - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F4U-1A Corsair - Tamiya - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: P-51D - Academy - 1/72 GT 24 - Batalha da Inglaterra - Montagem: Bf 109E-4 "Adolf Galland" - Airfix - 1/48

Re: Utilização de compressor para pintura

Mensagem por Lessa »

Murilo, certamente ninguém aqui deve utilizar estes para plastimodelismo. São muito grosseiros para o tipo de pintura que precisamos, tanto na espessura da agulha quanto na quantidade de tinta... portanto, nenhum destes é recomendado para o hobby. :thumbup:
Possunt quia posse videntur.
http://modelismoblog.com

Imagem
Responder

Voltar para “Como Fazer”